quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Noite de Halloween favorece proteção e limpeza espiritual


Ritual de Samahin é ideal para trabalhar desapego e combater negatividade

O ritual de Samhain, comemorado no dia 31 de outubro – e hoje conhecido popularmente como “Halloween” – traz uma energia muito forte, que deve ser aproveitada para o caminho de evolução, ascensão e autoconhecimento.

Curiosidade
Samhaim significa “sem luz”, pois na tradição celta marca a morte do Deus que se sacrifica para se tornar a semente do renascer. O ritual ensina o poder da escuridão, levando ao redespertar para a luz. Os celtas acreditavam que a noite deste dia era mágica, pois o véu que separa o mundo material do mundo espiritual encontrava-se mais fino e os mundos se fundiam conforme a luz do Sol abaixava e o crepúsculo chegava. Por esse motivo, acreditava-se que era uma boa época para contatos com outras realidades e dimensões.

A noite do dia 31 de outubro traz uma potência muito grande para trabalhar com nossa sombra e também com os desapegos que são necessários para cada um. É, ainda, um momento de honrar todos os nossos ancestrais e as lições recebidas deles, assim como agradecer pelos aprendizados e se despedir de todas as coisas velhas, deixar ir tudo que não serve mais em sua vida.

No entanto, deve-se ter cuidado para trabalhar com as energias desse dia, pois ele já foi muito utilizado negativamente por vários povos, que utilizavam a noite para realizar sacrifícios e, por isso, o ritual ainda é bastante mal compreendido por algumas pessoas.

Ritual de Samhain: dia de deixar ir o que não serve mais
Aproveite este momento do ano para realizar uma limpeza energética profunda em você e no ambiente, deixando ir tudo que não serve mais para os propósitos positivos de sua vida. Uma dica é fazer uma grande faxina na casa, retirando objetos que estejam quebrados, inutilizados e organizando todo o tipo de bagunça.

Uma dica é fazer uma grande faxina na casa, retirando objetos que estejam quebrados, inutilizados e organizando todo o tipo de bagunça.

Também é aconselhável tomar banhos energéticos de sal grosso e ervas como arruda, alecrim e artemisia, para limpar e levar embora qualquer negatividade.

O Samhaim também trabalha com a energia da proteção, sendo o momento ideal para fechar seu campo pessoal para todo o negativo. Nesse ritual, são realizadas ferramentas de proteção pessoal e para os lares, além de grandes limpezas energéticas que combatem negatividades. Uma ferramenta de proteção tradicional deste dia é confeccionar um “Jack O Lantern”, que é a abóbora iluminada por uma vela no seu interior, símbolo típico do Dia das Bruxas. Deve-se colocar esta lanterna na porta de entrada da casa, logo ao anoitecer, com a vela branca acesa dentro da abóbora decorada, para afastar as energias ruins e trazer proteção para o local.
Vale lembrar que esse é um ritual extremamente forte e de grande seriedade e ordem cerimonial. Por isso, é importante que o Rito de Samhaim seja guiado por um sacerdote ou sacerdotisa iniciado de alto grau. O sacerdote é um líder espiritual, aquele que tem a devida formação e conhecimentos para realizar a ritualística de forma que a mesma seja totalmente firmada no positivo e trabalhada de forma correta, completa e integrada, sem deixar margem para negatividade.

Sendo feito de forma integrada, esse ritual mágico traz um grande benefício para o indivíduo, promovendo uma profunda limpeza em seu sistema de corpos, deixando ir o que está bloqueando o fluxo das energias positivas. A pessoa recebe uma grande carga e potencia energéticas que podem ser direcionadas para sua evolução e desenvolvimento. E, além disso, são firmadas as proteções para o campo pessoal e para o ambiente, que irão durar todo esse ciclo que esta se iniciando até o próximo Samhaim.

Este é o rito mais importante da Roda da Vida celta, composta de 8 rituais que celebram a se conectam com energias específicas. São eles:


Samhain (noite das bruxas)

Litha (solstício de verão)

Imbolc (noite do fogo)

Mabon (equinócio de outono)

Beltane (ritual do amor)

Yule (solstício de inverno)

Lammas (ritual da colheita e prosperidade)

Ostara (equinócio de primavera)

O ritual de Samhain é o primeiro e último ritual da Roda, ou seja, ele abre e fecha o ciclo de celebrações do povo celta e por isso é considerado o “Ano Novo” dos bruxos, é a noite de maior celebração no calendário celta.
Participar de um rito de Samhaim abre as portas para um despertar espiritual e mágico. É um momento realmente muito especial!
Joanaita Molina