segunda-feira, 21 de março de 2016

Óleos Essenciais para o Outono



Outono é definitivamente uma época de transição e ajustamento: ela traz grande alívio para a sensação quente e úmida do verão. O clima torna-se mais seco, mais frio, com mais brisas e o ar mais fresco. Estar ao ar livre é mais agradável para as pessoas saírem de casa e serem mais fisicamente ativas. Mas, é também um momento em que as folhas verdejantes do verão come...çam a secar e cair das árvores e, a maioria das plantas herbáceas começa a morrer. As horas do dia diminuem também. Em geral,
Outono é um momento em que a natureza chama para dentro e as pessoas se sentem menos aterradas.

No Outono, as pessoas já voltaram para suas rotinas: escola, trabalho e outros afazeres. Considerando que o verão é despreocupado e divertido, o Outono é estruturado e produtivo. Para alguns, Outono é um tempo para ficar motivado, focado, concentrado e iniciar novos projetos. Para outros, Outono é inquietante e pode torná-los melancólicos, sombrios, ansiosos ou até mesmo depressivos.

Outono traz consigo alguns problemas físicos também. Muitas pessoas sofrem de alergias e de sintomas relacionados como congestão nasal, dores de cabeça, espirros e coceira nos olhos e na garganta. Resfriados e gripes se tornar mais distintos. Eczema, psoríase e outras condições de pele seca podem se estabelecer com o ar seco, temperaturas mais baixas e menor exposição à luz solar.

Alguns bons óleos essenciais para o Outono:

Pele seca, eczema e psoríase - Benjoim, Gerânio, Camomila alemã, Helichrysum, Patchouli, Rosa e Sândalo. A escolha dos óleos carreadores é importante, especialmente com relação às condições da pele. Rosa Mosqueta e Tamanu para o eczema.

Congestão e inflamação dos seios nasais - Cipreste, Eucalipto, Pinho, Ravintsava, Alecrim.

Anti-oxidantes - Canela, Cravo, Eucalipto, Limão e Manuka.

Alívio dos sintomas de gripes e resfriados - Palo santo, Eucalipto, Pinho, Abeto e Espruce.

Foco e concentração - Manjericão, Pimenta do reino, Hortelã pimenta e Alecrim.

Aterramento – Cedro Atlas, Cedro do Himalaia, Patchouli, Petitgrain e Vetiver

Antidepressivos - Bergamota, Sálvia esclarea, Limão, Murta, Laranja doce e Ylang-ylang.

Suporte durante as transições – Cipreste, Cedro Himalaia, Murta, Tangerina e Mil-folhas.

Combinações de óleos essenciais para aproveitar o outono
Quer trazer a energia do outono para dentro da sua casa de forma harmoniosa e aconchegante? Aposte nas seguintes misturas:
Combinação 1 – cheirinho de outono
Traga o cheiro reconfortante de outono para dentro da sua casa:


  • 4 gotas de óleo essencial de laranja


  • 3 gotas de óleo essencial de gengibre


  • 2 gotas de óleo essencial de canela


Combinação 2 – sua casa com cheiro de chai (chá indiano)

Sabe aquele chá indiano delicioso feito com leite? Reproduza esse aroma:
  • 3 gotas de óleo essencial de cardamomo
  • 3 gotas de óleo essencial de canela
  • 2 gotas de óleo essencial de cravo da índia
  • 1 gota de óleo essencial de gengibre

Combinação 3 – caminhando sobre as folhas de outono

Reproduza o cheiro das folhas secas ao caminhar num bosque:
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja
  • 1 gota de óleo essencial de patchouli
  • 1 gota de óleo essencial de gengibre
Combinação 4 – quente e aconchegante
Traga o aconchego das especiarias com essa combinação:

  • 5 gotas de óleo essencial de canela

  • 1 gota de óleo essencial de cravo da índia

  • 1 gota de óleo essencial de noz moscada


Combinação 5 – para dar energia

O friozinho do outono pode trazer com ele uma preguiça difícil de enfrentar. Veja como espantá-la e ganhar mais energia com essa combinação:
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja
  • 2 gotas de óleo essencial de cravo da índia
  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim
Óleos para aquecer seu outono
Canela
A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia. Seu nome científico, “Cinnamomum zeylanicum”, é derivado da palavra indonésia “Kayumanis” que significa “madeira doce”. Na mitologia grega, Fênix recolhia galhos de mirra, nardo e canela para fazer a fogueira sagrada. É considerada um símbolo de sabedoria e foi usada na antiguidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China.
Na Aromaterapia é um óleo quente, estimulante, sedativo, aromático e digestivo. Fazer uma massagem corporal ou nos pés com óleos à base de canela ajuda a relaxar a musculatura e aquecer o corpo.
Passo-a-passo para uma automassagem:

  • Utilize 30 ml de óleo vegetal de copaíba ou semente de uva, e misture bem com três gotas de canela e três gotas de lavanda. Umedeça as mãos com um pouco desse óleo e esfregue-as. Depois massageie a nuca, o pescoço e os ombros, com movimentos suaves.

  • Pressione os dois polegares abaixo da caixa craniana e acima dos músculos que ladeiam a coluna cervical. Pince os músculos da nuca, na direção da cabeça para baixo. Faça o mesmo com os ombros, na direção do centro para as laterais.

  • Feche as duas mãos e posicione os dedos ao lado da coluna. Faça movimentos circulares na área torácica e lombar, descendo até ao base da coluna. Repita duas vezes o movimento.

  • Massageie as solas dos pés, com os polegares pressionando cada ponto, cobrindo toda a superfície dessa região.

  • Com a mão fechada, dê pequenas batidas sobre o calcâneo e, depois, com as mãos abertas, por toda a sola do pé.

  • Faça o mesmo movimento nos dedos dos pés. Termine deslizando a mão por todo o dorso e sola.

Além de aquecer o corpo, no aspecto emocional a canela trabalha a coragem de mudar padrões, inflexibilidade e mágoas. Estimula bons pensamentos e energias. Por ser um óleo quente, deve-se evitar o uso na gravidez.
Gengibre
O gengibre, cujo nome científico é Zinger Officinali, é uma planta nativa da Índia. Com muitos benefícios à saúde, é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial: é um excelente anti-inflamatório, muito útil nas dores, analgésico, antisséptico, expectorante, aquecedor, antibactericida, laxativo e estimulante do apetite.
O óleo de gengibre em massagens ajuda nos problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para gota, artrite, dores de cabeça e coluna, além de ajudar na congestão nasal. Abaixo, Sonia Hirsch ensina como fazer.
Receita de Compressa Quente de Gengibre, dica de Sonia Hirsch:

  • Em uma panela grande, coloque três litros de água para ferver. Enquanto isso, rale 200g de gengibre, com casca e tudo, na parte mais fina do ralador, com movimentos circulares. Quanto mais maduro, cascudo e fibroso o gengibre, melhor. Embrulhe num paninho de fralda.

  • Quando a água estiver quase fervendo apague o fogo, ponha a trouxinha de gengibre dentro, tampe e deixe descansar uns 15 minutos. A trouxa evita que os farelos de gengibre grudem e irritem a sua pele.

  • Pegue duas toalhas de banho pequenas, dobre ao meio e torne a dobrar em diagonal. Mergulhe ambas na panela, tire uma, torça e aplique sobre o ventre ou sobre os rins, cobrindo logo com um cobertor de lã.

  • Espere um pouco e quando sentir que começou a esfriar, torça a segunda toalha e coloque-a sobre a primeira. Depois de alguns segundos, retire a primeira toalha e devolva à panela, para logo depois tirar, torcer e aplicar sobre a outra. Faça esse procedimento sucessivamente, durante meia hora, ou até a pele ficar muito vermelha.

  • Para manter quente o caldo de gengibre você vai precisar de um fogareiro elétrico, braseiro ou réchaud. Não use nenhum tipo de plástico ou tecido sintético para cobrir a compressa de gengibre ou de qualquer outro material: somente algodão.
Falando um pouco do aspecto emocional o gengibre reanima as emoções, combate a fadiga, aquece o coração, trabalha a limpeza energética. Segundo a aromaterapeuta Gorethi Moura, “o que mais chama atenção para o Gengibre, no entanto, está na sua simbologia. Planta de qualidade yang e relacionada com o planeta Marte, é um óleo que trabalha o poder pessoal e a energia da terra. Traduzo este óleo como aquele que a natureza nos presenteou para nossos processos de conquistas”, afirma.
Os óleos essenciais existem para ajudar na nossa evolução e, de preferência, que a caminhada seja com muita consciência.
Para o escritor Gabriel Mojay (Aromatherapy for Healing the Spirit), três palavras “sintetizam” esta erva, apreciada desde à Antiguidade e nativa do sudeste da Ásia: autoconfiança, iniciativa e realização. No livro Daily Aromatherapy (Joni Keim & Ruah Bull), o óleo essencial de Gengibre é indicado para manifestar os nossos sonhos. (Fonte: http://gorethimoura.blogspot.com/search/label/Gengibre)
Atenção: óleo essencial de gengibre pode causar irritação em alguns tipos de pele, utilize com moderação e em caso de irritação suspenda seu uso.
Utilização dos óleos essenciais de canela ou gengibre

  • Para massagens corporais ou pós-banho: 30 ml de óleo vegetal de semente de uva, amêndoas doces ou copaíba.

  • Coragem para mudar: três gotas de óleo essencial de Gerânio + três gotas de óleo essencial de Canela.

  • Estimular o lado masculino da mulher, o da ação: duas gotas de óleo essencial de Canela + duas gotas de óleo essencial de Limão + duas gotas de óleo essencial de Lavanda.

  • Amenizar dores musculares: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial de Gengibre + 2 gotas do óleo essencial de Alecrim ou Camomila Romana. Em casos de hipertensão, não usar o óleo essencial de Alecrim.

  • Cólicas menstruais: duas gotas do óleo essencial de Canela + duas gotas do óleo essencial Sândalo + duas gotas de óleo essencial de Eucalipto Globulus.

  • Impurezas no ambiente: três gotas do óleo essencial de Gengibre + três gotas do óleo essencial de Lavandim+ três gota do óleo essencial de Alecrim + três gotas do óleo essencial de Citronela.

  • Inflamações da garganta: quatro gotas do óleo essencial de Gengibre + duas gotas do óleo essencial de Lavanda.
No aromatizador pessoal, utilize de duas a três gotas de óleo essencial em algodão, dentro do colarzinho. No aromatizador elétrico, utilize de cinco a seis gotas de óleo essencial e um pouquinho de água.
Spray para iniciativa alegre e abundante
(Receita da amiga e aromaterapeuta Gorethi Moura)
  • 100 ml de álcool de cereais

  • 12 gotas do óleo essencial de Laranja doce (Citrus sinensis var. dulcis)

  • 08 gotas de Ylang ylang (Cananga odorata)

  • 05 gotas de Gengibre (Zingiber officinalis)
Caso queira fazer uso desta sinergia em um colar (difusor pessoal), coloque estas 25 gotinhas em um vidro pequeno ambar (escuro), com gotejador, e uma ou duas vezes ao dia, pingue uma ou duas gotas no colar. Garanto que vai se apaixonar, mas caso o aroma não seja confortável, busque informações sobre os óleos que compõem “a mistura” e veja o que está mexendo em você e, claro, o motivo para tal desconforto. Nada de forçar o uso.
Dica de como fazer um chá de gengibre e canela
Aqueça ½ litro de água, não precisa ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente). Despeje o líquido sobre duas colheres de sopa do gengibre cru, ralado ou esmagado e dois pauzinhos de canela. Tampe e deixe em repouso por cerca de dez minutos.
O chá de gengibre com canela é ótimo para aquecer nos dias frios e ainda ajuda nas gripes, resfriados, problemas respiratórios e digestivos. O chá também acelera o metabolismo e ajuda a queimar as calorias, principalmente agora no outono, onde temos a tendência de ingerir alimentos mais calóricos.
Não esqueça em caso de dúvidas quanto à utilização dos óleos essenciais, consulte sempre um (a) aromaterapeuta, que é o profissional capaz de ajudá-lo na escolha dos melhores óleos para você e sua família.
Solange Lima. Terapeuta holística.