segunda-feira, 20 de junho de 2016

Solstício de Verão



Solstício de Verão 20 de junho 2016, hemisfério norte às 23h34.

Solstício de verão e lua cheia no mesmo dia? Só de 70 em 70 anos.

Milhares de pessoas juntam-se todos os anos em Stonehenge para ver o pôr-do-sol no dia mais longo do ano. Mas 2016 é especial: solstício de verão e lua cheia de junho acontecem no mesmo dia. Hoje!
É hoje o dia mais longo do ano. Todos os anos, por volta do final de junho, entre o dia 20 e o dia 22, o hemisfério norte vive um dia com quase 17 horas de luz. É hoje. A partir de agora, os dias vão diminuir até ao dia 21 de dezembro, o dia mais curto do ano. Mas, como lembra o Independent, este ano é especial. É que este solstício de verão coincide com a strawberry moon (“lua de morango”). Igual, só daqui a 70 anos.

O que é o solstício de verão?

Todos os anos, quatro momentos diferentes marcam o início das quatro estações do ano. Dois solstícios (o de verão e o de inverno) e dois equinócios (o de primavera e o de outono). Na órbita que a Terra percorre em torno do Sol, estes momentos representam as distâncias máximas e mínimas entre o equador e a estrela. O solstício de verão marca o dia mais longo do ano. O de inverno, o mais curto. Já os equinócios são dois dias em que o período de luz é igual ao período de noite.
No entanto, o solstício é mais do que apenas um fenómeno astronómico. Para muitas culturas, e por marcar o início do verão, o solstício representa um tempo de fertilidade e renovação, e é celebrado de formas diversas por todo o mundo.

E a strawberry moon?

Bom, a “lua de morango” não é uma lua feita de morango. Strawberry moon é a alcunha dada à lua cheia de junho por algumas tribos da América do Norte. É uma lua cheia igual a todas as outras luas cheias, mas marca o início da época em que a fruta está pronta para ser apanhada.
Este ano, os dois eventos coincidem. No mesmo dia, poderá ver o nascer e o pôr-do-sol do dia mais comprido do ano e ainda olhar para a lua cheia à noite. Esta coincidência acontece apenas a cada 70 anos.

Se quiser ver a lua cheia de junho em direto, é só aproveitar o live streaming. A Slooh, que une pessoas em todo o mundo para observar o espaço, juntou-se aos telescópios Celestron e ao “The Old Farmer’s Almanac” para disponibilizar uma emissão ao vivo desta lua cheia especial.
Um dos locais mais famosos do mundo para assistir ao pôr-do-sol do solstício de verão é Stonehenge. O monumento, no sul de Inglaterra, é um conjunto de pedras, algumas com cinco metros de altura e cinquenta toneladas, dispostas em círculos concêntricos. A estrutura, cuja construção começou por volta de 3100 a.C., tem uma relação muito direta com o solstício: o Sol nasce diretamente sobre a pedra principal, ao centro, apenas no dia do solstício de verão. É lá que, todos os anos, milhares de pessoas se juntam para celebrar a “festa do solstício” durante toda a noite, desde o pôr-do-sol até ao nascer.
O local, gerido pela English Heritage, espera receber 20 mil visitantes este ano.
O solstício de verão acontece na noite desta segunda-feira, quando forem 23h34, hora de Portugal continental.


Fonte - Observador