quinta-feira, 21 de maio de 2020

Rituais para aproveitar o potencial de cada fase da Lua



Único satélite natural da terra, a lua influencia nossa vida mais do que imaginamos. Como a ação é diferente em cada uma de suas fases, nada mais óbvio do que tirar proveito dessas particularidades, o que pode ser feito através de rituais específicos."A lua tem uma relação muito forte com o feminino, com os líquidos, com a água, que é o grande elemento de fertilização e de vida. Também está muito associada às emoções, à fertilidade, à intuição", comenta a astróloga e coach holística Virginia Gaia.

Não à toa, tem ligação com o ciclo menstrual, que dura em torno de 28 dias, mesmo intervalo de uma lunação, o período de tempo entre duas luas novas consecutivas. A seguir, com ajuda de Virginia, listamos rituais que todas as pessoas podem fazer em cada uma das fases lunares. 

Conquistas a longo prazo com ritual na lua nova 

Para a astrologia e a magia como um todo, a lua nova se mostra eficiente para renovação e início de fases e projetos novos - seja uma construção, um empreendimento, um emprego ou mesmo relacionamento. "É interessante trabalhar com ela quando queremos transformação, algo completamente diferente dos ciclos ou padrões anteriores", comenta Virgínia. Nesse período, segundo ela, sol e lua sempre se encontram no mesmo signo. 

O ritual mais indicado para tal fase visa alcançar objetivos a longo prazo. O procedimento é simples: providencie uma vela preta (cor ligada a Saturno, que tem a ver com estruturas e planos de longo prazo) e uma moeda (de qualquer valor) ou pedra (pirita ou outra que tenha tom mais dourado, evocando crescimento e riqueza). Tanto a moeda quanto a pedra representam o elemento Terra. 

Em noite de lua nova, escreva num papel sua intenção, coloque a moeda ou a pedra por cima e acenda a vela ao lado. Deixe-a queimando e, quando terminar, queime também o papel. Jogue as cinzas no lixo comum ou em água corrente. "Pode ser qualquer pedido, desde que tenha a ideia de ser a longo prazo", observa Virgínia Gaia.

Esse ritual é ainda mais indicado no período de revolução solar, à época do aniversário, quando o sol passa pelo signo de cada pessoa. "É muito legal para dar força e consistência em projetos e planos para aquele ano em específico", justifica a especialista.

Lua crescente é ótima para atrair prosperidade

Nesta fase da lunação, tem-se o aspecto chamado de quadratura, com a lua numa posição de 90° em relação ao sol. Do ponto de vista mágico, a fase crescente serve para tudo que precisa crescer e ganhar corpo, desde lucros, o romantismo, as emoções ou a fertilidade até o tamanho do cabelo ou a visibilidade no trabalho. "É ideia do crescimento, do fertilizar", diz a astróloga.

O ritual para crescimento e prosperidade deve ser feito na noite da lua crescente. Para tanto, é necessário uma vela na cor azul escuro (tom ligado a Júpiter, o grande expansor da astrologia), um punhado de grãos (de qualquer variedade) ou ramos de trigo, ambas opções remetendo à multiplicação, além de uma nota de dinheiro (o maior valor que tiver na carteira), para simbolizar crescimento. Mantenha tudo próximo e acenda a vela, deixando-a queimar.

"Mentalize o que você quer, pedindo crescimento, expansão, para que as coisas se multipliquem", ensina Virgínia. Depois, ao terminar, colocar a nota novamente na carteira e use os grãos ou o trigo como item decorativo, seja em vasos ou bowls, tanto na moradia quanto em endereço comercial. "É bom sempre usar próximo da entrada. Se houver algum espaço com espelho perto, melhor ainda! Isso faz atrair, crescer e multiplicar tudo o que há dentro de casa ou do comércio", afirma a especialista.

Ritual na lua cheia reforça o romantismo e o poder sexual

A lua cheia é o ápice da lunação, quando tudo fica mais intenso. Astrologicamente, ocorre o aspecto chamado de oposição, com a lua distante do sol numa relação de 180°. Sol e lua estão em signos opostos, o que faz que tudo chegue ao seu máximo. "É ideal para ativar aquilo que pede força, sucesso, poder, destaque", aponta Virgínia. Além disso, traz mais amor, força, paixão, sedução e intensidade (sexual, inclusive) para as relações. Também atrai gente nova.

Ritual muito bom para aumentar o poder de atração, seja para quem está num relacionamento, ou para quem está solteiro e quer ser mais notado, é o seguinte: pegue uma vela cor-de-rosa (tonalidade ligada a Vênus), uma taça cheia de água e uma rosa, cor-de-rosa ou vermelha - a mais clara deixa tudo mais romântico, enquanto a outra ativa mais o lado passional, porém, mais fugaz.

Em um altar improvisado, acenda a vela, ao lado da taça com água e a flor, mentalizando o pedido para aumentar seu poder de atração e de sedução. Quando terminar de queimar, prepare um banho com a água e a rosa: ferva a água da taça (acrescente mais do líquido para complementar) e, quando alcançar o ponto de fervura, desligue o fogo e acrescente apenas as pétalas da flor. Deixe a panela tampada, em infusão. Quando a temperatura da água ficar agradável, tome seu banho diário e, no fim, jogue essa água de rosas do pescoço para baixo. As pétalas podem ser dispensadas no lixo, normalmente.

Na lua minguante, invoque proteção e afaste as energias negativas

Na última fase da lunação, a lua minguante também está em quadratura (90° em relação ao sol), com o movimento de aproximação até o astro. "É o momento de reclusão, de declínio, de reflexão sobre tudo o que aconteceu desde a lua nova", comenta a astróloga.
A ocasião é excelente para trabalhar temas como concentração e foco, além de rituais de proteção e banimento - para mandar embora o que não se quer mais (uma pessoa, por exemplo) e encerrar ciclos (trabalho, relacionamento etc). Dietas, detox e tratamentos estéticos são ótimos neste período.
O ritual a se fazer atrai proteção e afasta energias ruins. Assim, no fim da fase de lua minguante, dois ou três dias antes da lua nova, pegue uma vela branca, um cristal na cor preta -- pode ser obsidiana, ônix, turmalina negra, hematita bem escura, entre outras -, e um incenso de preferência (lavanda/ alfazema ou sândalo, por exemplo). Basta acender a vela, junto com o incenso e o cristal, pedindo proteção e a limpeza de energias negativa.

Também é possível preparar um banho com essência ou flores desidratadas de alfazema para acalmar a mente e conseguir mais foco. Neste caso, ferva água e, quando atingir o estado de ebulição, desligue e acrescente algumas gotinhas de essência floral ou as flores secas, deixando em infusão até que água esteja em temperatura adequada. No fim do banho diário, jogue a água do pescoço para baixo. "Quem quiser fazer uma limpeza grande pode repetir o banho de alfazema durante os 7 dias de lua minguante", ensina Virgínia.

Lua negra X lua azul

Seguimos o calendário gregoriano, que define o mês com 30 ou 31 dias. Como a lunação tem cerca de 28 dias, é comum acumular essa diferença de dias. Por isso, em alguns meses, podem ocorrer duas luas novas ou duas luas cheias.

"Do ponto de vista astrológico, é relevante quando houver duas luas novas ou duas luas cheias dentro de um mesmo signo, entendendo que o signo é um pedaço do céu com 30°, por onde a lua passa e permanece por alguns dias", diz Virgínia.
No caso das luas novas, a segunda delas é chamada "lua negra". Quando envolve a cheia, a última é conhecida como "lua azul". Nas duas situações, as segundas luas que se mostram ainda mais fortes e intensas que as primeiras.

Fonte - Alto Astral - Cláudia Dias