domingo, 18 de janeiro de 2009

OS SIGNOS DERAM UM JANTAR...




UM TEXTO DIVERTIDO SOBRE OS SIGNOS

OS SIGNOS DERAM UM JANTAR...

O Ariano foi a um supermercado, voltou em cinco minutos e serviu lasanha congelada, batata frita e refrigerantes.

O Taurino tirou a porcelana e a prataria do armário, preparou aquela receita que está na família há anos, abriu aquele vinho que estava esperando uma ocasião especial, e o cafezinho foi preparado em cafeteira italiana. Depois, todo mundo escutou uma boa música ao sabor de um licorzinho delicioso.

O Geminiano pediu tudo pela Internet enquanto perguntava pelo telefone que pratos deveria servir. Foi só ir à porta e desembrulhar os cinco tipos diferentes de pratos que ele encomendou.

O Canceriano foi pra cozinha, chamou a avó e preparou tudo com muito amor e serviu em pratos decorados com rosas. Quem não comeu tudo, não ganhou sobremesa.

O Leonino deu um conjunto de louças decorado com rosas de presente para o canceriano e pediu para ele preparar o jantar dele também.

O Virginiano abriu a geladeira, que estava cheia de sobras. O jantar acabou sendo uns sanduíches e pastas para pôr nas torradas. Ninguém reclamou. O pessoal ficou muito mais à vontade, e estava uma delícia.



O Libriano contratou um buffet. Os pratos estavam tão lindos que ninguém queria tocar na comida.

O Escorpiano fez um jantar à meia-luz, cheio de receitas com mais pimenta que despensa de baiano. Quem teve coragem, provou e acabou passando mal. Quem não teve coragem, perdeu uma comida porreta, porque deu piriri, mas até que estava boa.

O Sagitariano enfeitou a casa inteira, escolheu umas músicas legais e ficou chateado porque ninguém trouxe a comida. O jeito foi todo mundo ir para a churrascaria. Cada um pagou o seu.

O Capricorniano fez um jantar impecável, mas o pessoal ficou chateado, porque toda vez que tem jantar na casa dele é o mesmo prato. O pior é que tem hora para recolher o prato e servir a sobremesa. Quem não acabou a tempo, ficou sem sobremesa.

O Aquariano se esqueceu do jantar. O pessoal chegou, e ele ainda estava de pijama. A sorte é que o virginiano estava lá e fez sanduíches com as sobras dele. Todo mundo se divertiu.

O Pisciano serviu um cuscuz maluco que o pessoal devia comer com a mão. Ninguém nem sentiu o gosto direito por causa do cheiro de incenso.



[Autoria desconhecida]

FLORES




"Olhai os lírios do campo, como eles crescem... Não trabalham nem fiam... E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como qualquer um deles..." - Mateus, 6-28,29


As flores sempre exerceram forte fascínio e atraíram as pessoas mais sensíveis a conhecer seus mistérios. Em sua graça peculiar , as flores parecem ser a plasmação no mundo físico, de formas arquetípicas emanadas do próprio logos criador. Elas se fazem acompanhar de energias elementais da natureza que, nas dimensões astrais, tomam formas humanas curiosas, em tudo semelhantes à própria estrutura da flor; este é o caso das fadas, duendes e dos gnomos, que só podem ser vistos pelos sentidos especiais purificados, como é o caso das crianças tenras ou dos seres espiritualizados. Estes seres míticos estão bastante ligados às flores e são também responsáveis pelos efeitos sutis das mesmas. Graças a isso é que as flores são tão visitadas por sublimes beija-flores multicoloridos.

As flores têm perfumes que encantam e elevam o espírito, são belas em sua simplicidade singela, são suaves e têm também sabores variados e típicos. Em muitos países, existem tradições culinárias onde as flores são transformadas em saborosos e nutritivos pratos. A margarida é utilizada como alimento na França; nas pétalas das rosas vermelhas, se faz um tradicional doce na Bulgária; o girassol é uma flor que produz sementes de alto valor nutricional; a flor da abóbora (cambuquira) é apreciada em várias partes do Brasil; praticamente, em todas as partes do mundo, existem pratos com flores, como é o caso da Índia, com o seu exótico cravo.

Já que as flores estimulam quase todos os sentidos, só lhes faltava terem música... Mas será que elas não têm? Segundo a tradição iniciática, na Atlântida havia um tipo de flor muito semelhante ao nosso atual lírio, que emitia uma inebriante música! Bastava aproximar um dos ouvidos a essa flor para que a pessoa entrasse numa suave catarse. Os escritos secretos contam que "ouvir" essa flor chegou a ser proibido pelas autoridades, talvez do mesmo modo como ocorre atualmente em relação à maconha, ao ópio e ao haxixe, por causa dos seus efeitos farmacológicos. Diziam que a música dessa flor tinha a capacidade de desviar e alienar as pessoas...

Segundo a tradição, os atlantes tinham os sentidos superiores muito desenvolvidos e talvez a audição mais sutil chamada "clariaudiência" tivesse sido comum naquela distante civilização. Essa capacidade extra-sensorial só é observada em poucas pessoas da presente humanidade. Talvez tenha sido um pouco dessa capacidade que tenha motivado Strauss a com-por a sua famosa Valsa das flores, inspirado ao observar um campo de margaridas num piquenique de primavera. Se dispuséssemos dessa capacidade sensitiva, talvez pudéssemos contemplar extasiados uma sinfonia emitida por um campo de girassóis, ou o som etéreo ou sitarino de uma orquídea; quem sabe talvez o som dos lírios se assemelhem a clarinetas, ou das dedaleiras ao flautim...

Mesmo que pareça insano, há algo que nos parece dizer que as flores têm música. Seria sem sentido a afirmação dos místicos indianos de que o lótus - a flor sagrada -reproduz o sonido primordial, o mantra de uma só nota, o "OM"?

As flores inspiram os poetas e os amantes da vida. Há um interessante poema de Tennyson que mostra a ânsia do ser humano de conhecer os mistérios que as flores guardam:

Flower in the crannied wall
I pluck you out of the crannies;
Hold you here, root and all, in my hand, Little flower - but if I could
understand
What you are,
root and all, and all in ali,
I should know what God and man is.

(Flor no muro rachado,
Eu te arranco das fendas;
Te seguro com raiz e tudo, em minha mão, florzinha - mas se pudesse
compreender
O que és, com raiz e tudo, e tudo em tudo,
Eu conheceria o que são Deus e o homem.)

Nesse lindíssimo poema, Tennyson se mostra um típico poeta ocidental e deixa bem claro a sua tristeza pela impotência em desvendar os segredos da natureza, através da singeleza da flor. Mas é interessante observar que esse poema, apesar de ser fruto de uma inspiração poética, bem caracteriza o pensamento ocidental, que é, a priori, desvinculado de uma conexão mais íntima com a natureza. Talvez a distância entre o poeta e a flor seja a medida exata dessa falta de vínculo. A cultura ocidental é clara-mente discriminativa e separa as coisas da sua unidade, o sujeito do objeto, a parte do conjunto. Para desvendar os segredos da natureza, ou conhecer melhor a mensagem da flor, é necessário integrar-se com ela e eliminar a presença de uma mente analítica.

Os poetas orientais conseguem mais facilmente realizar a integração com a unidade fundamental das coisas, mas por meio de uma via diferente, a da abstração da mente conceitual, o que eleva à intuição mística.

Basho, um poeta japonês do século XVII, inspirado numa flor, compôs um pequeno poema, composto apenas de dezessete sílabas, conhecido como hokku, que caracteriza a diferença entre a sensibilidade dos dois tipos de poesia:

Yoku mireba
Nazuna hana saku
Karine kana.

(Quando olho atentamente
Vejo florir a nazuna
Ao pé da sebe!)

Fica bem claro nesse poema que o autor só pode escrevê-lo se se encontrar num estado de "união" com a própria flor, ou num contato íntimo com a natureza e num estado de espírito elevado. Enquanto Tennyson reclama por não compreender o mistério da flor, Basho compreende... Enquanto Tennyson "arranca" a flor, com "raiz e tudo", Basho a mantém no lugar... não sente a necessidade de retirá-la.

Estas colocações são importantes para compreendermos que, para "sentir" o segredo das flores - ou de qualquer elemento da natureza -, é necessário que nos identifiquemos diretamente com o "todo" que elas representam e que o único impedimento para que saibamos mais sobre os seus aparentes intrincados mistérios é justamente a forma como interpretamos as coisas e ante-pomos uma mente discriminativa quase sempre que observamos algum fenômeno. Para se entrar em contato com o sentido mais profundo das coisas, que é o sentido poético, é necessário que se abstraia a mente analítica comum. Caso contrário, será impossível compreender a mensagem das flores...

Quanto aos efeitos farmacológicos das flores, apesar da pouca informação e do ceticismo de muitos médicos, a aparência delicada das flores esconde qualidades surpreendentes. Quem pode negar, por exemplo, o efeito devastador do ópio, do haxixe ou do estramônio, que são extraídos de belas flores (papoula, cânhamo e trombeteira, respectivamente)? De muitas flores são extraídos também remédios fortes, como os digitálicos (dedaleira), de efeito cardiotonico notável. Das flores do lúpulo se obtém as substâncias adequadas para conferir o sabor inigualável da cerveja. Por outro lado, alguém saberá explicar por que as orquídeas exercem tanta fascinação com as suas formas exóticas, a ponto de fazer com que os colecionadores dediquem suas vidas ao seu cultivo apaixonado? O mel, um dos alimentos mais puros, energéticos e ricos em energia vital, é produzido pelas incansáveis abelhas a partir do pólen das flores silvestres. Sabe-se que, segundo o tipo de flor de onde as abelhas retiram o pólen, o mel apresenta um efeito medicinal diferente; assim, o mel das flores de laranjeira, de eucalipto, de marmelo, de assa-peixe, de macieira, de bracatinga, ou o mel da simples abelhinha jataí, são procurados pela sua eficácia no tratamento de inúmeras doenças; não seria o mel então uma essência curativa superconcentrada presente nas próprias flores? Que misteriosas substâncias ou energias guardam as flores nos seus níveis atômicos e hiperfísicos?

Não é essa mesma propriedade curativa sofisticada aquela presente também nos perfumes e nos remédios feitos a partir das soluções e dos destilados florais? Finalmente, o mel, considerado um dos componentes do néctar, o famoso alimento dos deuses do Olimpo, é um produto que obedece fielmente à determinação que Hipócrates recebeu do deus Esculápio, de procurar fazer do alimento um remédio, por ser exatamente as duas coisas numa só.

Mas as flores participam da vida dos seres humanos muito mais significativamente do que se pode imaginar. Elas alegram os ambientes, enfeitam a vida e enobrecem a morte. Cada uma, segundo o seu tipo, carrega uma mensagem, seja da natureza ou codificada pelos homens; estão presentes no nascimento e nos funerais, na doença e na alegria, no amor e na saudade, simbolizando, com as suas cores e perfumes, expressões dos sentimentos humanos mais nobres e verdadeiros. Haveria então um recurso medicinal mais adequado do que aquele que se identifica com os movimentos e as emanações da alma? Se são as alterações e os desequilíbrios presentes na alma os responsáveis principais pelas mazelas, doenças e sofrimentos, não seriam as flores os recursos apropriados para a sua perfeita e sutil correção?

Neste trabalho procuramos mostrar que isto é possível e que as flores representam muito mais do que símbolos, mas recursos eficazes e de grande poder alquímico, que hoje ressurgem fortalecidos pela esperança de uma medicina mais humana e sensível.

[Fonte: "Medicina Floral" , de Márcio Bontempo, Ediouro, 1994]

O QUE É SER MAGO



Mágico é trabalhar com o invisível.
Mágico, hoje, é ter respeito humano.

É receber a Mensagem do Cosmos, é usar a cor e o cristal para curar e é ver o destino nos astros.

É saber cuidar do corpo, da mente e do espírito.

É montar um ritual para a vida, conhecer o oculto, harmonizar-se com os Anjos e com as Fadas.

É ser gente das estrelas amando a Terra.

É amar a todos e ser amado por todos.

Isso é a magia do ser.

E todos podem ser magos, mas nunca será mago o desequilibrado e nem o que cultiva o desamor.

Não é mago o empresário que tem escravos em vez de colaboradores.

Não é mago o governante corrupto, nem o racista, nem o que destrói a natureza, nem o repórter que dá palpite sobre o que não conhece, nem o médico que busca a riqueza pela medicina.

Mago é o cientista de mente aberta, o jornalista que apenas informa.

Mago é o pacífico e o que é justo.

Mágico é curar com os cristais, com as cores, com as plantas, com as flores ou só com as mãos.

É trabalhar com terapias alternativas.

É ter um contato com o Cosmos, manter esse contato e saber fazer outros entrarem em contato.

Mago é o pesquisador que persegue a cura da doença.

Mago é o que consegue ver a sua própria realidade antes de buscar descobrir os segredos da realidade das estrelas.

Mágico é viver pela eternidade, mas conseguir receber aqui mesmo os tesouros que as traças não comem.

Mágico é encontrar a alma gêmea e viver o amor eterno.

Magia é profetizar o apocalipse como a revelação de cada um.

É a coragem de ser pioneiro, sonhar e trabalhar pela utopia da Nova Era...

Mágico é descobrir, compreender e aceitar que Deus é um homem e uma mulher.

Magia é a iniciação.

É deixar de ser alienado e descobrir que bem e mal não existem.

É ter coragem de se olhar no espelho.

Mágico é o mistério dos OVNIs e os segredos dos Maias.

Mágico é o dinheiro honesto.

É lembrar-se de comprar dois pães em vez de um.

Mágico é proteger a criança.

É não ter medo de quebrar as algemas.

É o saber.

É a luz do conhecimento.

É o bom livro, a música e o incenso.

Mágicas são as artes.

Mágico é ajudar.

Ser mago não é só saber fazer de vez em quando um ritual mágico.

É fazer do dia-a-dia um ritual de amor!

Ser mago é destruir os castelos de areia do equívoco e da fantasia e ser o arquiteto da base sólida da casa humilde da verdade.

Ser mago não é julgar, mas providenciar o espelho.

Os dogmas não são mágicos, nem querer que as pessoas tenham fé cega é magia.

Ser mago é mostrar o caminho da certeza de cada um.

Mágica seria a religião sem regras, sem promessas e sem ameaças.

Mago é o que tem poder para e não poder sobre.

Magia negra é não ter respeito por tudo e por todos.

Magia grande é descobrir que o poder maior está no sentimento humano.

Essa é a magia de ser!


[Do Retiro dos Magos]

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Deusa Mãe



EU SOU A DEUSA

Eu sou a Grande Mãe, fui-o antes de toda a criação,
antes mesmo de toda a existência.
Sou a força primitiva, ilimitada e eterna.
Eu sou a Deusa pura da Lua, a Senhora de toda a magia.
Os ventos e folhas ondulantes cantam o meu Nome.
Repouso sobre a Lua e meus pés dançam nas estrelas do céu...
sou todos os mistérios por desvendar,
O novo caminho.
Eu sou o campo lavrado pelo arado.
Sou a alegria daqueles que atendem o meu chamado
Sou aquela que traz a abundância e força.

Eu sou a Mãe santificada
Sou a Senhora das colheitas
Sou a Senhora vestida da plena natureza
Sou o perfume da terra fresca
Sou o brilho das sementes douradas dos campos cultivados
Sou Aquela que governa as marés
Sou o refúgio e a cura
Sou a vida e que germina em tudo e em todos.
Sou a velha, e a nova o próprio ciclo da morte
e do renascimento
Sou a Grande roda
Sou a Sombra da lua
Sou eu quem rejo as mulheres e homens
Sou eu quem dá a libertação e a renovação às almas cansadas
Sou a Deusa da Lua, da Terra e dos Mares
Meus nomes são muitos e infinitos
É das minhas mãos que sai a perspicácia, a paz,
a sabedoria e a compreensão.
Sou a eterna jovem
Sou a Mãe eterna
Ainda que me chamem imensos nomes
Sou eu sempre a mesma
Quem envia a minha doce paz sobre cada coração.


Montserrat- O Feminino Sagrado

"A doutrina dos olhos é para a multidão;
o doutrina do coração para os eleitos."
in A VOZ DO SILÊNCIO (M.B.)

Mãe das recordações, amante das amantes,
Tu, todo o meu prazer! Tu, todo o meu dever!
Hás de lembrar-te das carícias incessantes,
Da doçura do lar à luz do entardecer,
Mãe das recordações, amante das amantes!
(Baudelaire)

Pega-me tu ao colo
E leva-me para dentro da tua casa.
Despe meu ser cansado e humano
E deita-me na tua cama.
E conta-me histórias, caso eu acorde,
Para eu tornar a adormecer.
E dá-me sonhos teus para eu brincar
Até que nasça qualquer dia
Que tu sabes qual é.

(Alberto Caeiro)


NOS BRAÇOS DE ÍSIS...



ONDE EU QUERIA ESTAR...

MULHERES & DEUSAS

"A DEUSA TORNA O CORPO E A VIDA SAGRADOS, E LIGA-NOS À DIVINDADE QUE PERMEIA TODA A MATÉRIA: O SEU ÓRGÃO SIMBÓLICO É O ÚTERO. " A MULHER NO CORAÇÃO DAS MULHERES". O SEU ÓRGÃO DE CONHECIMENTO É O CORAÇÃO. TANTO O CORAÇÃO COMO O ÚTERO SÃO VASOS ATRAVÉS DOS QUAIS A VIDA DESPERTA. SÃO AMBOS CÁLICES PARA O SANGUE QUE OS ENCHE E OS ESVAZIA. UM SUSTENTA A VIDA, O OUTRO TRAZ NOVAS VIDAS AO MUNDO." J.S.B


Pagã

Sou uma religiosa sem igreja,
Uma reclusa sem convento, amante de uma deusa sem altar.
Vivo na pele o tormento de uma humanidade que ainda não é.
Vivo no mundo sem nele já acreditar.
Sou sacerdotisa de um templo destruido
à procura de um novo amor e uma nova fé.
Olho num único sentido, íntimo, profundo
no centro de mim mesma e espero a luz...
A luz de um outro mundo e a única esperança.
Com ele há-de vir a nova criança e a deusa
Em que ainda descansa e as duas serão um só.
Numa epifania de cores e harmonia, ele virá,
Sem armas nem ódios, o novo Milénio.


LUA DAS FOGUEIRAS...

Ó Lua das fogueiras
queima as minhas memórias e medos,
as minhas velhas feridas e mágoas passadas,
cura todas as minhas chagas
de lutas guerreiras, insanas, de templário e cátaro,
todas as minhas dores de bruxa, sacerdotisa e curandeira
sempre perseguida pela turba, queimada nas fogueiras..

Limpa a minha aura do sangue e da mentira de séculos
em que fui perseguida por reis, bispos e monges fanáticos
e dá-me a força renovada, a das tuas águas, mares e fontes abençoadas,
e permite o retorno às tuas Florestas de gnomos, duendes e fadas...

Ó Lua das fogueiras,
deixa-me dançar nua e selvagem até o amanhecer
ao som dos teus cânticos sagrados,
em evocação da Grande Deusa Mãe,
para através do seu Eterno Poder
despertar em mim os dons de cura e amor,
na celebração deste dia pagão
a fim de lembrar-me de todos os feitiços e sortilégios
que sei no fundo do coração...

Ó Lua das fogueiras,
dá-me a liberdade de ser una contigo
e une as sacerdotisas de Atlântida e Mu e do Egitpo...
Que venham de todos os cantos do mundo
iluminadas pelo Teu halo sagrado!

Faz com as nossas mãos mais uma vez se se dêem à volta das fogueiras
e pela tua magia nelas acorde a lembrança deste pacto antigo
unindo de novo todas as mulheres neste voto há muito esquecido...

E cantemos todas em uníssono:

Vem Mãe...

Salvar a Terra e as Florestas,
os animais as crianças e as mulheres das guerras infames dos homens,
dos magos negros e seus algozes, dos seus ódios...
entoando o Teu cântico de Amor, Paz e Fertilidade.

Faz com que para sempre ergamos a nossa voz
e do cimo da mais alta montanha á caverna mais recôndita
todos nos ouçam gritar o Teu Santo Nome e que Ele ressoe na terra inteira,
libertando a Humanidade da opressão e do medo!

Feminino Plural

Pense e escolha com calma: Em que elemento está a sua alma?



Visite o site:

http://www.femininoplural.com.br/index.shtml

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

QUEM É LA BEFANA?



Vi uma matéria no Jornal Nacional e gostei muito...Vale a pena conhecer a lenda!!!

O nome Befana é derivado do epifania da palavra, o nome italiano para o festival religioso do Epiphany.

Antes da tradição do Papai Noel, as crianças italianas recebiam presentes na noite de natal da fada Befana. Mas isso, se houvessem se comportado bem durante todo o ano, caso contrário a fada deixava carvão no lugar dos brinquedos.
Sua lenda está vinculada com o nascimento de Jesus Cristo.
Conta-se que uma noite viu no céu uma estrela de luz muito brilhante e em seguido apareceram à sua porta uma caravana conduzida por três homens sábios que convidaram Befana para juntar-se à eles. Mas a fada estava tão ocupada que recusou o convite, mas em seguida arrependeu-se. Preparou uns presentes para o menino recém-nascido, pegou a vassoura para ajudar à mãe a limpar o lugar e partiu. Procurou e procurou pelo bebê Jesus e cansou-se. Foi então que anjos surgiram da luz brilhante da estrela e fizeram com que Befana voasse pelo céu montada em sua vassoura. Mesmo assim, a fada não encontrou o bebê divino, mas continua procurando até hoje e, a cada ano, na época do Epiphany, ela vai de casa em casa onde haja uma criança para ver se é a que procura. Embora nunca seja, Befana deixa um presente para cada uma. De alguma forma sua procura não é em vão, pois o espírito do Menino Jesus pode ser encontrado em todas as crianças.

RITUAL: Befana também gosta de receber um agrado, portanto na manhã de Natal bem cedinho, coloque na janela um vaso com flores de natal, junto com balas e doces.

"La Befana leva presentes, em recordação da oferta a Jesus-criança pelos Reis Magos. A iconografia é fixa: uma ampla capa escura, um avental com bolso, um chalé, um lenço ou um capuz na cabeça, um par de chinelos gastos, o todo vivificado por remendos de numerosas cores..."

"La Befana passa sobre os tetos das casas e desce pelo caminho cheio de calçados deixados pelas crianças. Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta - uma tradição herdada por Papai Noel. As crianças italianas escrevem cartas e as escondem nas chaminés, para que La Befana as recolha. As cartas e ofertas são, geralmente, listas de brinquedos ou outros itens que desejam e pedem para que La Befana os traga."

La Befana, tradição tipicamente italiana, ainda não foi substituída pela figura "estrangeira" de Babbo Natale (Papai Noel).

La Befana, muitas vezes, aparece nas ruas como uma pessoa mascarada, acompanhada de seu consorte, Befano, guiando um bando de seguidores que recebem ofertas das famílias e, em troca, recebem o presente da prosperidade das bênçãos dadas pela Befana. Música preenche as ruas e as pessoas colocam bonecas com a imagem de La Befana em suas janelas, como convites de recepção às suas casas. No fim da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas. Isso é feito para incinerar as coisas ruins que aconteceram no ano anterior e esperar boas realizações no ano seguinte.

E você? Comportou-se bem no ano que passou? Acho que nossos políticos, com raríssimas e honrosas excessões, vão receber apenas cinzas e carvão...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Natal, uma Festa Pagã!


Dia é dia 25 de dezembro, ou seja, é Natal. Como diz a tradição, é tempo de reunir a família para todos cear, trocar presentes e comemorar no nascimento de Cristo. Em fim, essa é basicamente a desculpa que todos dão para justificar mais uma data para festanças, bebedeiras e comilança. Mas remetendo fundo nas origens dessa data festiva, seria realmente uma festa cristã? Outra pergunta bem pertinente: pelo menos é comemorada como uma festa cristã? Acho quem nem os que se dizem realmente cristãos comemora essa data de forma realmente cristã. Mas deixando crenças e religiões de lado (mais ou menos), eis algumas questões para pensar:

A nossa ceia de Natal não lembra muito um banquete medieval? Com muita musica, muita carne (pernil, tender, peru etc..) e muita bebida (champanhe, vinhos e afins). Oras, nada mais cristão do que encher a pança e encher a cara para comemorar o nascimento de Jesus enquanto muitos por ai passam fome, não é mesmo?

Qual era a etnia de Jesus? Judeu né? Os judeus comem carne de porco? Porque comemos pernil no natal?

Quem são os ajudantes do Papai Noel? Duendes (ou Elfos) certo? Legal, nada mais pagão pois duendes vem da mitologia celta (paganismo).

Já reparou na roupa do Papai Noel? Ele com aquele gorro vermelho pontudo com um pompom na ponta. E o próprio papai Noel, um senhor velho com longas barbas branca. Não lembra muito um velho feiticeiro celta (algo como o mago Merlin). Mesmo sabendo que o mitologico Papai Noel foi inspirado no Santo São Nicolau, é impossível não ficar intrigado com isso.






Mas o que mais me intriga é: porque dia 25 de dezembro? Ninguém sabe ao certo a data do nascimento de Jesus e a própria bíblia não revela o dia (talvez porque não era pra se comemorar). A resposta é bem simples. Na Europa medieval, ao que me parece, dia 25 é a comemoração do solstício do inverno para os celtas. Olha os celtas ai mais um vez, coincidência? Claro que não, as questão é o seguinte: Logo no início do cristianismo (católico apostólico romano) a igreja queria acabar com os ritos pagãos que predominavam na europa e para isso, substituiu datas comemorativas pagãs por datas cristãs e a data na qual os pagãos comemoravam o solstício do inverno virou Natal, a comemoração do nascimento de Cristo. Hum.. mas claro agora? Por isso não é nenhuma coincidência várias das tradições dos celtas estarem impregnadas nas nossas “modernas” tradições natalinas.Bom, essa são algumas das questões que me fazem fundir (eu disse fundir) a cuca ao pensar que ainda se acredita que o Natal é uma festa Cristã.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Solstício de Inverno - Yule (Natal)

Hoje é a noite mais longa do ano, o Solstício de Inverno. Na tradição Pagã, ocorre a festa de Yule
O Yule é celebrado no Solstício de Inverno, por volta de dia 21 de Dezembro no hemisfério Norte e por volta do dia 21 de Junho no hemisfério Sul.

Yule é a celebração da vitória do Rei do Carvalho (Rei Sol) sobre o Rei do Azevinho (Senhor das Sombras) porque a partir desta data os dias começam a ficar cada vez mais longos novamente, até o verão. Este Sabbat representa o retorno da luz, quando a Deusa dá nascimento ao Deus Sol e as esperanças renascem, pois ele trará calor e fertilidade à Terra. Nesta data, os antigos Druidas colhiam o visco, considerado mágico e com poderes de cura.

Celebrar o Solstício de Inverno é reafirmar a continuação dos ciclos da vida, pois Yule é o tempo de celebrar o espírito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obstáculos e dificuldades que atravessaremos até a chegada da Primavera. É momento de contar histórias, cantar e dançar com a família, celebrando a vida e a união. E de se acender fogo - fogueira, velas - como elemento mágico capaz de ajudar o Sol a retornar para a nossa vida, corações e mentes.

Para quem está em sintonia com a natureza e as forças divinas que existem dentro de nós, que esta seja uma linda noite de Yule e que o retorno da Luz ilumine as nossas vidas! Eu, vou dançar música cigana em torno da fogueira,e celebrar!

No ritual Pagão, se leva para dentro de casa uma árvore verde para que os espíritos da Natureza tenham um lugar confortável para passar o Inverno. A árvore é decorada com sinos, estrelas e sóis. A casa é decorada com azevinho e guirlandas. Presentes para os espíritos da Natureza são colocados aos pés da árvore. (Alguma semelhança com outra festa conhecida?) Muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja Cristã, quando o Catolicismo tentava se estabelecer na Europa. Desta forma, há muitas práticas Cristãs que possuem orígens essencialmente Pagãs. No hemisfério Norte, a festa de Yule ocorre por volta do dia 21 de Dezembro, o solstício de inverno no Norte, época de Natal. A comemoração do Natal, então, tomou emprestado muito da simbologia Pagã associada à festa de Yule, como a árvore de Natal decorada, a estrela, o azevinho, as guirlandas e a Tora de Yule, as cores verde, vermelho e dourado, a celebração com nozes e bolos de frutas - tudo isto, símbolo de bruxaria. Afinal, a tradição Pagã é milenar, portanto muito anterior ao Cristianismo.

YULE Origem: ANGLO-SAXÂO Significado: NASCIDO NO NATAL



Receitas para o dia de Yule

Pão Árabe

Ingredientes:

- 650 g de farinha de trigo
- 1/2 colher (sobremesa) de sal
- 1/4 copo de óleo
- 2 ovos inteiros
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 1/2 tablete ou 22.50 g de fermento biológico (para pão)
- 2 1/2 xícaras (chá) de leite

Modo de Fazer:

Junte todos os ingredientes, amasse bem e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida faça bolinhas que caibam na palma da mão, coloque-as em uma mesa polvilhada com farinha, abra-as com o rolo no formato de discos. Em assadeira preaquecida no forno, coloque os discos para assar por cerca de 15 minutos.

Fatias Escocesas

Ingredientes:

- fatias de Pão
- azeite de oliva
- leite
- carne
- batatas
- cebolas
- temperos à gosto

Modo de Fazer:

Corte fatias de pão, forre uma assadeira untada com azeite de oliva e molhe as fatias com ½ copo de leite. Cubra o pão com fatias finíssimas de carne temperada, batata e cebola. Tempere com sal e cebola a gosto e leve ao forno por meia hora.

Bolo Tronco Licor de Yule

Ingredientes:

- 6 ovos
- ½ xícara de rum
- ½ xícara de whisky
- ½ xícara de licor de cacau ou creme iirlandês
- 1 e ½ litro de leite
- 1 xícara de açúcar

Modo de fazer:

Bata as gemas com o açúcar e reserve. Bata as claras em neve, adicione as gemas mexendo lentamente, adicione os outros ingredientes mexendo com cuidado. Ao servir, salpique cada copo com nozes picadas.

Peru de Yule

Ingredientes:

- 1 peru (ou chester)
- champingons (cogumelos)
- sálvia
- cebola
- nozes picadas
- manjericão
- ovos cozidos

Modo de Fazer:

Se o peru ou chester não estiver temperado, temperar à gosto com seus temperos usuais e um pouco de vinho branco. Para fazer o recheiro, passe os cogumelos na manteiga e os tempere com sálvia. Misture o resto dos ingredientes, bem misturados e recheie o peru ou chester. Leve ao forno, até que fique dourado. Eventualmente, banhe-o com manteiga.

Peru Vegetariano de Yule

Ingredientes:

- 3 xícaras de glúten moído
- 1 xícara de castanha-do-pará moída - alho
- cheiro verde
- louro moído
- 3 cebolas raladas
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de farinha de rosca - manteiga
- sal a gosto

Modo de Fazer:

Misturar tudo, reservando uma clara. Dar a forma de peru, untar esse peru com clara, farinha de rosca e manteiga. Assar 1 hora e meia coberto com papel alumínio e depois descoberto. Decorar com ervilhas, azeitonas e farofa com uvas passas.

Troncos de Queijo

Ingredientes:

- 2 pacotes de 180g de cream cheese
- 1 pote de queijo defumado em pasta - 1 pote de 300g de cheddar crremoso
- ½ colher (chá) de cebola picada
- ½ colher (chá) de Molho Worcestershirre (Molho Inglês)
- ¼ de xícara de leite em pó
- ½ xícara de nozes pecã ou nozes bem ppicadas

Modo de Fazer:

Deixe os quatro queijos em temperatura ambiente por cerca de uma hora. Ponha-os numa tigela com cebola e molho Worcestershire. Misture com um garfo até ficar cremoso e bem misturado (normalmente usa-se as mãos). Adicione o leite em pó, um pouco por vez, até misturar por completo. Cubra e resfrie até ficar firme - normalmente quatro horas. Forme rolos de cerca de 5cm de espessura. Passe esses rolos de queijo sobre as nozes moídas. Embrilhe em papel manteiga e resfrie até ficar pronto para servir com bolachas.

Shortbread (Amanteigado) Escocês

Ingredientes:

- 1½ xícara de farinha peneirada
- 1½ xícara de de açúcar peneirado
- 1 xícara de manteiga

Modo de Fazer:

Peneire a farinha e o açúcar numa tigela média; misture a manteiga até que a mistura fique quebradiça. Trabalhe a massa formando uma bola com suas mãos e bata por cerca de dez minutos. Forme um retângulo de 0,5 cm de espessura por 35 x 30 cm numa fôrma grande sem untar. Corte quadrados ou losangos de 5,5 cm com uma faca afiada. Decore com confeitos coloridos se desejar. Asse por 45 minutos ou até ficar firme e levemente dourado.
Corte novamente o shortbread nas marcas e separe cuidadosamente. Manuseie com extremo cuidado! Remova da fôrma. Guarde num pote hermético com folhas de papel-manteiga em camadas. Se armazenado por algumas semanas, esse shortbread assume um delicioso e delicado sabor.

LOMBO DE PORCO COM FRUTOS SECOS(Receitas de Yule)

Ingredientes:

- 6 ameixas secas;

- 8 alperches secos;

- Vinho branco;

- 750 g de lombo de porco ;

- 50 gr. de bacon em fatias;

- 100 gr. de margarina ;

- 0,5 dl de água ;

- sal; pimenta ;cravinho.

Ponha numa tigelinha as ameixas e os alpenses. Cubra com vinho branco e deixe ficar assim durante a noite. Tome o lombo de porco num só bocado e dê-lhe um golpe a todo o comprimento de modo a obter uma bolsa. Polvilhe o interior com pimenta e a ponta de uma faca de cravinho. Revista a parte interior da carne com as fatias de bacon. Escorra os frutos, enxugue-os com papel absorvente e reserve o vinho onde estiveram de molho. Parta os frutos em bocados. Recheie com eles a carne e cosa a abertura. Tempere a carne com um pouco de sal (atenção, o bacon já tem sal). Aqueça bem a margarina e doure a carne em fogo forte de todos os lados.
Reduza o calor e deixe cozer emfogo moderado cerca de 1 hora e 30 minutos. Misture os 0,5 dl de água com 0,5, dl do liquido de debulhar os frutos regue a carne com esta mistura, a pouco e pouco, durante a cozedura.

Bolo da Bruxa

Ingredientes:
- 1 xícara de mel
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de manteiga
- 5 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de yogurte
- casca de limão ralado
- 1 pitada de manjericão
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal com
casca

Procedimento:
Bater bem os três primeiros ingredientes, acrescentar
os ovos e continuar a bater. Colocar a farinha e os
outros ingredientes, menos as maçãs. Untar
uma forma com manteiga, polvilhar açúcar com canela,
colocar as rodelas de maçãs e jogar a massa por cima.
assar em forno já aquecido. Este bolo é ideal para ser
utilizado nos sabás, ou quando quiser promover um
encontro entre bruxas.

ESSA É UMA RECEITA COM INGREDIENTES PRÓPRIOS PARA O YULE.

COGUMELOS COM HIBISCOS DAS BRUXAS

Poucas pessoas hoje em dia têm tempo de preparar esta
antiga receita grega de acordo com a original mas, se
você tiver tempo, enrole a mistura em folhas de massa
folhada.

ingredientes:
- 1,3kg de cogumelos frescos
- 1/2 xícara de cebolas picadas
- 1 barra de margarina
- margarina derretida para dourar
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- pimenta e sal a gosto
- 3/4 de xícara de farelo de pão
- 450g de massa folhada ou rolos de massa pronta
- hibiscos o quanto baste.

Procedimento:

Limpe os cogumelos e pique-os bem fininhos. Doure a
cebola na margarina até que todo o líquido desapareça.
Coloque um punhado de hisbiscos despetalados. Remova
do fogo e acrescente o queijo, o sal, a pimenta e o
farelo de pão.

Separe a massa pronta. Forme círculos com a massa, de
espessura bem fina. Use cerca de uma colher de chá do
recheio em cada círculo. Dobre a massa formando um
semicírculo e feche as bordas com um garfo. Coloque em
uma forma antiaderente. Espalhe a margarina derretida
sobre as massas. Asse no forno a 170ºC durante 15 a 20
minutos, ou até dourar.
coloque os hibiscos em volta.
Sirva quente.

Se não utilizar massa folhada, abra cuidadosamente uma
folha de massa por vez e recheie. Dobre em formato
triangular.

AS BRUXAS EM TODAS AS MUDANÇAS DE ESTAÇÕES CELEBRAM COM
UM FESTIVAL CHAMADO SABBATH. E ESSE SE CHAMA YULE:

A palavra Yule (pronuncia-se "iúle") provavelmente vem
da palavra escandinava "iul", que significa "roda". Sua
data não é fixa, pois depende das correspondências
astrológicas e climáticas de cada ano. No hemisfério
sul, ocorre sempre por volta de 21 de junho, e no
hemisfério norte por volta de 21 de dezembro.

Este dia marca a morte e o renascimento do Deus-Sol;
marca também a derrota do Rei Azevinho, Deus do Ano
Minguante, pelo Rei Carvalho, Deus do Ano Crescente. A
Deusa, que era morte-em-vida no solstício de verão,
exibe agora o seu aspecto de vida-em-morte, pois ela é
a Rainha da Escuridão neste sabbat, mas também é a mãe
que dá à luz a criança da promessa, que irá
fertilizá-la mais tarde e trazer de volta luz e calor

YULE

Kleinur de Yule (biscoitos de raio de sol)

900 g de farinha de trigo;
240 g de açúcar branco;
60 g de margarina;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
1/2 colher (chá) de soda (para alimentos);
5 colheres (chá) de fermento p/ bolos;
1/2 litro de leite;
1 ovo;

Bata a margarina e a farinha misturando aos outros ingredientes. Faça um monte na massa, cave um buraco no meio e misture o leite de forma que a massa fique homogênea. Misture bem até que fique uma massa lisa, sem caroços. Deixe a massa descansar por duas horas e estique-a com o rolo de macarrão. Corte em diamantes e faça um canal no meio dos biscoitos, bem de leve, só para decorar. Se quiser pincelar com gema de ovo, só para dar um tom dourado, ficará bem bonito. Unte a assadeira e leve ao forno até assar por completo.

LICOR de ROSAS

Ingredientes
1 l de aguardente
0,5 kg de açúcar branco
pétalas de 5 ou 6 rosas
1 pau de baunilha

Preparação
Põe-se num frasco um grande punhado de pétalas de rosas vermelhas ou cor-de-rosa, enche-se de aguardente e deixa-se ficar 2 ou 3 dias.
Depois passa-se por um passador de rede fina e deita-se a aguardente por cima). Como o açúcar deve ficar bem derretido, se for necessário passa-se várias vezes pelo passador de rede.
Finalmente junta-se um pau de baunilha.

Leite quente com whisky

Ingredientes:
2 Chávenas (chá) de leite

3 Colheres (sopa) de whisky

2 Colheres (sopa) de mel

Preparação:

Coloque o leite numa panela e leve ao lume para ferver.
Fique atento para não deixar vir por fora.
Desligue o lume e junte o whisky e o mel e misture bem.
Coloque em chávenas ou canecas e sirva bem quente.

Vinho Quente

Ingredientes:

1 litro de Vinho Tinto de boa qualidade
Brandy
2 Laranjas
1 Limão
Paus de Canela
Cravinho da Índia
Gengibre
Açucar

Aquecer o vinho juntando o sumo de 2 laranjas e 1 limão, açucar e as especiarias a gosto.
Não deixar o vinho ferver, mantendo sempre o lume brando.
Se quiser dar um gosto mais forte pode também juntar as cascas das laranjas à mistura, enquanto aquece, mas não se esqueça de as retirar antes de servir.
As especiarias são bastantes fortes, por isso não exagere, mas se tiver dúvidas vá provando para se certificar que está a seu gosto.
Antes de acabar junte um cálice ou copo de Brandy.
Ao servir, use um coador para filtrar o vinho das sementes e de graínhas se optar servir individualmente em cada copo, mas se preferir pode usar uma taça de ponche onde cada pessoa se poderá servir.
Espalhe paus de canela pela mesa: podem servir para decorar os copos onde se serve o vinho quente intensificando assim o seu sabor e deixam a sala ainda mais perfumada.
Agora é só relaxar e deixar-se ir ao sabor do vinho exótico que lhe vai aquecer a alma e apurar os sentidos...

UM BRINDE A YULE!

Bruxas de Cozinha



"Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado..."

Entendemos por bruxa de cozinha alguém que manipula a energia que a rodeia através de velas, ervas, pedras semi-preciosas, cordas ou os seus próprios cozinhados. A prática de magia de cozinha é portanto relativamente simples e desprovida de teatralidade ou grandes cerimónias.

A maioria das bruxas de cozinha honra e celebra os festivais tradicionais adotados por Gardner no sentido de rituais adaptando a energia presente do festival associado aos produtos frescos da época celebrada para efectuar transformações na sua vida prática. Assim, a Bruxa não irá celebrar épocas de colheitas realizadas, a não ser que se espelhe o que se passa no seu jardim ou canteiros. Pode e deve utilizar energias associadas aos festivais, como a vinda da Primavera e o renascer das flores para potenciar projectos na sua vida pessoal que podem nada ter de agrícola, e energia que faz a Terra renascer pode-nos dar forças para iniciar um livro, planear um negócio, uma página de internet e etc.
Para a bruxa de cozinha, tudo aquilo que a Terra nos dá é sagrado e mágico, e uma faca de pão não é mais nem menos que um athame tradicional. O que afirma é que um objecto que é usado no nosso dia-a-dia fica impregnado com a sua energia através do seu uso contínuo e pode usá-lo em trabalho mágico.
No Ato De Transformar O Alimento Estamos Também Nos Transformando. A Energia,De Nossos Pensamentos,Acumula-Se Nas Mãos E Passam Para O Alimento.O Ato De Cozinhar Com Rituais, É O Meio Mais Eficaz Na Feitura De Feitiços.Temos Uma Varinha Mágica Nas Mãos E Devemos Utiliza-La Com Sabedoria.Não Se Deve Cozinhar Com Raiva.
No Mexer De Uma Simples Colher De Pau, Estamos Penetrando Na Grande Espiral Da Vida, E A Cada Volta Da Colher Podemos Enxergar Mais Claramente Nosso Caminho.Quando Se Está Traçando A Espiral, Nossos Movimentos Entram Em Harmonia Com Nossa Respiração, O Equilíbrio Se Faz, E Magicamente Nos Transportamos Pelos Ares.Com O Calor Do Fogo Sentimos Próximos Os Tempos Onde Éramos As Sacerdotisas Dos Templos,Onde Ensinávamos Aos Homens A Sutileza Da Caça E Onde Observávamos Os Ciclos Da Lua.Na Feitura Do Feitiço Três Ingredientes Não Podem Falta:Amor,Intuição E Concentração.
Essa Cozinha Cibernética De Hoje,Num Passe De Mágica Terá A Cara De Cozinhas Medievais Onde Gnomos Moram Em Velhos Potes Esquecidos.As Ervas Penduradas Exalarão O Aroma Da Feiticeira E O Ato De Cozinhar Será Uma Grande Bruxaria...
Os Mistérios Que Levam Ao Conhecimento De Nossos Deuses E Rituais, A Beleza De Hécate A Gentileza De Perséfone,Podemos Encontrar Em Qualquer Livro De Bruxaria.Mas Os Pequenos Segredos, Os Feitiços, O Poder Mágico De Certos Ingredientes,Esses Não Estão Desponíveis Em Prateleiras.
De Todos Os Ingredientes O Mais Importante É O Amor.Em Grandes E Generosas Porções Adicionadas À Uma Receita Com Uma Pitada De Intuição, Eis O Grande Segredo!
Consideramos A Alquimia Do Cozinhar Uma Das Experiências Mais Fortes Na Velha Arte Da Bruxaria.Quando Se Cozinha Temos Os Elementos Nas Mãos, Fazemos O Supremo Feitiço Da Transmutação Da Matéria.Transformamos O Trigo Em Pão, O Vinho Em Vinagre, A Rosa Em Geléia. A Cozinha Nos Traz Os Mistérios Da Delicadeza Onde Voltamos A Ser Amazonas Como Circe,Lilith,E Por Intermédio Dela Faremos Renascer O Deus Cornífero, E Juntos, Semearemos Os Campos.
Alguns Utensílios São Necessários Para A Cozinha Da Bruxa.Panelas De Ferro Ou Cerâmica, Colheres De Pau, Vidros De Todos Os Tamanhos E Formas, Rolhas, Potes, Ervas Penduradas Na Parede E A Vassoura Da Bruxa, Um Incensário,Arruda, Manjericão E Muito Alecrim.

Ervas úteis na Cozinha

*Salsa, Basil, Manjericão, Orégano, Cominho,Aipo Em Pó,Hortelã,

*Tominho,Mirra,Louro,Segurelha,Manjerona,Sálvia,Verbene,Estragão,

*Alfaveca,Cardomomo, Camela, Cravo Alho, Pimentas,Hissopo,

*Dill, Artemísia, Coentro,Alecrim,Anis,Erva-Doce,Sementes De Girassol,

*Sementes De Papoula Urtiga, Mostarda, Noz-Moscada,Curry,

*Pétalas De Rosa Secas, Folhas De Morango,Folhas De Laranjeira, Folhas De Maracujá,

*Raiz De Ligústica,Raiz De Acelga, Raiz De Alface,Raiz De Ginseng, E Semantes De Coentro.

*Acácia- Suas Flores São Usadas No Transe E Também Em Feitiços Amorosos.

*Agrimônia- Folhas E Flores São Utilizados Para Desfazer Encantamentos.

*Amêndoa- Usada Como Perfume. Suas Folhas São Usadas Nos Transes.

*Angélica- Como Licor É Poderoso Filtro Contra Espíritos E Negatividade

*Anis- Filtro Contra Espíritos Negativos.

*Arnica- Poderoso Energizante.

*Artemísia- Usada Como Talismã.

*Assafétida- Usada Para Proteção.

*Beladona- Alucinógeno.

*Briônia- Usada Em Poções Amorosas.

*Canela- Erva De Efeito Tranquilizante.Protege A Casa E É Muito Eficaz Para Atrair Dinheiro.

*Café- Combate A Negatividade E Acalma Adolecentes.sta Pensamentos Negativos.

*Camomila- Usada Como Tranquilizante.

*Cânfora- Bálsamo.

*Chicória- Fortificante Das Amizades E Traz Dinheiro.

*Canela- Estimulante Sexual.

*Cravo- Tem Opoder De Conservar Amores.

*Dente-De-Leão- Usado Como Sachê.

*Aneto- Usado Pera Proteger A Casa.

*Ênula- Campana-Filtro Amoroso.

*Erva-Moura- Remédio Para Os Orgãos Sexuais. E Junto Com A Mirta Em Incenso É Um Poderoso Incenso Contra Miasmas Astrais.

*Coroa De Cristo- Usada Para Proteção.

*Erva-Doce- Traz Coragem E Vida Longa.

*Feijão- Símbolo De Fertilidade E De Proteção Contra O Mal.

*Figueira-Traz Fertilidade E Honras.

*Gerânio- Ajuda Na Concretização De Desejos.

*Gengibre- Elixir Da Longa Vida

*Girassol- Traz Paz E É Muito Eficaz Na Aquisição De Bens.

*Íris- Estimula A Clarevidencia.

*Jasmim- Chá Afrodisiaco.

*Lavavda- Poderoso Filtro Afrodisíaco

*Louro- Atrai Bons Fluidos

*Lírio- Usada Nos Encantamentos De Reconciliação.

*Lima- Usada Para Proteção

*Lótus- Propicia Clarividencia.

*Macela- Proporcionam Sonhos Tranquilos

*Maçã- Usada Em Encantamentos Amorosos

*Manjerona- Usada Para Obter Um Sono Tranquilo.

*Menta- Refresca O Espírito.

*Mirra- Estimulante Sexual.

*Mil-Folhas- Contra O Medo.

*Murta- Condutor Das Entidades Do Astral.

*Morango- Usada Nos Encantamentos Afetivo Sexuais.

*Noz-Moscada- Muito Eficaz Para Atrair Dinheiro. Alegra O Ambiente E Ajuda Em Crises De Depressão.

*Oliva- Energizante.

*Patcholi- Estimulante Sexual

*Rosa- Estimulante Sexual

*Tomilho- Para Um Sono Sossegado

*Verbena- Para Proteger O Ambiente.

*Violeta- Filtro Amoroso.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Coisas de Bruxa!!!



Simplismente Bruxa!

"Que eu seja como a que tece o pano na floresta, profundamente escondida.
Que eu possa fazer o meu trabalho sem interrupção.
Que eu seja uma exilada, se é este o sacrifício.
Que eu conheça a procissão sazonada do meu espírito e do meu corpo, e possa celebrar os quartos em cruz, solstícios e equinócios.
Que cada Lua Cheia me encontre a olhar para cima, nas árvores desenhadas no céu luminoso.
Que eu possa acariciar flores selvagens, cobri-las com as mãos.
Que eu possa libertá-las sem apanhar nenhuma, para viver em abundância.
Que meus amigos sejam da espécie que amam o silêncio.
Que sejamos inocentes e despretenciosos.
Que eu seja capaz de gratidão. Que eu saiba ter recebido a alegria, como o leite materno.
Que eu saiba isso como o meu gato, nos ossos e no sangue.
Que eu fale a verdade sobre a alegria e a dor, em canções que soem como o aroma do alecrim, como todo o dia e na antiguidade, erva forte de cozinha..."


Oração à Grande Mãe Terra

Receba em seu manto meus cacos, meus restos, minhas partes, meus pedaços.

Receba em seu manto transformador minha mente rachada, meu coração partido, minha alma mutilada.

Receba em seu manto da sagrada reconstrução meus destroços, minha ruína, o material da demolição da minha vida desconstruída.

E permita, Grande Mãe, que desta destruição possa brotar o novo, irromper minha vocação, florescer a vida, crescer o amor, nascer o ser que me fez ser.

Blessed Be!



"No período vitoriano,era comum fazer pedidos enquanto se mexia o pudim ou bolo de Natal.
Para que isso funcione,ele tem que ser mexido no sentido horário.
Um pedido era feito para cada mês do ano que se iniciava.
Esse costume pode ser particularmente divertido se cada membro da família colocar um ingrediente e mexer a massa enquanto
Faz o pedido."


Oração à Grande Mãe

Senhora do Céu e da Noite salpicado por Estrelas
Guardadora de meus sonhos e visões
Mostra-me como transformar sonhos em realidade
Ensina-me a usar minha força de vontade
Para superar meu antigo poder
Revela minhas facetas de luz e de sombra
Para assim alcançar a totalidade.
Mãe, ensina-me a ouvir a minha voz interior
Silenciando o turbilhão da minha mente
Para escutar o teu chamado no pulsar do meu coração.

Que assim seja e assim se faça!


"Em todas as Eras tem havido mulheres e homens cujas almas têm sido profundamente tocadas pela Natureza, pessoas para as quais as Estrelas falam do seu gracioso silêncio, para as quais a Lua não é só um corpo celeste, para as quais as plantas e os densos bosques são como as catedrais da alma. Pessoas que amam e respeitam a Natureza, tirando partido dela sem a destruir, pessoas que acreditam que homens e mulheres têm os mesmos direitos e se respeitam.
Estes são os Pagãos."