sexta-feira, 18 de junho de 2021

A Roda do Ano - Hemisfério Sul



A roda do ano simboliza o eterno ciclo das estações, é um tipo de calendário que os antigos Celtas utilizavam para marcar importantes estágios do calendário agrícola, onde eram feitas comemorações nas épocas de plantio e colheita.

A roda do ano está dividida em 8 comemorações, ou sabás, que acontecem ao longo do ano em intervalos de aproximadamente 6 semanas, sendo eles: Yule, Imbolc, Ostara, Beltane, Litha, Lammas, Mabon e Samhain. Dentre as celebrações quatro são realizadas nos solstícios de inverno e verão e nos equinócios de primavera e outono.

Este calendário teve origem na civilização Celta que comemorava o Samhain como a virada do ano e o início de um novo ciclo. Na cultura Nórdica o ano novo era celebrado no Yule.

A roda do ano simboliza ainda a dualidade entre luz e sombra, vida e morte, Sol e Lua, feminino e masculino, o Deus e a Deusa. É o eterno ciclo da natureza e da vida: nascer, morrer e renascer.

Yule

É o solstício de inverno e ocorre no hemisfério Sul por volta do dia 21 de junho.

O Yule é a comemoração do parto do Deus, do renascimento do Sol que começa sua ascensão.

O solstício de inverno é a noite mais longa do ano. Após esse sabá as noites se tornam mais curtas e os dias cada vez mais longos.

O renascimento do Deus representa a luz, a esperança renovada, o retorno da vida, o fruto do amor do Deus e da Deusa.

O Yule é o início da fase do Deus.

Imbolc

Comemoração realizada no dia 1º de agosto.

É a celebração do despertar da terra, do seu aquecimento, da preparação da terra para o plantio. O inverno já está na metade e começa a dar lugar à renovação da terra. O crescimento do Sol anuncia a chegada da primavera.

O Imbolc é considerado um momento de renovação, quando nos afastamos do antigo para dar lugar a novos começos e crescimento.

Este sabá é representado pelo Deus ainda criança.

Ostara

É o equinócio de primavera e ocorre no hemisfério Sul por volta do dia 23 de setembro. No equinócio o dia e a noite tem a mesma duração.

Ostara é o momento do renascimento e desabrochar, quando Sol está mais forte e a terra começa a florescer. É o ápice da fertilidade e o despertar da terra para uma nova vida. Este é um bom período para iniciar novos projetos, fertilizar novas ideias, renovar os laços de amor, amizade, trabalho, época de plantar novas sementes para colher seus frutos no futuro.

Este equinócio simboliza a fertilidade do Deus Jovem.

Beltane

Comemoração realizada no dia 31 de outubro.

As energias da luz e da vida estão a todo o vapor e a primavera exibe todo o seu esplendor mostrando os primeiros sinais de tudo o que foi fertilizado.

No Beltane o Deus e a Deusa já estão maduros e se unem para trazer fertilidade e abundância para a terra, as famílias, o trabalho, etc.

Este sabá é o símbolo da união entre masculino e feminino, entre o Céu e a Terra.

O Beltane é representado pelo Deus na fase adulta.

Litha

É o solstício de verão e acontece no hemisfério Sul por volta do dia 21 de dezembro.

O solstício é o dia mais longo do ano, o momento em que o Sol chega ao seu auge e inicia o seu declínio, pois os dias se tornarão cada vez mais curtos.

O Deus adulto torna-se pai dos grãos e traz o calor do verão e a promessa da colheita de tudo que foi semeado na primavera.

Este sabá marca o aumento da escuridão e o início da fase da Deusa que atingirá seu auge no Yule.

O Litha é o fim do ciclo do Deus que renascerá no próximo Yule.

Lammas

Comemoração realizada no dia 2 de fevereiro.

Lammas marca o início da colheita dos grãos e significa “massa do pão” (loaf mass) que representa o alimento. Nesta comemoração eram feitos pães com os grãos recém-colhidos e repartido como alimento sagrado entre a família e os amigos.

É o momento de colher o que foi plantado e de agradecer ao Deus e a Deusa por sua generosidade.

O Deus adormece, mas antes deixa sua semente no ventre da Deusa Jovem para dar continuidade à vida.

Mabon

É o equinócio de outono e ocorre no hemisfério Sul por volta do dia 20 de março. No equinócio o dia e a noite são iguais.

O Mabon é a celebração da segunda colheita, a colheita dos frutos. Época de comemorar e agradecer o que está sendo colhido e celebrar a fartura e as conquistas. Neste sabá devemos agradecer também tudo o que passamos em nossas vidas, bom ou ruim, pois faz parte da evolução humana de cada um e tudo o que acontece deve ser levado como aprendizado.

Nesta fase a Deusa está madura em seu aspecto de provedora.

Samhain

Comemoração realizada no dia 1º de maio.

O Samhain é a preparação para o inverno. Tempo de reclusão para meditar e refletir sobre o ciclo da vida. É chegada a hora de reverenciar e homenagear nossos ancestrais e os espíritos que auxiliam nossa caminhada.

Neste sabá o véu entre os mundos se torna mais tênue, o que facilita a comunicação com outras dimensões. É um período muito propício para a realização de consultas oraculares, tais como tarô, runas, i ching.

A Deusa mostra toda a sua sabedoria como anciã neste sabá.

 Templo da Nova Era

RODANDO O SUL OU RODANDO O NORTE?

Como as principais fontes de Bruxaria e os principais autores modernos sobre o assunto são do Hemisfério Norte, a Roda do Ano está, logicamente, toda estruturada à posição solar equivalente àquele hemisfério.

Cada Sabbat representa uma posição Solar e uma fase da vida do Deus Sol. Portanto, como citado acima, Yule ocorre no Solstício de Inverno, quando o Sol renasce após um longo período de escuridão.

As datas de tais eventos celestes aqui no Hemisfério Sul são invertidas. Enquanto no Hemisfério Norte se celebra Ostara, no final de Março, durante o Equinócio de Primavera, aqui celebramos Mabon, a segunda e última colheita antes do inverno, no Equinócio de Outono.

São energias diferentes.

No Hemisfério Norte estão entrando na Primavera e indo em direção ao Verão. A energia do Deus Sol cresce cada dia mais.

Aqui ele está no fim de sua vida, pronto para partir e deixar a Deusa sozinha. Estamos entrando no Outono e indo para o Inverno.

Há quem prefira seguir as datas do Hemisfério Norte. Há inclusive quem celebre o que chamam de “Roda Mista”, celebrando tanto Beltane e Imbolc ao mesmo tempo, por exemplo.

De fato, o importante é celebrar a natureza!

Independente de qual roda do ano você celebre, desejo que hoje todas as energias possam estar a seu favor.

Hoje mais uma vez a roda do ano gira, e mais uma vez nossa vida gira junto com ela, não importa qual seja a sua roda, nunca deixe de celebrar.

Feliz Litha, Feliz Yule! ❤