sexta-feira, 27 de julho de 2018

Flores da Noite



Os encantos do jardim não ficam restritos apenas à sua beleza visual, exposta durante as horas claras do dia, mas vão além do pôr-do-sol, quando várias das plantas que o compõe despertam e passam a exercer um papel de encantamento através do aroma mágico de suas flores, algumas até mesmo incógnitas durante as horas do dia  pela sua singeleza. Torna-se difícil avaliar claramente qual o período do dia em que o jardim influencia de maneira mais marcante a vida dos seres humanos. Nas horas de claridade torna-se uma ilha de paz e beleza em meio á agressiva floresta de concreto e asfalto nas grandes cidades, amenizando através de seu visual alegremente colorido a paisagem fria do progresso arquitetônico, e servindo como um valioso fator para dissipar o estresse causado pelo trabalho incessante, somado aos cotidianos problemas de trânsito e outros mais. Quando cai a noite o jardim muda de figura e encantamento, proporcionando às nossas vidas uma atmosfera de tranquilidade em meio aos bucólicos aromas de suas flores noturnas.
A natureza, com sua sabedoria perfeita, estabeleceu diferenças de atração entre suas espécies de plantas, de forma que algumas exponham a atrativa beleza de suas flores e folhagens durante o dia, atraindo os insetos, pássaros e outros animais de hábitos diurnos, que acabam sendo os responsáveis pela polinização das suas flores e dispersão das sementes, assegurando sua perpetuação no meio ambiente. Outras plantas fazem desabrochar suas flores ou exalam seu perfume durante a noite, atraindo outros tipos de insetos, pássaros e animais de hábitos noturnos que fazem o mesmo papel na perpetuação das espécies vegetais.
Infelizmente, o homem, nem sempre se dá conta desses detalhes de perfeição da natureza e, ao projetar um jardim, ignora a necessidade da inclusão das espécies de plantas que produzem as flores da noite, as quais, através de seus múltiplos aromas, atraiam a fauna para manter a vida no ecossistema limitado do jardim.
Vejamos algumas espécies de plantas ornamentais que produzem flores de aromas noturnos:


- Dama-da-noite
- Madressilva
- Prímula-de-cheiro
- Flor-do-mel
- Fumo-de-cheiro
- Gardênia
- Heliotrópio
- Ervilha-de-cheiro
- Flox noturna
- Bela-da-noite
- Matíola

Flor da Lua
Flor dedicada á Lua 

- Jasmim



Suas flores têm sido usadas por muito tempo, como ingrediente de poção do amor.
Na Índia, o Jasmim é considerado uma flor sagrada, conhecida como “luz da lua no jardim” - é tradicionalmente tecido nas guirlandas dos noivos e serve de ornamento aromático às mulheres, que têm especial preferência por seu óleo, usado nos cabelos. Por séculos, o Jasmim tem sido associado com feminidade, amor e fertilidade, na tradição hindu e muçulmana.



O “Rei das Flores”, ou a “Rainha da Noite” tem uma longa associação com o Amor e com o ato de fazer amor. Tem sido reverenciado no Oriente desde muito tempo, por suas propriedades medicinais e na produção de perfumes.



O deus hindu do amor, Kama - aquele que se assemelha aos deuses do amor para os gregos Eros e Cupido para os romanos - é representado com um arco e, suas flechas contêm flores de Jasmim em suas pontas, para penetrar o coração das pessoas e despertar o desejo.
Dioscorides, médico grego do século I, dizia que os persas usavam o Jasmim para perfumar o ar durante os eventos de seus banquetes.
Juntamente com a Rosa, sempre aparecia nos poemas Sufi, como um símbolo de amor e busca espiritual. Na China, o Jasmim é associado à doçura do feminino e à beleza.



O Jasmim cresce ao longo do Rio Nilo, no Egito - é uma flor dedicada a deusa Isis, deusa mãe egípcia, aquela que detém os segredos da fertilidade, magia e da cura.
Historicamente o Jasmim tem sido  associado com a Lua, consequentemente  com a deusa Ártemis,  a deusa da lua para os gregos.



Os Celtas conheciam a Magia Natural e as benéficas vibrações, que desprendiam-se das Flores. Logo não é de estranhar-se que as mesmas estivessem presentes em diversos de seus Rituais. Ou naturalmente adornando seus Lares.


O Ritual da Lua Cheia 



Pratique-o à noite, sob a Lua se possível. É adequado que crescentes, flores brancas, flores da noite ou flor da lua, prata e outros símbolos lunares estejam presentes no altar para este ritual. A esfera de cristal de quartzo também pode ser colocada no altar. Ou, se preferir, use o caldeirão (ou uma pequena tigela branca ou prateada) cheia de água. Coloque uma peça de prata dentro d'água.
Arrume o altar, acenda as velas e o incenso e crie o Círculo Mágico. De pé, diante do altar, invoque a Deusa e o Deus, com o Canto de Bênçãos e/ou outras invocações.
Contemple agora a Lua, se possível. Sinta suas energias mergulhando em seu corpo. Sinta a fria energia da Deusa banhando-o com poder e amor.
Diga então estas palavras ou semelhantes:



"Maravilhosa Dama da Lua
Você que saúda o cair da noite com beijos prateados;
Senhora da noite e de toda a magia.
Que cavalga as nuvens em céus escuros
E derrama luz sobre a Terra fria;
Ó Deusa Lunar,
Aquela do Crescente,
Que tece e desfaz as sombras;
Reveladora dos mistérios do passado e do presente;
Que move os mares e controla as mulheres;
Sábia Mãe Lunar,
Eu saúdo Sua jóia celeste
No crescer de seus poderes,
Com um rito em sua honra
Eu oro sob a Lua,
Eu oro sob a Lua."



Ritual escrito por Núbia Salvador

Flor da Lua
A Lua da Lebre ou Flor da Lua recebeu este nome, sem surpresa alguma, devido ela vir com a energia de Beltane o mais mágico dos Sabbtahs, devido a união da Deusa e do Deus que equilibra as energias do nosso hemisfério tornando a terra fértil e vibrante!
É uma noite propicia a sortilégios voltado para o amor, fertilidade e beleza. Quando digo amor, entenda amor próprio também, pois só é capaz de amar plenamente aquele sabe se amar e se aceitar em todas as suas formas, este é um bom momento para se elevar, se
embelezar, se amar.
Sugestão para ritual:
Sugestão para celebrar a Lua Escura
Correspondências:
– Correlação
– Símbolos
– Incensos
– Alimentos
Mais uma vez eu gostaria de lembrar que o ritual aqui apresentado é apenas uma sugestão, sinta-se a vontade para seguir sua intuição e mudar oque desejar ou até mesmo criar um novo!
-Flores (De preferência na cor rosa ou branca).
-Velas brancas e rosas(o suficiente para deixar o ambiente agradável e aconchegante para você )
-Incenso de sândalo (ou rosas)
-Frutas vermelhas e brancas
-Mel (Para o rito de beleza)
-Iogurte natural (Para o rito de beleza)
-Clara de ovo (Para o rito de beleza)
-Um cristal de quartzo rosa (Para o rito de beleza)
-Separe um recipiente para fazer a mistura dos ingredientes
-Toalha para secar seu rosto
-Vinho (suco de uva concentrado ou alguma bebida derivada de frutas, cereais ou leite)
-Coloque uma roupa leve e que você se sinta bela como uma ninfa!
-Caldeirão com muita água morna.
COMEMORANDO O ESBATH
-Decore tudo como desejar
-Abra o circulo como de costume
-Faça suas reverencias a Deusa, diga um poema, entoe uma canção, peça que as bênçãos dela lhe auxiliem neste ritual, agradeça...
-Misture o Mel, a clara e o iogurte.
-Passe em seu rosto a mistura
-Deixe pelo menos uns 10 minutos, enquanto aguarda faça uma meditação sobre como você pode se melhorar, oque desejar modificar em você, tanto por fora quanto por dentro, mentalize também suas qualidades
-Feito isso coloque no caldeirão com água a pedra de quartzo e diga sobre a água:
"Da morada segura, do lago profundo,
Do sono se erguem os Tuatha para o mundo,
Algumas vezes aqui, outras acolá,
O que eu quiser o meu rosto mostrará.
Beleza, carisma, sensualidade,
A atenção de todos roubo de verdade.
Em forma e rosto absoluta perfeição,
Minha imagem jamais perde a sua atração.
Perturbo os pensamentos, danço na mente
Daquele que meu sorriso cativa de repente
Apaixonados por mim, todos ficarão,
Pois o que eu quiser é o que eles verão.
Rosto de uma Deusa, olhos incandescentes,
Cabelos lindos e resplandecentes,
Vindo de um poder cuja chave posso agora ter
Este Glamour me torna o que eu sempre quis ser."
-Lave o rosto nesta água
-Retire apenas o excesso com a toalha
-Agradeça a Deusa e as suas Ancestrais
-Agora coloque uma musica alegre e dance como o vento, exaltando as formas do seu corpo, sinta seus cabelos.
-Coma e beba a ceia dos Deuses! (Não esqueça de deixar a aparte dos Deuses separada na altar, deixe lá por pelo menos três horas ou até que as velas queimem totalmente, em seguida enterre o alimento)
-Está feito!!!
por Allan Lima