quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Um Ritual de Samhain para Bruxa solitária





Decore seu altar com, maçãs, romãs, abóboras e outros frutos do Outono. Flores de outono, como malmequeres e crisântemos são muito bem vindos. Escreva em um pedaço de papel algo em sua vida que você deseja se livrar: raiva, um hábito pernicioso, sentimentos ruins, uma doença... O caldeirão deverá estar presente diante do altar. E no altar um prato com os símbolos da Roda do ano.


Antes do ritual, sente-se calmamente e pense em seus amigos e entes queridos que já faleceram. Não se desespere. Tenha em mente que o físico não é uma realidade absoluta e que as almas nunca morrem.

Prepare o altar, acenda as velas e incensos e lance o círculo de pedras.
Invoque a Deusa e o Deus.

Levante uma das romãs e com seu athame perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as no prato da Roda do Ano. Levante seu athame e diga:

"Nesta noite de Samhain o Rei Solar marca a sua passagem através do pôr do sol para a Terra da Juventude.
Eu também marco a passagem de todos os que já se foram, e todos os que irão depois. 
Oh Deusa Graciosa, Mãe Eterna, que dá à luz 
Ensina-me que no tempo de maior escuridão haverá a maior luz."

Prove as sementes de romã, estore-as com seus dentes e saboreie seu sabor agridoce. Olhe para o símbolo da Roda, o ciclo das estações, o princípio e o fim de toda a criação.

Acenda uma vela dentro do caldeirão.Sente-se olhando para suas chamas. Diga:

"Oh sábio da Lua Minguante
Deusa da noite estrelada
Criei este fogo dentro do meu caldeirão
Para transformar o que está me afligindo
Que as energias sejam revertidas:
Das trevas, a luz!
Do mal, o bom!
Do nascimento, a morte!"

Acenda o papel na chama da vela do caldeirão e deixe-o queimar. Enquanto queima, saiba que o mal diminui, diminui e finalmente é consumido pelo fogo universal.

Se desejar, você pode tentar alguma forma de adivinhação, pois este é um momento ideal para olhar para o passado ou futuro. Tente recordar de vidas passadas também, se você quiser. Mas deixe os mortos em paz. Honre-os com suas memórias mas não os chame até você. Liberte-se de qualquer dor e sensação ruim que você possa estar sentindo nas chamas do caldeirão.

Celebre com um banquete simples.
O círculo é liberado.

É tradicional na noite de Samhain deixar um prato de comida fora de casa para as almas dos mortos. Uma vela colocada na janela para orienta-los para sua volta as terras de verão . 
Para o banquete, faça beterraba, nabo, maçã, milho, nozes, pão, cidra, vinhos e pratos com abóbora. Também são adequados pratos com carne.

Fonte: Cheiro de Mato Verde

Pot Pourri para Ritual de Samhain

File:Draper-Pot Pourri.jpg

- 45 gotas de óleo de patchouli
- 1 xícara de musgo de carvalho
- 2 xícaras de flores de maçãs secas
- 2 xícaras de flores de urze seco
- 1 copo de casca de maçã seca e picado 
- 1 xícara de sementes secas de abóbora 
- 1/2 xícara raiz de mandrágora seca e picada


Misture o óleo de patchouli com o musgo de carvalho e em seguida adicione os ingredientes restantes. Mexa bem o pot pourri e guarde em um recipiente bem coberto de cerâmica ou vidro.

Por Gerina Dunwich
Fonte: Cheiro de Mato Verde

Me preparando para o Samhain…



"Nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue. Por isso é o momento ideal para recordar os nossos ancestrais e sentí-los junto a gente. Não precisa ter medo porque eles não podem fazer mal e se estão aqui é porque querem dividir algo com a gente ou simplesmente encurtar as distâncias."

A cor deste sabbat é o negro, sendo que o altar deve ser adornado com uma maçã que é o símbolo da vida eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo suco de maçã. O nome de pessoas que já fizeram a travessia devem ser queimados no caldeirão, mas nunca com conotação de tristeza porque eles cumpriram com o destino deles que é o mesmo de cada um de nós…

"Outra coisa importante é que para aqueles que querem conhecer a magia da natureza e se dedicar a ela, essa é uma época do ano muito propícia para dar esse passo. Eu mesma fiz o meu ritual de dedicação anos atrás nessa época do ano e foi lindo. Senti todas as energias do planeta em mim. E mesmo sabendo que eu teria 13 luas e um dia pela frente, percebi que era exatamente o que eu queria para mim pelo resto da vida."

E para aqueles que já se dedicaram ao longo das 13 luas, agora vem o momento de fazer a sua iniciação, mas esse é um assunto que a Lu vai abordar num próximo post já que são 13 dias seguidos de preparação até o dia de receber das mãos da Sacerdotisas as boas vindas ao Reino da Magia. É um momento muito especial porque você deixa para trás muitas coisas. Não é que você se transforma em alguém novo, simplesmente você se transforma e o ato da transformação no paganismo é muito importante. É o que faz de você uma pequena lagarta que em breve será uma borboleta.

Enfim, seja qual for o passo que você dará nos próximos dias, que a Deusa esteja com você e certamente ela estará.

Agora eu vou acender meu incenso, minha vela laranja (cor dos próximos dias) e fazer minha prece. Amanhã é dia de purificar meu corpo com um belo banho de pétalas de rosas (vermelha, branca, amarela).

"Porque teu olhar vem ao meu encontro 
e eu me deixo iluminar pela sua magia

Porque os outros vão a sombra das ilusões 
e tu me apresentastes a verdade por trás das sombras

Então escurece lá fora e as sombras se formam pelo jardim 
onde tuas sementes repousam até o momento do despertar… 
Porque é em Ti que todas as coisas se encerram 
para que o recomeço seja possível 

Tu és o começo, o meio e o fim 
e todas as coisas também são assim… 
Tudo termina e recomeça nessa dança magica 
Que celebra a tua partida 
para em breve celebrar a tua chegada…"

Fonte: A Casa do Mago

Feliz Samhain!


"No ciclo infindável da árvore de prata,
Da infinita alegria à triste lembrança
Harpa mágica que dedilha a sonata.
Num tempo passado e repassado 
Caminha pela estrada da vida,
Verde esmeralda, ancestrais do passado.
Gira a Roda sem parar
E festeja a escuridão de Samhain,
Rumo a um novo despertar.
Onde a noite ultrapassa o dia enfim,
Salve, Rainha das Sombras,
Senhora do começo, meio e fim!"




Extraído do livro Brumas do Tempo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Samhain - É tempo de Renovação



Desfazer-se do que não serve mais. 
Dar espaço ao novo e seguir em frente. Renovação! Mas o que isto significa? 

Literalmente seguir este conceito em todos os sentidos! Ora, sempre que olhamos para trás, podemos entender diversas situações na quais passamos e que tiveram seu tempo útil de existência. Todos nós vivemos ciclos, ciclos estes que marcam momentos importantes de nossa vida. E o que normalmente fazemos sempre em virada de ano? Nossos pedidos! Queremos coisas novas, novas expectativas e novas oportunidades... então, crie-as você mesmo! 

Trata-se de um processo de autoconhecimento, um momento de reflexão e introspecção, momento de crescimento individual, e, porque não, dividir este crescimento com as outras pessoas? Realizar uma celebração de alegria pelo tempo que passou e pelo que pudemos aprender com ele! Entender nossos erros e falhas e fazer deles uma ferramenta e não obstáculos, olhar para dentro de si, e reconhecer a nós mesmos como um ser individual e único...
Livre-se de coisas ultrapassadas, arrume sua casa e repasse para as outras pessoas aquilo o que pouco ou quase nunca usa (se não usa é porque não era mesmo para ser seu!), compartilhe, ria muito e aceite os desafios das quais pretendia fugir ou ignorar! Faça deste um momento de transformação... Resolva suas pendências com outras pessoas e situações, diga àqueles que você ama como se sente (isto deveria ser feito o tempo todo mais enfim), não deixe nada para depois... E, acima de tudo, contemple! Contemple a beleza da vida e todas as suas artimanhas que nos chegam para nos ensinarmos como sermos pessoas melhores! Arranque suas máscaras e seja você mesmo!   

Inicie o ano como deveria iniciar cada minuto de sua vida; vivendo intensamente! Afinal, você pode! Basta acreditar...
Entenda suas limitações e repense em como viver com elas! Saiba como trabalhá-las e torna-se cada vez mais forte! Não desanime nunca! Pense em todas as pessoas que passaram pela terra e fizeram a diferença antes de você e entenda que você pode fazer o mesmo! Simplesmente Lute! O “inverno”  vem chegando com sua escuridão aterradora* mas sempre haverá a luz no fim do túnel! E lembre-se sempre que, este conceito mudará em sua mente ano após ano, pois estamos o tempo todo aprendendo cada vez mais, então deixe este aprendizado fluir dentro de você e, a partir dele, poderá crescer mais e mais...
O ser humano não foi criado para viver sozinho, dependemos uns dos outros de uma forma ou de outra, então, não lute contra sua própria natureza; esqueça um pouco do isolamento que a tecnologia nos trouxe e tente viver como nossos ancestrais: o indivíduo pelo todo e o todo pelo indivíduo, pois o único e o todo fazem parte de um mesmo universo.

Fonte: Despertar Espaço Holístico

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Halloween-Samhain




Samhain é a representação da morte do Deus, sendo que renascerá depois em Yule; esta é a celebração mais importante da Roda do Ano das Bruxas, pois ela marca o fim de um ciclo.

Como sabemos nesse momento mágico os mundos se tocam, o véu entre os mundos cai e devemos aproveitar para relembrar os ancestrais.

Esta celebração também representa o ritual da última colheita.

Estes momentos especiais os utilizamos para nos libertar de nossas fraquezas, pois é uma das formas de nos sintonizarmos com os tempos antigos, quando as crias do gado que não suportariam o frio do inverno eram separadas e sacrificadas.

É um tempo muito especial para consultarmos os oráculos com a finalidade de nos preparar para os acontecimentos futuros.

Tendo chegado ao fim do ano pagão meditaremos sobre todas as coisas que finalizaram neste ciclo que culmina com a celebração deste Sabath: relacionamentos, situações, pessoas que fizeram a transição…e deixamos tudo isso para trás, ainda que não as esqueceremos pois fazem parte do todo que somos agora.

Ritual para Celebrar Samhain

Para mudar nossa consciência e nos sintonizar com a energia desta data meditaremos por alguns instantes no assunto da morte; lembraremos dos amigos e/ou pessoas da família que já se foram.

Faremos isto procurando entender e aceitar que a morte é nada mais que um passo para o inicio de um ciclo novo, que começa na morte mas que se dirige ao renascimento.

Considerações prévias ao ritual:

Precisaremos do caldeirão porque acenderemos fogo dentro dele, pois o Deus morre e volta ao ventre da Deusa, sendo que o caldeirão é uma representação do ventre D’Ela -a Deusa- e o fogo representa o Deus.

Os que o desejem terão pequenos papeis escritos com tudo aquilo do que desejam se livrar, como mágoas, rancores, todo tipo de sentimento negativo, maus hábitos, problemas de cunho pessoal, etc, para queimar no caldeirão durante o ritual.

Acenderemos uma vela branca para honrar os espíritos que nos visitam esta noite, sendo assim deixem a mão essência de pachulí para energizar a vela.

Outro dos símbolos de Samhain são as cabeças de abóbora, então esculpiremos uma colocar a vela branca dentro dela.

Tendo todos estes itens prontos, prepararemos o caldeirão com alguns carvões prontos para serem acesos, nos paramos diante do Altar e dizemos:

“Nesta noite de Samhain contemplamos o Seu passo Deus do Sol,
Em direção às Terras do Eterno Verão,
Contemplamos também a passagem dos que já se foram.
Abençoada e eterna Deusa, Você que proporciona o nascimento aos caídos!
Guie meus passos na escuridão, me protegendo
e me ajudando a entender Seus mistérios, para que eu possa ver
que da mesma forma como a Luz nasce da escuridão
Da mesma forma o eterno ciclo se renova pelos Séculos dos Séculos,
Por todo o sempre, para sempre, Amém”

Depois disso acendemos o fogo no caldeirão (pode colocar uma vela roxa dentro dele se não pode acender o fogo com os carvões).

Pegamos os papeis onde escrevemos as coisas que não desejamos mais em nossa vida, e depois de os ler em vos alta, olhamos as chamas e dizemos:

“Grande e Sábia Deusa da Lua Minguante,
Senhora das noites cheias de estrelas!
Acendo este fogo dentro de Seu Caldeirão
Para transmutar tudo aquilo que está me perturbando.
Peço que estas energias sejam transformadas
De escuridão em Luz!,
De mal em bem!
De morte em renascimento!”

Agora queimaremos os papeis no fogo dentro do caldeirão, e enquanto as chamas consomem os papeis, imaginaremos muitas e pequenas esferas escuras se elevando do caldeirão, com a plena convicção de que tudo o que é negativo se afasta de nós e se dissolve no infinito céu de estrelas da Deusa.

A seguir enquanto oleamos a vela branca dizemos:

“Consagro este símbolo do Elemento Terra, para que sua Luz ilumine os espíritos que nos visitarão esta noite”

A colocamos então dentro da cabeça de abóbora e a acendemos dizendo:

“Com este símbolo e com sua Luz, lhes damos as boas vindas aos espíritos que nos acompanham nesta celebração de Samhain”

Ao terminar o ritual, colocaremos a cabeça de abóbora com a vela acesa perto de uma janela, e a deixamos ali toda a noite até que termine de queimar.

Este agora é o momento ideal para consultar o oráculo escolhido; depois de terminar com esta parte, podemos continuar com o partilha dos alimentos, dedicando-os previamente -com algumas palavras simples- aos que já se foram dizendo:

“Oferecemos estes alimentos para homenagear nossos ancestrais, pois sua memoria me acompanha e seus ensinamentos vivem a través de mim. Abençoados sejam nas Terras do Eterno Verão”

Deixe parte dos alimentos para as almas dos mortos; ao terminar, agradecemos a Deusa, ao Deus e aos elementos por ter-nos honrado com Suas Presenças.

Relembrando:

- Neste Sabath usaremos incenso de sândalo e mirra, as cores serão preto, laranja, branco, dourado e prateado.

- Tomaremos vinhos e sidras quentes com canela.

– Podemos decorar o Altar com crisântemos, maçãs, péras, qualquer um dos grãos e frutas da colheita, nozes e aboboras.

- Os alimentos podem ser beterrabas, nabos, maçãs, milho, nozes, abóboras, pão de gengibre, torta de abobora, ou qualquer outra comida que você tenha.

- Por último não esqueçam que a tradição deste Sabath é deixar um prato de comida fora da casa para alimentar os espíritos, e colocar a vela branca acesa na janela, para guiá-los de retorno para as Terras do Eterno Verão.

Fonte: Magia Bruxa

Samhain Ritual


Ritual

Comece traçando um círculo de 3m de diâmentro, usando giz ou tinta branca. coloque 13 velas, pretas e laranjas em torno do círculo e à medida que for acendendo cada uma diga:

Vela samhain de fogo tão brilhante consagre este círculo de luz.

Erga o altar voltado para o norte e coloque 3 velas, uma branca uma preta e uma vermelha, para representar as facas da deusa tríplice. À esquerda das velas coloque um cálice com sidra e um prato de sal. À direita das velas, coloque um incensário com incenso próprio do sabá e uma tigela com água. Diante das velas coloque um sino, o punhal e uma maçã vermelha.

Soe o sino 3 vezes e diga:

Sob o nome sagrado da Deusa
e sob sua proteção,
inicia-se agora este ritual do sabá

Salpique um pouco de sal e água em cada ponto do círculo para limpar o espaço de qualquer negatividade. Pegue o punhal cm a mão direita e diga:

Ouça bem elementos,
ar, fogo, água, terra
pelo sino e pela lâmina eu vós convoco
nesta sagrada noite de alegria

Mergulhe a lâmina do punhal no cálice com a sidra e diga:

Eu te ofereço. Oh Deuses,
este néctar da estação

Coloque de volta no altar. Acenda o incenso e as 3 velas do altar e diga:

Três velas eu acendo
em tua honra, oh deusa:
branca para a virgem
vermelha para a mãe
preta para a anciã

Oh deusa de todos as coisas selvagens e livres,
a ti ergo este templo sagrado
em perfeito amor ,
em perfeita confiança

Pegue o cálice com ambas as mãos e derrame algumas gotas da sidra sobre a maçã, dizendo:

Ao ventre da deusa mãe
retorne agora oh Deus Chifrudo
até o dia em que novamente renascerá
A grande roda solar
gira mais uma vez
o ciclo esta das estações não termina nunca.

Abençoadas sejam as almas daqueles
que viajaram além
apara o mundo escuro dos mortos
eu derramo este néctar
em honra à sua memória
que a deusa os abençoe
com luz. beleza e alegria
Abençoado sejam!
Abençoado sejam!

Beba o resto da sidra. Toque o sino3 vezes, desfaça o círculo apagando as velas de cores preta e laranja, começando do leste na direção anti-horária. Peque a maçã do altar e enterre-a do lado de fora para nutrir as almas dos que morreram no último ano.

O ritual está completo e deve ser seguido de meditação, divinação em bola de cristal, recital de poesia mística inspirada na Deusa e uma prece das Bruxas(os) pelas almas de todos os membros da família e dos amigos que passaram para o Plano Espiritual.


Do site: http://www.magiawica.hpg.ig.com.br

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Leis que Regem a Magia



A primeira coisa que se deve ter em mente é que para a magia funcionar, você deve ter uma boa dose de imaginação, uma pitada de criatividade; e muita visualização.
Vestes cerimoniais, instrumentos rituais, incensos, velas, tudo isso ajuda sim, mais é o corpo do próprio mago o instrumento mais poderoso e essencial de todos.
Mais continuando; o mago juntou toda a sua parafernália ritual, fez seu jejum, seu banho de purificação, mais não atentou que existem certas leis que se não forem observadas, podem trazer muitos efeitos inesperados a operação mágica.
Trago aqui, a mais completa relação destas leis feita até hoje pelo grande arquidruida:  Isaac Bonewits.

As leis da magia:

1-      Lei do conhecimento: a compreensão traz o controle; quanto mais você sabe sobre um assunto, mais fácil é controla-lo. ”Conhecimento é poder.”
2-      Lei do autoconhecimento: o conhecimento mágico mais importante é sobre si mesmo; a familiaridade com seus próprios pontos fortes e fracos é essencial para um mago. “Conhece a tí mesmo.”
3-      Lei da causa e efeito: se exatamente as mesmas ações forem feitas nas mesmas condições, elas produzirão igualmente os mesmos resultados; cadeias de eventos semelhantes produzem resultados parecidos. “Controle todas as variáveis e você controlará todas as mudanças- muita sorte!”
4-      Lei da sincronicidade: dois ou mais acontecimentos que ocorrem ao mesmo tempo terão mais associações em comum do que simplesmente a associação temporal; as coisas raramente acontecem isoladamente dos acontecimentos próximos. “Não existe a mera coincidência.”
5-      Lei da associação: se dois ou mais padrões tem elementos em comum, os padrões interagem por meio desses elementos em comum e o controle de um padrão facilita o controle sobre o(s) outro(s); quanto maior o elemento comum, maior a influência. “Os  elementos em comum controlam.”
6-      Lei da simpatia: coisas que tem afinidade umas com as outras se influenciam e interagem entre sí a distância. “Tudo está conectado a tudo.”
7-      Lei da semelhança: o igual produz o igual e um efeito se assemelha a sua causa; a posse de uma imagem exata de alguma coisa facilita o controle sobre essa coisa. “Os parecidos são iguais.”
8-      Lei do contagio: objetos que já estiveram em contato continuam a interagir depois de separados. "A magia é contagiosa.”
9-      Lei da atração positiva: os semelhantes se atraem; para criar uma realidade particular, é preciso emitir energia de um tipo semelhante. “Aquilo que é emitido retorna.”
10-   Lei da atração negativa: o semelhante atrai o diferente, a energia e as ações muitas vezes atraem seus “opostos”  complementares. “Os opostos se atraem.”
11-   Lei dos nomes: ao conhecer o nome; você conhece oque é nomeado; ao conhecer o nome completo e verdadeiro de um objeto, ser ou processo, você tem controle completo sobre ele. “O que há em um nome? Tudo!”
12-   Lei das palavras de poder: certas palavras são capazes de alterar a realidade interna e externa daqueles que a pronunciam, e seu poder pode repousar tanto no som quanto no significado. “Para os sábios, uma palavra basta.”
13-   Lei da personificação: qualquer fenômeno pode ser considerado vivo e possuidor de personalidade, como uma entidade ou ser, e pode ser tratado dessa maneira. “Tudo pode ser uma pessoa.”
14-   Lei da invocação: é possível estabelecer comunicação interna com entidades interiores ou exteriores de sí mesmo; essas entidades parecem estar dentro da pessoa durante o processo de comunicação. “Seres de dentro...”
15-   Lei da evocação: é possível estabelecer comunicação externa com entidades interiores ou exteriores de sí mesmo; essas entidades parecem estar fora da pessoa durante o processo de comunicação. “Seres de fora...”
16-   Lei da identificação: é possível, por meio de associação máxima entre os elementos de uma pessoa e os de outro ser, de fato se tornar aquele ser ao ponto de compartilhar seu conhecimento e ter domínio sobre sua energia. “você pode se tornar um outro.”
17-   Lei dos dados infinitos: o número de fenômenos para se conhecer é infinito, nunca deixaremos de ter oque aprender! “Sempre há algo novo.”
18-   Lei dos sentidos infinitos: todo mecanismo de sentidos de qualquer entidade é limitado em alcance e tipo de dados recebidos. “apenas porque você não pode ver não significa que não está alí.”
19-   Lei dos universos pessoais: todos vivem e, muito possivelmente, criam um universo único que nunca pode ser 100% idêntico ao vivido por outra pessoa; a chamada “realidade” é, na verdade, uma questão de opiniões consensuais. “Você vive em seu cosmos e eu vivo no meu.”
20-   Lei dos universos infinitos: o numero total de universos em que todas as combinações possíveis de fenômenos existentes poderiam ser organizadas é infinito. “Todas as coisas são possíveis, embora algumas sejam mais prováveis do que outras.”
21-   Lei do pragmatismo: se um padrão de crença ou de comportamento capacita você a sobreviver e a realizar objetivos determinados, aquela crença ou comportamento, é “verdadeira” ou “real” ou “sensata” em todos os níveis de realidade envolvidos. “Se funciona, é verdade.”
22-   A lei das verdadeiras falsidades: um conceito ou ato pode parecer sem sentido, mas ainda ser “verdadeiro”, desde que funcione em um contexto específico. “Se é um paradoxo, provavelmente é verdade.”
23-   Lei da polaridade: qualquer padrão de dados pode ser dividido em, pelo menos dois padrões com características “opostas”, e cada um deles conterá a essência do outro dentro de sí. “Todas as coisas contém o seu oposto.”
24-   Lei da síntese: a síntese de dois ou mais padrões “opostos” de dados produz um novo padrão que será “mais verdadeiro” do que qualquer dos dois primeiros, ou seja, ele será aplicável a mais realidades. “A síntese reconcilia.”
25-   Lei do equilíbrio dinâmico: para sobreviver e se tornar poderoso, é preciso manter todos os aspectos do Universo em um estado de equilíbrio dinâmico com todos os outros; o extremismo é perigoso em todos os níveis de realidade. “Dance conforme a música.”
26-   Lei da perversidade: também conhecida como “ lei de Murphy” ; se alguma coisa pode dar errado, dará- e da maneira mais irritante possível. ”Se alguma coisa pode dar errado, dará.”
27-     Lei da unidade: cada um dos fenômenos da existência está ligado direta ou indiretamente a todos os outros, passados, presentes ou futuros; as separações percebidas entre os fenômenos se baseiam em sentidos e/ou pensamentos incompletos. “Tudo é um.”
28-   Lei das consequências não intencionais: quer você obtenha ou não o efeito que você quer aquilo que você faz terá, pelo menos, três outros efeitos que você nunca esperaria, e um deles normalmente é desagradável. “Sempre há alguma coisa.”                                         

Junto a estas leis as três leis da magia de ELIPHAS LEVI, em seu Dogma e ritual da alta magia (1856).

1-      A lei da vontade humana: o sucesso da magia depende da vontade convocada e dirigida pelo mago.
2-      A lei da luz astral e o principio etéreo intermediário: uma energia que permeia o universo e que o mago pode acessar e usar para realizar mudanças à distância.
3-        A lei do encadeamento: que liga o interior ao exterior, o material ao ideal, desde que não haja diferença entre o microcosmo e o macrocosmo.
A estas outra lei foi acrescentada mais tarde, pela Ordem da Aurora Dourada:
4-      A lei da imaginação ou visualização: invocando poderes interiores e exteriores. 

Fonte: Morada da Magia

Bruxaria


A Bruxaria, hoje é um ofício que se utiliza da magia natural (= magia da natureza) para obter fins específicos. Existem diversas formas de práticas e variadas ramificações dentro do que chamamos de Bruxaria, por isso fica extremamente complicado criar uma definição generalizada, mas vamos tentar estabelecer algumas diretrizes.

A Natureza é o divino. Não se cultua um único deus, uma única deusa, ou obrigatoriamente qualquer divindade. Trata-se de uma celebração da Natureza e dos seus ciclos.

A Bruxaria é pagã. Quando dizemos pagão, estamos nos remetendo à origem do termo, que vem do latim paganus. Paganus significa “morador do campo” ou “aquele que vive do campo”. Esse foi o termo usado pela Igreja Católica para classificar os povos que moravam no campo e celebravam as colheitas e os ciclos do Sol e da Lua, que não moravam nas cidades e não eram cristãos.

Vale lembrar que tais pessoas dependiam essencialmente da natureza para sobreviver. Assim, para eles era comum festejar uma colheita que vinha farta e trazia comida para todo o inverno, pois isso significava vida para eles. Esses povos não eram católicos nem cristãos, não por se oporem a essas religiões, mas por suas crenças serem milhares de anos mais antigas. Eram as crenças deles, apenas, e diferiam das crenças cristãs assim como o Budismo ou o Hinduísmo diferem. Para eles, a magia era real. Era a crença de que, se eles não fizessem determinado ritual, o sol não nasceria ou eles não conseguiriam caçar, por exemplo.

O termo “bruxaria” foi usado para chamar pessoas que lidavam com o que se chamava de “magia malévola” antigamente. Até hoje é usado pejorativamente para definir qualquer ato contra a Igreja Católica ou feitiços realizados aleatoriamente por aí. Como você pode concluir, não se trata disso. Bruxaria é outra coisa e seus praticantes a levam muito a sério.

O Paganismo seria, então, o modo de viver dos povos pagãos, lembrando que usamos o termo pagão para classificar toda e qualquer pessoa que celebre a Natureza e seus ciclos. A Bruxaria é apenas uma das inúmeras vertentes pagãs. Temos também o Druidismo, o Xamanismo etc.

Como a Bruxaria se desenvolveu?

A Bruxaria desenvolveu-se em diversas culturas e diversas épocas ao redor do mundo.

Temos desde a Feitiçaria na “Pré-História” (quando os homens desenhavam o animal nas cavernas achando que assim capturariam-lhe a alma antes da caçada e as mulheres maceravam ervas buscando a cura), passando pela Bruxaria e Feitiçaria na História Antiga, a Bruxaria Medieval, a Bruxaria nas sombras durante o Iluminismo e o renascimento da Bruxaria, no século XX. Como podem ver, é uma longa história. Nunca existiu algo unificado, no entanto. A história de que a Bruxaria é uma antiga religião que sobreviveu à Inquisição etc etc já foi desbancada por historiadores. Por isso, podemos falar do que é a Bruxaria hoje e identificar crenças, cultos e práticas similares ao longo da história da humanidade.

O nascimento da Bruxaria Moderna através da Wicca

O nascimento da Bruxaria Moderna se deu na década de 1950, através de um bruxo inglês chamado Gerald Gardner. Na verdade, já existiam livros com algumas décadas de antecedência que abordavam o assunto, porém Gardner foi o cara que mostrou a Bruxaria para o mundo, e como ela tinha evoluído até então, de acordo com suas crenças.

A maneira pela qual Gardner apresentou a Bruxaria ficou conhecida como Wicca, que virou sinônimo de Bruxaria Moderna. A Wicca é apenas uma forma de Bruxaria Moderna; a mais popular delas. Há outras formas de bruxaria.

A partir daí, a Bruxaria foi se popularizando e tendo cada vez mais adeptos, especialmente porque as pessoas viam nela uma forma de religiosidade totalmente diferente das religiões convencionais. Não que seja melhor ou pior, é apenas uma forma alternativa de religião.

O coven (grupo de bruxas/os) de Gardner se ramificou e, aos poucos, os praticantes foram se multiplicando. Era normal que surgissem novas tradições. A primeira tradição a surgir depois da Wicca Gardneriana foi a Tradição Alexandrina. Os rituais e liturgia eram semelhantes à gardneriana, com apenas algumas poucas diferenças características.

Então veio a década de 60 e o movimento hippie, com as pessoas descobrindo formas alternativas de viver, buscando uma interiorização maior e menor hipocrisia perante a sociedade e a si mesmos. A década de 70 trouxe o movimento feminista arrebatador, e a história da Wicca se modificaria para sempre…

Esses dois movimentos foram fundamentais para o desenvolvimento da Wicca nos anos seguintes, pois a partir daí vemos claramente uma divisão entre a Wicca de Gardner (gardneriana) e a Wicca misturada com o feminismo, o movimento hippie (new age) e algumas liberdades atribuídas à religião. Com o passar dos anos e a chegada da era da informação, tivemos (e ainda temos) uma série de influências chegando às práticas de Bruxaria atuais, e elas variam muito de pessoa para pessoa, visto que a Bruxaria pode ser praticada por uma pessoa sozinha.

Vamos resumir as coisas, então: a Bruxaria não é uma religião, mas um ofício, um conjunto de crenças pagãs. A Wicca, no entanto, aparece como a religião da Bruxaria, com rituais, divindades, dogmas e tudo o mais que uma religião tem direito. A Wicca surgiu com Gardner, porém, aos poucos, foi sendo modificada de acordo com as necessidades de seus praticantes, ou de quem queria ser praticante. Temos, distintamente, duas vertentes da Wicca: a Wicca Tradicional (gardneriana e alexandrina) e a Wicca Moderna (qualquer outra vertente que venha depois das duas citadas anteriormente). Ambas, apesar de serem Wicca, são bastante diferentes umas das outras; porém, a essência é a mesma. O que muda é a forma de fazer a coisa toda.

Fonte: Bruxaria.net

Pão para Samhain


Ingredientes:

1 tablete de fermento em pó
2 colheres (chá) rasas de água morna
1 xíc. de leite quente
1/4 de xíc. de mel
sal a gosto
2 xíc. de farinha (trigo)
1/2 xíc. de fubá
1/2 xíc. de farinha (integral) 

Modo de Preparo:

Dissolva o fermento na água morna e depois deixe descansar por 15min. Em uma tigela, misture o leite, o sal e o mel ao fermento dissolvido. Aos poucos, acrescente a farinha (trigo), o fubá e a farinha (integral). Mexa com uma colher de pau no sentido horário, deixe descansar até que, a massa fique com o dobro de seu tamanho, amasse-a, e coloque-a em formas de pão e espere crescer. Asse em forno médio por pelo mennos 25min.



Comemorando o Samhain


Deposite sobre o altar maçãs, romãs, abóboras e outros frutos do fim do outono. Flores outonais como Madressilva e crisântemos também são indicados. Escreva num pedaço de papel um aspecto de sua vida do qual deseja livrar-se, um sentimento negativo ou um hábito ruim, doenças. O caldeirão deve estar presente no altar. Um pequeno prato com o símbolo da roda de oito aros também deve estar presente. 

Antes do RITUAL sente-se em silêncio e pense nos amigos e nas pessoas amadas que não mais estão entre nós. Não se desespere. Saiba que partiram para coisas melhores. Tenha firme em mente que o plano físico não é a realidade absoluta, e que a alma jamais morre. Prepare o altar, acenda as VELAS e o INCENSO , crie o círculo. Invoque a Deusa e o Deus. Erga uma das romãs e com sua recém lavada faca de cabo branco, perfure a casca da fruta. Remova diversas sementes e coloque-as no prato com o desenho da roda.erga seu bastão, volte-se para o altar e diga; 

"Nesta noite de Samhain assinalo sua passagem, Ó rei Sol através do poente ruma à TERRA da Juventude. 
Assinalo também a passagem de todos os que já partiram, E dos que irão posteriormente.
Ó Graciosa Deusa, Eterna Mãe, que dá à Luz os caído, Ensina-me a saber que nos momentos de maior escuridão Surge a mais intensa luz."

Prove as sementes de romã; parta-as com seus dentes e saboreie seu gosto agridoce. Olhe para o símbolo de oito aros no prato; a roda do ano o ciclo das estações o fim e o início de toda a criação. Acenda um FOGO dentro do caldeirão, uma VELA serve. Sente-se diante dele, segurando o papel, observando suas chamas. Diga: 

"Ó Sabia Lua, Deusa da noite estrelada, Criei este FOGO dentro de seu caldeirão para transformar o que me vem atormentando.
Que as energias se revertam: Das trevas, luz! Do mal, o bem! Da morte, o nascimento!" 

Ateie FOGO ao papel com as chamas do caldeirão e jogue-o em seu interior. Enquanto queima, saiba que o mal diminui, reduzindo-se e finalmente o abandonando ao ser consumido pelos fogos universais. Se quiser pode utilizar métodos para adivinhar o futuro e ver o passado. Tente regressar a vidas passada se quiser. Mas deixe os mortos em paz. Honre-os com suas memórias mas não os chame até você. Libere quaisquer dores e sentimentos de perda que possa sentir nas chamas do caldeirão. Trabalhos de magia, se necessários podem-se seguir. Celebre o banquete Simples. O círculo está desfeito.

Fonte: oldreligion

O Chamado da Deusa




Quando uma alma responde espontaneamente ao chamado da Deusa Mãe, chamamos isso de "Senda Divina". Fica evidente que não foi pela primeira vez que a ouviu, ou que sentiu necessidade de encontrar seus irmãos de Religião.

Significa que em vidas passadas atravessou o véu do templo, e guarda na alma sua história, e no subconsciente está uma vasta memória das suas origens.

Sabemos que quanto mais cedo a alma encontrar seus semelhantes encarnados neste momento histórico, mais fácil será encontrar sua família cósmica. Porque só podemos encontrar a nossa verdadeira família cósmica buscando junto aos vários grupos de pagãos.

Aí, então, passamos a sentir uma saudade, sem saber do quê e de quê, até que finalmente encontramos um grupo afim e o identificamos como a nossa família cósmica verdadeira.

A partir de então, o caminho que a alma tem a seguir está traçado na sua formação missionária inconsciente, que só será desvendada quando o despertar da luz divina se estabelecer na formação da (o) iniciada (o) de forma correta e normativa,(...) para que, depois de muitos estudos e trabalho cuidadoso e precioso, se desvendem os véus restantes, os quais chamamos de "Teias Sensoriais".

A disciplina da Senda não pode ser aprendida em livros; só a experiência nos dá a realização, e as vivências, a prática.

Primeiro, luta-se para adquirir o domínio de si mesma (o), que é a busca incansável do autoconhecimento. Pois sabe-se que só a real e verdadeira segurança de quem se é como Bruxa (o), e a do que se quer realizar, é que proporcionará a necessária serenidade em todas as circunstâncias que se apresentem, onde tenha que suportar o que não puder ser remediado.

A Bruxa (o) é preparada (o) para ser um ser humano imperturbável, porque aprende a se dominar completamente, desenvolvendo ao longo dos anos (...), hábitos de completo domínio sobre as emoções, através de duros exercícios e treinamentos para a lapidação do Ego.

O domínio das emoções - uma vez, pois, que tenha conseguido esse controle automaticamente, também saberá controlar com responsabilidade os poderes adquiridos pelo conhecimento dos mistérios.

(...)A Bruxa (o) vive a vida diária de acordo com os Princípios das leis que regem o universo, procurando liquidar os ranços enraizados no psiquismo existencial, com os quais foi condicionada (o) ao longo dos últimos dois mil anos, de forma a compreender verdadeiramente o significado da LIBERDADE DE EXISTIR, e fazer jus a ela conscientemente.

Entende que é dever individual e coletivo, como missionária (o) da Deusa Mãe, resistir a todas as injustiças e impor a lei da Paz entre os homens, preservar todos os seres vivos deste grande útero que nos acolhe, que é o Planeta Terra, conquistando assim a libertação dos Deuses nos corações preconceituosos dos homens.

Das experiências assim vividas, provém a preparação da alma para o avanço dos mistérios da Deusa, uma vez que já se tenha ganhado a graduação necessária para ser uma condutora de almas no caminho do oculto.

Lembramos que é muito comum que algumas almas de Bruxas (os), que já tenham avançado nos caminhos dos mistérios, se deixem prender de novo por laços de cadeia física, caindo nas armadilhas do ego, forjando assim novas cadeias cármicas - na maioria das vezes, essas quedas se devem às paixões dos sentidos e da vaidade.

Assim sendo, a vigília das emoções deve ser como um ritual diário, observando constantemente as fraquezas do ego.

As regras da Senda Divina não constituem um código escrito por nenhum líder religioso, nem exigem uma conformidade cega. Mas, sim, a dedicação, o comprometimento e a devoção a um ideal que implica em autoconhecimento e autodisciplina, com o objetivo de alcançar a plenitude de um ser que integra o sistema coletivo da espécie humana, para juntos formarem a grande engrenagem cósmica universal.

O crescimento da alma da Bruxa (o) vai se produzindo através de numerosas encarnações, e em cada uma das etapas deste desenvolvimento, vivem-se novas experiências de acordo com cada momento histórico, entretanto, mantém-se o mesmo objetivo sempre, pois esse pertence à essência primordial de cada ser.

(...)A iniciada (o) está sempre reavaliando a sua SENDA DIVINA, para compreender o seu crescimento. Sabe que sua verdadeira conquista está exatamente na liberdade da alma, e que essa só se torna real com a evolução da sabedoria.

A Bruxa (o) vive gloriosamente, porque vive fazendo o caminho de fora para dentro, buscando filtrar tudo o que deve e o que não deve deixar entrar no seu templo sagrado, que é seu ser inviolável. Tem consciência dos seus erros, sem fantasias ou culpas infundadas. Sua noção de segurança individual e coletiva lhe promove uma vida de bem-aventurança pela virtude da prosperidade e da abundância.

Finalmente, a Bruxa (o) aprende a se purificar vivendo com realismo, dentro da sua verdade, porém com a simplicidade dos Deuses, sem se abster das coisas que lhe foi permitido reger e proteger.

Por tudo acima descrito, é que costumamos afirmar que: "no caminho da Bruxaria são muitos os que buscam, e muito poucos os que chegam."

Assim foi, assim é, e assim será para o bem de todos!

por Graça Azevedo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cozinha Mágica da Bruxa




A cozinha é local onde a Bruxa e o Bruxo fazem acontecer a maior alquimia de suas magias.
Por mais moderna que hoje em dia se apresente as cozinhas, ela conserva seu elo com a sagrada arte de nutrir.

Abaixo algumas sugestões para transformá-la em uma cozinha mágica:

Um dos mais agradáveis métodos de proteger a você e a sua cozinha, é cultivar um vaso de aloe vera em uma janela ensolarada da cozinha. Essa planta alivia a dor provocada por queimaduras e arranhões; basta gentilmente cortar um talo maduro, agradecendo a planta pelo sacrifício, e espalhar o gel no local machucado.

Evite cozinhar quando acabar de chegar da rua, pois geralmente se está impregnada de energias desfavoráveis. Acenda um incenso de alecrim, tome um gostoso banho e só depois inicie o processo de cozinhar!

Se quiser, faça sua oração preferida no alimento a ser consumido, melhorando assim a absorção e a saúde.

Mantenha sempre a sua vassoura mágica na cozinha e a utilize para limpar todo o aposento antes de realizar qualquer prato mágico!

Mantenha um incensário e utilize incensos enquanto cozinha magicamente…este é um dos mais poderosos instrumentos da bruxaria e certamente deve ser utilizado.

Prefira colheres de pau, panelas de ferro, madeira ou barro e guarde vidros e potes para armazenar, preparar e conservar suas ervas, condimentos e alimentos.

Procure ter na cozinha cristais e outras pedras semi-preciosas. Sempre lavando e energizando para não acumular resíduos de gordura. Além da beleza, os cristais renovarão a energia da cozinha mantendo sempre uma atmosfera agradável.

Pendurar uma réstia de alho ou cebola de forma visível, protege o aposento durante o ato de cozinhar.

Vasos plantados com pimentas, também protegem e decoram.

E se tiver condições de manter vasinhos de ervas, será refrescante e seu tempero estará sempre as mãos.

O ato de cozinhar, quando realizado ritualisticamente, é o meio mais eficaz na feitura de feitiços.

 Com a cozinha aprendemos o ato da concentração, um dos aspectos mais importantes da feitiçaria. Aprendemos a gentileza dos gestos, essencial nos rituais.

Com o calor do fogo, sentimos próximos os tempos em que guardávamos a chama sagrada.

Onde éramos as sacerdotisas dos templos, onde ensinávamos aos homens os segredos da caça, onde observávamos os ciclos da Lua. 

A cozinha nos traz os mistérios da delicadeza. De nossa cozinha sairá o segredo da Terra. Nela habitarão todos os segredos da natureza. 

O ato de cozinhar será uma grande Bruxaria!


Colher de Pau

A colher de pau da cozinha pode transformar-se num potente instrumento mágico. Escolha uma colher de pau nova e passe-a nove vezes pelo fogo. 

Depois mergulhe-a na água e por fim jogue sobre ela três pitadas de sal.Use-a normalmente na cozinha, impregnando seus alimentos com amor e todo tipo de necessidade benéfica (saúde, harmonia etc). 

Assim seus alimentos ficam encantados, e você e sua família sempre abençoados. E não pense duas vezes antes de usá-la como "varinha de condão".As grandes magias estão na simplicidade dos nossos dias, então mãos a obra!

A cozinha da Bruxa - Marcia Frazão

Bolo dos Duendes

         

                     
Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo comum com uma colher de sopa rasa de fermento em pó peneiradas .

2 xícaras de chá de açúcar mascavo ou "douradinho"
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela em pó
3 ovos inteiros ligeiramente batidos
2 maçãs vermelhas grandes descascadas e picadas em cubinhos pequenos
meia xícara de chá de óleo
meia xícara de chá de uvas passas
meia xícara de chá de nozes trituradas no liqüidificador
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Ligue o forno para ir aquecendo em temperatura alta enquanto você prepara a massa. Coloque todos os ingredientes JUNTOS numa vasilha funda e misture-os COM A MÃO. 

Pode ser feito também com uma colher de pau, que será mesmo necessária para dar a "liga" final na massa. 

Mas quando você mistura os ingredientes com a mão, passa para a massa a sua energia e os pensamentos das boas coisas que deseja para o Ano Novo (ou qualquer data especial a celebrar). 

Depois de fazer seus pedidos, termine de misturar bem a massa com a colher de pau. No começo parece que vai ficar um horror e não vai dar certo, mas depois de três minutos misturando você já vê a diferença... Coloque a massa numa forma redonda funda com buraco no meio (aquelas de pudim), previamente bem untada com óleo ou manteiga/margarina e polvilhada com farinha de trigo (vai facilitar para desenformar). 

Leve para assar pôr 40 (quarenta) minutos.

O SEGREDO: não abra o forno durante o cozimento em hipótese alguma!!! Este não é um bolo comum, não tem que ficar espetando palitinho para ver se já está pronto.
Após os 20 primeiros minutos, veja se é necessário diminuir a temperatura do forno (varia de fogão para fogão) olhando pelo visor. Não se espante se a parte visível do bolo estiver queimando, é assim mesmo! Depois você pode tirar essa "casquinha" quando desenformar. 

Deixe os restantes 20 minutos nessa temperatura média, depois desligue o forno e ESQUEÇA! Só vai poder abrir depois de uma hora! O segredinho dos cubinhos de maçã ficarem suculentos dentro do bolo está neste tempo de descanso. Depois disso, desenforme, ofereça o primeiro pedaço aos duendes no seu jardim ou na janela da cozinha, e DELICIE-SE!

Na Cozinha




Seu fogão é o coração sagrado da sua cozinha. Sua colher de pau é uma varinha mágica. Tenha cuidado para não cozinhar em raiva. Sempre mexa os alimentos no sentido horário, e desejando saúde, riqueza e alegria a todos que comerão desse alimento. Você pode dizer isso de tempos em tempos enquanto você cozinha:


"Abençoada seja esta cozinha pelos poderes do Ar, do Fogo, da Água e Terra. Que esteja aquecida pela luz sagrada divina; e tudo que for feito aqui, traga cura, amor, sustento e não prejudique ninguém. Com amor, paz, criatividade e magia... estando agora e sempre completa. Que assim seja!”

A deidade mais acessada na cozinha é Héstia. Ela representa o Espírito que mantém viva a casa– e não por acaso, porta uma chama em suas mãos.Porém, Deméter, a mãe do grão, está presente
com a abundância e capacidade de alimentar.


"...O que diferencia uma 'Bruxa' de uma simples cozinheira é sua aptidão em colocar energia quando prepara e cria, e também muito sentimento para quem vai receber a comida, um combinado de amor, paz, felicidade e saúde...

...Na cozinha que a Mãe Natureza concretiza seu ciclo energético, unindo e harmonizando os quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Despertando os cinco sentidos e fortalecendo os elos de quem compartilha de uma mesma vida, de uma mesma família...." - Nadia Cozzi


Ser uma Bruxa de cozinha significa tornar-se consciente de como suas ações se conectam ao mundo circundante, e ao Divino. Honrando as antigas maneiras de cozinhar, curar, cuidar do lar, crescendo e criando, a Bruxa de cozinha, não só celebra a Deusa, mas o feminino dentro de si também.

Bolo para atrair a Prosperidade


Para se feito no Halloween

Ingredientes:

1 xícara e ½ de farinha de trigo integral
1 xícara e ½ de farinha comum
1 xícara e ½ de açúcar mascavo orgânico ou de rapadura ralada
2 ovos tipo caipira inteiros
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de sopa de fermento em pó
3 maçãs descascadas e picadas
1 xícara de nozes ou outro tipo de castanha partidas
1 xícara de uvas passa
½ xícara de damascos picados
4 colheres de sopa de rum ou conhaque
Canela em pó a gosto
Noz moscada a gosto
Raspas de laranja
Raspas de limão
1 pitada de sal marinho

Modo de Preparar:

Pique as maçãs e coloque na água com um pouquinho de limão para não escurecer. Reserve.
Coloque as passas e os damascos de molho na bebida escolhida. Reserve.
Misture a farinha com o açúcar, adicione os ovos e o azeite.
Adicione o resto dos ingredientes, até mesmo os que estavam reservados, observando que as maçãs precisam ser coadas, as passas e os damascos não. Não jogue a água da maçã fora.
É uma massa bem pesada, tipo Bolo de Reis, até difícil de mexer, o que já vale um bom exercício para os braços. Caso seja necessário coloque um pouco da água da maçã para facilitar o trabalho.
Unte e enfarinhe uma forma de furo no meio e despeje a massa, tomando cuidado para espalhar uniformemente.
Leve ao forno a 200°, por mais ou menos 40 minutos, faça o teste do palitinho.
Desenforme ainda morno, deixar esfriar e sirva com um chá de aniz estrelado.

Mexa no sentido horário para aumentar a energia de cada elemento.
Fogão significa espiritualidade, é a purificação pelo fogo.
O trigo era o alimento oferecido aos Deuses, usado para ativar a fortuna.
O açúcar mascavo deixa tudo mais úmido, menos processado mantém a pureza, a doçura e liga os ingredientes. Se usar rapadura raladinha fica melhor ainda.
O ovo é Vida, ativa amor e compreensão.
O azeite unge o espírito, faz a ligação entre o físico e o material.
As maçãs representam o crescimento, Adão e Eva, e dependendo de como cortamos a fruta obtemos a estrela de 5 pontas ou o órgão sexual feminino. O número 3 é trindade – (Pai, mãe e filho) – (Sol, Lua e Terra) – (Passado, Presente e Futuro).
Nozes ou castanhas trazem a fortuna.
Passas e damascos, sedução e amor.
O fermento faz com que nossos desejos cresçam.
A canela e a noz moscada determinam que tudo aconteça.
Trazendo a alegria e a fidelidade, temos a laranja e o limão respectivamente.
E por último o sal que purifica tudo.
A forma deve ser redonda, o círculo é a figura mais perfeita, sem arestas, sem começo, meio e fim.

Por Nadia Cozzi