segunda-feira, 21 de março de 2016

Óleos Essenciais para o Outono



Outono é definitivamente uma época de transição e ajustamento: ela traz grande alívio para a sensação quente e úmida do verão. O clima torna-se mais seco, mais frio, com mais brisas e o ar mais fresco. Estar ao ar livre é mais agradável para as pessoas saírem de casa e serem mais fisicamente ativas. Mas, é também um momento em que as folhas verdejantes do verão come...çam a secar e cair das árvores e, a maioria das plantas herbáceas começa a morrer. As horas do dia diminuem também. Em geral,
Outono é um momento em que a natureza chama para dentro e as pessoas se sentem menos aterradas.

No Outono, as pessoas já voltaram para suas rotinas: escola, trabalho e outros afazeres. Considerando que o verão é despreocupado e divertido, o Outono é estruturado e produtivo. Para alguns, Outono é um tempo para ficar motivado, focado, concentrado e iniciar novos projetos. Para outros, Outono é inquietante e pode torná-los melancólicos, sombrios, ansiosos ou até mesmo depressivos.

Outono traz consigo alguns problemas físicos também. Muitas pessoas sofrem de alergias e de sintomas relacionados como congestão nasal, dores de cabeça, espirros e coceira nos olhos e na garganta. Resfriados e gripes se tornar mais distintos. Eczema, psoríase e outras condições de pele seca podem se estabelecer com o ar seco, temperaturas mais baixas e menor exposição à luz solar.

Alguns bons óleos essenciais para o Outono:

Pele seca, eczema e psoríase - Benjoim, Gerânio, Camomila alemã, Helichrysum, Patchouli, Rosa e Sândalo. A escolha dos óleos carreadores é importante, especialmente com relação às condições da pele. Rosa Mosqueta e Tamanu para o eczema.

Congestão e inflamação dos seios nasais - Cipreste, Eucalipto, Pinho, Ravintsava, Alecrim.

Anti-oxidantes - Canela, Cravo, Eucalipto, Limão e Manuka.

Alívio dos sintomas de gripes e resfriados - Palo santo, Eucalipto, Pinho, Abeto e Espruce.

Foco e concentração - Manjericão, Pimenta do reino, Hortelã pimenta e Alecrim.

Aterramento – Cedro Atlas, Cedro do Himalaia, Patchouli, Petitgrain e Vetiver

Antidepressivos - Bergamota, Sálvia esclarea, Limão, Murta, Laranja doce e Ylang-ylang.

Suporte durante as transições – Cipreste, Cedro Himalaia, Murta, Tangerina e Mil-folhas.

Aromaflora