domingo, 4 de abril de 2021

Deusa Eostre


Você sabia que o famoso "coelhinho da Páscoa" e os ovos coloridos possuem raízes no antigo folclore Pagão? A Páscoa é uma festa cristã, mas os elementos que a compõem remontam tempos ainda mais antigos...

Nas mitologias nórdica e germânica, Eostre é a Deusa do despertar do Sol no horizonte e dos primeiros raios da aurora. Ela representa renascer do dia e também o amanhecer de toda a natureza na Primavera - lembre-se que esta época da Páscoa, no Hemisfério Norte, coincide com o desabrochar da Primavera. É do nome de Eostre que vem o nome "Easter" (que é Páscoa em inglês).

Nos mitos, Eostre é dita como uma deusa que canta, dança e é adorada pelas crianças. Sabe as princesas da Disney, cantando com os animais no bosque? Essa é a graciosidade de Eostre! Mas, diferente dos contos infantis, a deusa não esperava por um "príncipe"; ela esperava pela Primavera - pois não importa o quão frio tenha sido o Inverno, quando a Primavera chega, um novo ciclo de vida e beleza reina.

Uma lenda conta que Eostre estava em um jardim rodeada de crianças, quando um lindo pássaro pousou em sua mão. Ao lançar um encantamento, o pássaro se transformou no animal favorito de Eostre: uma lebre. As crianças ficaram maravilhadas no momento, mas, com o tempo, notaram que a lebre não estava feliz com a transformação, pois não podia mais cantar nem voar. Eostre tentou desfazer o encanto, mas não conseguiu; então, decidiu esperar até que o Inverno passasse, pois na Primavera ela estaria mais forte e poderia transformar a lebre novamente em pássaro, pelo menos por algum tempo. E assim aconteceu!

Agradecido por sua liberdade, o pássaro botou ovos em homenagem à Deusa. E depois, como lebre novamente, pintou esses ovos das cores mais lindas, e os distribuiu pelo mundo. No fim, para alertar a todos sobre o erro que foi interferir no livre-arbítrio de um ser, Eostre entalhou a figura de um coelho na lua como lembrete de que a liberdade é sagrada.

Seja lá o que tenha nos prendido, crucificado ou impedido de alçar voos, quando a Primavera se abre, a Deusa Eostre nos devolve as nossas asas... Tiramos os pesos e as cruzes que nos doem os ombros e voamos livres e leves! Ressuscitamos!

Pri Ferraz - Diário da Bruxa 🌸🐰🥚