sexta-feira, 31 de julho de 2020

Lammas: momento de celebrar a prosperidade


(01 de Agosto) H. Norte / ( 01 de Fevereiro) H. Sul

Primeiro festival da colheita

Lammas é o primeiro festival dos Sabbats das colheitas.

O Deus sol agora se transforma no Deus das Sombras, doando sua energia às sementes para que a vida seja sustentada, enquanto a mãe se prepara para assumir seu aspecto de Anciã.

Agora é tempo de você ensinar o que você aprendeu, com os frutos colhidos. Ramos de trigo assim como bonecas de milho são símbolos tradicionais desse sabbat. O pão é colocado sobre o altar e decorado com frutas e vegetais da colheita.

Lammas honra o Deus céltico Lugh o Deus das colheitas, do fogo, do Sol. Ele foi o Rei dos Thuatha de Danan e consorte d eDana, a primeira grande mãe na Irlanda. Dana, como a rainha de Lugh e a Deusa Mãe, é também honrada nesse sabbat.

Lammas como um festival do fogo e de colheita, assume muitos temas sacrificatórios. Nossos antepassados sabiam que, para receber algo, deveríamos das primeiro. Nossos antepassados sacrificavam o melhor da primeira colheita para assegurar que as colheitas fossem abundantes e cada vez maiores. Essa cerimônia sacrificatórria se tornou o ponto central nos rituais de Lammas.

Antigamente, nesses rituais, era feito um boneco de vime e outros materiais. O homem de palha era preenchido com todos os “sacrifícios”, tanto animal como humano, em oferenda aos deuses. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia de Lammas, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas até o mundo dos Deuses. Nós ainda o executamos durante o rito de Lammas. O homem de vime hoje é feito de grãos, milho que ;e queimado no caldeirão. Nenhum oferecimento de carne humana ou animal é utilizado.

Lammas é o tempo de dar gratidão pelo que você começou a receber e sacrificar o que você puder para receber mais.

Correspondências de Lammas

– Cores – marrom, laranja, vermelho e amarelo;
– Deuses – das colheitas e dos grãos;
– Ervas – flor de trevo, verbena, arroz, alho, trigo, murta, cebola, manjericão, calêndula, confrei e hera. –  – Pedras – olho-de-gato, citrino, aventurina, rodocrosita.

Atividades

– Fazer pão de Lammas;
– Fazer velas para honrar a Deusa e o Deus;
– Coletar água da chuva para uso de feitiços e potencializar objetos mágicos;
– Criar e enterrar uma garrafa de bruxa;
– Fazer uma boneca de milho e guardar para o próximo imbolc;
– Fazer uma roda de milho;
– Lembre-se – A Boneca de milho que você fará agora será vestida e colocada na cama da noiva em Imbolc.

Comidas e Bebidas

– Ervas frescas;
– Frutas e vegetais;
– Pão de milho;
– Amoras pretas;
– Tortas;
– Sidra;
– Vinho de pétalas de rosas.

Caverna Da Bruxa