sexta-feira, 6 de julho de 2018

A beleza de cada ciclo





Para saber mais sobre ciclos leia o livro Lua Vermelha, de Miranda Gray. A autora, que também é artista, professora, terapeuta e criadora da famosa Bênção do Útero, defende que a vida moderna fez com que muitas mulheres se desconectassem de seus corpos e ciclos naturais. O trabalho e os afazeres cotidianos muitas vezes não nos permitem mais vivenciar plenamente cada etapa. As explicações dela vão muito na linha do se conhecer, se observar, se proteger quando necessário. E ela acredita que podemos ser muito mais produtivas ao reconhecermos as energias de cada etapa do ciclo. Não é à toa que o subtítulo do livro dela é: As energias criativas do ciclo menstrual como fonte de empoderamento sexual, espiritual e emocional. Com base em Miranda, as quatro etapas do ciclo, cuja duração e intensidade variam de mulher para mulher, seriam mais ou menos assim:

FASE DA BRUXA ANCIÃ (MENSTRUAÇÃO)  

É o começo do ciclo, um tempo de retiro, quietude, gestação, tempo de escutar o próprio corpo. É o inverno do ciclo. Algumas mulheres podem experimentar um sentimento de aceitação e pertencimento ao todo. O corpo geralmente tem menos energia, fica mais pesado, seios e ventre podem ficar inchados. Muitas mulheres sentem vontade de dormir mais, então pode ser prudente reduzir o ritmo, fazer apenas as atividades indispensáveis. As coisas mundanas costumam ficar menos importantes e socializar pode ser desnecessário. O raciocínio fica lento e podem surgir pensamentos caóticos e intuitivos. Porém, pode valer à pena anotar os insights que surgem para que sejam desenvolvidos mais a frente. As emoções vêm à tona com facilidade e convém deixar chorar. A energia sexual se intensifica. Pode haver uma sensação de vazio ou perda e a extrema sensibilidade empática pode tornar o mundo difícil de suportar. Pode valer à pena procurar um tempo para ficar sozinha e relaxar. Menstruar “mentalmente” significa recolher-se do mundo.

FASE DA DONZELA (PERÍODO PRÉ-OVULAÇÃO)

É o tempo de expressar as ideias que surgiram na fase da Bruxa Anciã, trazer o subconsciente à luz. É a primavera do ciclo. O tempo de luto acabou, portanto pode ser uma boa hora para regenerar a vida, com força e confiança renovadas. As energias são dinâmicas e focadas em novos objetivos. Pode ser uma boa fase para começar novos projetos ou continuar os que estão em andamento. É comum que a mulher sinta alegria de viver, disposição, energia e confiança em suas capacidades. O dinamismo mental e físico costuma tornar o pensamento claro e analítico. Comunicação e sociabilidade são intensificadas. Pode ser uma boa oportunidade para examinar finanças, casa, relacionamentos e objetivos. A sexualidade é extrovertida, direcionada ao flerte e à diversão.

FASE DA MÃE (OVULAÇÃO)

É um tempo de doação de seu amor e capacidades. É o verão do ciclo. Muitas mulheres, nessa fase, reconhecem a conexão com a Terra. É comum sentir força e energia radiantes e sentimentos de contentamento e completude. Costuma ser uma fase de energias criativas, amor e harmonia profundas. Autoconfiança e o amor próprio em abundância podem permitir apoiar e encorajar outras pessoas. Geralmente há forte impulso sexual e pode surgir um profundo amor pelo/a parceiro/a, uma vontade de doar-se por completo.

FASE DA FEITICEIRA (PRÉ-MENSTRUAÇÃO)

Nesta fase, as energias são novamente orientadas para o interior. É o outono do ciclo. Há menos força e disposição e a mulher pode se sentir mais agitada e cansada. Costuma crescer uma vontade de interagir e aprender com o interior. O cansaço e a sensibilidade emocional costumam aumentar, enquanto que a concentração e o pensamento diminuem. Quanto à sexualidade, a mulher pode sentir-se sensual, erótica e um pouco “bruxa”. Pode ser importante buscar uma forma de expressão criativa, estando preparada para destruir tudo se sentir vontade. Pode ser que a mulher diga a verdade sem pensar, que fale sem consideração pelos outros. É comum tornar-se menos sociável e pouco disposta a doar seu tempo aos outros. É comum surgirem energias destrutivas nessa fase, que podem ser usadas para levar embora o velho e indesejável. A morte do velho é necessária para o nascimento do novo. É assim que se encerra mais um ciclo pessoal.

As fases do ciclo feminino são fortemente influenciadas pelas fases da lua. Em suma, as fases pré-menstrual e menstruação são, de maneira geral, orientadas para o interior da mulher (outono e inverno do ciclo, fases da feiticeira e da bruxa anciã, respectivamente), enquanto que a pré-ovulação e a ovulação são fases mais dinâmicas e orientadas para o exterior (primavera e verão do ciclo, fases da donzela e da mãe, respectivamente).

E quem não menstrua?

É como se estas mulheres já tivessem absorvido uma sabedoria enorme, que aprenderam pouco a pouco, ao longo de sua vida menstrual. E que agora seguem as fases da lua. Para muitas mulheres, talvez nada disso faça sentido. E tudo bem. Mas outras podem se identificar.

- Fala Frida