sábado, 9 de junho de 2018

Uma Bruxa, por Márcia Frazão


O que significa dizer-se uma Bruxa? Estudo e pratico a muitos anos a Antiga Arte e até hoje tenho dificuldades em colocar em palavras de modo satisfatório o que isso verdadeiramente significa. Por uma opção pessoal, assim como com todos os outros escritores, tenho uma predileção pelos livros da Márcia Frazão. Aprecio o modo como ela compartilha suas experiências e seu pensamento sobre a Bruxaria. Por isso, compartilho, a seguir, um trecho do livro A Cozinha da Bruxa: meu primeiro livro adquirido há muitos, muitos, muitos anos...

O que é uma Bruxa

Muita curiosidade existe quanto à bruxaria. Ainda mais nestes dias, em que ser bruxa constitui um tremendo charme, é estar na vanguarda, ser solicitada; enfim, é estar na moda. Se você pensa assim, acho mais inteligente procurar uma outra coisa, pois a moda passa, mas a bruxaria é eterna.
Hoje se encontram bruxas em cada esquina, todas conhecem o Tarot, cristais, runas..., mas poucas sabem o sihnificado mágico de existir. Quando você encontrar uma, significado do Arcano XXII, mas o de seu último domingo. Pergunte-lhe coisas banais, tal como seu relacionamento com os vizinhos.
O significado da bruxaria está muito claro num antigo provérbio dos índios norte-americanos:

"Grande Espírito
Assegure que eu não critique
meu vizinho
Antes de ter andado uma milha
com seus mocassins."

Este é o significado da bruxaria. Um profundo amor ao próximo, pois todos fazemos parte de uma mesma energia. Claro que alguns se encontram mais confusos, mas isso não nos impede de amá-los e procurar ajudá-los.
A sociedade moderna criou seres confusos, perdidos em valores que são ditados acada estação. Cabe a nós, bruxas, tentar restaurar a simplicidade de existir. Por isso digo que uma bruxa é alguém muito comum, que trabalha como uma formiguinha silenciosa, sem se preocupar com sua imagem mística.
A mídia colocou em voga o misticismo, ditou as regras de como melhorar a vida adotando esta ou aquela seita. De repente ser místico tornou-se uma mina de ouro, e borbulham gurus por todos os lados. Todo mundo saiu à cata de um guru. Saíram como loucos apressados e esqueceram a alma dentro de casa!
[...]
Uma verdadeira bruxa sabe que é no dia a dia que se encontram as grandes verdades. É no cotidiano que nos revelamos, só ele pode nos iniciar. Claro que com essa moda mística, muita gente surgiu dizendo-se iniciada. Há uma profusão de bruxos e bruxas que sabem tudo, envoltos em sedução. Se você me vê assim, desista, pois não vai encontrar uma superbruxa envolta num manto feito sob medida. Sou igualzinha a você. Nada mais, nada menos nos torna diferentes de você. Vivo como qualquer mortal e tenho também muitas falhas. Não sou nem de longe um ser completo.

 Márcia Frazão

Fonte: Diário de uma Bruxa -  por Rita de Cássia Sodré Silva