sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Imbolc - O crescimento da luz - 2 de FEVEREIRO - Hemisfério NORTE

 
 
Festa do Fogo ou Noite de  Brighid
 
Este Sabá é dedicado à Deusa  Brighid, Senhora da Poesia, da Inspiração, da CURA , da ESCRITA , da Metalurgia, das Artes marciais e do FOGO .

Nesta noite, as BRUXAS colocam VELAS cor de laranja ao redor do círculo, e uma VELA acesa dentro do Caldeirão. Se o RITUAL é feito ao AR livre, pode-se fazer tochas e girar ao redor do círculo com elas. A BRUXA mais jovem da Assembléia pode representar Brigit, entrando por último no círculo para acender, com sua tocha, a VELA do caldeirão, ou a fogueira, se o RITUAL for ao AR livre, o que representaria a Inspiração sendo trazida para o círculo pela Deusa.

Os membros do Coven devem fazer poesias, ou cantar em homenagem a Brigit. Pedidos, agradecimentos ou poesias devem ser queimados na fogueira ou no caldeirão em oferenda, no fim do ritual. o Deus está crescendo e se tornando mais forte, para trazer a Luz de volta ao mundo. É hora de pedirmos proteção para todos os jovens, em especial da nossa família e do Coven.

Devemos mentalizar que o Deus está conservando sempre viva dentro de nós a chama da saúde, da coragem, da ousadia e da juventude. O altar deve ser enfeitado com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas. A consagração deve ser feita pelos membros mais JOVENS do Coven. Literalmente quer dizer dentro do útero. O inverno ainda não foi embora, mas por baixo da neve a vida floresce e ganha força.

As coisas não acontecem diante de nossos olhos, mas já estão lá, lentamente, pulsando, esperando o momento certo para vir à tona. A Deusa vagarosamente recupera-se do parto, e acorda sob a energia revigorante do Sol. Esse é o também chamado Festival das Luzes, em que se acendem VELAS por toda a casa, mais especialmente nas janelas, para anunciar a vinda do Sol e mostrar ao menino Deus seu caminho.

COMEMORANDO O CANDLEMAS

Um símbolo da estação, como uma representação de um floco de neve, uma flor branca ou talvez um pouco de neve num recipiente de CRISTAL , pode ser depositado no altar. Uma VELA laranja, ungida com ÓLEO de almíscar, CANELA , olíbano ou ALECRIM , ainda por acender, também deve estar presente.

Pode-se derreter neve para que seja usada como ÁGUA na criação do círculo. Prepare o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , crie o círculo, invoque a Deusa e o Deus. Diga as palavras a seguir:



"Este é o período da festa das tochas,
Quando todas as lanternas queimam e brilham
Para saudar o renascimento do Deus.
Eu celebro a Deusa, Eu celebro o Deus;
Toda a TERRA celebra Sob seu manto de sono."


Acenda a VELA laranja com a VELA vermelha do altar (ou no ponto sul do círculo).Caminhe lentamente ao redor do círculo no sentido horário, levando consigo a vela. Diga estas palavras ou semelhantes:


"Toda a TERRA está envolta pelo inverno.
O AR está frio e o gelo envolve a Terra.
Mas, Senhor do Sol,
O Chifrudo dos animais e locais silvestres,
Sem ser visto renascente
A partir da graciosa Deusa Mãe,
Senhora de toda fertilidade.
Salve, Grande Deus! Salve e bem - vindo!"


Pare diante do altar, erguendo a vela. Observe sua chama. Visualize sua vida florescendo em criatividade, com energias e forças renovadas. Se precisar olhar para o futuro ou passado, este é o momento ideal. Pode-se seguir praticar trabalhos de magia, se necessários. Celebre um banquete simples! O círculo está desfeito.

ERVAS TÍPICAS -

Angélica, Manjericão, LOURO , Benjoim, Urze, Mirra e Flores amarelas.

COMIDAS TÍPICAS -

Laticínios, Creme azedo, Comidas condimentadas e encorpadas, Pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho-poró, pratos com passas e um vinho bem forte.

Lammas - Festival da Primeira Colheita - 2 de FEVEREIRO - Hemisfério SUL

 
 
LAMMAS ou LUGHNASADH - Festa da Colheita
 
Este é o primeiro dos três Sabbaths da colheita. O Deus já dominou o mundo das trevas e agora passará por leves mudanças, seu poder está declinando com o passar dos dias. Por isso, o honramos e agradecemos pela energia dispensada sobre as colheitas.

O dia é comumente associado a Lugh, Deus Celta do Sol. Lughnasad era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol. na Mitologia Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes, que exigiam sacrifícios humanos do povo.

A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os DEUSES , que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho. Nessa data deve-se agradecer a tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução.

O outro nome do Sabát é Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Os membros do Coven devem fazer um pão comunitário, que deverá ser consagrado junto com o vinho e repartido dentro do círculo.

O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do Caldeirão, para serem queimados juntamente com papéis, onde serão escritos os agradecimentos, e grãos de cereais.

O boneco representando o Deus do milho também é queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida. O Altar é enfeitado com sementes, ramos de trigo, espigas de milho e frutas da época.
 

COMEMORANDO O LUGHNASADH
 
Coloque sobre o altar feixes de trigo, cevada ou aveia, frutas e pães, talvez um pão no formato do Sol ou de um homem para representar o Deus. Bonequinhas de milho, simbolizando a Deusa, também podem estar presentes. Arrume o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , abra o círculo. Invoque a Deusa e o Deus. De pé diante do altar, erguendo os feixes de grãos diga estas palavras ou palavras semelhantes.

"Agora é o período da Primeira Colheita,
Quando a fartura da natureza se dá para nós,
Para que possamos sobreviver.
Ó Deus dos campos maduros, Senhor dos Grãos,
Conceda-me a compreensão deste sacrifício
Enquanto se prepara para se entregar à foice da Deusa
E partir para a TERRA do eterno verão.
Ó Grande Deusa da lua Nova,
Ensine-me os segredos do renascimento
Enquanto o Sol perde sua força e as noites se tornam frias."


Esfregue as pontas do trigo para que os grãos caiam sobre o altar. Erga um pedaço de fruta morda-o, saboreando seu gosto, e diga:


"Eu partilho da primeira colheita,
mesclando suas energias Com as minhas
para que possa continuar minha busca
pela sabedoria das estrelas E pela perfeição.
Ó Senhora da Lua e Senhor do Sol,
Graciosos perante os quais as estrelas interrompem sua trajetória,
Eu ofereço meus agradecimentos pela fertilidade continua da Terra.
Que o Grão pendente libere suas semente
para que sejam enterradas No seio da Mãe,
assegurando o renascimento no calor da primeira vindoura."


Consuma o restante da fruta. Trabalhos de magia se necessários, podem ser praticados. Celebre um Banquete Simples. O círculo é desfeito.
 

ERVAS TÍPICAS -

Flores de Acácia, Aloé, Talo de milho, olíbano, Girassol, Trigo, Maça Verde, Uva, Pêra, Groselha, Abrunho e Urze.

COMIDAS TÍPICAS -

Pães, Amoras pretas e outras frutinhas, frutos do Carvalho (já livres de seu veneno), Maçãs Verdes, Frutas da época e Vinho de Uva.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Perfume e o Sabor do Azeite Aromatizado

 
Atualmente os azeites aromatizados estão cada vez mais populares e procurados.
Eles são utilizados para temperar saladas, em pré-preparos de alguns assados, como meio para cozimento, em marinadas, molhos ou para perfumar um prato.
O azeite aromatizado com especiarias como hortelã, manjericão, cardamomo, pau de canela, pimenta, alho, casquinha de limão, gengibre, baunilha, trufas pretas e brancas entre outros, possui um sabor que ajuda a reduzir a necessidade de utilizar outros temperos como o sal e a pimenta do reino.
Veja receitas interessantes e dicas importantes que devem ser observadas durante o seu preparo.

Dicas importantes:
- Em primeiro lugar, esterilize o vidro e a tampa, colocando-os dentro de uma panela alta, e sobre um pano colocado no fundo, para que não quebre. Cubra com água e deixe ferver por pelo menos 10 minutos. Retire, vire de boca para baixo para que escorra bem a água. Só utilize quando seco.
- As ervas aromáticas e especiarias devem estar limpas. Uma boa forma de limpar as impurezas é levar as ervas ao microondas por 20 segundos sobre uma folha de papel absorvente. Deixe esfriar e utilize. As ervas, depois de lavadas e secas, podem ser ligeiramente esmagadas para melhor liberarem suas essências. Não deixe as ervas dentro do azeite depois de pronto, a não ser as desidratadas.
- Cuidados essenciais devem ser observados quando usar ingredientes in natura que podem ser uma fonte potencial de crescimento de bactérias. Só assim você conseguirá um azeite com sabor agradável e tempo de duração maior. Caso contrário eles estragarão com facilidade.
- As receitas devem sempre ser elaboradas com azeites de excelente qualidade, óleos de oliva extravirgem.
- Para armazená-lo, deve-se ter o menor contato possível do oxigênio e os ingredientes completamente submersos no azeite, afim de conservá-los melhor.
- Os recipientes herméticos são os mais indicados para conservação do azeite. Se utilizar rolha de cortiça pressione muito bem para que ela não ceda á entrada de bactérias.
- Quando a aromatização for feita através de Infusão “à frio”(consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite ) ele pode ser guardado em geladeira e consumido em 3 semanas (no máximo) ou em freezer.
- Embrulhe o frasco com folha de alumínio para evitar a luz direta.
- Use recipientes de vidro que permitem a visualização das ervas e especiarias.
- Para presentear, compre vidros do tipo jarra, de boca larga, de diferentes formatos.
- Personalize os vidros de azeite, use sua criatividade.
- Use os vidros de azeite como objetos de decoração.
Receitas
Azeite com Alho
 
Ingredientes:
 
20 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de azeite
suco de 1 limão
6 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de alho porro picadinho
sal e pimenta do reino branca a gosto
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e pique. Coloque em um recipiente e misture a salsinha e o alho porro. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para um frasco de vidro esterilizado e com tampa. Junte o suco de limão e o azeite. Tape e deixe tomar gosto por 5 dias.
Use para saladas, temperos, refogar legumes e carnes em geral.
 
Azeite Aromático
 
Ingredientes:
 
1 colher (sopa) de orégano seco
12 pimentas malaguetas vermelhas, secas
1 colher (chá) de sementes de erva-doce
4 pés de tomilho fresco
4 pés de alecrim fresco
4 folhas de louro fresco
1 xícara (chá) de azeite
Modo de Fazer:
Em um frasco de vidro esterilizado, disponha camadas de orégano, malaguetas e sementes de erva-doce. Junte as ervas frescas. Este azeite é bom para regar, verduras frescas ou grelhadas, carnes ou aves grelhadas e pizzas.

Azeite com Ervas Aromáticas
Ingredientes:
 
1 litro de azeite
2 dentes de alho com casca
2 ramos grandes de alecrim
1 colher (chá) de pimenta do reino branca em grão
1 colher (chá) de pimenta do reino preta em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha em grão
Modo de Fazer:
Separe 1/6 da garrafa e azeite o reserva. Lave e seque o alecrim. Reserve. Coloque o alho e as pimentas na garrafa. Coloque o alecrim e complete com o azeite que foi retirado. Tape e deixe macerar por 2 meses.
Se quiser escolha uma erva de sua preferência: tomilho, sálvia, manjericão, salsinha hortelã e acrescente ao azeite.
Para saladas, fritar carne, peixe, aves legumes e refogar, entre outros usos.

Azeite com Manjericão
Ingredientes:
200ml de azeite
1 xícara (chá) de manjericão fresco
sal e pimenta
Modo de Fazer:
Ponha o azeite e o manjericão numa picadora e processe até obter um molho homogêneo. Tempere e conserve na geladeira.
Sirva com saladas, patês de vegetais grelhados e vegetais.
Azeite de Alho e Piripiri
 
Ingredientes:
 
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
1 pimenta malagueta seca
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
 
Modo de Fazer:
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas finíssimas. Coloque o alho num vidro esterilizado. Junte o alecrim e a malagueta e acrescente o azeite.Deixe repousar uma semana antes de usar, para que o azeite ganhe mais gosto. Conserve num lugar fresco.

Azeite Aromatizado
 
Ingredientes:
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de orégano
4 pimentas dedo-de-moça ou malagueta
10 folhas de louro
1 galho de alecrim
azeite (a quantidade depende do tamanho do vidro a ser utilizado)
Modo de Fazer:
Arrume o alho, orégano, pimentas, louro e alecrim sobre uma folha de papel absorvente e dentro de uma assadeira. Leve ao forno por alguns minutos.
Depois que estiverem frios coloque no vidro.
A seguir, complete com o azeite.
Tampe bem e guarde em local escuro e fresco.

Azeite com Alho e Alecrim
Ingredientes:
 
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250ml de azeite
 
Modo de Fazer:
Arrume, em uma garrafa esterilizada, 1 ramo de alecrim. Em uma panela pequena, coloque os dentes de alho e aqueça lentamente. Acrescente o azeite e desligue o fogo. Despeje o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampe.
 
Azeite com Amêndoas
Ingredientes:
 
10 amêndoas sem pele
400ml de azeite
100ml de óleo de milho
 
Modo de Fazer: Coloque as amêndoas em uma garrafa esterilizada. Despeje o azeite e o óleo por cima e tampe. Deixe descansar por 2 meses antes de consumir.

Azeite de Lima-da-Pérsia
Ingredientes:
 
2 tiras de casca de lima-da-pérsia
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Corte a casca da lima o mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo). Junte a casca picada em quadrados bem pequenos ou em fios, ao azeite.
Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite e as cascas de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para sobremesas como Cheesecake, Torta de Limão, Mousse de Maracujá ou outro doce que tenha um toque ácido ou cítrico.

Azeite de Pimenta
Ingredientes:
2 pimentas dedo-de-moça sem sementes e sem a membrana branca, picadas
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte as pimentas e o alho picados em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use sobre arroz, feijão, carnes ou outros pratos de sabor marcante.
Azeite de Alecrim
Ingredientes:
3 ramos de alecrim (só as folhas)
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Junte o alecrim e o alho picado. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Ótimo para usar em pizzas, queijo fresco e pratos que levam queijo.

Azeite com Cogumelos
Ingredientes:
1 colher (sopa) de shiitake piacado
1 colher (sopa) de cogumelo paris picado
1 colher (chá) de alho picado
Modo de Fazer:
Abra um vidro novo de azeite e transfira 30ml (um copinho de pinga) para uma panela pequena. Pique o shiitake, o cogumelo paris e o alho em quadrados de 0,7 cm, mais ou menos e junte ao azeite. Aqueça em fogo bem baixo e desligue quando começar a liberar cheiro e borbulhar, tomando muito cuidado para não deixar queimar. Transfira o azeite com o tempero de volta para o vidro original e feche muito bem.
Use para condimentar risotos, massas, carnes assadas e carnes com molho à base de vinho.

Azeite de Ervas
Ingredientes:
30g de salsinha
10g de sálvia
10g de tomilho fresco
10g de orégano
15g de alecrim
500ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua e misture ao azeite. Aqueça essa mistura a 80 ºC por 2 horas, no fogo baixo em banho-maria.Retire do fogo e espere esfriar. Passe a mistura por uma peneira com pano a fim de eliminar impurezas.

Azeite de Ervas
Ingredientes:
60g salsinha
30g estragão
30g tomilho
120ml de azeite
Modo de Fazer:
Separe as folhas dos talos e descarte-os. Pique todas as folhas sobre uma tábua.Branquear as ervas por 10 segundos em água fervente, retirar e colocar em água fria para interromper o processo. Juntar o óleo e processar no liquidificador até formar um purê, passar por um chinoir com pano para retirar todos os sólidos.
 
Azeite de Manjericão
Ingredientes:
1 maço de manjericão
água
300ml azeite de oliva ou óleo de canola
Modo de Fazer:
Cozinhe as folhas de manjericão em água fervente por mais ou menos 1 minuto. Escorra e coloque na água com gelo. Escorra novamente apertando com as mãos até retirar o excesso de água. Bata bem no liquidificador com óleo de canola.Coloque numa panela em fogo baixo por 5 minutos, até que o óleo fique bem verde. Coe com o pano.

Azeite com Limão Siciliano
Ingredientes:
2 ou 3 limões silicianos
250ml azeite de oliva
Modo de Fazer:
 
Retirar a casca do limão. O mais fino possível, com um descascador de frutas (não deixar a parte branca na casca, pois o azeite ficará amargo. Descascar o limão retirando a parte branca e deixando somente a polpa, cortar em pedaços menores e retirar as sementes. Bater a casca no processador com a lâmina de cortar, acrescentar a polpa do limão e o azeite, pulsar algumas vezes, não bater muito, o limão não poderá se transformar em purê e nem emulsionar com o azeite. Retirar e deixar descansar a temperatura ambiente por 02 horas (mexer algumas vezes, sem bater, para misturar limão e azeite). Após coar em um pano de algodão (pré- lavado), acondicionar em um vidro e deixar para descansar para separar o suco do azeite aromatizado. Guardar na geladeira e usar em até 1 semana.
 
Fonte - Cafézinho das Cinco

Sálvia Branca


 

Planeta: Júpiter
Elemento: Terra
Usado em encantamentos de cura e prosperidade. Promove a longevidade e saúde.


Com formas variadas de uso, pode ser queimada juntamente com o tabaco na pipa sagrada, ou em uma concha ou recipiente próprio, como incenso e defumação. É utilizada para purificar locais sagrados e em várias cerimônias indígenas, como a tenda de suor, rodas de tambores, rodas de cura, por exemplo. Na forma de chá, purifica o organismo. É utilizada para a proteção, o equilíbrio e a purificação do corpo, mente e espírito, para afastar energias intrusas e maus espíritos, assim como para adquirir força, discernimento e sabedoria. Os nativos norte-americanos a chamam de Shkodawabuk. É a única medicina cujo uso é permitido quando as mulheres estão em seu tempo de lua(menstruação). Por ser abortiva, não é aconselhável às mulheres em gestação. É uma medicina que, assim como o cedro, está associada ao feminino.
 
Ritual com a Sálvia Branca Sagrada

Se você está com sua energia baixa, ou você se sente deprimido e com má sorte, ou se você está se relacionando com pessoas ou lugares negativos, ou uma situação dificil, você precisa limpar seu campo energético com Salvia
Branca.
Uma boa maneira de fazer isso é com uma pena ou um leque.
Peça a alguém para passar a fumaça da Salvia em seu corpo, na parte da frente e nas costas.Não se esqueça do alto da cabeça e de seus pés. Se você não tiver alguém, para se defumar passe a Sálvia ao seu redor o tanto que você puder fazer. Respire profundamente com calma e respeito a você e ao Espirito da Salvia Branca e a observe a mudança de energia em você. Sinta a diferença energética.
Antes de dormir, queime algumas folhas de Salvia Branca para afastar as energias negativas do stress físico e emocional do dia a dia. Para um sono tranquilo e calmo, queime apenas uma folha da Salvia Branca e lembre-se de queimar com cuidado, em um recipiente seguro.Lembre-se que queremos a fumaça, não o fogo.
Queimar Salvia é muito bom e maravilhoso para dar boas vindas a amigos, a grupos e pessoas queridas. Antes de tudo, use um pouco de Salvia para limpar o o espaço
da reunião ou a área que você esta e tome cuidado com as fuligens da Salvia: elas podem queimar carpetes, cortinas etc... Comece a fazer a limpeza na parte de trás da sala, caminhe ao longo de cada parede e defume o mais alto que você possa alcançar e então cruze o centro da sala e deixe a fumaça subir em seu próprio ritmo. Enquanto você caminha, peça ao seu anjo da guarda, ao seu mestre, enfim, ao Grande Espírito que as energias positivas possam entrar em seu espaço sagrado e que o grupo seja abençoado com esta experiência. Dê as boas vindas, então, a cada pessoa que entrar nesse espaço, como
descrito acima na limpeza energética pessoal.


Para limpeza de sua casa:

Para limpar e abençoar sua casa ou apartamento, use uma poção generosa de Sálvia Branca para defumar. Abra a porta da frente . Vá para a parte de trás da casa e comece a limpar os quartos. Não se esqueça dos cantos das paredes. Entre e defume cada quarto, banheiros, armários, área de serviço, cozinha... enfim, todas as partes da casa. Quando você
chegar na porta da frente, diga estas palavras: "Esta casa está
abençoada com pensamentos elevados, para felicidade e prosperidade de todos que aqui vivem. Que todos que aqui vierem possam ser abençoados de alguma maneira e possam receber amor e carinho." Então, coloque a Salvia na parte da frente da entrada da casa, deixe-a queimando por alguns instantes, limpando e abençoando sua casa.
A Sálvia Branca é um presente maravilhoso da nossa Mãe Terra.
Use-a sabiamente e ela lhe servirá bem.
Aho!

Eugenio Carlos - Especialista em ervas para defumação e uso mágico de ervas.


Sálvia Branca é uma erva de purificação e proteção dos corpos físico mental e Espiritual. Ela é usado para a limpeza, cura, expulsão de energias negativas e a criação do espaço sagrado e é benéfico para quem precisa de "Limpeza energética na casa"

O uso da Sálvia branca é uma prática antiga usada por pelos nativos americanos, onde a queima da erva é utilizada para a limpeza e purificação antes de ritual sagrado. Ela convida os espíritos das plantas sagradas para afastar as energias negativas e restabelecer o equilíbrio.

Use  para rituais de limpeza da casa e do corpo, limpando as energias negativas e a remoção de lixo emocional. Tem um aroma doce e aromático e é conhecida por suas propriedades curativas e é um símbolo amor, força e de pureza.

Fonte - Saber da Terra

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A Luz da Deusa


 

Aceite a Energia da Deusa

Não importa se você está em um corpo masculino ou feminino, você tem a luz da Deusa dentro de você e quanto mais estimulá-la e expressá-la, mais você irá crescer. A energia da Deusa o ajuda a expressar a sua natureza divina. Aproveitar esta energia lhe permite receber as qualidades mágicas, tais como a intuição, a estimulação e a serenidade. Assim como as mulheres têm a energia masculina do guerreiro, os homens têm a energia estimuladora e intuitiva da Deusa.

Aprender a confiar em sua intuição é um dom esplêndido que lhe dá confiança em si mesmo e em sua decisão. O cuidado lhe permite proporcionar a atenção amorosa por si mesmo e pelos outros, e é importante para ajudá-lo a crescer e a prosperar. A serenidade apresenta a paz interior, a tranquilidade e uma sensação de calma que lhe permite permanecer neste estado de paz, independentemente do que esteja acontecendo ao seu redor.

Peça aos Deuses para ajudar a despertar e a cultivar a sua energia da Deusa. Ela irá ajudá-lo a se conectar com os poderes superiores do Universo para orientação divina, insights e habilidades psíquicas intensificadas. Este é um momento de mudança positiva e, assim, prepare-se para avançar e confie em seus próprios sinais. Os sinais são dádivas maravilhosas que vale a pena estimular para ajudá-lo ao longo do caminho.

Afirmação: 

“Sou grato pelos insights e sabedoria que adquiro, enquanto inflamo e alimento a minha luz da Deusa. A cada dia eu expresso a minha luz e percebo que tenho sensibilidades elevadas para me guiar.”

E assim é!
 
 
Sharon Taphorn

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ser Pagão

 
 
Ser pagão é buscar constantemente harmonizar-se com a infinita sabedoria da natureza, onde se aprende diariamente através da linguagem da Terra e do Céu, a decifrar sinais como, por exemplo, o movimento do vento nas folhas das árvores, a beleza do canto dos pássaros, o cheiro das ervas e das flores ou o calor de uma fogueira. Com isso, entenderemos melhor o valor e o respeito à natureza, bem como o amor a todos os seres viventes e o equilíbrio do universo.
Paganismo é um nome genérico que se refere às religiões politeísta, panteísta e animista, ou seja, religiões que respeitam a natureza como um ser divino, que possui espírito e cultuam vários Deuses e Deusas, como: o Druidismo, o Reconstrucionismo Celta, o Odinismo, entre outras.
Mas, que fique bem claro, pagão não é ateu e muito menos cultua o "diabo", que álias, é uma figura que existe apenas no meio cristão, criada para dominar e manipular as pessoas através do medo e da culpa!
Os pagãos acreditam e prestam culto às divindades, no nosso caso, aos Deuses celtas, que possuem diferentes funções e atributos, aos espíritos da natureza e os seus ancestrais.
Apesar das diversas definições sobre o Paganismo, é importante ressaltar que o pagão respeita todas as formas de vida, assim como a própria natureza, que lhe é sagrada, tirando partido dela sem que isso venha destruí-la. Podemos dizer que toda religião natural de um povo é inerente ao paganismo, por exemplo, o Japão tem como religião natural, o Xintoísmo, que é o paganismo japonês e a Índia o Hinduísmo ou o paganismo indiano.
Atualmente, aqueles que seguem o Paganismo Celta, buscam, constantemente, aprimorar-se além das práticas diárias e das celebrações dos seus ritos; estudam a história, a arqueologia, a antropologia, os mitos, as lendas e, tentam resgatar a cultura e algumas línguas celtas, como o Gaélico e o Galês.
A celebração dos Festivais Celtas, naturalmente, reconectam o homem aos ciclos da Terra e às mudanças das estações do ano. Cada ciclo reflete diretamente toda sua influência sobre nós e a partir deste princípio, passamos a vivenciar e a compreender todas essas mudanças no nosso dia-a-dia.
Podemos encontrar, também, uma grande variedade de tradições dentro do paganismo, mas esta variedade de experiências espirituais são apenas ramos diferentes da mesma árvore e, como tal, devem ser respeitadas como a representação máxima da unidade divina. Sendo que, os maiores mestres são: os Ancestrais, a Natureza e os Deuses.
Então, fuja daqueles que possuem caldeirões lotados de ego negativo. Isso não significa que ser pagão é ser "perfeito". A perfeição, iluminação ou inspiração são objetivos do nosso caminho e, de modo geral, de todas as pessoas. O "bem" e o "mal" são relativos, pois o verdadeiro pagão busca o equilíbrio entre a luz e a sombra, com responsabilidade e bom senso. E essa é a real iniciação da alma e do coração....
 
 Rowena Arnehoy Seneween

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Gelo Florido!

 
 
Gelo Florido

Ingredientes:
 
- Água 
- Flores pequenas (super bem lavadas!)
 
Material:
 
- 1 forma de cubos de gelo grande
 
Modo de Preparo:
 
Faça água destilada para deixar os cubos de gelo translúcidos. Ferva água e deixe esfriar. Faça o cubo de gelo em camadas para facilitar o trabalho. Comece preenchendo 1/4 da forma de gelo com a água destilada. Coloque dentro de cada cubo uma flor com a “face” da flor virada para baixo. Congele e espere 1 hora. Retire a forma do congelador e preencha o restante da forma com mais água destilada. Congele novamente até solidificar completamente. Sirva em águas aromatizadas e drinks.
Fácil e charmoso, tem como resistir?! 
A dica vale também para fazer com frutas ou ervas!
 


 

Águas Aromatizadas



Como fazer água Aromatizada
 
Muito refrescante e simples de ser preparada a água aromatizada (também chamada como água saborizada) confere um diferencial sofisticado a almoços ou jantares. Além do sabor delicado e sutil, ela deixa qualquer mesa mais elegante quando servida em jarras transparentes, que valorizam as cores de seus ingredientes.
Para prepará-la basta acrescentar os ingredientes de sua preferência (frutas, legumes, ervas ou especiarias) à água, com algumas pedras de gelo. Em seguida, a jarra deve ser levada à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir. Esse tempo é necessário para aromatizar a água.
É importante lembrar que se trata de água com um leve sabor e aroma. Portanto, não se deve exagerar nas frutas e ervas. É fundamental manter as características de água e não transformá-la em um suco “enralecido”. Sugerimos que sejam utilizados somente dois ingredientes por água aromatizada. Por exemplo, duas frutas ou uma fruta e uma erva por jarra.
Por mais estranho que possa parecer, legumes podem e devem ser utilizados para aromatizar águas. O pepino e a abobrinha, por exemplo, quando cortados em fatias bem finas deixam a água extremamente refrescante.

Ingredientes para água Aromatizada

Frutas e legumes
  • Limão
  • Laranja
  • Lima da Pérsia
  • Pepino
  • Morangos
  • Melão
  • Melancia
  • Amoras
  • Carambola
  • Abacaxi
  • Kiwi
Ervas e especiarias
  • Capim-limão
  • Hortelã
  • Manjericão
  • Alecrim
  • Sálvia
  • Anis-estrelado
  • Cravo
  • Pétalas de rosas
(No caso das pétalas de rosas, devem ser utilizadas somente flores cultivadas de maneira orgânica, como as plantadas em jardins. As rosas de floricultura não podem ser usadas devido à grande quantidade de agrotóxicos).
 
 
Receita 1
 
Ingredientes:
  • 4 rodelas de limão siciliano (grande)
  • 2 ramos de hortelã
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 cravos
  • 1 litro de água gelada e gelo à vontade
 
Dica: deixe uma colher para mexer de vez em quando. Se for colher de pau, use uma nova para não passar gosto para a água.
 
Os ingredientes  podem ser combinados de diversas formas, criando deliciosos sabores!
 
Receita 2  (Água aromatizada com especiarias que queima calorias)
 Ingredientes:
 
  • 7 lascas finas de gengibre
  • 2 litros de água
  • Anis estrelado
  • 3 ramos de alecrim
  • Cravos
  • 2 canelas grandes em pau
  • 2 colheres de sopa de mel de laranjeira
  • Gelo
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e sirva. Se estiver bem geladinha fica mais gostosa ainda.
 
 
Dicas:

- Alecrim e lavanda têm sabor intenso. A dica é só um galhinho para não ficar com o sabor muito acentuado. Manjericão é mais suave.

- Cítrico: cortar as frutas cítricas em rodelas. Você pode aproveitar a casca da fruta para decorar o copo ou a jarra.

- Não há necessidade de adoçar porque a fruta dará o sabor.

- O ideal é consumir no mesmo dia, pois as frutas podem fermentar e alterar o gosto da água. Se não tomar na hora, conservar na geladeira, pois o açúcar das frutas facilita a fermentação à temperatura ambiente.

- O ideal é que a água seja preparada numa jarra e colocada na geladeira para manter a temperatura. Quanto mais fresca, mais o gosto fresco da fruta permanecerá.

- Para fazer a água saborizada com gás, o ideal é deixar água gaseificada na geladeira e só preparar a bebida na jarra minutos antes de servir. Assim, a água não perderá o gás e ficará mais refrescante.

 Dicas: Congelar as frutas e flores em cubinhos de gelo e colocar na jarra.


Idéias para aromatizar á água


- Água com pimenta rosa e hortelã. Fica incrível a combinação!

- Água com galhos de uma ou mais ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia...)

- Água com limões e/ou laranjas variados - em metades, quartos, rodelas, ou até mesmo fazendo espirais com as cascas

- Água com especiarias de sua preferência (cravo, anis-estrelado, canela em pau...)

- Água com legumes fatiados ou em espiral, com a casca (pepino, abóbora, abobrinha...). Embora pareça estranho, os sabores ficam muito sutis e percebemos somente no retro gosto, uma delícia!

- Água com carambola

- Água com limão siciliano

- Água com mel, manjericão e nozes

- Água com lascas de coco

- Água com pepino

- Água com romã

- Água com laranja baiana: Adicionar uma gota de água de flor de laranjeira

- Água com hortelã: Adicionar um pouquinho de menta

- Água com rosas vermelhas à pétalas + uma gota de água de rosas. Pode ser encontrada em casas árabes e grandes supermercados

- Água com abacaxi com gengibre

- Água com Capim Santo

- Água com alecrim

- Água com limão siciliano com hortelã

Dicas: O cuidado fundamental é não perder as características de água. Só pode ter um leve gostinho, senão passa dos limites. Além disso, recomendo que seja feito com água gelada ou adicionar gelo e depois de pronto, não é bom guardar na geladeira.

Sirva em recipientes transparentes como jarras, licoreras, em vidros e garrafas individuais ou ainda em vidros com torneirinhas que facilitam na hora de servir.
O visual é bastante atraente e enfeita mesa, bares e aparedores. Esta idéia pode ser aproveitada não só para o dia-a-dia como também em dias de festas e reuniões. Um "welcome" elegante para receber amigos e familiares.

De onde elas vieram?
 
De muito, muito longe. Os egípcios usavam “aromas” na água para lavar as mãos após o jantar, já que naquela época não existiam talheres. Até hoje, nas mesas mais “formais” algumas pessoas ainda mantém o hábito de colocar água com lavanda para os convidados molharem as pontas do dedos ao terminar a refeição.
 
 
 
 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A Cozinha Mágica


A cozinha é essencialmente um lugar mágico e continua sendo um dos poucos lugares, em que uma pessoa entra se propondo a realizar alguma coisa e realmente realiza. Temos aí um verdadeiro laboratório de alquimia. Durante o preparo de uma refeição temos uma verdadeira operação mágica ocorrendo, e não é a toa que os instrumentos "tradicionais" que sobreviveram a perseguição sistematizada que os cultos pagãos sofreram estão: o caldeirão, a colher de pau e o pilão.
Na cozinha temos o fogo que é um elemento mágico dos mais fortes. O fogo tem importância tremenda para nós, não podemos nos esquecer disso, como vivemos numa civilização superficial que no auge do consumismo deixa de dar o real valor para certos elementos fundamentais. Quem ainda tem um fogão à lenha, sabe que o rito de acordar cedo e acender o fogo ganha outro sentido.
  
O Caldeirão é um dos símbolos mais fortes das “antigas tradições” representando o útero da Mãe, da Deusa. Nele é gerado o alimento, nele preparamos nossas receitas, poções e encantamentos.O caldeirão (hoje sendo mais comum as panelas) é o lugar onde podemos juntar os ingredientes e então transmutá-los em algo diferente, no resultado que almejamos.

Toda pessoa que se dedica de fato as tradições (ou gosta realmente de cozinha) precisa ter, pelo menos UM caldeirão,
não importa o tamanho, pois quando usamos instrumentais para manipular as energias que vamos usar em nossas receitas, de magia ou não, o caldeirão surge como elemento dos mais importantes.

O caldeirão é o útero da deusa, o elemento feminino, da mesma forma que a colher de pau representa o deus, o elemento masculino em nossa cozinha.
 
 
Embora "sumidas" do comércio por uns bons tempos, por força das empresas de colheres de metal e de plástico, a boa e antiga colher de pau, é imprescindível em qualquer cozinha, claro tomando-se os cuidados necessários para esterilizá-las sempre que possível.

 Assim , o Caldeirão é a própria força da Terra e a colher de Pau que representa o Sol, é similar em poder a chamada "varinha mágica" de certas tradições, é o veículo ativo do poder solar que se une ao poder telúrico para gerar a vida.
Deixar uma vela acesa dentro do caldeirão é acionar o poder da Deusa Dragão, a que traz em seu útero o fogo da Vida, a chama da existência.

Uso Mágico da maioria das ervas e tempero: Proteção
Estamos rodeados por energias, e dependendo do uso delas ou da mente humana- do ego- algumas podem ser positivas, outras negativas.(ex a raiva, o ódio, o julgamento...) A proteção das energias negativas através da dieta, será tanto espiritual, quanto física. As ervas e os temperos de proteção podem ser adicionados em quase todos os alimentos, mesmo que o prato não seja direcionado para esse fim.
Uma boa dica é espalhar as ervas em uma superfície lisa ou em um papel quadriculado ou papel manteiga. Com o seu dedo indicador, trace um símbolo de proteção (um círculo ou o pentagrama, por exemplo). Visualize a proteção enquanto você desenha.
 
 
A cozinha em nosso próprio Benefício

Existem vários elementos e ingredientes existentes e comuns em nossa cozinha nos dias de hoje que podem ser utilizados em nosso próprio benefício. Aqui são destacados alguns desses elementos e suas utilidades:

Alho: Para afastar energias negativas;
Alecrim: Trabalha a mente consciente, a Cura, o amor e a proteção;
Aveia: Trabalha como a Prosperidade;
Bicarbonato de Sódio: Para limpeza e expansão áurica;
Canela: Traz amor, trabalha com o dinheiro e com a consciência psíquica;
Café: Para resgatar a energia física a mente consciente
Cominho: Traz paz e felicidade;
Coentro: Trabalha o amor e a sensualidade;
Cebolinha: Ajuda na perda e peso e na proteção;
Cravo da índia: Traz amor, dinheiro e proteção;
Erva doce: Resgata a força física, ajuda na perda de peso e na proteção;
Gergelim: Traz sensualidade e fertilidade;
Leite: Realiza a expansão áurica;
Limão: Realiza a purificação e sentimento de felicidade;
Louro: Para promover vitória, proteção e cura;
Manjerona: Traz amor e paz;
Mel: para purificação, cuidados com a saúde, amor, sensualidade, felicidade, espiritualidade, sabedoria e perda de peso;
Milho: Para proteção e espiritualidade;
Mostarda: Traz coragem e proteção;
Noz moscada: Traz coragem e proteção;
Orégano: Traz paz e equilíbrio;
Sal fino: Utilizado para limpeza áurica em nível sutil;
Sal grosso: Utilizado para limpeza áurica em nível denso;
Salsinha: Para proteção e prosperidade;
Tomate: para cuidados com a saúde, para proteção e dinheiro;
Vinagre:Traz a purificação e a proteção;
 
Fontes - A Cozinha Mágica - Marcia Frazão, A Casa Mágica - Scott Cunningham.