sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Beltane ou Samhain


Sempre houveram muitas dúvidas quanto as datas da roda do ano no hemisfério sul, em muitos livros que hoje seria a comemoração do Samhain, porém hoje, em uma atualização de uma rede social do Sr. Claudiney Prieto (autor do texto que postei antes sobre o Samhain) ele tira esta dúvida: Então Happy Beltane! Acendam suas fogueira e comemore!

“Chega essa época do ano e todo mundo fica confuso…
É Beltane ou Samhain?
A resposta é muito simples: é Beltane, mas nada te impede de comemorar o folclore do Halloween e o Dia das Bruxas!
Explico! Apesar de originalmente estar ligado ao calendário litúrgico da Wicca, o Halloween se tornou meramente uma celebração comercial e uma data folclórica. A celebração religiosa real, que tem verdadeiro s
ignificado espiritual para nós é o Samhain, que está longe do apelo comercial da época.
Assim, faça o seu ritual de Beltane e mais tarde vista sua fantasia e vá brincar o Halloween. Beltane é um grande carnaval e assim, se fantasiar, dança, brincar, se divertir está em completa sintonia com a ocasião, inclusive!
Isso evitará as confusões típicas dessa época, quando muitas pessoas que conseguem se adaptar bem às outras datas da Roda do Ano adaptadas para o hemisfério sul esquecem de Beltane para comemorar Samhain, confundindo o que é espiritual com o que é meramente folclórico.
É importante ter em mente que os Sabbats são celebrações de um tempo no ano e não de uma data. A maior parte dos livros encontrados sobre Bruxaria foram escritos por autores do hemisfério norte, o que torna correto então dizer que Beltane é a celebração da Véspera de maio. Pessoas que vivem no hemisfério norte vão automaticamente deduzir que “Beltane é o término da primavera, pouco antes do verão atingir sua ascensão”.
É claro que se Beltane for comemorado no hemisfério sul no dia 1º de maio, estaremos em pleno outono quase ingressando no inverno, o que sazonalmente seria incorreto celebrar Beltane em maio aqui. O mesmo exemplo se aplica ao Samhain, que é a preparação para a chegada do inverno. Agora, aqui no hemisfério sul, estamos nos preparando para a chegada do verão. Sendo assim, devemos estar atentos quanto as datas dos Sabbats para sintonizá-los com o seu simbolismo original.
Não podemos cair no mesmo erro de outras religiões, que não vêem nenhuma conexão particular entre os seres humanos e as mudanças da Terra, e por isso, por exemplo, não acham contraditório celebrar a Páscoa (celebração da primavera) no outono ou Natal (celebração do inverno) em pleno verão. A celebração da vida, da natureza e a conexão com as passagens das estações é muito importante para nós Bruxos, onde quer que nós vivamos. Esta é a essência da Wicca!
De qualquer forma, hoje é dia de celebrar!
Feliz Beltane, para os que são de Beltane.
Feliz Samhain, para os que são de Samhain.” 

Claudiney Prieto