domingo, 15 de maio de 2016

Bruxaria no Brasil



A cultura brasileira é formada pela influência não só da Europa, mas de imigrantes de praticamente todo o globo, e a Arte em nosso país não poderia ser diferente. Desde o descobrimento (invasão), vieram para nossa terra, pessoas de toda a Europa, e com elas os praticantes da Arte. Então vieram para cá, bruxos e bruxas de Portugal, brujas da Espanha, stregas da Itália, sorcièris da França, e poderia continuar esta lista infinitamente. Uma vasta fonte de ocultismo e esoterismo popular, sincretizado ao catolicismo, e com um toque da espiritualidade africana, molda a mais legítima Bruxaria e Feitiçaria Tradicional Brasileira.
Este ramo da Arte não agrada a todos, eu mesmo faço uso de técnicas européias, mas negá-lo como Bruxaria tradicional, da forma que alguns grupos de reconstrucionismo Celta o fazem não é algo que agradaria muito nossos ancestrais. Hoje temos aí grupos organizados de Bruxaria Tradicional buscando nossa descendência ibérica para justificar a adoração de divindades célticas, mas quem pode dizer que não tem descendência celta, se eles habitaram em praticamente toda a Europa. Os Deuses do velho mundo vieram pra cá com os imigrantes, mas foram ocultados sob a máscara dos santos católicos, devido o temor causado pela fogueira da inquisição, que alcançou até mesmo a nossa linda Ilha de Santa Cruz, Terra de Vera Cruz, hoje chamada de Brasil. E o Deus mais cultuado pelos bruxos e bruxas, finalmente sucumbiu a máscara proposta (imposta) pela igreja católica, a do diabo, criado pela igreja para amedrontar os de pouca coragem, sem personalidade e sem opinião própria (infelizmente a maior parte do povo).
Mas onde vivem então tais bruxos e bruxas hoje em dia? No campo, cidades pequenas do interior, fazendas, ou seja, no meio rural como desde o princípio, na pele da benzedeira, curandeiro, os homens e mulheres sábias de nossa terra, realizando curas, benzimentos e sortilégios, lendo a sorte nas cartas, bacias com água, preparando patuás, evocando espíritos e entidades desconhecidos da bruxaria moderna, e muitos mais. Hoje a imagem que temos de bruxos e bruxas é bem diferente da proposta neste ensaio, mas a três ou quatro décadas atrás, estes eram os verdadeiros bruxos de nossa terra.

Janus Arthan