quarta-feira, 31 de julho de 2013

Sais de Banho

Os Sais de banho são um produto clássico do banho. Mesmo sendo muito baratos e fáceis de fazer, eles também podem ser turbinados com ingredientes especiais para criar versões renovadas e atuais.
Há muito tempo a água salgada tem sido prescrita como forma de tratamento. Os médicos recomendam a alguns pacientes tomar banho de mar, ou tomar banhos de sal rotineiramente em casa, a fim de aliviar as condições da pele, a circulação, reumatismos ou como um restaurador geral. Muitos sais minerais naturais contêm substâncias saudáveis e curativas, tais como cálcio, magnésio, enxofre ou potássio. Banhos de sal também são conhecidos por suas propriedades desintoxicantes.
Desde a antiguidade os sais de banho são conhecidos e utilizados como fonte de embelezamento, amaciador da pele, calmante ou estimulante corporal. Seja para dar sono e relaxar, ou estimular o corpo e a mente preparando para uma atividade; em casa, num spa ou num centro de águas termais, os banhos e os sais são velhos conhecidos da beleza, juventude e cuidados com o corpo.
Abaixo apresentamos os componentes de sais de banho, dos mais comuns aos internacionais e sofisticados (nem sempre encontrados no Brasil), bem como a maneira de confeccionar um sal de banho e receitas para que você possa desfrutar de um banho especial e também dar este prazer aos seus clientes e amigos.
 
Como fazer Sais de Banho

Fazer um sal de um banho pode ser tão simples como despejar o seu tipo favorito de sal em uma jarra e informar ao usuário para que ele fique em sua banheira. Mas, com certeza os sais de banho ficam muito mais interessantes com a utilização de ativos.
Os ativos podem ser utilizados para adicionar cor, aroma, e até mesmo as propriedades cosméticas e ou medicinais aos seus banhos. Para criar um sal de banho com todos os sinos e assobios, usar a seguinte fórmula básica:

Sal + Aromas + Cor + Ativos = Sais de Banho


Vamos discutir as proporções e como explorar cada tipo de matéria-prima.

Tipos de Sais

Os sais mais clássicos para usar no banho são o cloreto de sódio, o sal de Epsom e sal marinho. No entanto, existem muitas outras opções disponíveis. O critério de escolha do tipo de sal é a sua aparência, tamanho de grão e propriedades cosméticas e ou medicinais. Você usar um único sal ou misturar vários sais para dar um toque especial ao seu produto.

Cloreto de Sódio ou Sal de Cozinha  

Este sal conhecido de todas pessoas, pode ser usado em pó ou em grãos. Cloreto de Sódio é retirado do sal marinho refinado ou purificado de modo a estar puro, após o que, recebe a adição de iodo. É o clássico e básico dos sais que compõe um sal de banho.

Sal Marinho

O sal marinho é o sal retirado da água do mar em salinas, composto de vários sais, inclusive o cloreto de sódio. Grãos de sal marinho natural pode variar em tamanho, forma, cor e, dando-lhes uma aparência muito particular principalmente dependendo da região de onde foram extraídos. Naturalmente rico em minerais benéficos, mas muito menos caro do que sais especiais, sais do mar continuam sendo um dos ingredientes mais populares para fazer sais de banho.

Sal Epsom ou Sulfato de Magnésio

Os sais de Epsom foram nomeados pela cidade de Epsom, em Surrey, Inglaterra, embora hoje os sais de Epsom nome referem-se a qualquer tipo de sal que ocorre em um ambiente geológico semelhante.
Também conhecido como sulfato de magnésio, ele tem um talento especial para melhorar a circulação, fazendo com que seja uma ótima opção básica para sais de banho, escalda pés e banhos medicinais. Os sais de Epsom também são bons para esfoliar a pele, aliviar dores musculares e aliviar o stress.
Ao contrário de sais naturais, o sulfato de magnésio ou Epsom tem uma aparência consistente, branca brilhante. Este sal pode ressecar a pele, se usado com muita frequência.

Sal do Mar Morto

O Mar Morto tem alguns dos sais minerais mais ricos encontrados na Terra. A água do Mar Morto é constituída por 27% de sais.
Os Sais do Mar Morto ajudam a equilibrar a umidade da pele, energizar o corpo e acalmar o sistema nervoso.
Banhos com sais do Mar Morto podem ter benefícios restauradores. Estes benefícios são provavelmente devido ao alto conteúdo mineral presente no sal e argila do Mar Morto Sais do Mar Morto têm uma aparência adorável, quase translúcida, tornando-os uma excelente escolha para sais de banho.

Sal Rosa da Bolívia

Este sal, bonito e puro foi colhido de antigas salinas localizadas abaixo da Cordilheira dos Andes. Rico em minerais benéficos, este sal naturalmente rosado é tanto bonito como benéfico. O Sal Rosa boliviano encontra-se tanto em pedaços de tamanho grosseiro como em grãos, sendo este último o mais popular para uso em sais de banho.

Sal Rosa do Himalaia

Sais do Himalaia são cristais de sais que são extraídos a mão de antigos leitos dos oceanos embaixo das montanhas do Himalaia. Eles são naturalmente cor de rosa devido a presença de oligoelementos, tais como o ferro, que formam os cristais. Os Sais dos Himalaias têm a capacidade de equilibrar o pH do corpo, ajudam a reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação no corpo.

Sal Dendrítico

Normalmente usada como um ativo, ele é especial por causa de sua estrutura original. Grãos de sal dendríticos lembram pequenas estrelas, e esta forma especial permitem que este sal cubra uma área de superfície maior, o que significa que ele pode reter fragrância melhor do que outros sais. A adição de sal Dendrítico a sua receita pode ajudar a estabilizar o aroma, cor e textura. Ele também pode ajudar a manter seu sal mais agrupado ao longo do tempo. Para incorporar o sal dendrítico em seus sais de banho, adicione cerca de 5%.
Essências ou Ativos aromáticos, tais como os óleos essenciais ou óleos perfumados devem ser adicionados diretamente ao sal dendrítico, antes de ser misturado com os outros ingredientes da receita.

Sal Islandês Brine Geotérmico

Este sal branco brilhante, de textura fina em salmoura tem uma consistência semelhante à areia. É um sal extremamente puro rico em sílica, mas com teor de sódio surpreendentemente baixo. Tem textura fina dissolve instantaneamente na água, deixando a sensação de banho sedosa e macia. Ele parece adorável quando matizado e mergulhado em várias cores. Esta técnica pode criar belas exibições, quando apresentados em garrafas de vidro transparente e contêineres.

Aromas ou Perfumes

Existem várias opções disponíveis para perfumar seus sais de banho. Óleos essenciais e algumas essências são as opções mais eficazes disponíveis.
Usando ingredientes naturais você pode obter um benefício adicional de Aromaterapia para os seus sais de banho. Por terem atividades terapêuticas, exigem cuidado na sua escolha e quantidade de uso. Estes tipos de ingredientes naturais geralmente são usados na concentração em torno de 1-3%.
Embora o uso de ingredientes naturais aromáticos possa ser a melhor escolha para alguns formuladores, outros podem preferir escolher entre uma vasta gama de aromas disponíveis na forma de óleos perfumados ou aromáticos tais como óleo de cravo ou canela. Se você gosta de ingredientes sintéticos, você pode encontrar nas essências uma ótima opção para perfumar seus sais seu banho. Essências ou óleos podem ser usados em concentração em torno de 2 – 5% .
A presença de baunilha na essência ou óleo essencial pode provocar escurecimento dos produtos.

Ativos Fitoterápicos

Dependendo do que você deseja que seu sais de banho para realizem, você pode escolher entre uma grande variedade de ativos.

Extratos Glicólicos

Podem ser utilizados em concentrações de 1 a 3%, ele podem variar muito de cor, consistência e aroma. Certifique-se de experimentar com pequenas quantidades antes de criar grandes quantidades de sais de banho.

Extratos de Ervas em Pó

Extratos de plantas são geralmente ou solúveis ou dispersíveis em água, tornando-se ideais para sais de banho. Eles irão dissolver ou dispersar na água do banho, juntamente com os sais. Eles devem ser acrescentados às receitas em concentrações de 1 a 3%.

Ervas e ou Algas Marinhas Secas

Ervas secas e algas marinhas estão disponíveis em pedaços, inteiro ou em forma em pó. Estes ingredientes podem adicionar cor, aroma sutil, e propriedades benéficas para seus sais de banho. As ervas secas e algas marinhas não vão dissolver completamente na água de banho. Tenha isso em mente ao escolher que plantas de trabalhar e decidir quanto para adicionar ao seu banho de sais.

Argilas e Lama Seca

Estes pós minerais ricos pode adicionar cor e poder de limpeza para os sais de banho. Argilas e lamas são ótimos minerais para tonificar e desintoxicar a pele. Eles podem ser colocados em camadas com os seus sais, ou utilizados para revestir os sais de uma camada de pó.

Corantes

Uma cor agradável é fundamental na aparência final dos seus sais de banho. Corantes naturais ou artificiais podem dar um toque especial ao seu produto acabado.

Corantes Líquidos  Alimentícios

Esses corantes líquidos de cores vivas, à base de água, oferecem a maneira mais rápida e fácil Sais de banho de cor. Estes corantes podem ser adicionados de uma gota de cada vez, dando a abundância formulador de controle sobre o produto final. Também podem ser misturados e combinados para criar e tons únicos de cor. Estes tipos de corantes tendem a reter muito de sua aparência translúcida, mas com o passar do tempo, as cores diferentes em partes do mesmo sal de banho podem migrar e se misturar e podem perder a potência e brilho ao longo do tempo. Pelos motivos explicados acima, estes produtos não são considerados apropriados para sais de banho. Ao invés deles deve-se usar os corantes cosméticos ou pigmentos cosméticos.

Micas Peroladas

Micas perolizados são pós, minerais que fornecem cor opaca brilhante para sais de banho. Micas perolizados pode ser usado para fornecer cor intensa. Comece com 1 colher de chá / 8 por 1-2 xícaras de sal e adicione mais se necessário. Embora estas Micas irão adicionar alguma cor para sal seco, eles dão um revestimento mais uniforme quando adicionados a sais de banho diretamente depois de um ingrediente molhado, tal como a essência é adicionada.
As Micas não vão desaparecer com o tempo ou se misturar, quando adicionado aos sais em camadas, desde que não sejam misturadas com corantes alimentícios.
Certifique-se de experimentar com as cores para ver como eles irão se comportar durante longos períodos.

Óxidos e Ultramarinos

Outra linha de minerais corantes à base de Óxidos e Ultramarinos pode ser o ativo mais complicado de nossas cores a serem utilizadas. Estes pós proporcionam cor opaca mate, e são dispersíveis em óleo. Para o sal ter uma cobertura uniforme com um Óxido você precisa incorporar algum tipo de óleo.
Você pode incorporar o corante primeiro numa mistura de essência mais óleo carreador, criando uma pasta e depois incorporá-la nos sais. Tenha cuidado para não adicionar muito do seu óxido ou corante Ultramarino, ou ele pode deixar a banheira um pouco confusa.

Embalagem

Depois de ter criado sua receita sal de banho favorita, você vai precisar para empacotá-lo.Então saiba que os sais podem ser destruídos pela umidade no ar por isso é importante que você escolha um recipiente hermético para o armazenamento de seus sais para protegê-los da umidade e da perda do aroma.

 Blog Caderno de Receitas