quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Esbats - Luas do Ano



E essa importância toda que damos para a lua cheia?


São os Esbats. Esbats são a celebração das 13 luas cheias que ocorrem durante o ano. Os Esbats são lunares e representam a Deusa no auge de seu poder. Estes são os momentos em que sua magia é mais potente do que em qualquer outro dia do mês e por isso costuma-se realizar rituais de iniciação e magia.
A palavra Esbat é de origem francesa, “s’esbattre” que pode ser traduzido livremente como brincar com alegria ou alegremente. Além de alegre, é um momento para comungar com os Deuses.
A segunda lua cheia que ocorre em um mês é chamada de lua azul.
Os nomes dos Esbats podem variar conforme a cultura, tradição e hemisfério da pessoa.

Hoje, com o crescente interesse sobre as práticas Pagãs, pessoas de todas as idades e condições se encontram nas noites de Lua Cheia para reverenciar a Deusa e a vida. Como os Sabbats, celebrar os Esbats nos coloca em harmonia com toda a natureza pois se as mudanças das fases lunares exercem influência sobre as marés e plantio das sementes, elas seguramente influenciam nossas emoções e acontecimentos diários.

Cada uma das lunações recebe um nome específico que reflete o momento da Roda do Ano em que ela se encontra expressando um dos muitos temas da vida humana. Estes nomes podem variar de Bruxo para Bruxo ou dependendo da Tradição. Os nomes que seguem são os mais comuns e largamente utilizados entre a comunidade Pagã: Mês – Nome correspondente no hemisfério Sul
JANEIRO: Lua do Feno

É o momento onde vemos a natureza em sua plena maturidade.
As sementes germinaram e chegou a hora de pensar no que será guardado para o inverno e relembrar os grãos (sonhos) que foram plantados em  Setembro, na Lua do Arado. Agora é chegado o momento de preparar-se para a materialização dos frutos de nossas ações.
Erva: madressilva
Cor: Branco, marrom, prata e cinza
Momento ideal para: preparar-se para o sucesso,  meditar  sobre os objetivos e planejar o futuro.



FEVEREIRO: Lua do Milho
Esta lunação marca o período da primeira colheita e a retribuição dos benefícios de nossas ações.  Momento de nos alimentarmos interna e externamente, lutando pelos nossos sonhos.
Erva: louro
Cor: laranja, ouro e amarelo
Momento ideal para: encontros, fortalecer as amizades e lutar pelos sonhos
 
MARÇO: Lua da Colheita
Esta lunação marca o período da segunda colheita. E momento de agradecer pela fartura e abundância e meditar sobre o equilíbrio da vida. É o momento ideal para organizar nossa vida espiritual e emocional.
Erva: avelã
Cor: marrom e amarelo
Momento ideal para: agradecer pelas conquistas, meditar, organizar e fortalecer os diferentes aspectos da vida.
 
ABRIL: Lua do Sangue
Esta lunação marcava o período sazonal da caça e estoque de comida para o inverno. Momento de celebrar os ancestrais e meditar sobre o tema morte e renascimento, já que o Sabbat Samhain se aproxima. Hora de deixar de lado os hábitos nocivos e se desfazer das coisas que não nos servem mais, dentro e fora de nós.
Erva: cipreste
Cor: laranja, preto, roxo
Momento ideal para: se livrar de vícios, purificar e buscar harmonia



MAIO: Lua Escura
É a lunação da transformação e preparação para a chegada do inverno. Momento ideal para fazer a paz consigo mesmo e com aqueles ao seu redor.
Erva: cedro
Cor: preto, cinza, verde escuro
Momento ideal para: buscar o entendimento, fortalecer a comunicação com a Deusa e com o Deus, encontrar a paz.
 
JUNHO: Lua do Carvalho
Lunação do renascimento espiritual. Após o Solstício de Inverno que ocorre neste mês marcando a noite mais longa do ano, os dias passarão a ser maiores que as noite. Exatamente por este motivo, esta lunação é ideal para nos levar ao encontro de nossa alma. Conforme a luz solar crescer, sua energia iluminará nos vidas nos mostrando os caminhos a serem percorridos.
Erva: azevinho
Cor: vermelho, branco, verde
Momento ideal para: buscar pelo renascimento, auxiliar amigos e familiares, pedir orientação aos Deuses



JULHO: Lua do Lobo
Lunação ideal para trabalharmos os sentimentos interiores. O período de reclusão nas noites frias e longas do inverno estão passando e é hora de despertarmos, nos preparando para o florescer da primavera.
Erva: bétula
Cor: branco e violeta
Momento ideal para: gestação, concepção, proteção, estudar os projetos que desejamos ver realizados
 
AGOSTO: Lua da Tempestade
Lunação associada ao Sabbat Imbolc e consequentemente ideal para purificação, limpeza e descartar o que não nos serve mais. O sol começa a dar seus primeiros sinais de força e luz e as trevas são dissipadas.
Erva: Sorveira
Cor: vermelho, verde, laranja, azul celeste
Momento ideal para: canalizar a energia necessária para a realização dos desejos, purificação, cura, cuidar do lar e família
 
SETEMBRO: Lua do Arado
É a lunação que marca o momento de arar e semear.  A terra despertou do seu sono profundo e agora é hora de ter esperança e deixar os ventos da transformação trazerem nova energia para a sua vida.
Erva: Amieiro
Cor: azul, amarelo, branco
Momento ideal para: crescer, prosperar, acreditar, recomeçar algo que foi deixado de lado no passado
 
OUTUBRO: Lua dos Grãos
A Terra se enche de luz e o que foi plantado agora começa lentamente a germinar. A união da Deusa e do Deus traz a energia fertilizadora necessária para que a futura colheita seja farta e abundante.
Erva: pinheiro
Cor: verde e vermelho
Momento ideal para: produzir ou desenvolver algo, aproveitar as oportunidades e a sorte, trabalhar nosso temperamento



NOVEMBRO: Lua da Lebre
É hora de celebrar o amor e a vida. Esta lunação marca o período que segue a união da Deusa e do Deus. A Terra está cheia de poder pronto para ser utilizado. É hora de abraçar as diversas partes do nosso eu e reconhecer que todas elas fazem parte de nossa natureza e precisam ser equilibradas.
Erva: rosas
Cor: rosa, verde, vermelho
Momento ideal para: usar nossa energia criativa, buscar pelo amor ideal e verdadeiro, fortalecer nossa ligação com a natureza.
 
DEZEMBRO: Lua dos Prados
Esta lunação indica o momento de honrarmos a Deusa e agradecer pelo aprendizado conquistado no decorrer do ano. O Verão agora se inicia trazendo o poder do Deus solar à Terra. O velho morrerá para dar espaço ao novo e por isso agora somos capazes de nos fortalecer.
Erva: flor do campo
Cor: azul claro, rosa e laranja
Momento ideal para: tomar decisões, assumir responsabilidades, fortalecer as relações amorosas, conquistar um novo amor.


Mês – Nome correspondente no hemisfério Norte


Janeiro – Lua do Lobo
Fevereiro – Lua da Tempestade
Março – Lua do Arado
Abril – Lua dos Grãos
Maio – Lua da Lebre
Junho – Lua dos Prados
Julho – Lua do Feno
Agosto – Lua do Milho
Setembro – Lua da Colheita
Outubro – Lua de Sangue
Novembro – Lua Escura
Dezembro – Lua do Carvalho


Wicca para todos, Claudiney Prieto.