sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

As Fases da Lua na Magia



Você já reparou quantas vezes, desde pequenos, olhamos para o céu e admiramos a Lua em suas diversas fasesCrescenteCheiaMinguante ou Nova... A Lua e seus ciclos sempre serviram de referência para guiar nossos passos e muitas vezes nos auxiliar atomar decisões. Plantar, pescar, navegar, cortar os cabelos...
Quem nunca se perguntou qual a melhor
fase da Lua para essa ou aquela decisão do dia-a-dia?

Se a Lua é importante para o cotidiano, imagine o tamanho de sua importância para a magia! Por isso, vem comigo que eu vou te ensinar um pouco mais sobre cada fase da Lua e suas influências energéticas, qual delas é a mais indicada para os seus rituais e o calendário lunar para esse ano!

As fases da Lua para os homens e os Deuses...

Desde os tempos antigos as fases da Lua vem influenciando a vida e os rituais humanos - sejam eles mágicos ou cotidianos. Não é à toa que muitas pessoas se utilizam do calendário lunar para tomar decisões importantes em suas vidas: os pescadores e camponeses, por exemplo, não conheciam as influências mágicas das fases da Lua, mas sempre souberam qual o melhor período para uma ou outra atividade no campo.
Da mesma forma, o aumento do número de parturientes durante a Lua Cheia, por exemplo, é também muito conhecido. A propósito, a Lua exerce uma influência especial sobre as mulheres e suas regras mensais. Por esse motivo, ela é considerada uma divindade em diversas tradições mágicas - justamente por representar as diversas faces do Sagrado Feminino: a donzela, a mãe, a anciã e a guerreira se refletem e personificam a cada ciclo lunar.
Na Magia Cigana, no Candomblé e na magia com as folhas sagradas não é diferente: a influência da Lua é muitas vezes considerada para determinar o melhor momento para se realizar esse ou aquele tipo de ritualbanho ou defumação, dependendo dos objetivos que queremos atingir. Para rituais de louvação a Ori, por exemplo, nosso Orixá Particular, ou em ebós e rituais que busquem a prosperidade e a abertura de caminhos é fundamental considerar a maneira como a Lua se posiciona no céu.
É inegável: magia e sabedoria popular se misturam quando falamos sobre as maneiras que cada fase da Lua interfere e influencia nossos rituais, nosso dia-a-dia e até mesmo nosso humor. Então... Quais são, afinal, as potências e objetivos que devem ser trabalhados em cada uma delas?

Lua Crescente

É a fase em que a Lua sai da escuridão e começa a renascer, iluminando o céu. Por isso, é propícia aos rituais de crescimento e atração. Rituais que tenham por objetivo aumentar o que se deseja, o nascimento de crianças, fortalecimento das amizades e dos relacionamentos, amorsensualidade e sentimentos, harmonização das situações e dos ambientes, boa sorte, negócios e prosperidade devem ser realizados durante esse período.

Lua Cheia

É a fase em que a Lua está mais visível e brilhante, reinando plena no céu. É nesse período que as energias espirituais atingem seu ápice e se consolidam, vibrando mais forte. Por isso, é propícia aos rituais de fortalecimentopreenchimentofertilidadevirilidade sexualidade, comunicação, brilhosucesso e visibilidade, assinatura de contratos e parcerias, felicidade, coragem e fortaleza, conquista e domínio, definição de situações amorosas e realização de casamentos.
Lua Minguante

É a fase em que a Lua vai diminuindo o brilho até desaparecer, morrendo por alguns dias. É o momento propício para o encerramento de tudo o que não é mais necessário ou desejado, o banimento de energias negativas, libertação finalização, reversão de situações indesejadas, cura (no sentido de eliminar a doença), morte e ressureição simbólicas, maturidade e sabedoria ancestral,venda de imóveis e quebra de feitiços maléficos.

Lua Nova
É a fase em que a Lua não está visível no céu, preparando-se para renascer em seu novo ciclo. Por isso, é um período de instabilidade energética, repleto de mistérios e inseguranças, de morte e  escuridão, de reclusão, sendo propício, porém, para a meditação e o autoconhecimento.
Diego de Oxóssi