segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Neutralizador de Odor

 

Neutralizador de Odor como Funciona

 
Um grande fator gerador de incômodo às populações são as fontes de odor. São diversos os setores da indústria cuja atividade acarreta na emissão de odores no local e à vizinhança.
A maneira mais correta de eliminar os maus odores dos ambientes é atacar a causa, ou seja, eliminar a fonte ou corrigir o defeito que gera o mau odor. Em certas situações, porém, isso não é possível. Nos banheiros com problemas no encanamento, nas cozinhas onde se faz muita fritura, nos ambientes com cheiro de mofo, devido ao excesso de umidade e em diversas outras situações, Neutralizador de Odores pode ser a solução.

Entre todos os tipos de poluição ambiental, os maus odores estão entre os mais difíceis de regular, isto porque um cheiro desagradável é considerado como algo subjetivo e, portanto, legalmente indefinível. A utilização de neutralizadores de odor é uma forma de se controlar a emissão de gases odorantes.
Neutralizador de odores é uma ou um conjunto de substâncias que em uma solução do produto com água (pulverizada no ar odorizado) propõe-se, segundo seus fabricantes, a absorver as moléculas odorantes presentes nesta atmosfera, minimizando assim, o incômodo olfativo proporcionado por estas substâncias, ou substituindo os maus odores por outros agradáveis.

Os Neutralizadores de odor que se propõem a “retirar” os maus odores os eliminam sem mascará-los com perfumes fortes. Os ativos do produto “seqüestram” e reagem quimicamente com as moléculas dos maus odores, modificando sua estrutura. O mau cheiro deve ser eliminado instantaneamente.

Alguns agem através de enzimas que digerem as substâncias causadoras do mau cheiro, eliminando-os.
Outros agem por reações químicas de outros tipos que mudam a composição química das moléculas tornando-as inodoras ou com odor imperceptível.

Atualmente temos, além dos neutralizadores ambientais, já bem conhecidos do público em geral, neutralizadores corporais, que agem de uma forma um pouco diferente dos desodorantes tradicionais, prometendo retirar do corpo e ou dos cabelos os odores indesejados. Alguns só neutralizam e outros deixam um perfume.

Um derivado de citronela cujo inci name é: citronellyl Methylcrotonate, é um exemplo de é um neutralizador de odores eficaz e que pode ser usado tanto no ambiente como no corpo.

Outro produto é o âmbar em pó. Possui propriedades desodorizantes. Utilizado em produtos anti-envelhecimento, proteção solar, dia e noite cremes, géis, loções, formulações de massagem, talco corpo, tônicos, assim como máscara no cuidado de cabelo, pó compacto, fundações, cremes de unhas.
  
 

Receitas Caseiras de Neutralizadores de Odor



Neutralizador de Odor de Roupas:
 

Dissolver 200 ml de vinagrede vinho branco para 6 litros de água.
Ótimo para tirar cheiro de mofo, urina. Também é excelente para quem tem animais.


Para tirar Odores de Vasilhames Plásticos:
 

Utilizar uma solução de uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Deixar agir por aproximadamente uma hora e lavar normalmente.


Neutralizador de Odores Caseiro


Materiais:

1/2 litro de alcool 90%
50 gr de canela em pau
50 gr de cravo
10 gotas de essência de limão

Modo de preparo:
 

Misture ½ litro de álcool, pedaços de cravos e canela em pau e gotas de essência de limão.(ou menta ou outro de sua preferência), Deixe por 3 dias e depois utilize em forma de spray.
Esse spray deixa o banheiro com um chieirinho super agradável, pode ser utilizado nos outros cômodos da casa.


Neutralizador de Odores: 

Mistura em um borrifador: álcool líquido, cravo e canela.


Como tirar cheiro de Cigarro de Ambientes:
 

Para o quarto, mergulhe uma esponja de lavar louças nova em uma bacia com vinagre branco (o suficiente para cobrir a bucha). Mantenha a bucha em algum local do quarto, lavando e trocando o vinagre semanalmente.
Nas paredes, misture água com vinagre branco (meio a meio) e aplique com um pano macio.
Para tirar o cheiro de cigarro do carro, deixe uma toalha mergulhada em uma bacia com vinagre branco durante a noite. Mantenha os vidros fechados durante esse período.
Mas se o carro já estiver com o cheiro de cigarro a solução é caseira: corte duas maçãs ao meio e coloque duas metades nos assentos dianteiros e duas no banco traseiro. Deixe por uma noite inteira dentro do carro. Com os vidros fechados por certo tempo as maças irão absorver o odor e ainda vão deixar um cheiro agradável.


SACHÊ NEUTRALIZADOR DE ODORES PARA GELADEIRA
 

Você pode usar uma tampinha plástica, de mais ou menos 3,5-4cm diâmetro. Coloque a tampinha sobre dois discos removedores de maquiagem (em algodão) e recorte-os. Encaixe bem os discos na tampinha e sature-os com essência de Baunilha (aquela usada na cozinha para aromatizar de bolos, tortas não é eficiente…) – adquira a essência pura de Baunilha. Coloque o sachê no compartimento de cima da porta da geladeira e/ou congelador. Renove a essência a cada 3 meses. Além de perfumar e neutralizar odores da geladeira o sache de baunilha pode ser usado nos armários e gavetas da cozinha.
 
 
Fonte:Sabão e Glicerina