terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Nudez Ritual



Por Bruno Matsushita

"A palavra é sagrada. A natureza é sagrada. O corpo é sagrado. A sexualidade é sagrada. A mente é sagrada. A imaginação é sagrada. Você é sagrado. (...) Você é o Deus. Você é a Deusa. A divindade
está tanto dentro quanto fora de você.”- Margot Adler

Praticar rituais nu, ou “vestido de céu” como se diz dentro dos círculos mágicos, é uma prática antiga e muito mal compreendida pela maioria dos wiccanianos modernos. Não deixa de ser um assunto polêmico, já que em nossa sociedade impera a noção de que olhar corpos desnudos seja pecado.

Em minhas andanças pelo mundo mágico e pesquisas realizadas com wiccanianos de diversas partes do país (alguns da Europa) e idades, percebi que principalmente no Brasil as pessoas não se sentem à vontade para até mesmo falar sobre o assunto, tamanho bloqueio que temos para com a (não)aceitação do nosso próprio corpo. Entrevistei alguns wiccanianos e pagãos que foram muito bem-humorados ao me responderem sobre o que pensavam a respeito da nudez ritual e irei esclarecer alguns princípios e mal-entendidos que surgiram no decorrer dessas entrevistas e pesquisas.

Estar “vestido de céu” faz referência a estar completamente nu em um ritual. Não o ato banalizado de simplesmente estar nu, mas a parte sagrada, pura, a sensação de estar livre de corpo e alma e fazer parte do todo. Dentro da Bruxaria é comum a prática e rituais cujos participantes se vestem de céu, pois é quando eles se libertam das tensões do dia-a-dia, deixam transparecer o seu verdadeiro eu e podem, finalmente, fazer parte do lugar em que estão inseridos (já que não estão com suas roupas apertadas, desconfortáveis e limitantes).

Aos olhos assustados do praticante moderno, isso pode parecer subversivo, o que é completamente compreensível, já que a cultura cristã está tão enraizada em nossa sociedade que fica muito difícil desassociar os conceitos estabelecidos por ela em nossos juízos. Desde pequeno aprendi não apenas em casa, mas com muitas pessoas diferentes, que cuidar demasiadamente do nosso corpo é considerado vaidade e que vaidade não é uma coisa boa. Talvez vaidade excessiva realmente não seja algo bom, mas somos seres humanos – e seres humanos procuram a beleza em todas as coisas! Acredito que cuidar do nosso corpo é uma obrigação, pois ele é a morada do nosso espírito, a centelha divina que reside dentro de nós. E se não cuidarmos bem dele, quando as cortinas se fecharem e tivermos que pagar a conta, levaremos um susto ao vermos o valor, pois um corpo mal-cuidado é um indicador de que você não aprendeu a lição mais básica de todos aqui neste plano: cuidar de si mesmo. Viemos à Terra justamente para aprendermos a lidar com coisas terrenas! E cuidar do próprio corpo é uma dessas coisas que temos que aprender a fazer, eu, você e qualquer pessoa que seja! 

Numa sociedade que cultua um corpo magérrimo, pernas longas e finas, bumbum arrebitado, cintura pilãozinho e madeixas lisas e loiras, é quase impossível atingir esse ideal de beleza. Veja que até agora não tocamos no assunto beleza, e sim cuidados. Beleza e cuidados são duas coisas bem diferentes. Beleza tem a ver com estética, cuidado tem a ver com zelo. Não vamos entrar no quesito de como deve ser a beleza ideal, pois vivemos num mundo enoooorme e a verdadeira beleza está realmente nos olhos de quem vê. Mas é inegável que todos nós somos os guardiões dos nossos próprios corpos e é obrigação de qualquer um cuidar do seu.

Vivemos num mundo que nos vende a falsa ideia de que só existe uma única forma, um único tipo de corpo e um único tipo de cabelo. E o que é pior: nós compramos essa ideia! Não caia nessa... Não existe apenas uma única forma, existe apenas a forma saudável – e isso não se discute, pois cada um tem a sua. O importante é sentir-se bem consigo mesmo, é amar o seu corpo com todas as marcas deixadas pelo tempo, é ver no brilho do olhar de outras pessoas o passado de cada uma delas... É estar ligado com a sua divindade interior.

Fomos criados pela divindade e temos a centelha divina dentro de nós. Nosso corpo é sagrado, é divino. Aceitá-lo do jeito que ele é, é aceitar a Deusa e o Deus em nós mesmos. Postarei em breve alguns rituais que trabalham na linha de auto-conhecimento e autoaceitação do corpo. Gostaria que vocês praticassem os rituais, pois os resultados falam por si mesmos.

No período renascentista, muitos pintores retrataram os encontros misteriosos que as bruxas executavam no meio das florestas, onde elas se apresentavam completamente nuas. No período que compreende a Idade Média também era prática comum nesses encontros as bruxas participarem nuas e com cabelos soltos enquanto recitavam suas conjurações e invocações.

Stewart Farrar em seu livro What Witches Do fala sobre a Carga da Deusa, texto tradicional dentro da Bruxaria wiccaniana que é mencionado em Aradia: O Evangelho das Bruxas, de Charles G. Leland, publicado em 1899. A Carga da Deusa é um texto onde Aradia ensina aos seus seguidores como obter favores de sua mãe, a deusa Diana. Citemos um trecho da Carga escrito por Farrar:

Sempre que precisar de algo,
Uma vez por mês, e de preferência sempre que a lua estiver cheia,
Reúnam-se então em algum lugar secreto
E venerem meu espírito.
(...)
E para que sejam livres da escravidão,
E como sinal de que são realmente livres,
Celebrarão os seus rituais nus.
Neles, vocês dançarão, cantarão e celebrarão, tudo feito com música e amor.
Tudo em minha honra,
Pois de mim vem o êxtase do espírito,
Assim como também vem o prazer terreno,
Pois a minha lei é o amor por todos os seres.
Mantenham puros os seus ideais mais elevados.
(...)

Como vimos, a nudez ritual representa uma catarse. Uma renúncia aos confortos que o nosso mundo moderno pode nos proporcionar para que nos entreguemos àquilo que a Grande Mãe tem a nos oferecer.

Estar vestido de céu também não tem nada a ver com rituais de Magia Sexual ou orgias muito loucas que rolam soltas nos filmes de Hollywood. Muitos grupos fazem seus rituais nus e executam o Grande Rito, momento em que as energias da Deusa e do Deus se unem para a criação do poder mágico. O Grande Rito pode ser real, quando o sacerdote e a sacerdotisa do coven fazem amor (não confundir amor com sexo), ou simbólico, quando há uma representação da união do masculino com o feminino (através do cálice e do athame). Estar vestido de céu é algo sagrado e não deve ser banalizado com a nossa limitada compreensão acerca de sexo.

Para os bruxos modernos é difícil se libertar completa e rapidamente do conceito de pecado, mas podemos ir mudando em doses homeopáticas nosso padrão de pensamento com exercícios e vivências. Disponibilizarei na próxima postagem uma meditação que nos ajudará a libertar das tensões do dia-a-dia e estimulará o conhecimento do próprio corpo.


Publicado originalmente no periódico mensal A Voz da Bruxaria, edição 05, fevereiro de 2009. Revisado pelo autor em março de 2010.

Lombo de Porco Agridoce



Essa receita é indicada para o sabat de Yule e fica uma delícia... 

Ingredientes: 

600 g de lombo de porco cortado em cubinhos de 2cm 
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 ovo 
1/2 xícara (chá) de açúcar 
1/2 xícara (chá) de vinagre 
1/3 xícara (chá) de suco de abacaxi 
1/4 xícara (chá) de catchup 
1 colher (chá) de molho de soja 
2 colheres (sopa) de maisena 
2 colheres (sopa) de água 
1 xícara (chá) de pedacinhos de abacaxi em calda, escorrido 
1 pimentão verde cortado em pedaços de 1cm 
Óleo para fritar 
Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo: 

1. Misture a farinha e o sal 
2. Passe a carne de porco no ovo batido e depois na mistura de farinha, até que os pedaços estejam bem cobertos 
3. Frite a carne, numa frigideira, em bastante óleo quente por 6 a 8 minutos, ou até que fique bem dourada 
4. Retire escorra e reserve mantendo quente 
5. Em uma panela funda, misture o açucar, o vinagre, o suco de abacaxi, o catchup, e o molho de soja e pimenta-do-reino, se desejar 
6. Leve ao fogo e deixe levantar fervura 
7. Misture a maisena com água e adicione ao molho, mexendo sempre 
8. Continue cozinhando até que o molho engrosse 
9. Reserve 
10. Junte ao molho a carne de porco quente, os cubinhos de abacaxi e os pedaços de pimentão 
11. Esquente outra vez, mexendo sem parar, por cinco minutos 
12. Sirva enquanto quente, acompanhado de arroz

Doce de Pêra



Essa receita é indicada para os sabats de Yule ou Litha... Você pode escolher servir quente no Solstício de Inverno e gelado no Solstício de Verão. A dica é colocar uma calda de chocolate quente ou então sorvete de creme como acompanhamento do doce. 

Ingredientes: 

01 kg de pera 
1.½ copo de açúcar 
1 xícara de café de vinho tinto 

Modo de preparo: 

Leve a pêra e os demais ingredientes à panela de pressão. Feche-a e leve ao fogo. Após o chiado da panela, marque 03 minutos e desligue. Abra a panela somente no dia seguinte!!! Este doce também é delicioso e se desejar guardá-lo por mais tempo siga o processo de esterilização de vidros e o processamento da compota, para ter compota por bastante tempo. 

Para a cobertura de chocolate (acompanhamento), você vai precisar de: 

350 gr de chocolate meio amargo 
01 lata de creme de leite (sem soro) 
03 colheres de sopa de rum ou outra bebida similar 

Leve tudo ao fogo (em banho maria) mexendo sempre até obter um molho suave. •Sirva quente ou morno sobre as pêras bem geladas.

Torta de Maçã com Canela



Esta receita é uma ótima pedida para o sabat de Yule - Solstício de Inverno.

Ingredientes: 

4 maças fatiadas 
1 colher de chá de canela em pó 
1 xícara de chá de uva passas aferventadas e escorridas 
1/2 xícara de chá de farinha de trigo 
1/2 xícara de chá de açúcar 
1 colher de chá de fermento em pó 
3/4 de xícara de chá de manteiga ou margarina derretida 
4 ovos batidos 

Modo de preparo: 

1. Distribua as maçãs em um refratário e polvilhe-as com canela 
2. Distribua as uvas passas e reserve 
3. Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o fermento, todos peneirados e espalhe sobre as maçãs, canela e uva passas no refratário 
4. Despeje a manteiga às colheradas sobre os ingredientes no refratário 
5. Faça furos com um garfo e regue os ingredientes do refratário com os ovos 
6. Leve ao forno pré-aquecido, por mais ou menos 20 minutos ou até dourar 
7. Desenforme e sirva 

DICAS: 
Se preferir mais doce ao invés de usar 1/2 xícara (chá) de açúcar, use 1 xícara. 
Se preferir, pode usar banana nanica ao invés de maçãs. 
As maçãs podem ser descascadas ou com cascas.

Maná das Bruxas


Essa receita é indicada para os sabats de Yule

Ingredientes:

- 500g de panetone
- 1/2 litro de sorvete de morango ou de outra fruta da sua preferência
- 1/2 litro de sorvete de creme com baunilha
- 2 xícaras cheias de salada de frutas variadas
- 1 cálice de vinho do porto
- 1 xícara de calda bem grossa de chocolate ou caramelo
- creme chantilly fresco

Modo de preparar:

Primeiro: Corte todo panetone em pequenos pedaços e humedeça com o vinho do porto e a calda. Reserve na geladeira. Misture os dois sorvetes amassando um pouco e reserve no congelador. Coloque a salada de frutas para escorrer o excesso de caldo.

Segundo: Forre um refractário grande e fundo com o panetone. Espalhe por cima todo o sorvete e cubra com a salada de frutas. Envolva com papel filme e leve ao congelador por umas duas horas. Alguns minutos antes de servir, enfeite a sobremesa com o chantilly, de maneira que a salada de frutas apareça um pouco. Se tiver cerejas, amoras ou framboesas e folhinhas de hortelã, complete a decoração.


(Nota: O chantilly em spray, encontrado em quase todos os supermercados, facilita muito a decoração. Não só desta sobremesa, como de outras nas quais se deseje fazer alguns detalhes sobre as mesmas.)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Onde o Vento Sopra!




Os ventos fazem parte do nosso cotidiano. Eles nos refrescam, nos acalmam e, as vezes, mudam nosso humor e apressam nossos passos. E, embora se preste pouca atenção aos ventos, eles podem fazer muitas coisas pra aumentar o sucesso mágico.

A energia de cada vento é única e diferente de acordo com a direção que ele sopra. E já que para vento obtem seu poder mágico muito mais da sua direção do que da sua intensidade, as brisas acabam sendo tão potentes quanto os vendavais. Isto é sempre de grande valia para os praticantes, porque eles não precisam esperar por uma tempestade para incorporar os ventos à sua magia. Há sempre um ventinho esperando para ser incluído em algum trabalho mágico.

E como é que você poderá saber a direção para onde o vento esta soprando? Pendure um catavento do lado de fora de sua janela! Isso elimina a suposição e resolve completamente o problema.

Vento Leste:
Utilize este vendo quando precisar de mudança, transformação, recomeço e novas perspectivas. E já que o vento leste também fornece o cenário perfeito para vivências inspiradoras, comunicativas e criativas, ele cria a ocasião ideal para escrever feitiços e rituais e para estabelecer uma comunicação com seu guia espiritual.

Vento Sul:
Embora este vento seja comumente usado nos trabalhos mágicos associados ao amor, o desejo e a paixão, seus poderes vão mais longe. Ele também oferece condições excelentes para trabalhos que envolvem energia física, iniciativa, coragem e determinação, alem de propiciar a ocasião perfeita para resolver questões que têm a ver com raiva, inveja e egoísmo.

Vento Oeste:
Este vento é calmante, curativo e purificador, qualidades que o tornam proveitoso nas questões que envolvem fertilidade física e mental, fortalecimento da intuição e a produtividade necessária para dar um bom termino as coisas.

Vento Norte:
A força gelada deste vento é solida, rápida e pratica. Por isso, ele oferece uma atmosfera ideal para os trabalhos que envolvem finanças, negócios, administração domestica e clareza mental. Este vento também favorece o planejamento dos trabalhos mágicos e serem realizados depois  que ele mudar.

"Os ventos sopram quentes e gelados
E gentilmente a brisa os carrega pra todos os lados.
As ventanias e tempestades também
Trabalham para você como ninguém.
Para novos rumos, o vento Leste é bom tentar,
Escrevendo rituais até ele cessar.
O vento Sul é bom pra trazer romance,
Então deixe de medo e dê a ele uma chance.
O vente Oeste acalma e cura,
Finaliza as coisas e o contrato perdura.
Use o Norte para a cabeça esfriar,
Para encher o bolso e controlar o lugar.
Observe o vento e as maneiras de ele soprar,
Use os poderes do vento enquanto ele ventar.
E para enviar sua magia ao lugar certo,
Dance e brinque quando a brisa estiver perto..."

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Orações


Culto à Grande Deusa

Senhora de minha vida: Guia-me com sabedoria,
Faça com que eu compreenda o que não tem explicação 
Conforta-me em teus seios quando preciso for
Daí-me luz para clarear a mente dos que não entendem 
Encha-me de coragem para enfrentar o preconceito de cabeça erguida Purifique-me para que eu possa louvar-te como mereces 
Ajuda-me a ver com teus olhos de justiça para que eu nunca acuse em vão
E peço-te que me mostre o caminho da tua verdade para que eu não me perca nunca de ti! 


ABENÇOADO SEJA!

Invocação a Deusa 1

Graciosa Deusa,
Rainha dos Deuses,
Lanterna da noite,
Criadora de tudo o que é silvestre e livre; 
Mãe de homens e mulheres,
Amante do Deus Cornudo e protetora de todos wiccanos.
compareça, eu peço
com seu raio Lunar de poder,
cá em meu circulo!

Invocação a Deusa 2

Ó crescente dos céus estrelados,
Ó florida das planícies férteis
Ó fluente dos sussurros dos oceanos, 
Ó abençoada da chuva suave
Ouça meu canto dentre as pedras erguidas,
Abra-me para sua luz mística,
Desperte-me para suas tonalidades prateadas,
Esteja comigo em meu rito sagrado!

Invocação a Lua Orvalhada

Ó preguinante, orvalhada Lua a navegar pelos céus, 
Que brilha para todos, 
Que fui através de todos,
Luz do mundo.
Donzela, Mãe, Anciã, 
Ser criativo, Ser refrescante
Isis, Astartéia, Cibele
kore, Ceridwen, Levanah 
Luna, Maria, Ana 
Riannon, Selene, Deméter, Mab 
Olhe com nossos olhos, ouça com nossos ouvidos, 
Toque com nossas mãos, respire com nossas narinas, 
Beije com nossos lábios, abra nossos corações, 
Penetre em nós! 
Toque-nos, Transforme-nos, Faça-nos um todo.

Invocação do Pã

Ó grande Deus Pã, 
Animal e homem, 
Pastor dos bodes
senhor da terra,
Eu o convido a comparecer a meus ritos, 
Nesta noite mágica
Deus do vinho 
Deus das vinhas
Deus dos campos e Deus do gado,
Compareça a meu círculo com seu amor
E envie-me suas benções. 
Ajuda-me a curar,
Ajuda-me a sentir,
Ajuda-me a promover
o amor e o bem estar, 
Pã das florestas, Pã dos campos, 
Esteja comigo enquanto minha mágica ocorrer!

O credo das Bruxas

Ouça agora a palavra das Bruxas,
os segredos que na noite escondemos,
Quando a obscuridade era caminho e destino,
e que agora à luz nós trazemos.
Conhecendo a essência profunda,
dos mistérios da Água e do Fogo,
E da Terra e do Ar que circunda,
Manteve silêncio o nosso povo.
O eterno renascimento da Natureza,
a passagem do Inverno e da Primavera,
Compartilhamos com o Universo da vida,
que num Círculo Mágico se alegra.
Quatro vezes por ano somos vistas,
no retorno dos grandes Sabbats,
No antigo Halloween e em Beltane, 
ou dançando em Imbolc e Lammas.
Dia e noite em tempo iguais vão estar,
ou o Sol bem mais perto ou longe de nós, 
Quando, mais uma vez, Bruxas a festejar,
Ostara, Mabon, Litha ou Yule saudar.
Treze Luas de prata cada ano tem,
e treze são os Covens também, 
Treze vezes dançar nos Esbaths com alegria,
para saudar a cada precioso ano e dia.
De um século à outro persiste o poder,
Que através das eras tem sido levado, 
Transmitido sempre entre homem e mulher,
desde o princípio de todo o passado. 
Quando o círculo mágico for desenhado, 
do poder conferido a algum instrumento,
Seu compasso será a união entre os mundos,
na terra das sombras daquele momento.
O mundo comum não deve saber,
e o mundo do além também não dirá,
Que o maior dos Deuses se faz conhecer,
e a grande Magia ali se realizará.
Na Natureza, são dois os poderes,
com formas e forças sagradas, 
Nesse templo, são dos os pilares,
que protegem e guardam a entrada.
E fazer o que queres será o desafio,
como amar a um amor que a ninguém vá magoar,
essa única regra seguimos à fio, 
para a Magia dos antigos se manifestar.
Oito palavras o credo das Bruxas enseja:
sem prejudicar a ninguém, faça o que você deseja

Oração ao Deus Cornudo

Ó Cornudo das áreas silvestres,
Alado dos céus brilhantes, 
Com os raios do esplendoroso sol,
Caído nos lamentos do Samhain
Eu chamo em meio as pedras erguidas
Orando para que tu, ó Antigo,
Conceda suas benção a meus ritos místicos,
Ó Senhor de fogo do Sol ígneo!

Oração da Grande Mãe
(Tradicional Wicca) 

A sua Arte, Senhora, veio à luz.
Quem poderá escapar de seu poder?
Sua forma é um eterno mistério;
Sua presença paira
Sobre as terras quentes.
Os mares te obedecem,
As tempestades de acalmam.
A sua vontade detém o dilúvio.
E Eu, tua pequena criatura, 
Faço a saldação:
Minha Grande Rainha,
Minha Grande Mãe!

Oração à Grande Mãe

Eu sou o Deus, Eu sou o(a) Bruxo(a), Eu sou aquele que ilumina e protege. O poder da Grande Mãe, está dentro de mim. Que a Grande Mãe, a Senhora do Norte encha de frutos a árvore de minha vida, ilumina todas as minhas estações, Torna-me forte na dor, tornando-me belo no amor. Que Teu nome e Teu poder sejam sempre o meu nome e o meu poder. Assim sempre foi, e assim sempre será...

Oração às Forças Cósmicas 

Eu me uno às Forças Cósmicas no Grande e Eterno Ciclo, que tudo pode e que tudo é. 
EU sou tudo. Grandes Forças Cósmicas, descei sobre a minha alma e tornai-me poderoso. 
Eu vos agradeço, minhas Grandes Forças Cósmicas, e vos entrego meu amor e minha força.


Prece a Deusa mãe Senhora da Luz, Mãe do Universo!

Queremos agradecer pela oportunidade que deste ao homem,
Que em teu nome busca a luz do renascer em época tão árdua e difícil.
Nós, que ao longo destes séculos, com as mãos entrelaçadas apesar da mente embaçada pelo esquecimento, com fé contida pelas trilhas do sacrifício 
Plantamos as sementes do amor, da esperança e da fé renovada, independente do momento histórico que aqui estivemos, 
Cumprindo e fazendo cumprir as leis que regem o universo 
Numa serena e silenciosa guerra, lhe agradecemos Grande Deusa do planeta azul! 
Agradecemos pela luz que acendeste em nossos corações, 
Quando nos delegaste a tarefa divina de nos tornarmos lanternas incandescentes 
Para informar e conduzir a tua existência, a tua força e a tua ação, 
Em meio a toda tecnologia que nos envolve e oprime.
Queremos rogar-te que conduza o homem para o uso devido dos direitos Humanos e o justo progresso, 
Ilumina Grande Mãe, a consciência humana para o uso da inteligência, 
Ao fabricar foguetes e bases nucleares. 
Que o homem invente, crie e desenvolva novas técnicas e objetos de “ultima geração”
Dentro da segurança que não falha, a segurança moral.
Que o homem entenda que doar remédios, alimentos e socorro aos necessitados
É uma obrigação de ser e não um compromisso social.
Que ser honesto deve ser inerente à personalidade e não um mérito adquirido. 
Que o amor e a assistência aos animais, ás árvores amigas, e o respeito à Mãe Natureza passem a ser um comportamento real e verdadeiro.
Que a consciência livre possa respeitar as leis da tua criação,
E receba as bênçãos naturais por fazer parte do sistema cósmico universal. Que possamos viver livres da poluição dos mares e das idéias de alguns homens que ainda habitam este planeta que possamos viver livres do envenenamento, dos ares e dos alimentos industrializados.
Que o ódio seja banido do nosso planeta Terra,
Que as guerras sejam trancadas para sempre num museu e livros de historia E que nos seja dado o direito de em cada amanhecer e em cada anoitecer Podermos pensar em uma sala de aulas com o coração livre e leve
Com a consciência iluminada, porque estamos contribuindo para a paz do novo homem mais centrado a partir do teu renascimento nos corações e no cotidiano do ser humano.
Que em todos nós impere o imenso amor que nos mantém a alma 
E o coração em sintonia com o Todo.
Que nossos corações possam bater em perfeita harmonia com o coração da Terra.
E que pensando no explendor da paz interior 
Que se desenvolve pelos caminhos do amor 
Possamos qualificar a Deusa que existe em nós 
Para todos os seres deste planeta... 
Para todos aqueles que acolhestes no teu grande Útero, a Terra!

ABENÇOADO SEJAM TODOS!

Preceito Diário

Eu me levanto hoje 
Pela força dos céus
Luz do Sol 
Brilho da Lua 
Resplendor do Fogo
Presteza do Vento
Profundidade do Mar
Estabilidade da Terra
Firmeza da Rocha.
QUE ASSIM SEJA!
E ASSIM SE FAÇA!

Sintonia com a Deusa Grande Mãe

É o teu nome que invoco! 
Pelo poder dos 4 elementos, água, ar, fogo e terra, 
Pela quinta essência e pelo Consorte, 
Peço a graça de:
Ser teu reflexo entre os homens e mulheres da Terra. 
Que eu veja o mundo com seus olhos,
Que eu tenha a iniciativa para guiar meu caminho pela estrada mais correta. 
Conquistar sua proteção, 
Fazer o que quiser sem prejudicar ninguém,
Ter clareza para discernir a luz das trevas, 
Alcançar com êxito meus desígnios,
Preservar meus amigos 
Respeitar todo o ser vivo na face da Terra e fora dela
Levar o amor dentro e fora de mim
Ter o amor mágico em meu corpo, alma e espírito, 
Ser a Virgem, a Amante, a Mãe e a Sábia, ter mil nomes,
Expandir idéias e sentimentos em todos os corações 
Ter a estabilidade em todos os níveis 
Lidar adequadamente com mudanças inesperadas,
Conquistar abundancia e prosperidade em todos os níveis, 
Ter em mim o poder da transmutação
E também o encanto da sedução e da paixão
Que eu possa sempre atravessar as brumas, 
As fronteiras do tempo e do espaço 
Que se revele o que é permitido
Pela Deusa eu caminho,
E nas mãos Dela eu entrego minha vida 
Meu corpo é a Deusa 
Minha mente é a Deusa 
Minha alma é a Deusa. 
E assim será!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ritual de Yule



Uma tradição originada no Reino Unido ( e mais tarde largamente difundida pela Europa) era praticada nos tempos antigos : "a Tora de Yule", um tronco de carvalho ou freixo era cortado e decorado com ramos verdes e cones de pinheiro, eles eram queimados na lareira para  simbolizar o retorno do Sol.

Um porção da "Tora" era guardada para  iluminar os anos seguintes de Yule, permitindo que a casa permanecesse aquecida durante  todo o ano. Alguns diziam que a "Tora" não só iluminaria como espantaria a má sorte e as assombrações.

Os pagãos modernos criaram um  modo mais atual de celebração em substituição à  antiga "Tora de Yule".
Se constitui num pequeno tronco que é usado como base pra apoiar 3 velas...Proceda da seguinte maneira: Descubra um pequeno galho de carvalho, freixo ou pinheiro e achate um dos lados. escave  3 buracos para por  uma vela vermelha, verde e branca (representando o  Inverno), verde, dourada e preta (o Deus Sol), ou branca, vermelha e preta (a Grande Deusa).

Decore com folhagens verdes (azevinho ou hera)  com suas favoritas, arcos vermelhos e dourados, botões de rosa, cravo e polvilhe com farinha branca. Esta Tora poderá então ser queimada, ou guardada para ser reutilizada no ano seguinte, redecorada com ramos  frescos. 

Tire da árvore  apenas o necessário pra fazer a "Tora", e que seja pedida permissão á árvore e um presente seja oferecido a ela em troca(os celtas  por vezes ofereciam leite).

Ritual Sugerido - Tome um banho ritual e limpe o local da maneira habitual (varra com a vassoura ritual e passe pano molhado com desinfetante na área).

Lance o círculo da maneira habitual, invoque suas Deusas e Deuses pessoais. Então pegue a vela do Deus usada  no Samhain, de frente pro altar diga:"como esta vela representa o Senhor do Sol, sua morte e seu renascimento esta vela iluminará o seu retorno."Apanhe uma vela no altar e ilumine  a vela do Deus.

 Levando a vela do altar com você, circunde o  altar  movendo-se em volta da "Tora de Yule". acenda a vela dizendo:"Abençoda seja a Deusa em seu aspecto de Donzela, pura e jovem.

Possa todo o mundo  renascer jovem como ela de novo"Acenda a segunda vela dizendo:"Abençoada seja a Deusa no aspecto de Mãe, amável e forte. Possam todos que vem do  útero Dela sejam fortes e frutifiquem"Acenda a terceira vela dizendo:"Abençoada seja a deusa no seu aspecto de Anciã, poderosa e sábia. Guardiã da Magia e da Roda Vital.

"Volte-se agora a Tora de Yule que foi acesa, ponha a vela no altar neste local. Volte de frente pro altar e de pé  com a face voltada pra Leste, fale estas palavras:
"Nesta noite o Senhor do Sol é renascido, a Deusa e o Deus estão reunidos. 

Como o Sol retorna  e faz a roda do ano girar mais uma vez, nós  honramos a Deusa eo Deus e o recém-nascido Deus, nosso Mãe e Pai."

Agora é tempo  de algumas atividades sazonais que você tenha planejado para esta noite, Magia não é realmente apropriada, faça  uma mentalização pela Paz, Harmonia, Amor e  aumento da Felicidade. 

Outras atividades podem ser incluidas, tais como   cantos, decoração da àrvore de Yule. Ao acabar celebre com bolos e ceveja, então encerre o Círculo da forma habitual.

Fonte: Mistérios de Avalon

Yule - O Solstício de Inverno



A estação do Yule é marcada pelo Solstício de Inverno, o dia mais curto do ano. Deste dia em diante, o período diário da luz solar aumenta até alcançar o Solstício de Verão. Relacionado a esta experiência está uma antiga crença no renascimento do Deus Sol no Solstício de Inverno. A idéia de um Deus Sol renascido no centro da mensagem espiritual da celebração de Yule.

A estação do Yule é uma época para renovação e reinício de relacionamentos. Isto inclui o relacionamento consigo mesmo, assim como com a família e com aqueles que você ama. A mensagem primária do Yule é uma esperança que não pode ser negada. Isto é simbolizado por uma figura importante conhecida como "A Criança da Promessa".

A mensagem de esperança é representada pela inclusão de sempre viva como decoração para a estação do Yule. A adição do azevinho simboliza a força vital que está presente mesmo no declínio da natureza, conforme as estações passam do outono para o inverno. Uma guirlanda de sempre viva (decorada com azevinho e pendurada na porta ou em uma parede interna da casa) serve como lembrança do infinito círculo da vida. O Tradicional tronco de Yule (Yule log) funciona bem para conectar o princípio de renovação e renascimento.

As cores associadas com a estação do Yule possuem simbolismo místico. O verde é a cor da renovação, a gestação da semente que assegura a vida nova da primavera.

Velas verdes podem ser usadas em rituais e encantamentos para criar um alinhamento pessoal com este princípio. O vermelho é a cor do sangue. A essência líquida da vida que flui de geração a geração. Sendo assim, velas vermelhas podem ser usadas para se conectar com parentes, ancestrais e seres amados.

Branco é a cor da morte, dos ossos que foram deixados depois que a alma partiu do corpo. É a memória do que veio anteriormente. A neve de inverno que cobre a terra e simboliza a morte - mas uma morte que fornece uma nova vida nas sementes que adormecem debaixo do cobertor de inverno. Velas brancas podem ser usadas para tomar conhecimento de que a morte é parte da vida, e que todos os fins são na verdade inícios. Velas aromáticas, óleos ou incensos podem ajudar a se conectar com o rico simbolismo da estação do Yule.

O louro é uma fragrância popular e é associado com a abundância, prosperidade e fertilidade. Ele pode ser usado em encantamentos e rituais que sejam designados ao ganho e ao crescimento. A canela é um outro aroma que pode ser usado para dinheiro ou oportunidades profissionais. Velas ou óleos aromatizados com maçã são úteis em encantamentos ou rituais para uma casa tranqüila ou um relacionamento harmonioso.

Se você estiver interessado em sincroni-zar-se com os mistérios internos da estação, então deve conseguir umas das tradicionais características ligadas a estação do Yule. Um dos pares que representam bem isso é o Rei Carvalho e o Rei Azevinho. Para representá-los você pode pegar uma figura de Papai Noel (lembrando que no Norte o Yule ocorre em dezembro) entre várias figuras rústicas disponíveis. Procure por um Papai Noel vestido de marrom ou verde para representar o Rei Carvalho. Um Papai Noel vestido de vermelho representa o Rei Azevinho. Se você for bastante criativo pode usar uma figura de um boneco de neve para representar o espírito vivo do inverno. Figuras de renas podem ser usadas para simbolizar os aliados que carregam os desejos através dos encantamentos e rituais. Todo esse imaginário mágico pode ser incorporado no projeto de seus encantamentos e rituais ou mesmo em um altar pessoal para a estação do Yule. Quando trabalhar com essas conexões, considere queimar olíbano e mirra como um aroma espiritual e mágico para fortalecer o trabalho ritual e de encantamento nesta estação.

Para abraçar completamente a estação, crie um altar que possa ser deixado em sua casa ou escritório. No centro do altar você pode colocar a Tronco de Yule com três velas. Um sino de prata pode ser colocado na frente dele para chamar os bons espíritos da estação. No altar você pode dispor de imagens decorativas como globo de neve, flocos de neve e outros símbolos que tenham algum significado ou ligação pessoal. Não esqueça de incluir algumas pinhas lascas de sempre viva e azevinho.

Uma inclusão popular na celebração de Yule é a árvore do solstício hoje chamada de árvore de natal (lembrando que o Yule ocorre em dezembro e tem correlações com a época do Natal). A árvore é um símbolo dos bosques sagrados de tradições Pagãs que veneravam divindades que se acreditava habitar nas árvores. Cada bosque era moradia para uma árvore em particular que era honrada acima de todas as outras. Talismãs e fitas eram normalmente pendurados em seus galhos como oferendas e como solicitações para favores especiais.

A moderna tradição popular de colocar presentes debaixo da árvore do Yule reflete a antiga prática de veneração nos bosques. Isto também é refletido na decoração da árvore com vários ornamentos. A árvore pode ser decorada com ornamentos simbólicos associados com tradições Neo Pagãs individuais. Deste modo, a decoração refletirá em um foco espiritual único de suas crenças e práticas Neo Pagãs pessoais. Arrumar presentes debaixo da árvore para a família e pessoas queridas ajuda a conectar o sentimento de tribo ou comunidade.

O ato de dar presentes está há muito tempo associado com a estação do Yule. Como uma tradição espiritual, isto simboliza um conhecimento da faísca divina que reside dentro de nós. Todos carregaram internamente a essência daquele que nos criou. Isto é o espírito ou alma que anima nossos corpos físicos. Neste sentido, todos foram originados da mesma fonte. Compartilhando sentimentos de amor e proximidade ajuda a fortalecer a luz de nossas almas. Deste modo, nós renovamos esta força no mesmo espírito conforme movimentamos a luz do renascido Sol no Yule.

Por Raven Grimassi

Yule!



(21 de Dezembro) H. Norte / (21 de Junho) H. Sul

Esse é o Solstício de Inverno, a noite mais longa do Ano. A partir desse dia, o Sol se aproxima da Terra, e a escuridão do inverno ameaça ir embora. É quando a Deusa dá à luz seu novo filho, o Deus renovado e forte, ainda bebê. É importante notar que no hemisfério norte o Yule é comemorado na mesma época do Natal, e que tem significado muito parecido com o feriado cristão: o nascimento do Deus menino, filho de um Deus maior, aquele que trará a esperança à Terra.

O hábito de trazer pinheiros para dentro de casa é um hábito totalmente pagão: o Pinheiro, o azevinho, e tantas outras árvores tão utilizadas no Natal são árvores cujas as folhas perenes e sempre verdes, e por isso simbolizam a continuação da vida. Os sinos são símbolos femininos de fertilidade, e anunciam os espíritos que possam estar presentes. É desta data antiga que se originou o Natal Cristão. 

Nesta época, a Deusa dá à Luz o deus, que é reverenciado como CRIANÇA PROMETIDA. Em Yule é tempo de reencontrarmos nossas esperanças, pedindo para que os DEUSES rejuvenesçam nossos corações e nos dêem forças para nos libertarmos das coisas antigas e desgastadas. É hora de descobrirmos a criança dentro de nós e renascermos com sua pureza e alegria. 

Coloque flores e frutos da época no altar. Se quiser, pode fazer uma árvore enfeitada, pois está é a antiga tradição "pagã", onde a árvore era sagrada e os meses do ano tinham nomes de árvores. Esta é a noite mais longa do ano, onde a Deusa é reverenciada como a Mãe da Criança Prometida ou do Deus Sol, que nasceu para trazer Luz ao mundo. Da mesma forma, apesar de todas as dificuldades, devemos sempre confiar em nossa própria luz interior. 

COMEMORANDO O YULE

O altar é decorado com plantas como pinho, ALECRIM , LOURO , zimbo e cedro, os quais podem ser utilizados para marcar o Círculo. Folhas secas também podem ser colocadas no altar. Encha o caldeirão - no altar e sobre uma superfície à prova de FOGO - com algum líquido inflamável(álcool), ou então coloque uma VELA vermelha dentro do caldeirão. 


ERVAS TÍPICAS DO YULE

Louro, CAMOMILA , ALECRIM , Sálvia, Zimbo, Cedro e outras.

COMIDAS TÍPICAS DO YULE

Carne de porco, castanhas, frutas como a maçã e pêras, bolos de castanhas embebidos de cidra, chás de GENGIBRE ou hibisco.