quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O Ritual de Samhain


O Samhain Wicca é celebrado em 01 de maio no Hemisfério Sul e em 31 de outubro no Hemisfério Norte, onde é popularmente conhecido como o Dia das Bruxas.
Durante o Samhain o Deus Velho morre e volta para o outro mundo para esperar por seu renascimento em Yule. A Deusa em seu aspecto de Anciã lamenta a perda de seu Consorte, deixando as pessoas em escuridão temporária. Os Pagãos acreditam que o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos fica mais fino nesta noite, e os espíritos passeiam pela Terra para visitar sua família e seus amigos e tomar parte nas celebrações rituais.

Como fazer o Ritual de Samhain?

Para fazer o ritual de Samhain você precisará do seguinte material:
  • 1 cabaça cerrada ao meio
  • 7 velas de cores diferentes
  • 1 caldeirão com água
  • Várias maçãs
  • 6 velas pretas
  • 6 velas laranjas
  • Incensos de sálvia
  • Athame
  • Cálice com vinho
Ritual de Samhain – como fazer: Posicione o caldeirão no meio do local onde será realizado o Sabbat. Coloque algumas maçãs dentro do caldeirão com água e algumas ao seu redor, junto dos incensos. Faça um grande círculo em volta do caldeirão com as velas pretas e laranjas, intercalando-as, de modo que ao lançar o Círculo você fique dentro dele. Acenda os incensos e em seguida as velas pretas e laranjas. Lance o Círculo Mágico e então diga:

“Nesta noite as portas dos planos material e espiritual estão abertas. Nesta noite tão sagrada e poderosa, toda magia é possível. Que possam os irmãos do outro mundo juntarem-se à mim(nós) neste Círculo de força e poder.”

Encha a cabaça com um pouco de água do caldeirão e circunde-a com as 7 velas coloridas, acenda-as, eleve as mãos aos céus e diga:

“A Roda do ano continua a girar. Hoje o Deus retorna ao ventre da Grande Mãe. Quando novamente renascer, a vida será coroada com paz e fertilidade. A Terra aguarda o renascimento da Vida. Que Ele venha, mais uma vez nos abençoar.”

Comece a circular o caldeirão, dizendo:
(Use o plural se você estiver realizando o ritual com outras pessoas).

“Que aqueles que foram antes de mim possam retornar hoje para abençoar-me. Que as Bruxas ancestrais façam-se presentes. Elas que tudo sabem, elas que tudo podem. Elas que possuem luz, força, poder e magia. Elas que possuem brilho, encantos e sabedoria. Que venham transmitir boas energias e que possam me ajudar neste rito sagrado de Bruxaria”

Enquanto diz estas palavras imagine diversas mulheres vestidas com longas túnicas negras dançando em volta de você. Elas são as antigas Bruxas que vieram abençoar o seu ritual de Samhain. Quando visualizar esta cena, faça seus pedidos. Levante o athame e diga:

“Que através do poder dos 4 Elementos este Instrumento Mágico seja abençoado!”

Continuando com o athame em suas mãos, espete uma das maçãs que está dentro do caldeirão, reparta e coma-a. Quando terminar de comer a maçã diga:

“Que o fruto da vida revigore o meu corpo e minha alma, para que assim todos os meus sonhos, desejos, esperanças e objetivos se realizem. Pelo poder do 3 vezes 3, que assim seja e que assim se faça!”

Pegue o cálice com o vinho, tome um gole e despeje um pouco sobre o solo dizendo:

“Em nome da Deusa e do seu Filho e consorte o amado Deus, eu faço esta libação em homenagem a todos aqueles que partiram antes de mim.”

Após realizar a libação em homenagem aos espíritos ancestrais, agradeça aos Deuses com as seguintes palavras:

“Mais uma vez a Roda do Ano gira e sempre continuará a girar. Possa a Deusa, o poderoso Cornífero e todos os Antigos Deuses da Colina do Norte protegerem-me com saúde, alegria e prosperidade. Que assim seja e que assim se faça!”

Destrace o Círculo Mágico, agradecendo e dispensando todos os Deuses e energias que estiveram presentes.

Livro WICCA PARA TODOS, de Claudiney Prieto