terça-feira, 23 de setembro de 2014

Elementais


Salamandras - Os Elementais do Fogo

Os elementais do fogo são as Salamandras. Elas reinam no fogo com o poder de transformar e desencadear emoções. As Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem estar ao homem.

Não se deve confundi-las com os homônimos anfíbios, tipo lagartos do plano físico. Foram os movimentos serpenteantes desses elementais no interior das labaredas de fogo, semelhantes aos movimentos sinuosos das caudas dos lagartos e lagartixas, que lhes valeram esse curioso nome. Porém, essa é a única relação entre eles e o animal.



O ser humano é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois ela reduz a cinzas, tudo que delas se aproxima. Antigos místicos, preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial, e assim formar nos seus rolos as figuras das Salamandras, sentindo assim a sua presença.

Muitas Salamandras são vistas em formas de bolas ou "línguas" de fogo, correndo através dos campos ou adentrando nas casas. No Brasil, chamam essas aparições, ou "fenômenos" de Fogo-Santileno".

A maioria dos místicos afirmam que as Salamandras são seres gigantes, imponentes, flamejantes em roupas fluídas, como se fosse uma armadura de fogo. São as mais poderosas dos elementais e tem como seu regente Djin
Antigos sábios sempre foram advertidos para manter distância delas, pois os benefícios que seus estudos trariam, não seria proporcional, ao preço que se pagaria por eles. Possuem especial influência sobre os indivíduos de temperamento ingênuo e tempestuoso. 

Tanto nos animais, quanto no homem, as Salamandras trabalham através do emocional, por meio de calor corpóreo, do fígado e da corrente sanguínea. Sem a sua assistência, não haveria calor.

O que representa as Salamandras. Na natureza podemos citar facilmente os vulcões e o Sol. Dentro de nós seres vivos podemos citar a força, a fé, o calor, a paixão, o sexo, a energia que nos move sempre para frente). A cor vermelha e laranja também podem representar as salamandras. Não digo tanto o amarelo, pois o amarelo representa o ouro, um metal, que é área dos gnomos. São ajudantes de deuses do fogo, como Héstia, Apolo, Ares, Hefesto, entre outros. Também estão sempre próximo as pessoas que são regidas pelo elemento fogo, pessoas dos signos: Leão, Sagitário e Áries. Um símbolo do fogo muito utilizado também para as salamandras na magia é o triângulo (dentro ou não do círculo), como na figura ao lado.


Uma boa conexão e relacionamento com nossa salamandra pessoal estimula a vitalidade e a franqueza. Elas nos ajudam a desenvolver vontade própria e firmeza, além de impulsionar fortes correntes espirituais positivas e bem-determinadas. Fomentam o sentido de auto- estima, mantêm as aspirações em alta e nos impulsionam a uma atuação marcante no cenário da vida.

A fraca ligação com nosso elemental pessoal e demais espíritos do fogo configura-se como falta de ânimo, esmorecimento em relação à vida, falta de fé e crescente senso de pessimismo. Por outro lado, a proximidade demasiado intensa com estes elementais e outros do reino pode acarretar falta de autocontrole e de sensibilidade. Haverá tendência à inquietude e a um excesso de atividade que pode levar a um desgaste do ser. A falta de paciência também é reflexo da influência excessiva desse elemento.  


Ondinas - Os Elementais da Água

Ondinas, os elementais da água, também conhecidas em muitos lugares e culturas como Sereias, Nereides e Ninfas.

Elas regem as emoções e os sentimentos, são muito indicadas para nos ajudarem a tomar decisões relacionadas ao amor e também superar magoas.



Vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos. A beleza parece ser uma característica comum dos espíritos da água. Onde quer que as encontremos representadas na arte e na escultura, são sempre cheias de graça e simetria. Controlando o elemento água - que sempre foi um símbolo feminino. 
Existem muitos grupos de Ondinas. Algumas habitam cataratas, onde podem ser vistas entre os vapores; algumas, vivem nos riachos, nas fontes, no orvalho das folhas sobre as águas e nos musgos; outras tem o seu habitat nos pântanos, charcos e brejos, entretanto outras, ainda, vivem em claros lagos de montanha. Os antigos poetas diziam que as canções das ondinas eram ouvidas no vento oeste e que sua vidas eram consagradas ao embelezamento da Terra material.

Facilmente se encontra água na natureza, seja em lugares úmidos, lagos, rios ou oceanos. Nós seres humanos somos costituídos de 70% água, além do sangue que é nossa força vital – assim como todos os fluidos! O Azul e todas as suas variações podem representar esse elemental. Ondinas estão mais próximas de pessoas dos signos: Peixes, Câncer e Escorpião.A imagem acima representa ondinas e o elemento água (com o circulo ou não)

Como já havia comentado em outras postagens, todos nós temos uma ligação especial com nossos elementais. Na internet você pode encontrar vários versos e dizeres que servem para dedicar direto as ondinas. mas o que os elementais mais gostam é que conversemos com eles, pois estão ligados direto com nosso signo e conosco. Ela é sua amiga, que ouve seus lamentos, choros e fofocas, rs
Lembra no começo que disse que são ótimas para ajudarem a tomar decisões relacionadas ao amor e também superar magoas.

Gnomos - Os Elementais da Terra 



Todos os itens ligados à terra (terra, areia, argila, pedras, plantas…) são relacionados aos gnomos.
No corpo humano, agem principalmente nos ossos e nos sais minerais.

Como os signos de Touro, Capricórnio e Virgem são ligados às terra, as pessoas desses signos também uma maior ligação com esses seres mágicos, absorvendo portanto, em maior quantidade, as características relacionadas a eles.

Gnomo da Casa: Toda casa tem um ou mais gnomos de casa. Estes cuidam de todas as pessoas e animais da casa. Como agradecimento, as pessoas costumam deixar comida em potinhos para eles.

Gnomo do Jardim: Segundo a crença, ao colocarmos imagens de gnomos em nosso jardim, eles nos ajudam a cuidar deles.
Gnomos da Floresta: Este tipo não gosta muito de contato com os seres humanos. Eles cuidam das plantas, árvores e animais da floresta.
A principal função dos gnomos é equilibrar as energias das plantas e dos minerais.Habitam lugares reservados em um mundo paralelo ao nosso. São governados por Ghob.
Instrumentos de invocação na Wicca: o Pentáculo.

Cores: marrom e o verde.

Fadas - Os Elementais do Ar


Fadas podem ser vistas claramente apenas por animais e raramente por humanos, e se alguém tiver essa sorte, poderá, ao menos, ter visto rapidamente uma fada. Mas há algumas poucas exceções, entretanto. A primeira delas é quando a fada usa uma técnica mágica, o glamour, para mudar a sua aparência física e assim, poder se mostrar aos humanos. A segunda chance é de vê-las dançando e cantando num ritual que acontece no Verão, no dia em que o Sol está no ponto mais alto do céu. A terceira chance de se ver uma fada através de uma pedra que tenha sido furada ao meio pela força da água.


O reino das fadas é comandado pela Rainha Titania e seu consorte Príncipe Oberon.O Folclore gaélico dá muita importância às fadas, tanto nas lendas, como nas músicas. A crença nas fadas invadiu também as lendas celtas. Na Escócia,houve um famoso incidente, em que três mortais, Thomas the Rymer, Tam Lim e o padre Robert Kirk, autor do livro O segredo do povo dos Elfos, Faunos e Fadas, foram levados à Terra das Fadas. Existem algumas hipóteses sobre a origem das fadas:
Que elas tenham sido formadoras de uma raça, de estatura menor que a dos humanos e que moravam abaixo da superfície;Alguns dizem que elas são Anjos Caídos, que foram expulsas do céu, após se negarem a cumprir uma ordem;As fadas também são vistas como espíritos dos ancestrais;São consideradas também Deuses Antigos, que diminuíram em estatura por não aceitarem a Igreja Católica.Mas as fadas fazem parte do imaginário popular graças aos contos e histórias de autores como os irmãos Grimm. Nestas histórias, elas têm papel decisivo, muitas vezes auxiliando o protagonista ou lhe concedendo uma graça que ele jamais poderia alcançar por si.