segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sagrado Feminino


Talvez o feminino seja a emoção, a sensibilidade, a beleza, a intuição, a compreensão, a delicadeza, a sensualidade, o amor materno incondicional, o entendimento e a complexidade. Todas nós temos um pouco de cada um desses adjetivos, no passado fomos obrigadas a “guardar” essa energia, a “guardar” o feminino, aí o que aconteceu? Algumas polarizaram  e outras o mantiveram trancado e outras foram obrigadas por conceitos religiosos, a reprimi-los.

Por isso hoje se fala muito do feminino, temos mesmo que liberar essa energia, temos mesmo que voltar a usar a  intuição, a delicadeza e todo o resto que completa nossa alma e devemos fazer isso sem culpa, sem medo, sem preconceito.
Ser mulher não se resume a tarefas, nem a trabalho, nem a maternidade; Ser mulher é muito mais complexo e desafiador que isso… Não permita que ninguém, seja pai, irmão, tio, namorado, marido, chefe, amigas, família, religião tirem  ou abafem você,  Lute sempre pois chegará o dia que nossas filhas serão livres.
 
"Houve um tempo, em que todas as mulheres eram sagradas.
Em que eram vistas como Deusas, como senhoras de seu próprio destino.
Houve um tempo, em que o corpo era sagrado, em que o sexo era uma prece.
Em que homens e mulheres respeitavam-se e reverenciavam-se.
Houve um tempo em que a mulher era feiticeira, faceira, tecelã, curandeira, parteira.
A mulher banhava-se na natureza, perfumava-se com jasmim. Andava de pés descalços, corria pela mata.
Usava compridas saias, rodadas, coloridas, leves.
Dançava para ela, dançava para a vida, dançava para seduzir, dançava para fertilizar.
Sua voz era como o canto da mais bela ave.
Sua beleza era fascinante, encantadora.
Era aos poetas a inspiração e aos músicos, canção.
A mulher era rendeira, cozinheira, mãe, sagrada, admirada.
De joias e pedrarias era adornada e, da natureza, sua maquiagem retirava.
Onde está esta mulher?
Em que fase da história ou período ela perdeu-se?
Onde devemos procurá-la?
Na verdade, esta mulher-sagrada ainda existe.
Está imersa em outras formas, em outras faces, em outros costumes.
Mas se priva, se poda, se adapta, se escraviza...e não lembra do que já foi em sua totalidade.
Hoje esta mulher é empresária, é médica, advogada, policial, recepcionista, dona-de-casa, política, enfermeira, escritora, estilista.
Ela ainda está aqui, mas não lembra quem realmente é.
Perdeu a memória.
Esqueceu-se de sua sacralidade, de sua divindade, de sua superioridade.
Mulher!
Coloca tua saia rodada, penteia-se com o orvalho, tira o sapato dos pés.
Permita-se bailar com o vento, satisfazer seus desejos, impor sua vontade.
Permita-se amar, realizar, cantar.
Permita-se sentir bela, amada, desejada, sentir prazer.
Permita-se fazer aquilo pelo qual tua alma anseia.
Permita-se honrar a Deusa, ao Deus, à natureza.
Permita-se viver a tua vida, e ser a senhora absoluta do teu destino.
Mulher, dentro de ti há tantas outras, que tu ignora totalmente.
Será você fértil doce e maternal como Deméter?
Ou vingativa como as três Fúrias?
Quem sabe arrebatadora e feroz, como as Harpias.
Talvez seja feiticeira, sábia e misteriosa como Hécate.
Ou soberana e dotada de magia como Ísis, mãe dos egípcios.
Um tanto implacável, forte e destemida como Kali.
Encantadora e misteriosa como as Nereidas.
Quem sabe é curiosas como Pandora, confiável e mensageira, como Íris.
Ou justa como Têmis.
Talvez seja sensual, impulsiva e totalmente movida pela paixão, como Afrodite.
Ou seja, selvagem como Ártemis.
Pode ser que seja repleta de cores e amores como Eros.
Ou então maléfica como Éris.
Mas... Possivelmente, sejas todas elas juntas!
Mulher, vem, resgata o teu papel, o teu feminino sagrado, tua ancestralidade.
Não tenha medo de seguir a luz, de se entregar ao Sol.
Muito menos de mergulhar nas trevas do submundo, das fogueiras, dos encantamentos.
Prove de todos os reinos e sabores, permita-se viver intensamente cada instante.
Siga seus instintos e extintos.

Seja você." - Autor desconhecido

Feliz 2016 !



Solte as amarras da sua vida, sejam elas quais forem, uma a uma, devagarinho. Depois navegue...e seja muito, muito feliz!

Você já teve a impressão que a vida de todo mundo vai pra frente e a sua não? Já se perguntou por que você não consegue isso ou aquilo? Alguma vez já pensou que você anda, anda e parece estar sempre no mesmo lugar?
Há muita e muita gente assim, que dá passos e mais passos e não avança. São pessoas atracadas a algum porto e que ainda não conseguiram se libertar.
Não adianta, se estamos amarrados a alguma coisa, não dá pra ir adiante. A corrente pode até nos levar de um lado para o outro, as tempestades nos atingirem e até mesmo o sol e lindas noites de lua, mas não saímos do lugar. São as amarras da vida, problemas mal ou não resolvidos. Coisinhas que julgamos pequenas e que deixamos pra depois, mas que, estando no nosso caminho ainda, acabam nos atrapalhando.
Muitas vezes pensamos que "deixar pra lá" resolve e acabamos deixando. Nos dizemos que o tempo é o melhor remédio e não digo que não seja. Mas não há remédio que possa funcionar se a raiz do mal continua intacta.
As feridas que carregamos no nosso ser, os relacionamentos doentes, mas deixados para o amanhã, os empregos que não nos dão nenhuma satisfação, fazem com que nossa vida ande devagar, mesmo se o tempo passa e envelhecemos com ele. Falta-nos coragem para tomar atitudes e é a vida quem decide do nosso destino.

Se você quer, realmente, que sua vida ande enquanto você é jovem o bastante para bem viver, solte as amarras. Lave a alma do que te atormenta, converse sobre seus problemas com as pessoas envolvidas; no trabalho, se você acha que é seu único meio de sobrevivência e que não pode ficar sem ele, então, mude sua maneira de trabalhar, procure encontrar satisfação naquilo que você faz.

Os horizontes existem para que não percamos a fé, para que possamos sonhar com o que há do outro lado e, quem sabe, seguir nesse rumo.
Ninguém pode evoluir se está aprisionado a alguma coisa. Se tiver que se apegar, que seja então à vontade de construir algo positivo da sua vida. Nunca espere pelos outros, nunca olhe para os outros se dizendo por que eles conseguem e você não. Evite comparar-se com este ou aquele, pois você é uma pessoa única e de qualquer maneira não existe ninguém perfeito, com vida perfeita. Dando o melhor de si, você vai perceber que seu potencial é muito maior do que você pensa. Dando o primeiro passo, que geralmente é o mais difícil, os outros se seguirão.
 
Solte as amarras da sua vida, sejam elas quais forem, uma a uma, devagarinho. Depois navegue...e seja muito, muito feliz!


Letícia Thompson

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

O ANTIGO PODER DA MAGIA




Certas coisas são sempiternas. A magia é uma delas. Deriva das raízes persas e gregas magus e magos, que significam sábio. A palavra inglesa magi, significando magos ou homens que praticam as ciências ocultas, provém delas. As Bruxas estão entre os magos que participam na obra da criação a fim de alimentar as pessoas e proteger a Terra. A magia não pertence a nenhuma cultura, sociedade ou tribo — ela é parte da sabedoria universal. Os produtores de magia em todos os séculos e em todas as culturas desempenharam papéis semelhantes e compartilharam de características similares. Quer fossem chamados de Bruxas, xamãs, sacerdotes, sacerdotisas, sábios, feiticeiros, curandeiros ou místicos, eles sabiam como curar os doentes, reunir os rebanhos, fazer medrar as searas, assistir nos partos, rastrear a influência das estrelas e dos planetas, construir templos e cômoros sagrados. Conheciam os segredos da Terra, os poderes da Lua, os anseios do coração humano. Inventaram a linguagem, a escrita, a metalurgia, a lei, a agricultura e as artes.
Seus rituais e cerimônias, seus feitiços e sortilégios, suas orações e sacrifícios, eram expressões de sua unicidade com a fonte de toda a vida, a Grande Mãe de todas as coisas viventes. Em primeiro lugar, e sobretudo, os fazedores de magia eram curandeiros que podiam diagnosticar doenças e prescrever o remédio e o ritual corretos para curar pacientes. Sempre realizada num contexto social que incluía a família e os parentes, a magia do antigo curandeiro funcionava porque era holística, apoiando-se no poder de cura do próprio paciente e trabalhando com os elementos e espíritos do meio circundante do paciente. Ele lidava com as causas físicas e espirituais da doença — a invasão de espíritos daninhos ou substâncias
nocivas, e os efeitos debilitadores da perda da alma. Os antigos curandeiros eram capazes de expulsar do corpo objetos maléficos e de recuperar almas perdidas.


Os antigos magos também eram conselheiros e líderes espirituais que oficiavam em importantes ritos de passagem. Celebravam casamentos, santificavam nascimentos, ungiam o recém-nascido, presidiam às cerimônias rituais de iniciação dos jovens na idade adulta, e conduziam as almas dos moribundos para o mundo seguinte. Como se situavam “entre os mundos" do espírito e da matéria, podiam servir como pontes e mediadores entre o humano e o divino. As pessoas procuravam nos com seus sonhos e visões. Por vezes, só eles podiam ajudar um indivíduo a descobrir seus espíritos guardiões e nomes sagrados.


Como videntes, profetas e visionários convincentes, eles respondiam a perguntas sobre o passado e o futuro. Interpretavam augúrios e presságios. Aconselhavam sobre as épocas
auspiciosas para plantar, casar, viajar, obedecer ao que a visão ordenava que se fizesse. Alguns deles tinham o poder de levantar tempestades, provocar a chuva e acalmar os mares.
Eram os Mestres dos Animais, que entenderam o nosso parentesco com todas as criaturas. Conheciam as mentes e os corações dos animais e estavam à vontade com as coisas
selvagens e bravias. Podiam comunicar-se com animais e plantas, e rondar os lugares sagrados. Conheciam a linguagem arcana com que a criação fala a si mesma. Sabiam como ouvir. E os magos eram magistrais contadores de histórias que conheciam os antigos mitos — pois até mesmo os povos antigos tinham mitos antigos que continham sua memória popular coletiva. Como guardiões da lenda e do costume, recitavam poemas e entoavam canções durante horas ou dias a fio, magnetizando seus ouvintes com a magia de suas vozes. Foram os bardos originais.

Quando pensamos sobre os dons e talentos desses antigos criadores de magia, algo reluz em nosso íntimo. Somos sua ressonância porque sabemos possuir também esses dons e talentos. Em algum nível de consciência sabemos que essas aptidões não são sobrenaturais mas naturais e que as usamos - na memória, na imaginação, numa outra vida, em nossos sonhos. Compreendemos as verdades profundas que a Bruxa, o xamã e o místico consubstanciam, verdades tão antigas que o mundo nunca se livrará delas. Embora muitas pessoas modernas
não o admitam, a visão de mundo da Bruxa ainda faz sentido. Ainda pressentimos a existência de uma conexão com a natureza que não foi totalmente perdida. Sabemos por instinto que toda a criação contém uma vitalidade magnífica, que tudo está vivo, que todas as criaturas contêm espírito. No âmago de nossos corações, concordamos com o filósofo Tales, que disse aos antigos gregos: "Todas as coisas estão repletas de deuses.''
Cada cultura tem seus magos e visionários. Encontra molos nas histórias da Suméria, Creta, índia, Egito, Grécia, África, as Américas, Polinésia, Tibete, Sibéria e no Oriente Médio. Na
Europa ocidental, apareceram com os druidas, os sacerdotes e sacerdotisas da raça céltica cujas origens ainda estão envoltas nas brumas da história. As migrações celtas difundiram a
sabedoria e a magia druídicas da China à Espanha. Na mineração e na metalurgia, na escultura e na arte, poesia e literatura, leis e costumes sociais, os povos célticos deixaram
uma indelével marca na cultura européia. De seus costumes científicos e espirituais, as Bruxas modernas derivam boa parte de sua Arte. Com um extraordinário engenho para combinar o prático e o metafísico - os celtas desenvolveram o arado de tração, os sistemas de campos retangulares e a rotação de culturas, assim como as teorias sobre a imortalidade da alma e a reencarnação — os líderes druídicos dos celtas impõem-se como brilhantes modelos para os modernos Bruxos.

Os conhecimentos das Bruxas são antigos. Sua visão de mundo é antiga. As pessoas que se vangloriam de ser modernas repudiam freqüentemente a feitiçaria como fantasia, superstição ou impostura. Descrições tendenciosas de povos antigos, escritas por historiadores que estavam convencidos da superioridade de sua própria cultura, fizeram as civilizações dos nossos ancestrais parecer bárbaras, ignorantes e selváticas. Mas a verdade sobre os antigos modos de vida não pode ser suprimida. A feitiçaria prosperou nas chamadas culturas primitivas do passado, prosperou nas culturas altamente desenvolvidas do passado. E floresce hoje.

 O Poder da Bruxa - Laurie Cabot

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Especial de Verão - Sucos e Drinks



Limão e Manjericão

Ingredientes:

. 2 xícaras (chá) de água
. 7 cubos de gelo
. 6 folhas de manjericão italiano
. Açúcar a gosto

Modo de preparo:

1. Retire as sementes e a casca do limão. Aproveite os gomos, mas sem a película branca.
2. Ponha no liquidificador e adicione os demais ingredientes.
3. Bata bem, coe e sirva.
 

Suco de Frutas Especial

Ingredientes:

· 2 fatias de pêssego fresco
· 2 fatias de morango
· 4 cubos de abacaxi
· 2 uvas cortadas ao meio
· 4 cubos de laranja
· Soda limonada

Modo de preparo:

Em uma taça de vinho tinto, coloque as frutas, três pedras de gelo quebrado. Complete com soda limonada, misture bem e sirva.

Dica:

Este drinque casa bem com fatias de presunto italiano ou espanhol.Se quiser, adicione à receita vinho tinto.
 

Suco de Erva-doce com Beterraba e Maçã

Ingredientes:

· 1/2 xícara (chá) de erva-doce picada
· 1/2 beterraba picada com as folhas
· 2 maçãs sem o miolo
· 1 xícara (chá) de água
· Adoçante a gosto

Modo de preparo:

Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Despeje nos copos, junte gelo a gosto e sirva em seguida.
 

Suco de Abacaxi com Limão

Ingredientes:

. 2 xícaras (chá) de suco de abacaxi
. Suco de 2 limões
. Açúcar e gelo a gosto

Modo de preparo:

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Transfira para dois copos e sirva com mais gelo. Se quiser, adicione um pouco de água.
 

Suco de Abacaxi e Kiwi

Ingredientes:

. 3 kiwis
. 1 abacaxi sem casca cortado em pedaços
. 10 cubos de gelo
. 1/4 de xícara (chá) de folhas de hortelã

Modo de preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Sirva em seguida.
 

Ponche de Melancia


Ingredientes:

. 1/2 xícara (chá) de melancia sem sementes cortada em cubos
. 1 litro de água com gás sabor limão
. 1/2 xícara (chá) de folhas de hortelã
. Gelo a gosto
. Ramos de erva-doce para decorar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva, decorado com ramos de erva-doce.
 

Água com Cereja,Morango e Hortelã

Ingredientes:

. 1 litro de água filtrada ou mineral
. 10 cerejas frescas
. 5 morangos frescos, limpos e cortados em lâminas
. Galhos de hortelã a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa jarra grande e leve à geladeira por, no mínimo, três horas antes de servir.
 

Água com Laranja e Anis-estrelado

Ingredientes:

. 1 litro de água filtrada ou mineral
. 1 laranja cortada em rodelas finas
. 5 anises-estrelados

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa jarra grande e leve à geladeira por, no mínimo, três horas antesde servir.
 

Água de Coco,Kiwi e Maçã Verde

Ingredientes:

. 1 litro de água de coco ou filtrada
. 1 kiwi cortado em lâminas
. 1 maçã verde sem sementes cortada em fatias finas
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa jarra grande e leve à geladeira por, no mínimo, três horas antes de servir.
 

Caju Cremoso

Ingredientes:

.30 ml de suco de caju
.30 ml de suco de abacaxi
.30 ml de suco de manga
.30 ml de leite condensado
.1/2 colher (sopa) de xarope azul para drinques

Modo de preparo:

Misture bem os sucos e o leite condensado. Forre o fundo do copo com o xarope azul e despeje o coquetel.
 

Suco Energético

Ingredientes:

. 1 copo de suco de uva vermelha
. 1/2 pera
. 1/2 banana
. 1 colher (sopa) de aveia
. 1 colher (sopa) de linhaça
. 1/2 copo de iogurte natural
. 6 amêndoas
. 1 colher (chá) de guaraná em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida.
 

Suco Vitaminado

Ingredientes:

. 3 laranjas
. 1 polpa (100 g) de morango ou 3 unidades da fruta fresca
. 1 colher (sopa) de aveia

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e não coar.
 

Suco Turbinado

Ingredientes:

. 1 polpa de açaí
. 8 morangos
. 1 colher (sopa) rasa de semente de girassol
. 1/2 maçã (sem casca)
. 8 acerolas sem semente (para não deixar o suco amargo)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador sem água. Se necessário, acrescente-a aos poucos até obter a consistência de milk-shake.
 

Suco refrescante

Ingredientes:

. 2 fatias médias de melancia
. 1 fatia grossa de abacaxi
. 10 folhas de hortelã
. 4 pedras de gelo

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata e depois coe. Adoce a gosto e sirva.


Limonada com Àgua de coco

Ingredientes:

. suco de 2 limões (coado)
. 200 ml de água-de-coco
. açúcar e gelo a gosto

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Beba em seguida.

Sucos nutritivos para o Verão


Suco Refrescante

Ingredientes:

– 1 limão grande (116g)
– 1 colher (sopa) de hortelã (2g)
– 1/4 de melão (675g)
– 4 folhas de agrião (2g)
– 1/4 xícara (chá) de gelo (38g)
– 2 colheres (sopa) de açúcar (28g)
– 1 xícara (chá) de água (240ml)

Preparo:

Esprema o suco do limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe com uma peneira e reserve. Distribua dois cubos de gelo em cada copo e acrescente o suco.
Chá Mate com Cascas de Abacaxi

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de água (480ml)
– 2 colheres (sopa) de erva mate (12g)

Preparo:

Coloque a água em uma panela ou chaleira e deixe ferver. Retire do fogo e adicione a erva mate. Abafe e deixe descansar por cinco minutos. Coe e reserve.


Suco da Casca do Abacaxi

Ingredientes:

– 4 xícaras (chá) de casca de abacaxi picada (520g)
– 3 xícaras (chá) de água (720ml)

Preparo:

Em uma panela, coloque as cascas do abacaxi para cozinhar com a água, até ficarem macias. Retire do fogo e espere esfriar. Coe e misture com o chá. Adoce a gosto. Sirva gelado.


Refresco de Repolho roxo com Acerola

Ingredientes:

– 4 folhas de repolho roxo (284g)
– 2 pacotes de polpa de acerola (200g)
– 750ml de água
– 2 colheres (sopa) de adoçante (4g)

Preparo:

Higienize as folhas de repolho. Rasgue as folhas de repolho e bata no liquidificador com a polpa de acerola e a água. Adoce e volte a bater por alguns segundos e sirva.


Suco de Laranja com Gérmen de Trigo

Ingredientes:

– Suco de 3 laranjas (150ml)
– 1 banana nanica (160g)
– 2 colheres (sopa) de gérmen de trigo torrado (40g)
– 2 colheres (sopa) de mel (36g)
– 1/2 xícara (chá) de água (120ml)
– 1 laranja para decorar (218g)

Preparo:
Higienize as laranjas e a banana. Pique-as e reserve. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Para decorar, use uma rodela de laranja.


Suco de cenoura, Maçã, Gengibre e Salsinha

Ingredientes:

– 3 cenouras médias (450g)
– 1 pedaço de gengibre de 1,5cm (12g)
– 2 maçãs (322g)
– 3 galhos de salsinha (8g)
– 1 litro de água gelada

Preparo:

Higienize as cenouras, o gengibre, as maçãs e a salsinha. Descasque o gengibre e reserve. Retire as sementes das maçãs e o excesso de talo da salsinha. Descasque as cenouras, o gengibre, as maçãs, e a salsinha com a água e coe. Adoce, se necessário, e sirva gelado.


Suco de Abacaxi com Couve e Hortelã

Ingredientes:

– 1/2 abacaxi (887g)
– 4 xícaras (chá) de água filtrada (960ml)
– 2 folhas de couve (40g)
– 1 ramo de hortelã (2g)

Preparo:

Higienize as folhas de couve e hortelã, descasque o abacaxi e corte em fatias. Em um liquidificador, coloque o abacaxi, a água, a couve, e as folhas de hortelã e bata tudo. Coe o suco e adoce, se necessário.


Smoothie de Verão

Ingredientes:

– 1 polpa de maracujá (100g)
– 1 polpa de morango (100g)
– 1 iogurte natural desnatado congelado (200g)
– 1 colher (sopa) de hortelã picada (2g)
– 1 colher (sopa) de granola (8g)
– 3 colheres (sopa) de mel (54g)

Preparo:

Bata no liquidificador as polpas com iogurte, a hortelã, a granola e o mel até ficar cremoso.


Redação CicloVivo

Papai Noel, Santa Claus, São Nicolau e a lenda de Krampus



Uma vez que a história vai mudando, como é que este personagem veio a ser relacionado com os presentes de Natal? Na Roma antiga eram realizadas festas em meados de dezembro em homenagem ao planeta Saturno, festa pagã na qual as crianças recebiam presentes dos adultos.
Em uma época posterior, quando o mito de São Nicolau ainda não havia sido concretizado, existiam outras tradições como a noite das crianças italianas que recebiam presentes de uma fada ou Bruxa chamada Befana. Mais adiante, viria o velhinho bonachão.

Santa Claus e São Nicolau

Para saber quem é Papai Noel, é preciso pesquisar algumas referências históricas e tradicionais, juntar as peças do quebra cabeça e ver sob a ótica de um panorama mais amplo.
Santa Claus (Sinterklaas), o famoso Papai Noel, é a versão folclórica e popular de São Nicolau, um santo cristã do século IV. São Nicolau foi arcebisbo de Myra, região conhecida atualmente como Denre - Antalia, área litorânea da atual Turquia.
Na época havia uma importante comunidade cristã de monges gregos que ali viviam. Por causa do nome do lugar, o santo também ficou conhecido como Nikolaos of Myra. 

São Nicolau, iconografia russa do primeiro trimestre do século XVIII, (mosteiro Kizhi, Karelia)
O que se sabe e se conta até hoje, por relatos históricos, é que diferentes milagres foram atribuídos a Nikolaos of Myra. É dito que ele tinha a reputação de dar presentes, distribuir moedas e auxiliar os necessitados. Posteriormente foi canonizado pela igreja católica e sua fama tornou-se conhecida. Sua reputação como santo cristão espalhou-se pelo mundo ao longo dos anos.
De uma forma ou de outra, sua história serviu como base lendária e folclórica para a figura de Sinterklaas ou Santa Claus.
Enquanto São Nicolau é representado com trajes de Bisbo, Papai Noel ganhou uma roupa vermelha estravagante, é caricaturado como um velhinho gordo de longa barba branca, com botas e cintos pretos de couro.
O poema do professor americano Clemente Clarke More (1779 - 1863), "A Visit from St. Nicholas" - "A visita de São Nicolau" ajudou bastante a popularização do Papai Noel, abordando sua aparência física, a noite de sua visita, sua forma de transporte e a tradição de trazer brinquedos para as crianças.
Há quem consiga correlacionar a popularização deste visual com as propagandas da Coca-Cola nos EUA e Canadá, que reforçaram e consolidaram esta aparência.
Papai Noel presenteia crianças bem-comportadas na noite da véspera de Natal, 24 de Dezembro, mas também existe a tradição de uma comemoração no dia de São Nicolau, em 6 de Dezembro. Somente em 1969, a Igreja Católica retirou do seu calendário a Festa de São Nicolau (em 6 de dezembro), mas a tradição permaneceu e ainda é comemorada em diversos lugares.
É claro, com o passar do tempo e as diversas influências regionais, há sempre variações sobre alguns tópicos, por exemplo: na versão americana, Papai Noel reside no Polo Norte, já na versão britânica se fala de sua morada nas montanhas gélidas da Lapônia, Finlândia.
 























Krampus

Também relacionado as festividades natalinas existe um outro personagem, muito mais estranho e assustador chamado Krampus. Krampus é uma figura mitológica tradicional originária da região dos Alpes. Na época de Natal, esta criatura bizarra acompanha o Papai Noel, na noite de 5 de Dezembro.
É bastante popular e bem conhecido em diversos países da Europa. Lugares como Alemanha, Áustria, Romênia, República Tcheca, Hungria, Croácia e Eslovênia possuem alguma forma regional para a representação de Krampus que pode ser conhecido por diferentes nomes.
A história de Krampus, assim como a entidade feminina Percht é tradicional do antigo paganismo germânico e remonta a uma época anterior a influência cristã. No decorrer dos séculos, a cultura foi adaptada aos interesses católicos e a figura pagã foi incorporada às festividades da liturgia da igreja.
Krampus assim desempenhou um papel antagônico ao Papai Noel, punindo, castigando e sequestrando crianças que se comportam mal.
Na região da Baviera alemã, Bavária e na região de Salzburgo, durante as primeiras semanas de Dezembro, é comum pessoas se fantasiarem de Krampus, com uma aparência horrenda, de chifres e cascos, arrastando correntes enferrujadas.
Assim como Sinterklaas, Krampus é de origem alemã, sendo popular na Alemanha e Áustria.
No final do século XIX, em torno de 1890, cartões natalinos começaram a ser produzidos com imagens de Krampus aconpanhando São Nicolau. Estes cartões conhecidos como Krampuskarten, frequentemente tinham frases como: “Gruss vom Krampus” (Saudações de Krampus) e também “Brav Sein!” (Comporte-se!).


Celebrando os Solstícios - Xamanismo

  

"A origem de outra importante lenda do Natal, Santa Claus, é bem conhecida. Novamente brilha um pouco da tradição pagã nos primórdios de um costume moderno. O nome Santa Klaus é derivado (no holandês Sinter Klaas) do alemão, equivalente a São Nicolau. Os fatos históricos sobre o turco São Nicolau, bispo de Myra no século IV, indicam que ele era aparentemente famoso por sua generosidade anônima, especialmente para com os jovens. Provavelmente por essa razão ele se tornou, mais tarde, o santo patrono dos meninos.

De qualquer forma, a lenda diz que em uma noite ele colocou dinheiro nas meias das filhas de um fidalgo pobre. Gradualmente, as festividades de São Nicolau, comemoradas em 6 de dezembro, foram transferidas para o Natal, e nos países germânicos as crianças associava, a figura de barbas brancas com indumentária diferente às festividades das noites de Natal.

A imagem moderna de São Nicolau deriva também de outras fontes: um personagem lendário germânico chamado Knecht Ruprecht viajava de cidade em cidade, no Natal, testando os conhecimentos das crianças sobre orações. Se eles passassem no exame, eram recompensadas com frutas, nozes e pão de gengibre, que ele carregava em um saco, e caso não fossem diligentes, ele brandia um bastão de punição.

Na Inglaterra, por volta do século XIV, era costume de Natal um senhor idoso, de barbas longas e brancas, visitar casas usando uma coroa de azevinho, mas o Papai Noel, ainda muito divertido, não tinha as qualidades mágicas nem o trenó puxado por renas tão adoradora pelas crianças atualmente. Eram personagens da literatura, não do folclore.
Washington Irving reuniu as tradições primitivas compondo a figura do moderno Papai Noel. Em 1809, ele escreveu Falir Knickrbocker's History of New York, onde descrevia um personagem que viajava em trenó e pousava nos telhados trazendo presentes para as boas crianças.
Ainda que a imagem familiar do Papai Noel tenha origens recentes, a idéia de um homem bondoso, com barbas longas e brancas, que vivia no pólo norte e voando de maneira mágica por todo mundo tem ressonância com tradições culturais mais antigas.

O Natal, esteve associado, desde o princípio, ao começo do solstício de Inverno (hem.norte), período no qual os xamãs e sacerdotes de todo mundo, realizavam os rituais de renovação. O tema renovação, inevitavelmente, retomava a idéia de celebração do paraíso original ou Era do Ouro, na qual a natureza, o Cosmo e a humanidade estavam em perfeita harmonia. Estas associações são claras na crença sérvia de que na noite de Natal, exatamente à meia-noite, o mundo é subordinado ao paraíso, e na tradição bretã, que os animais falam (poder que tinham na Era do Ouro segundo relato de muitas culturas). De acordo com os antigos gregos, Cronos, o rei do mundo, durante a Era do Ouro, tinham vivido no Polo Norte.

As crenças sobre os xamãs de praticamente o mundo inteiro, da Austrália à África, da Ásia às Américas, informam que estes são capazes de voar e de mover-se de acordo com sua vontade entre vários reinos espirituais e materiais da existência. "

Reunindo os elementos, observa-se que, embora seja importante traçar uma conexão direta entre a tradição xamanística e Papai Noel, a idéia, entretanto, pode ter sido formulada utilizando-se memórias e crenças coletivas, talvez até mesmo provenientes do período paleolítico. Segundo E.C.Krupp:

"Se a árvore cósmica nos aponta o caminho para o Céu todo o Natal, Papai Noel compreende em si a idéia do vôo mágico de um xamã.

Algumas vezes é dito que o próprio xamã é responsável por levantar uma árvore de Natal que chega ao céu do Polo Norte. O Papai Noel desce pela chaminé e depois volta pelo mesmo caminho. Nossas chaminés, como um eixo cósmico, o levam de um reino para o outro.

Deve haver também alguma coisa mágica relacionada ao saco de presente que ele carrega para distribuir às crianças do mundo. O saco é como um moinho mágico que podia moer o suprimento ilimitado de alimento, dinheiro, sal, e estava associado ao eixo do mundo. Além do mais, como os deuses e espíritos, Papai Noel é imortal. Sua atividade concentrava-se na noite crítica que antigamente era o solstício de inverno (hem.norte)".

A maior parte dos elementos da moderna celebração de Natal (exceto as poucas que abordam especificamente as histórias bíblicas do nascimento de Jesus) deriva dos festivais antigos, de tradições e de crenças relacionadas às árvores sagradas, à renovação do mundo, ao êxtase xamânico e à dança sazonal do Sol e da Terra. A comemoração de Natal suplantou a de solstício, absorvendo seus emblemas superficiais, ignorando ou suprimindo muitos de seus significados centrais.
Atualmente, como há mais conhecimentos disponíveis sobre tradições de povos antigos, muitos cristãos estão compreendendo que o conteúdo das antigas celebrações não contradiz o espírito de sua fé. Afinal, Jesus não disse absolutamente nada sobre erradicar os festivasis antigos; amava a natureza e pedia para seus discípulos procederem como crianças, imitarem as flores e aos pássaros sem se importar com o amanhã e abandonarem os tesouros terrenos. Na verdade, doi dos mais sensíveis da teologia cristã moderna Mattthew Fox e Thomas Berry, estão defendendo o retorno aos valores inerentes das religiões naturais anmtigas como modo de salvar a ecologia do planeta Terra e destacar a instituição eclesiástica.

Talvez haverá um tempo em que a paranóia religiosa e a ética da conquista era, ao menos, dar espaço à humildade ante a vida - atitude fundamentada e apoiada por todos os mestres espirituais da história. Quando chegar este dia, acharemos muito o que celebrar na simples e profunda mensagem que as plantas, os animais, a Terra e o Céu têm a oferecer.

Texto de Richard Heinberg

domingo, 20 de dezembro de 2015

Litha - Solstício do Verão





Primeiro dia do Verão (Solstício do Verão) - 21 de Junho H. Norte / 21 de Dezembro H. Sul

O Solstício do Verão (ou Meio do Verão, Alban Hefin ou Litha), também conhecido como Dia de São João, na Europa, marca do dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zênite. Para os Bruxos e os Pagãos, esse dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos.

Em certas tradições wiccanas, o Solstício do Verão simboliza o término do reinado do ano crescente do Deus Carvalho, que é, então, substituído pelo seu sucessor, o Deus Azevinho do ano decrescente. (O Deus Azevinho reinará até o Sabbat do Inverno do Natal, o dia mais curto do ano.)

O Solstício do Verão é uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. é o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.

Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Cores das velas: azul, verde.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras verdes, especialmente a esmeralda e o jade.
Ervas ritualísticas tradicionais: camomila, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, espera, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.



Ritual do Sabbat Litha

O ritual que se segue é tradicionalmente realizado pelos Bruxos numa clareira na floresta, num grande jardim afastado, no topo de uma colina ou em qualquer outro lugar da Natureza. Comece arrumando pedras no chão para formar um grande círculo com cerca de 3m de diâmetro. Com uma espada cerimonial consagrada ou uma longa vareta de madeira (preferivelmente uma vara de sorveira recentemente cortada), trace o símbolo poderoso e altamente mágico de um pentáculo (estrela de cinco pontas) dentro de círculo de pedras. Acenda cinco velas verdes para simbolizar os poderes da Natureza e a fertilidade, e coloque uma em cada ponta do pentagrama, começando pelo leste e continuando em movimento destrógiro.

Monte um altar ou coloque uma pedra grande e achatada no centro do pentagrama voltada para o norte, como um altar, e, sobre ela, uma estátua representando a Deusa. Em cada lado dela, acenda uma vela branca de altar. No ponto cardeal correspondente ao Ar, coloque um sino de latão, consagrado, e um incensório de olíbano com incenso de mirra. No ponto cardeal correspondente à Água, coloque um cálice com vinho, um pequeno prato com sal e uma pequena tigela com água (preferivelmente água fresca da chuva).

Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Abençoe o vinho, cobrindo o cálice com as palmas das mãos, enquanto diz: EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE VINHO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA. Salpique um pouco de sal e algumas gotas de água sobre o sino de latão, para abençoá-lo, e diga: COM SAL E ÁGUA EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE SINO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA. ABENÇOADO SEJA.

Acenda o olíbano e a mirra. Levante os braços para o céu, feche os olhos e preencha a sua mente com pensamentos e visões agradáveis da Deusa Mãe, enquanto diz: OH, ABENÇOADA MÃE TERRA, DEUSA-VENTRE, CRIADORA DE TUDO, A TI É CONSAGRADO ESTE CÍRCULO SAGRADO. EM TEU NOME SAGRADO E SOB A TUA PROTEÇÃO INICIA-SE ESTE RITUAL DO SABBAT.

Faça soar o sino três vezes e invoque: ESPÍRITO FEMININO SAGRADO DO AR, VIRGEM DO FOGO, BELA E FORMOSA, MÃE TERRA, DOADORA DE VIDAS, ANCIÃ DA ÁGUA, SEM IDADE E SÁBIA, EU INVOCO A TUA DIVINA IMAGEM. Coloque o sino de volta no altar de pedra e, então, com ambas as mãos. Leve o cálice de vinho aos lábios. Beba um pouco dele e derrame o restante no centro do pentagrama, como libação à Deusa, enquanto diz: EU DERRAMO ESTE VINHO ABENÇOADO COMO UMA OFERENDA A TI, OH GRACIOSA DEUSA DO AMOR, DA FERTILIDADE E DA VIDA.

Coloque o cálice vazio de volta no altar. Novamente faça soar o sino três vezes e diga: COM O SOL NO SEU ZÊNITE EU REALIZO ESTE RITUAL DO SOLSTÍCIO EM HONRA A TI, OH GRANDE DEUSA. E EM TEU SAGRADO NOME EU AGORA DOU GRAÇAS. À MEDIDA QUE OS DIAS BRILHANTES COMEÇAM A ENFRAQUECER O TEU AMOR DIVINO E OS TEUS PODERES DE CURA CRESCEM MAIS FORTES.

Ajoelhe-se diante do altar. Ofereça mais incenso. Faça soar o sino em honra à Deusa e, então, diga em voz alta e em tom alegre: ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É VIDA. A DEUSA É AMOR, ELA FAZ GIRAR A GRANDE RODA SOLAR QUE MUDA AS ESTAÇÕES E TRAZ NOVA VIDA PARA O MUNDO. ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É A LUA E AS ESTRELAS. A DEUSA É O CICLO DAS ESTAÇÕES. ELA É A VIDA, ELA É A MORTE, ELA É O RENASCIMENTO. ELA É O DIA, ELA É A NOITE, ELA É A ESCURIDÃO, ELA É A LUZ, ELA É TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES. ASSIM SEJA.

O Ritual do Solstício do Verão deve ser seguido de um banquete de alegria e do canto feliz de músicas folclóricas mágicas pagãs e/ou da recitação de poesia inspirada na Deusa. O Solstício do Verão é o momento tradicionalmente propício à colheita de ervas mágicas para encantamentos e poções (especialmente as da magia do amor). é também o tempo ideal para realizar divinações e rituais de cura, e para cortar varetas e bastões de divinação.



Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Pela Cura das Nossas Relações





















É notável ver hoje em dia que da mesma forma que muitas mulheres unidas se curam, outras se ferem.Precisamos compreender que a sociedade em seu modelo patriarcal nos ensinou a competir, o mundo machista nos coloca em situações aonde vemos uma mulher como a nossa rival, principalmente diante de relacionamentos amorosos.
A ex julga a atual, a atual julga a ex, e o que não é notavel que ambas não são responsáveis por nada, são só mais duas vitimas desse sistema que nos ensina s
obre a competição em provar quem é melhor.
Precisamos levantar a bandeira e nos mulheres nos conscientizarmos que aquele que fala, julga e não tem o seu passado resolvido, em breve nos colocara em situaçoes em que sermos a Neurotica, louca, e surtada que fez mal ao pobre mocinho.
O que deixamos de compreender que nesse jogo de vaidade, duas mulheres se ferem pois nessa competição entra diversos conflitos da menina interior, ciumes, medo, desamparo e com isso as feridas começam se abrir diante da outra mulher que começa a competir com ela.
Para que sanamos essa sociedade patriarcal precisamos nós mulheres sairmos do modelo automático da competição, precisamos entregar quando vemos que o jogo coloca duas mulheres umas contra as outras, precisamos ter forças para assumirmos para nós mesmas muitas vezes que estamos sendo vitimas de um modelo competidor e quando não atentas estaremos com pensamentos que nos ferem.
A mídia nos ensina sobre a vaidade,e a soberba , e a competição para estarmos com um homem, mas não nos ensina que muitas de nós somos vitimas de uma sociedade machista que nos transforma em reféns quando não atentas, entregando as rédeas da nossa vida para um outro alguém.
Precisamos cada vez mais nos unirmos e mostramos umas as outras as nossas historias e tecermos os nossos fios para que curemos nossas relações e possamos perceber que o Homem que nos faz promessas e fala mal de outra mulher é aquele que um futuro próximo também estará falando mal de nós e nos colocando em situações de competições.
Enquanto mulheres se verem como rivais, ainda estaremos a merce de uma sociedade que nos ensinou a competir e não nos UNIR.
Pela Cura das Nossas Relações.


Carol Shanti

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Receitas Especiais de Natal - Parte 2




Peru de Natal com Ervas finas e Frutas

• 1 peru grande e descongelado de véspera
• 2 cabeças de alho poró
• 1 maço de manjericão...
• 1 maço de hortelã
• 2 xícaras de tomate seco de boa qualidade
• 1 colher (sopa) de sálvia fresca
• 1/2 xícara de tomilho
• 1 xícara (chá) de erva doce fresca
• 1 colher (sopa) de coentro
•1 colher de sopa de curry fresco
• 1 xícara de champignons
• 1 xícara de cebola ralada
• Azeite português de boa qualidade
• 1 pacote de farofa pronta ou feita ao gosto da família
• 4 ovos cozidos
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 2 colheres (sopa) de castanha do pará, moídas de véspera ou na hora
• 1 xícara de passas
• 1 xícara de frutas cristalizadas
• 1 xícara de hortelã picadinha
• 1 abacaxi grande e maduro
• Cerejas em calda ao marasquino
• 1 embalagem de palitos, daqueles usados para fazer bife a rolê
• Azeite a gosto
• Papel de alumínio o quanto baste
• 1 forma grande de alumínio, funda o suficiente para assar o peru.

Modo de Preparo :

1.Reserve um peru de bom tamanho e faça os temperos.

Temperos:
1.Coloque no liquidificador o alho, 1/2 maço de hortelã, 1/2 maço de manjericão, a sálvia fresca, o tomilho, a erva doce, o coentro fresco, curry e 1 xícara de azeite bem generosa.
2.Bata essas ervas finas com o azeite, ligando e desligando rapidamente o liquidificador, até notar um tempero não muito moído, mas com aspecto de tempero picadinho.
3.Besunte o peru generosamente, com essa mistura de ervas e azeite.
4.Reserve.
5.Em uma panelinha ao seu gosto, coloque a cebola ralada e o azeite.
6.Deixe a cebola fritar ao ponto de ficar transparente, quase dourada.
7.Acrescente 1 xícara de tomates secos, os ovos, a farofa pronta, a castanha do pará moídas, as passas, as frutas cristalizadas e os champignons.
8.Mexa essa farofa, mas só até o ponto de aquecer e juntar os ingredientes.
9.Reserve.
10.Recheie generosamente o peru com a farofa.
11.Feche o peru temperado e recheado.
12.Reserve.

Montagem do prato:
1.Corte um abacaxi em rodelas
2.Enfeite a parte de cima do peru com rodelas de abacaxi
3.Coloque a cerejinha no meio da rodela do abacaxi, espetadas e presas no peru com o palito de cozinha
4.Cubra o peru com o papel alumínio
5.Leve para assar, em temperatura de acordo com as instruções da embalagem
6.Durante o processo de cozimento do peru, vá alternando regas de azeite com a xícara de folhinhas de hortelã picadinhas.

Informações Adicionais:
• O azeite português regado com as folhinhas de hortelã dá uma leveza e um sabor especial ao peru.


Chester ao molho de Catupiry e Vinho

Ingredientes:

• 1 Chester temperado...

Farofa:

• 500g de farinha de milho amarela
• 6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
• 4 ovos ligeiramente batidos
• 200g de presunto cortado em tiras
• 1 xícara (chá) de couve manteiga cortada bem fina
• 1 cebola grande bem picada
• 6 dentes de alho picados
• 50g de azeitona preta sem caroço picada
• 50g de tomate seco picado
• 50g de champignon fatiados
• 4 colheres (sopa) de Catupiry (aproximadamente 100g)
• Salsinha a gosto
• Sal a gosto
• Pimenta vermelha a gosto

Molho:

• 400g de Catupiry
• 150 ml de leite
• 50 ml de vinho branco, seco

Modo de preparo:

Farofa:

Numa frigideira coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e deixe derreter, acrescente os ovos até fritar bem.
Reserve.
Em outra panela refogue a cebola e o alho na manteiga restante, junte o presunto, a couve, a azeitona, o tomate seco, o champignon, a salsinha, o sal, a pimenta e vá mexendo por 1 minuto.
Acrescente de uma só vez a farinha de milho e mexa até começar a dourar.
Retire a panela do fogo e acrescente os ovos mexidos.
Deixe esfriar novamente e misture com as mãos o Catupiry deixando a farofa úmida.
Utilize para rechear ou como acompanhamento do Chester.

Molho:

Derreta o Catupiry com o leite em fogo baixo sem parar de mexer.
Assim que estiver homogêneo junte o vinho branco e misture sem deixar ferver.
Sirva quente em uma molheira.

Chester:

Se preferir rechear o Chester com a farofa, costure com barbante culinário e siga as instruções do fabricante para assá-lo.
Retire do forno e sirva quente acompanhado com o molho.

Dica: O molho de Catupiry é um excelente acompanhamento de carnes vermelhas, brancas ou peixes.
A farofa pode ser utilizada para rechear peru, frango ou acompanhamento para outros tipos de pratos.

Rendimento: 6 porções



Torta cheesecake de Morango

Ingredientes:

• 1 pacote de biscoito Maria triturado (200g)
• 3 colheres (sopa) de margarina
• 2 xícaras (chá) de cream cheese (queijo cremoso)
• 1 lata de leite condensado
• 1 lata de creme de leite
• 2 ovos
• 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Calda:

• 2 xícaras (chá) de morango fatiado
• 1 xícara (chá) de açúcar
• 1 colher (chá) de corante alimentício vermelho
• 1 colher (café) de suco de limão

Modo de preparo:

• Misture o biscoito com a margarina e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível de 24cm de diâmetro.
• No liquidificador, bata o cream cheese, o leite condensado, o creme de leite, os ovos e a farinha.
• Despeje sobre a massa na forma e leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos.
• Leve os ingredientes da calda ao fogo baixo até dissolver o açúcar.
• Espere esfriar, desenforme a torta, espalhe a calda por cima e leve à geladeira por 2 horas.
• Decore com morangos e sirva.

Dica:

• Se desejar, utilize o cream cheese caseiro.

Rendimento:10 porções


Torta Especial de Pêssego

Ingredientes:

Massa:

• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 4 colheres (sopa) de gordura vegetal ou manteiga
• 1/2 lata de creme de leite
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

• 1 lata de leite condensado
• 4 gemas peneiradas
• 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
• 1/2 lata de creme de leite

Cobertura:

• 1 lata de pêssegos em calda, cortados em fatias finas (450g)

Modo de preparo:

Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque os restantes dos ingredientes.
Misture a massa com as pontas dos dedos até que se solte completamente das mãos.
Deixe descansar por 30 minutos e então abra a massa.
Forre o fundo e os lados de uma forma de 24cm de diâmetro, fure o fundo com um garfo e asse em forno quente (200º), por aproximadamente 20 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio:
Misture o leite condensado com as gemas e o vinho branco seco, misturando com um batedor de arame até formar bolhas.
Leve a mistura ao banho maria e continue batendo até obter um creme liso e consistente, aproximadamente 25 minutos.
Apague o fogo, junte o creme de leite e deixe esfriar.
Recheie a torta, já fria, com esse creme, cubra com as fatias de pêssego arrumadas lado a lado, acompanhando o contorno da forma.
Leve à geladeira para firmar o creme, retirando 15 minutos antes de servir.

Rendimento:8 a 10 porções


Panetone Natalino

Ingredientes

Massa:

• 1 xícara (chá) de água morna
• 1 xícara (chá) de farinha de trigo
• 4 tabletes de fermento biológico fresco
• 200 g de manteiga
• 1 ½ xícara (chá) de açúcar
• 1 pitada de sal
• 6 gemas
• 1 kg de farinha de trigo
• 1 xícara (chá) de água morna

Recheio:

• 2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
• ½ xícara (chá) de nozes picadas
• 1 ½ xícara (chá) de uvas passas pretas
• 4 colheres (sopa) de margarina para cobrir os panetones.

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo de trigo e o fermento.
Misture e deixe descansar por 10 minutos. em seguida, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a farinha e a água morna.
Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
Em uma outra tigela, misture as frutas cristalizadas, as nozes, as uvas passas e reserve.
Divida a massa em quatro partes.
Abra cada uma das partes e espalhe o recheio.
Enrole como um rocambole, uma as pontas e coloque em uma forma para panetone.
Repita a operação com as outras partes da massa e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque uma colher de margarina sobre cada panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Dica: Antes de passar a margarina sobre o panetone, faça um X sobre o panetone com o auxílio de uma faca para a margarina penetrar mais na massa.
Sugestão: no recheio, colocar chocolate ao leite ou meio-amargo picados.


Biscoito de Natal

Ingredientes:

• 350 g de farinha de trigo peneirada...
• 200 g de açúcar mascavo
• 2 colheres (chá) de canela
• ½ colher (chá) de noz moscada
• ½ colher (chá) de gengibre
• ½ colher (chá) de cardamomo
• 1 pitada de sal
• ½ colher (chá) de fermento em pó
• 200 g de margarina
• 3 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo:

Misture a farinha, o açúcar, os temperos e o fermento em pó.
Junte pedacinhos de margarina e com a mão fria faça levemente uma farofa com a farinha.
Junte o leite e misture rapidamente até dar a liga e virar uma massa.
Coloque na geladeira por 1 hora.
Abra a massa na pia enfarinhada estique comum rolo de macarrão na espessura de 1,5 cm.
Corte a massa em formatos de bichinhos e motivos natalinos.
Asse por aproximadamente 10 a 15 minutos a 200ºC, até estar torradinho.
Guarde em uma lata bem fechada.


Biscoito de Natal com Amêndoas

Ingredientes:

• 100 g de amêndoas laminadas...
• 200 g de farinha de amêndoas
• 100 g de farinha de trigo
• 10 g de fermento em pó
• 200 g de açúcar refinado
• 10 g de canela em pó
• 1 ovo
• 20 g de manteiga para untar
• 8 g de gengibre ralado
• 3 g de raspas de limão

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Na batedeira, em intensidade média, bata o ovo com o açúcar para que a mistura fique branca e homogênea.
Enquanto bate o ovo, em uma outra vasilha, coloque a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, o fermento em pó e a canela.
Misture-os com uma colher e reserve.
Volte então à batedeira ainda ligada, acrescente as raspas de limão e de gengibre e em seguida desligue.
Reserve em um copo pequeno 3 colheres (sopa) de água.
Acrescente a mistura de amêndoas à batedeira e, misturando em intensidade mínima, adicione aos poucos a água para dar liga na massa.
Finalmente, acrescente metade das amêndoas laminadas, apenas para misturar, e em seguida desligue a batedeira.
Com a ajuda de um guardanapo de papel, unte a assadeira com a manteiga.
Se for fazer todos os biscoitos de uma vez, você vai precisar de mais de uma assadeira.
A massa rende aproximadamente 30 biscoitos, e eles crescem bastante!
Você também pode guardar parte da massa embrulhada na geladeira para fazer depois.
Usando duas colheres de chá, faça quenelles com a massa dos biscoitos, passando de uma colher para a outra, dando à massa o formato de uma amêndoa, e vá dispondo-as na assadeira, com ao menos 5 cm entre cada uma.
Finalmente, coloque o restante das amêndoas laminadas em cima de cada biscoito, apertando um pouco para ficarem com uma altura de aproximadamente 1cm.
Leve para assar no forno preaquecido por 15 minutos, ou até começarem a dourar as amêndoas.
Retire com cuidado, espere esfriar um pouco e sirva.

Rendimento: 8 porções


Bacalhau à Valenciana

Ingredientes:

• 4 lombos de Bacalhau Riberalves...
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• 100ml de azeite
• 1 folha de louro
• 1 lata pequena de tomate sem pele
• 1 colher (café) de açafrão em pó
• 100ml de vinho branco
• Sal e pimenta a gosto
• 2 ovos cozidos
• 1 raminho de salsa picada
• Azeitonas a gosto

Modo de preparo:

Descongele totalmente os lombos de bacalhau Riberalves.
Descasque as cebolas e os dentes de alho, pique tudo, coloque em uma panela, junte o azeite e o louro, leve ao fogo e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente.
Adicione o tomate sem pele picado com o molho, o açafrão e o vinho branco, tempere com sal e pimenta, e deixe cozinhar durante 5 minutos.
Junte os lombos de bacalhau Riberalves, tampe e deixe cozinhar, em fogo brando, durante mais 15 minutos.
Transfira os lombos de bacalhau Riberalves para uma travessa, espalhe por cima o molho, decore com os ovos cozidos picados, a salsa picada e as azeitonas, e sirva acompanhado com batatas cozidas ou fritas em palito grosso.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos


Pernil de Cordeiro assado com Alho e Alecrim

Ingredientes:

• 4 dentes de alho, fatiados...
• 2 colheres (sopa) de alecrim fresco
• Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
• 1 pernil de cordeiro pesando entre 2 a 3kg

Modo de preparo:

Faça pequenos cortes na carne do pernil a cada 2 -3 centímetros.
Preencha os buracos com o alho. Tempere o pernil com sal e pimenta.
Distribua o alecrim por cima e por baixo do pernil.
Asse no forno a 180 ºC, até que o pernil esteja cozido ao ponto.
Não cozinhe demais o pernil, o seu sabor fica melhor quando a carne ainda está um pouco rosada.

Boas Festas!