quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Celebrações Lunares



Observamos que as Celebrações Lunares, principalmente, a Lua Cheia e a Nova foram veneradas há milênios por grupos de homens e mulheres, reunidos em bosques ou clareiras em torno de uma fogueira. Sendo que o principal objetivo destas celebrações é o de receber inspiração (Awen / Imbas) e sabedoria.
O especialista em mitologia celta, J.A. Macculloch, no livro "A Religião dos Antigos Celtas", afirma:
• O visco e outras plantas mágicas eram abatidas em uma Lua Crescente, provavelmente, porque acredtava-se que o seu poder seria maior.
• Talvez o mais importante evento da natureza para os celtas e para a maioria de povos primitivos era a Lua. As fases da Lua eram observadas pelos antigos, assim como os solstícios e os equinócios, formando um método fácil de medição do tempo.
Conforme as lendas, para os celtas, o dia começava com a noite e terminava com o nascer do Sol - ao contrário do que interpretamos nos dias atuais - pensavam eles que o Sol derrotava a escuridão e encerrava o dia reinando plenamente no céu. Em vista disto, os reconstrucionistas gauleses, geralmente, celebram seus festivais baseados no Calendário de Coligny.

Sobre o Calendário de Coligny

Um antigo calendário gaulês descoberto em Coligny na França, basicamente, um calendário lunisolar composto de 12 meses de 29 e 30 dias, com um mês extra a cada 2 anos e meio, mostrava como as fases da Lua eram respeitadas e, possivelmente, marcava quando os festivais celtas eram celebrados. Havendo referências ocasionais para as celebrações dos solstícios e equinócios.

O Calendário de Coligny foi descoberto em novembro de 1897, por Monsieur Roux. Esta notável descoberta arqueológica foi feita em uma área ao norte de Coligny, próximo a Lyon na França, onde foram achados aproximadamente 153 fragmentos individuais, produzida por volta de 50 d.C., do que teria sido uma grande placa de bronze. Embora inscrita com letras e números romanos, possuía também uma escrita inicial da Gália, vagamente reconhecível, mas com uma evidente terminologia usada pelos antigos druidas, o gaulês, para identificar as diferentes fases da Lua e as festividades do ano.
Cada mês, alternadamente, continha 29 ou 30 dias, perfazendo um total de 354 dias em um ano. Além disso, no Calendário de Coligny, há dias considerados como sendo propícios para certas atividades e outros não. E conforme os fragmentos deste calendário, o mês foi dividido em duas partes: uma com luz correspondente à Lua Cheia e outra sem luz correspondente à Lua Nova, cada uma, em média, com duas semanas de duração. A divisão da fase mais escura para a fase mais luminosa era descrita pela palavra "Atenoux" e, provavelmente, possuía um significado religioso, onde se previa também dias bons ou não.
"Alguns calendários antigos de origem céltica, como o Calendário de Coligny, indicam que o tempo era medido com base nos ciclos da lua e do sol, e que a lua nova representava o início de um mês, enquanto a lua cheia representava o meio do mês, o ápice. Essas duas fases lunares eram certamente celebradas ou ao menos observadas, se não por todos, na maioria dos povos celtas." Por Bellovesos Isarnos.
As celebrações lunares nos levam a uma época em que a Lua não era apenas um medidor de tempo, mas um processo contínuo e simultâneo de crescimento e renovação. Essas comemorações permaneceram intactas entre os celtiberos (fusão dos povos celtas e dos povos iberos) e de outros povos do norte da Europa que, no momento da Lua Cheia, celebravam uma festa aos Deuses, dançando a noite toda em volta de uma grande pedra.
Embora a Lua Cheia dure, em média, sete dias, o ideal é celebrarmos no dia exato à sua entrada, pois ela, na verdade, começa a minguar nos dias seguintes.
E há também os eclipses... Os Celtas acreditavam que eles eram causados por um monstro que, ocasionalmente, atacava a Lua. Os eclipses solares ocorrem apenas durante a Lua Nova, já os lunares durante a Lua Cheia, podendo ser parciais ou totais, conforme o seu grau. Quando um eclipse finaliza seu processo, simboliza a transição de uma nova energia ou o início de um novo ciclo em nossas vidas.
Ao mergulharmos na noite escura da transformação, desvendando as nossas sombras, ou seja, medos e sentimentos ocultos, estaremos nos renovando completamente, pois é nela que reside o poder de criar, destruir, curar e regenerar todos os nossos ciclos naturais.
"Cada celebração representa uma mudança diferente e uma forma peculiar de contatar o Outro Mundo... Um tempo sagrado para se comemorar, onde há três ciclos diferentes e especiais que correm paralelamente durante o ano, são eles: o Ciclo da Terra e do Sol, o Ciclo da Lua e Ciclo dos Acontecimentos, o Ciclo da Tribo e dos Deuses." - Alexei Kondratiev.

Ao seguir as mansões da Lua na dança cósmica do universo e realinhando nosso eixo energético aos ciclos do Ano, percebermos nitidamente todas as mudanças e as transformações da natureza em nós.
Por fim, podemos aderir em nossas práticas druídicas e devocionais à meditação e à reflexão durante as fases lunares e, ao reverenciarmos essa força vital, criativa e transformadora, estaremos nos beneficiando desta poderosa energia. Que assim seja!
 
MACCULLOCH, J.A. - A Religião dos Antigos Celtas - Edinburgh: T. & T. CLARK, 1911.




Celebrar a Vida
"Hoje e sempre
Extraído do livro Brumas do Tempo