terça-feira, 23 de setembro de 2014

Encontro com os 4 Elementos


Fogo

Se você está meio desanimada(o), a vibração do elemento fogo certamente lhe proporcionará mais entusiasmo e otismismo para pôr em prática seus objetivos, aumentando também a criatividade e bom humor.
O Fogo traz as energias do verão e do meio-dia, quando o sol está no seu auge. É o fogo de um incêndio que se espalha por todas as direções. Quando o sol está em seu ponto mais alto, também a Natureza está em seu momento mais ativo e expressivo. O elemento Fogo está relacionado à Lua Cheia, pois é quando a luz da Lua está mais brilhante. Sua cor é branca pois esta é a cor do seu quando está em seu auge.


Ponto cardeal: sul
Hora do dia: meio-dia
Estação do ano: verão
Incenso: olíbano
Signos do zodíaco: áries, leão e sagitário
Cores: vermelho, dourado, laranja, amarelo gema
Animais: dragões, leões, cavalos, cobras
Poder: vontade
Instrumento: bastão
Rege: o espírito, a energia, calor, sangue, chama, sol, desertos, vida, seiva, vontade, cura e destruição, fogueiras, purificação, velas, vulcões, erupções, explosões
Sentido: visão
Plantas: alho, urtiga, cebola, pimenta
Árvore: amendoeira, carvalho, todas as madeiras no geral

Conexão com o elemento Fogo

Esta meditação foi tirada do livro ‘Dança Cósmica das Feiticeiras’, de Starhawk.
Fique de frente para o sul. Concentre-se e centre-se. Torne-se consciente da fagulha elétrica dentro de cada nervo enquanto impulsos pulam de sinapse para sinapse. Conscientize-se da combustão dentro de cada célula, enquanto o alimento é queimado para liberar energia. Deixe o seu fogo unir-se à chama da vela, à fogueira, ao fogo da lareira, ao raio, à luz das estrelas e do sol, unido ao espírito resplandecente da Deusa. Diga “Salve, Tana, deusa do fogo!”.

Outro ritual simples de conexão

Não realize este ritual na lua minguante. Com um algodão, passe óleo em uma vela vermelha. Pode ser óleo de bebê de amêndoas ou ainda óleo aromático. Acenda a vela e concentre-se na chama energizante e purificadora, pensando em seu pedido. Deixe a vela queimar até o fim, certificando-se de que está em lugar seguro para evitar acidentes.

Terra

Este elemento está ligado à conquista materiais, à saúde e ao trabalho. Sua influência é ideal para quem busca segurança e determinação para começar um projeto novo ou procurar emprego.
A Terra personifica a energia invernal. É a noite, quando a escuridão reina na Terra. É o Norte, o lugar onde o Sol nunca nasce e, assim, é associada a um clima mais frio. A Terra é ligada à fase escura da Lua e é representada pela cor negra, a cor da noite e da escuridão.


Ponto cardeal: norte
Hora do dia: meia-noite
Estação do ano: inverno
Incenso: benjoim
Signos do zodíaco: touro, virgem e capricórnio
Cores: preto, marrom, verde
Animais: vaca, touro, bisão, veado
Poder: silêncio
Instrumento: pentagrama
Rege: nosso corpo, crescimento, natureza, sustento, ganho material, dinheiro, criatividade, nascimento, morte, silêncio, abismos, cavernas, bosques, campos, rochas, pedras verticais, montanhas, cristais, metais, ossos, construções
Sentido: tato
Plantas: grãos (milho, arroz, trigo etc.)
Árvore: carvalho

Conexão com o elemento Terra

Esta meditação foi tirada do livro ‘Dança Cósmica das Feiticeiras’, de Starhawk.
Fique de frente para o Norte. Concentre-se e centre-se. Sinta seus ossos, seu esqueleto, a solidez de seu corpo. Conscientize-se de seu corpo, de tudo o que possa ser tocado e sentido. Sinta a força da gravidade, seu próprio peso, sua atração para a terra, que é o corpo da Deusa. Você é um traço natural, uma montanha em movimento. Una-se a tudo que vem da terra: grama, árvores, grãos, frutas, flores, animais, metais e pedras preciosas. Retorne ao pó, à matéria orgânica, à lama. Diga “Salve, Belili, mãe das montanhas!”.
Outro ritual simples de conexão
Para alcançar uma graça, realize esse ritual na lua minguante. Escreva a lápis na casca de ovo tudo o que você deseja eliminar da sua vida. Enterre-a num jardim qualquer e logo notará os resultados.

O elemento ar pode ser utilizado para desenvolver a inteligência, o lado racional, a memória e a capacidade de comunicação verbal e corporal.

 Ar

O Ar personifica a energia da primavera, quando as plantas tiram os nutrientes do solo para alimentar o seu novo crescimento. É a manhã, quando tiramos as primeiras energias do Sol nascente e está ligada ao Leste e ao calor. É a Lua em seu primeiro estágio, crescente, e sua cor é a amarela, a cor do Sol.

Ponto cardeal: leste
Hora do dia: amanhecer
Estação do ano: primavera
Incenso: olíbano
Signos do zodíaco: gêmeos, libra e aquário
Cores: pálidas e translúcidas, cores pastéis, branco, violeta, amarelo
Animais: águias e todos os pássaros de modo geral
Poder: saber
Instrumentos: athame e espada
Rege: a mente, nossa respiração, o vento, os trabalhos psíquicos, intuitivos e mentais, o conhecimento, a aprendizagem, teorias, planícies, picos de altas montanhas
Sentido: olfato
Plantas: amor-perfeito, verbena, violeta, mirra, olíbano
Árvore:
choupo-branco

Conexão com o elemento Ar

Esta meditação foi tirada do livro ‘Dança Cósmica das Feiticeiras’, de Starhawk.
Fique de frente para o leste. Concentre-se e centre-se. Respire profundamente e torne-se consciente do ar enquanto ele flui para dentro e para fora de seus pulmões. Sinta-o como o sopro da Deusa e absorva a força vital, a inspiração, do universo. deixe que a sua própria respiração incorpore-se ao vento, às nuvens, às grandes correntes que varrem o campo e o oceano com o movimento da terra. Diga: “Salve, Arida, iluminada senhora do Ar!”.

Outro ritual simples de conexão

Pode ser feito em qualquer fase lunar. Superindicado para vésperas de exames e seminários em classe. O simples fato de acender um incenso, aprimora suas qualidades relacionadas ao ar dentro de você. Então queime um (de preferência, relacionado aos eu signo) e energize seu ambiente de trabalho ou aquele canto de sua casa onde você costuma estudar.

A energia da água pode estimular a intuição e ajudar a expressar os sentimentos com mais facilidade. Atua também em questões práticas, como adquirir jogo de cintura em situações complicadas, como ter popularidade e vencer a timidez.

Água

A Água é a energia outonal, quando os frutos estão plenos e maduros. É o Oeste, direção do pôr-do-sol, quando anoitece. Sua energia é como aquela após um dia de trabalho duro, mas satisfatório. Sua cor é a cor do pôr-do-sol, o vermelho, e a fase da Lua relacionada é a fase minguante.


Hora do dia: crepúsculo
Estação do ano: outono
Incenso: mirra
Signos do zodíaco: câncer, escorpião e peixes
Cores: azul, verde-azulado, verde, cinza, índigo, preto
Animais: aves do mar, cobras d’água, peixes, focas e mamíferos marinhos
Poder: ousar
Instrumento: cálice
Rege: emoções, sentimentos, amor, coragem, ousadia, tristeza, o oceano, marés, lagos, córregos, rios, nascentes, intuição, a mente inconsciente, o útero, geração, fertilidade
Sentido: paladar
Plantas: lótus, samambaia, algas marinhas, juncos e todas as plantas aquáticas
Árvore: salgueiro

Conexão com o elemento Água

Esta meditação foi tirada do livro ‘Dança Cósmica das Feiticeiras’, de Starhawk.
Fique de frente para o oeste. Concentre-se e centre-se. Sinta o sangue fluindo através dos rios de suas veias, as marés líquidas dentro de cada célula do seu corpo. Você é líquido, uma gota congelada do oceano original que é o útero da Grande Mãe. descubra os calmos lagos de tranqüilidade dentro de você, os rios de sentimentos, as correntes de poder. Afunde profundamente no poço de sua mente interior, abaixo do nível de sua consciência. Diga “Salve, Tiamat, serpente das profundexas do mar!”.

Outro ritual simples

Realize este ritual na lua crescente ou nova. Coloque 3 cristais (quartzo Rosa, quartzo Verde e quartzo Branco) em uma jarra com um litro de água. Deixe repousar por três dias. No quarto dia retire os cristais e distribua a água em quatro copos. Beba o primeiro em jejum.