terça-feira, 19 de junho de 2012

Frango Empanado vestidas como Bruxas para o Jantar



Dedos das bruxas são realmente fáceis de criar. Eles são simplesmente Panko frango empanado incrustados com fatias de amêndoa adicionar para dar o efeito de unhas. Eu usei molho de pimenta doce para prender as unhas, mas você poderia usar ketchup para obter o mesmo efeito se você preferir. Só não se


 Dedos de  Bruxa 

Tempo de preparação: 10 minutos - Asse tempo: 20-25 minutos - Rendimento: 4 porções

-4 peitos de frango
-2 ovos batidos
-Farelos de pão ou farinha de rosca
-Molho de pimentão doce
-Amêndoas fatiadas

Pré-aqueça o forno a 400 º F. spray uma assadeira com antiaderente spray de cozinha e reserve.

Corte os peitos de frango em tiras (4 por peito). Mergulhe as tiras em ovos batidos. Enrolee passe na farinha de rosca ou farelo de pão.Asse por 20-25 minutos ou até estar completamente cozido.

Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos. Após as tiras de frango ter esfriado você pode montar os "dedos". Coloque um montão de pimentão doce o molho de um lado de uma fatia de amêndoa. Local lado fatia de amêndoa pimenta para baixo na ponta de uma tiras de frango para olhar como unha das bruxas dedo.

Servir "Dedos de Bruxa" com molho de pimenta extra para mergulhar, se desejar.esqueça que você deixe o frango esfriar um pouco antes de anexar as fatias de amêndoa. Se a galinha é muito quente o molho de pimenta irá derreter e a amêndoa fatiada pode deslizar para a direita fora antes que você possa servir.



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Salve Litha!



Primeiro dia do verão (Solstício do Verão).
Em 2012, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21/Dezembro às 08:11 (Horário de Brasília, não considerando o Horário de Verão). Hemisfério Norte 21/Junho


O Solstício do Verão (ou Meio do Verão, Alban Hefin ou Litha), também conhecido como Dia de São João, na Europa, marca do dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zênite. Para os Bruxos e os Pagãos, esse dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos.

Em certas tradições wiccanas, o Solstício do Verão simboliza o término do reinado do ano crescente do Deus Carvalho, que é, então, substituído pelo seu sucessor, o Deus Azevinho do ano decrescente. (O Deus Azevinho reinará até o Sabbat do Inverno do Natal, o dia mais curto do ano.)

O Solstício do Verão é uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. é o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.

Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Cores das velas: azul, verde.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras verdes, especialmente a esmeralda e o jade.
Ervas ritualísticas tradicionais: camomila, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, espera, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.


Ritual do Sabbat Litha

O ritual que se segue é tradicionalmente realizado pelos Bruxos numa clareira na floresta, num grande jardim afastado, no topo de uma colina ou em qualquer outro lugar da Natureza. Comece arrumando pedras no chão para formar um grande círculo com cerca de 3m de diâmetro. Com uma espada cerimonial consagrada ou uma longa vareta de madeira (preferivelmente uma vara de sorveira recentemente cortada), trace o símbolo poderoso e altamente mágico de um pentáculo (estrela de cinco pontas) dentro de círculo de pedras. Acenda cinco velas verdes para simbolizar os poderes da Natureza e a fertilidade, e coloque uma em cada ponta do pentagrama, começando pelo leste e continuando em movimento destrógiro.

Monte um altar ou coloque uma pedra grande e achatada no centro do pentagrama voltada para o norte, como um altar, e, sobre ela, uma estátua representando a Deusa. Em cada lado dela, acenda uma vela branca de altar. No ponto cardeal correspondente ao Ar, coloque um sino de latão, consagrado, e um incensório de olíbano com incenso de mirra. No ponto cardeal correspondente à Água, coloque um cálice com vinho, um pequeno prato com sal e uma pequena tigela com água (preferivelmente água fresca da chuva).

Observação:

A associação dos elementos com os quadrantes não é um modelo fixo, apenas um padrão.

As conexões com os quadrantes varia muito de lugar para lugar, de tradição para tradição. Existe a associação "padrão" Norte-Terra, Sul-Fogo, Oeste-Água e Leste-Ar porque para os europeus:
. o Norte é a terra escura, misteriosa, de onde "vinham os deuses"
. o Sul é de onde vem o calor, pois é onde fica a linha do Equador para eles
. o Oeste tem o oceano (água)
. o Leste traz os ventos do continente

Foi assim que eles fizeram essas relações. Nada impede que cada pessoa, tradição ou coven modifique isso de acordo com o lugar em que estão. Por exemplo, no Brasil faria mais sentido, seguindo as mesmas associações acima, o Fogo ao Norte, a Terra ao Sul, a Água a Leste e o Ar a Oeste. O que importa é manter as oposições: Terra/Fogo e Água/Ar.

Abençoe o vinho, cobrindo o cálice com as palmas das mãos, enquanto diz: EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE VINHO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA. Salpique um pouco de sal e algumas gotas de água sobre o sino de latão, para abençoá-lo, e diga: COM SAL E ÁGUA EU CONSAGRO E ABENÇÔO ESTE SINO SOB O NOME DIVINO DA DEUSA. ABENÇOADO SEJA.

Acenda o olíbano e a mirra. Levante os braços para o céu, feche os olhos e preencha a sua mente com pensamentos e visões agradáveis da Deusa Mãe, enquanto diz: OH, ABENÇOADA MÃE TERRA, DEUSA-VENTRE, CRIADORA DE TUDO, A TI É CONSAGRADO ESTE CÍRCULO SAGRADO. EM TEU NOME SAGRADO E SOB A TUA PROTEÇÃO INICIA-SE ESTE RITUAL DO SABBAT.

Faça soar o sino três vezes e invoque: ESPÍRITO FEMININO SAGRADO DO AR, VIRGEM DO FOGO, BELA E FORMOSA, MÃE TERRA, DOADORA DE VIDAS, ANCIÃ DA ÁGUA, SEM IDADE E SÁBIA, EU INVOCO A TUA DIVINA IMAGEM. Coloque o sino de volta no altar de pedra e, então, com ambas as mãos. Leve o cálice de vinho aos lábios. Beba um pouco dele e derrame o restante no centro do pentagrama, como libação à Deusa, enquanto diz: EU DERRAMO ESTE VINHO ABENÇOADO COMO UMA OFERENDA A TI, OH GRACIOSA DEUSA DO AMOR, DA FERTILIDADE E DA VIDA.

Coloque o cálice vazio de volta no altar. Novamente faça soar o sino três vezes e diga: COM O SOL NO SEU ZÊNITE EU REALIZO ESTE RITUAL DO SOLSTÍCIO EM HONRA A TI, OH GRANDE DEUSA. E EM TEU SAGRADO NOME EU AGORA DOU GRAÇAS. À MEDIDA QUE OS DIAS BRILHANTES COMEÇAM A ENFRAQUECER O TEU AMOR DIVINO E OS TEUS PODERES DE CURA CRESCEM MAIS FORTES.

Ajoelhe-se diante do altar. Ofereça mais incenso. Faça soar o sino em honra à Deusa e, então, diga em voz alta e em tom alegre: ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É VIDA. A DEUSA É AMOR, ELA FAZ GIRAR A GRANDE RODA SOLAR QUE MUDA AS ESTAÇÕES E TRAZ NOVA VIDA PARA O MUNDO. ABENÇOADA SEJA A DEUSA! ABENÇOADA SEJA A DEUSA! A DEUSA É A LUA E AS ESTRELAS. A DEUSA É O CICLO DAS ESTAÇÕES. ELA É A VIDA, ELA É A MORTE, ELA É O RENASCIMENTO. ELA É O DIA, ELA É A NOITE, ELA É A ESCURIDÃO, ELA É A LUZ, ELA É TODAS AS COISAS SELVAGENS E LIVRES. ASSIM SEJA.

O Ritual do Solstício do Verão deve ser seguido de um banquete de alegria e do canto feliz de músicas folclóricas mágicas pagãs e/ou da recitação de poesia inspirada na Deusa. O Solstício do Verão é o momento tradicionalmente propício à colheita de ervas mágicas para encantamentos e poções (especialmente as da magia do amor). é também o tempo ideal para realizar divinações e rituais de cura, e para cortar varetas e bastões de divinação.

Fonte: Wicca - A Feitiçaria Moderna de Gerina Dunwich  

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Receitas Encantadas: As delícias de Harry Potter



- Taça de Grapefruit

Esta taça de grapefruit é um prato servido no quarto ano de Harry em Hogwarts em um café da manhã na casa dos Dursley. É uma delícia, vale a pena provar.
*Grapefruit significa toranja em português, e toranja é uma espécie de laranja mais amarga e avermelhada*

Ingredientes:

2 grapefruits grandes;
2 xícaras de morango;
1 xícara de framboesa ou amora;
2 colheres de sopa de licor de laranja;
Sorvete de morango;
Açúcar a gosto.

Modo de Preparo:

Lave bem as grapefruits e seque-as.
Corte-as no meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher, tomando cuidado para não romper a casca (reserve as metades de casca).
Elimine as sementes dos gomos da polpa e corte-as em pedaços.
Lave os morangos, elimine os cabinhos e deixe escorrer; lave as framboesas/amoras ou simplesmente limpe-as com um guardanapo. 
Junte as frutas e adoce a gosto. Regue com o licor e misture, agitando delicadamente a tigela. Recheie as metades da casca dos pedaços do grapefruit e distribua as frutinhas vermelhas entre elas. Sirva as taças bem geladas, acompanhada por uma bola de sorvete de morango.

- Pudim de Arroz

Apesar de parecer uma receita bem "trouxa" os Bruxos gostam muito dela. Nos livros aparece sendo servido no banquete do primeiro ano de Harry. Vou ensiná-los como fazer.

Ingredientes:

110g de arroz para risoto;
410g de leite condensado;
570 ml de leite;
40g de açúcar;
1 noz moscada;
25 g de manteiga.

Modo de Preparo:

Aqueça o forno em 150 graus. Pegue uma tigela redonda e unte-a com manteiga. Em uma jarra, misture o leite condensado com o leite. Coloque o arroz e o açúcar na tigela e depois coloque a mistura do leite por cima e mexa bem. Rale a noz moscada por cima da mistura. Coloque a manteiga em pequenos pedaços da mistura. Leve ao forno e deixe-o por 30 minutos. Após os 30 minutos, mexa-o novamente e coloque-o no forno. Repita esta operação após meia hora. Depois, deixe o pudim no forno por mais uma hora sem mexer. Por fim, retire o pudim do forno e deixce-o esfriar. Pode ser servido morno ou frio. 

- Cerveja Amanteigada

Essa receita não poderia faltar aqui. A bebida mais famosa no mundo Bruxo, Cerveja Amanteigada. Direto dos comércios de Hogsmeade e o Beco Diagonal direto para o conforto da sua casa.

Ingredientes:

470 ml de sorvete de baunilha derretido;
4 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
200 ml de açúcar mascavo;
2 colheres de chá rasas de canela;
½ colher de chá rasa de noz moscada;
¼ colher de chá rasa de cravo (moídos);
600 ml de cidra de maçã.

Modo de Preparo:

Misture a manteiga, o açúcar e os temperos em uma tigela grande. Adicione o sorvete e deixe congelar. Aqueça a cidra em uma panela por três minutos (use fogo baixo para evitar que ferva). Encha cada copo com uma colherada generosa da "poção de sorvete" e derrame sobre ela a cidra aquecida - vai espumar, como cerveja, o que explica seu nome.
Pode beber à vontade! Você não ficará bêbado(a).

- Goularh (sopa de carne)

Essa é uma boa receita pra se fazer com o tempo frio.Deixo aqui a receita da Goulash, uma sopa tradicional da Hungria. Harry a degusta no seu quarto ano.

Ingredientes:

1 kg de alcatra;
1 colher de sopa de manteiga;
1 cebola picada;
1 colher de sopa de farinha de trigo;
4 xícaras de chá de água;
½ kg de batatas em cubos'
3 cenouras em rodelas;
200g de vagem;
1 colher de chá de páprica picante;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Corte a carne em cubos de 2 cm e frite-a na manteiga em fogo alto. Adicione a cebola, a farinha e deixe tostar até escurecer e mexendo sempre para não grudar na panela. Junte a água quente, ferva por 10 minutos, tempere com sal e páprica, tampe a panela e deixe cozinhar até amaciar a carne. Meia hora antes de servir, junte as batatas, as cenouras e as vagens e deixe cozinhar. Passe para uma forma refratária e sirva quente.

- Scones

Comida típica inglesa. Os scones acompanham qualquer café da manhã de Hogwarts.

Ingredientes:

- 225g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
- 50 g de margarina
- 25g de açúcar
- 7 colheres de sopa de leite

Modo de Fazer:

- Aqueça o forno em 220 graus. Peneire a farinha e o fermento em uma tigela.
- Usando uma colher de madeira, misture todos os ingredientes juntos até formar uma massa fofa.
- Polvilhe uma tábua de madeira com farinha e abra a massa, deixando-a sem gomos.
- Abra a massa até ela fica com 1,5 cm de altura. Corte pedaços redondos de massa (6 cm de diâmetro).
- Coloque esses pedaços na forma. Pincele os scones com leite.
- Deixe cozinhar por 12-15 minutos, ou até os scones ficarem dourados.
- Sirva quente com manteiga ou geléia.

- Bolinhos do Hagrid

O Hagrid não é lá o melhor cozinheiro do mundo (Harry e Rony que o digam), mas esses bolinhos são perfeitamente comestíveis - a não ser que você os esqueça no forno!

Ingredientes:

- 225g de farinha de trigo
- 110g de margarina
- 110g de açúcar
- 10g de passas ou de sua fruta seca preferida (opcional)
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de leite

Modo de Fazer:

- Pré-aqueça o forno em 220°. Misture a margarina e a farinha em uma tigela.
- Adicione o açúcar e as passas na tigela. Misture os ovos e o leite para engrossar a massa.
- Coloque colheradas da massa em uma forma e coloque no forno por 20 minutos.
- Espete um palito de dente nos bolinhos para ver se a massa está mesmo cozida - se o palito estiver úmido, deixe cozinhar mais um pouco.
- Deixe esfriar e sirva.

- Gugelhupf

É um bolo maravilhoso!!!

Ingredientes:

- 300g de farinha de trigo peneirada.
- 20g de fermento de pão.
- 1 xícara (chá) de leite.
- 125g de manteiga ou margarina.
- 100g de açúcar.
- 1 pitada de sal.
- 2 ovos.
- 2 gemas.
- 1 pitada de raspa de limão.
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha.
- 50g de miolo de amêndoas sem pele e picadas.
- 50g de passas sem sementes
- Açúcar de confeiteiro
- Glaçúcar suficiente para confeitar.

Modo de Fazer:

Retire 1 xícara de farinha, misture o leite e o fermento e deixe em lugar quente para levedar. Entretanto misture a farinha restante com a manteiga amolecida, limão, açúcar, baunilha, sal ovos e gemas. Acrescente a massa já fermentada e trabalhe tudo na batedeira por 5 minutos. Retire da batedeira, junte as passas e as amêndoas. Coloque em forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixe crescer até dobrar o volume. Asse em forno quente durante 40 minutos. Desinforme ainda morno, passe para o prato em que será servido e polvilhe com o açúcar. Sirva logo que esfriar.

Pão do Amor


Consagrado a Vênus, deve ser feito especialmente para quem se ama...





Ingredientes:

500g de farinha de trigo
30g de fermento biológico 
1 colher rasa (sobremesa) de açúcar sal a gosto
½ xícara (chá) de azeite GENGIBRE 
alcaparra
tomate seco
ervas (manjerona, TOMILHO , ORÉGANO , manjericão) 

Modo de Preparo:

Misture o fermento e o açúcar, até dissolver. Junte o sal, o azeite, a farinha e amasse bem, pensando em seu AMOR . Junte à massa o GENGIBRE ralado, as alcaparras e tomates secos picados e as ERVAS . Deixe a massa descansar por 30 minutos. Enrole o pão em forma de meia lua ou de coração, pincele com ovo batido e asse em forno pré aquecido. 

"Faça o feitiço às sextas feiras, de preferência na Lua Crescente ou Cheia."

A Grande Invocação da chama Sagrada





"Eu me lembro, ó fogo, como tuas chamas uma vez inflamaram minha carne.
Entre bruxas retorcidas por tua chama, agora torturadas por terem contemplado o que é secreto.
Mas para aqueles que viram o que vimos, sim, o fogo era NADA.
Ah, bem me lembro dos edifícios iluminados com a luz que nossos corpos emitiram.
E sorrimos, ao contemplarmos o vento das chamas por trás de nós.
O fiel, entre os infiéis e cegos.
O salmodiar das orações no frenesi da chama.
Cantamos hosanas a Vós, nossos deuses, em meio ao fogo doador de força.
Dedicamos nosso amor a vós da pira"

G. Gardner

Conversas ao pé do caldeirão: a magia na cozinha





Cresci observando minha cuidadosa mãe em sua herbal alquimia, dizendo sempre ser a cozinha o coração da casa, numa representação simbólica e factual do eterno centro provedor da vida, já que é o local de preparação do alimento tão bondosamente doado por Gaia.

A agilidade com que ela preparava a mais saborosa refeição, usando sempre ingredientes frescos e enfeitando com amor os pratos, deixavam-me com ansiedade para a chegada das refeições. Isto, sem falar na agregação de pessoas em volta dela, pois a cozinha sempre foi o local de agradáveis bate-papos, enquanto ela socava massa de pão ou fazia bolo, numa maestria onde a mais simples comida transformava-se em um manjar!

Em datas e ocasiões comemorativas – mais freqüentes do que as que constam no calendário juliano – ela enfeitava a mesa, ornando-a com velas, trigo e flores, numa celebração à vida e a tudo que ela proporciona. Quando se fala em ervas, logo penso na facilidade com que minha mãe estava sempre a especular e aplicar seus remédios caseiros, conversando comigo sobre as propriedades contidas em cada uma das ervas em nosso jardim.

Bom, agora moro sozinha e, talvez em virtude desta dificuldade, meu relacionamento com as ervas tem se consolidado a cada dia, com novas descobertas, movidas à intuição e experimentação. Primeiro, porque aprendi a cuidar de minha herança, uma spatifillus que recebi de minha mãe quando ela se mudou para Natal. Segundo, porque a culinária falou mais alto, no que diz respeito ao preparo das ervas a serem utilizadas.

A agilidade com que ela preparava a mais saborosa refeição, usando sempre ingredientes frescos e enfeitando com amor os pratos, deixavam-me com ansiedade para a chegada das refeições. Isto, sem falar na agregação de pessoas em volta dela, pois a cozinha sempre foi o local de agradáveis bate-papos, enquanto ela socava massa de pão ou fazia bolo, numa maestria onde a mais simples comida transformava-se bem diante de nossos olhos!

Herdei essa qualidade e nem me atrevo a "provar"comida, ou, ainda, seguir receita... Cozinhar é um ato de amor e pura magia! As bruxas que não cozinham que me desculpem, mas culinária é fundamental!

Meu primeiro contato com as ervas veio da necessidade de alcance de combinações de forno e fogão, já que eu tinha – e, de fato, ainda tenho – desconfiança em relação aos temperos prontos. Passei a observar a textura, o gosto in natura, estudar as propriedades terapêuticas e mágicas de cada erva, tentando aprender o que estava latente nas plantas ao meu redor.

Acredito que a Natureza contenha simbolicamente a destinação de suas plantas e ervas. O espinho, por exemplo. Nada mais protetor do que uma planta que contenha espinhos, justamente porque o espinho é o instrumento intrínseco na planta em se defender dos predadores.

Outra demonstração disso é o sabor picante contido em determinadas ervas e alguns sabores, que podem ser direcionados tanto para bruxedos de proteção, como, também, para incrementar relacionamento. É o caso da pimenta, pois a latência com que está disposta a arder proporciona, de um lado, a defesa natural, como, de outro, o consumo em ardente fogosidade, hábil a acalentar os desejos mais profundos dos fogosos amantes.


Antes, achava eu bem prático dirigir-me a um supermercado e comprar tudo pronto, ensacado ou enlatado. Mas, aos poucos - não demorou tanto assim - prefiro fazer a secagem de alguns temperos, procurando-os nas famosas feiras-livres, os centros inenarráveis de descobrimento da magia! Ou, ainda, plantá-los no meu jardim de cheiros!

Aprecio bastante um bom maço de alecrim, manjericão e sua prima manjerona, hortelã e arruda, considerando o conjunto uma equipe básica de atuação.

Prefiro sempre os maços reluzentes, com o aroma bem marcante, pois é indicativo de frescor da erva. Como os maços geralmente vêm enrolados em um cipó ou liga, sendo molhados para não perderem seu cheiro, a primeira providência a ser tomada é lavagem do maço e a primeira secagem das folhas, abrindo as folhas para que não apodreçam.

Retiro o cipó, lavo bem em água corrente e tomo a cautela de fazer a higienização com vinagre de maçã ou limão, na razão de uma colher para cada meio litro de água.

Não tem problema em relação a qualquer alteração no sabor, porque a erva poderá ficar até uns dez a quinze minutos submersa, podendo ser lavada depois.

Em cima de uma toalha, inicio minha meditação, agradecendo à Deusa e ao Deus o provimento do sabor da comida que irei ingerir. Acendo um incenso, ou, ainda, um aromatizador, preferencialmente com um aroma mais neutro, para não confundir com o cheiro da erva fresca. Não vejo sentido em fazer um fumacê, sob a desculpa de consagrar a erva com outra erva, pois acho que perde o sentido da consagração que pode ser feita aproveitando a destinação atribuída à planta.

Ao som de uma boa música, em harmonia, começo a separar os maços de ervas secas, amarrando os tufos com uma linha representativa do que pretendo catalisar com a folha. Usualmente amarro todas com linha verde, a cor da fertilidade que desejo atribuir ao efeito da erva.

por Alessandra de La Vega

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Inspire-se


Alquimia na Cozinha




Toda Bruxa que se preze tem seu caldeirão. E é na cozinha que acontece a grande alquimia...
As Bruxas foram assim estereotipadas, sempre junto do caldeirão a ferver, pois ao lidar com as plantas e outros elementos da Mãe Natureza, sempre estavam às voltas com a cozinha... O fogo, a água, a mistura dos elementos e ingredientes, que iam se transformando em deliciosas receitas.
Toda Bruxa é cozinheira. A cozinha é o seu maior templo, o seu lugar especial, onde pode se desligar do mundo e concentrar-se, fazendo suas poções e feitiços, usando o que a terra lhe oferta e produzindo delicias como agradecimento. Tudo aquilo que a  Terra nos dá é sagrado e mágico, e uma faca de pão  não  é  mais  nem  menos  que  um athame tradicional. Qualquer objeto que é usado no dia-a-dia fica impregnado com a sua energia através do seu uso contínuo e pode ser utilizado num trabalho mágico.

No ato de transformar o alimento estamos também nos transformando. A energia, de nossos pensamentos, acumula-se nas mãos e passa para o alimento. Quando se cozinha, temos os elementos nas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria. Transformamos o trigo em pão, o vinho em vinagre, a rosa em geléia.  O ato de cozinhar com rituais é o meio mais eficaz na feitura de feitiços. Temos uma varinha mágica nas mãos e devemos utilizá-la com sabedoria. Não se deve cozinhar com raiva, nem tristeza, nem cansaço. Ao vir da rua, não vá para o fogão! Tome um banho, retire as energias vindas de fora, queime um incenso, relaxe, inspire amor e só então, busque as panelas.

No mexer de uma simples colher de pau, estamos penetrando na grande espiral da vida, e a cada volta da colher podemos enxergar mais claramente nosso caminho. Quando se está traçando a espiral, nossos movimentos entram em harmonia com nossa respiração, o equilíbrio se faz, e magicamente nos transportamos pelos ares.  Na feitura do feitiço três ingredientes não podem faltar: Amor, Intuição e Concentração. Mentalize apenas coisas boas, direcione seu desejo e mexa carinhosamente os alimentos.

Com o calor do fogo, sentimos próximos os tempos onde éramos os sacerdotes e sacerdotisas dos templos, onde ensinávamos aos homens a sutileza da caça e onde observávamos os ciclos da lua. A cozinha nos traz os mistérios da delicadeza, onde voltamos a ser Amazonas como Circe, Lilith, e por intermédio dela faremos renascer o Deus Cornífero, e juntos, semearemos os campos. Essa cozinha cibernética de hoje, num passe de mágica terá a cara de cozinhas medievais onde gnomos moram em velhos potes esquecidos. As ervas penduradas exalarão o aroma da feiticeira e o ato de cozinhar será uma grande bruxaria...

Os mistérios que levam ao conhecimento de nossos Deuses e rituais, a beleza de Hécate a gentileza de Perséfone, podemos encontrar em qualquer livro de bruxaria. Mas os pequenos segredos, os feitiços, o poder mágico de certos ingredientes, esses não estão disponíveis em prateleiras. É preciso sentir!

De todos os ingredientes o mais importante é o Amor. Em grandes e generosas porções adicionadas à uma receita com uma pitada de intuição, eis o grande segredo! A alquimia do cozinhar é uma das experiências mais fortes na velha arte da Bruxaria.
Aqui as receitas dessa bruxinha, bem como as de outras tantas bruxas amigas, colaboradoras, que me enviam suas artes culinárias. São doces, salgados, pratos fáceis e gostosos, como na história de João e Maria, onde a bruxa exercia o fascínio em sua casa de doces...
Cada prato, feito com amor, pitadinhas de carinho, leva muito de nós mesmos. Ao cozinhar, para si ou sua família, tenha em mente apenas coisas boas. Sua energia é o ingrediente principal da receita.

Faça uma oração de sua preferência sobre o alimento a ser consumido, isso melhora a absorção energética e a saúde. Agradeça à Mãe Natureza, sempre!

Aproveito para colocar também alguns segredinhos domésticos, que facilitam a vida da bruxa moderna.

A cozinha da Bruxa deve ser limpa, arejada, agradável. Ter sempre à mão os ingredientes e utensílios necessários, tanto para a receita, como para a purificação, limpeza e para o clima pertinente a uma bruxa. Alguns utensílios são necessários para a cozinha da bruxa: panelas de ferro ou cerâmica, colheres de pau, vidros de todos os tamanhos e formas, rolhas, potes, ervas penduradas na parede e a vassoura da bruxa, um incensário, arruda, manjericão e muito alecrim.

Uma cozinha de Bruxa deve ter plantas, flores, vasinhos. Para proteger você e sua cozinha, cultive um vaso de aloe vera em uma janela ensolarada da cozinha. Essa planta alivia a dor provocada por queimaduras e arranhões, basta cortar gentilmente um talo maduro, agradecendo à planta pelo sacrifício, e espalhar o gel no local machucado. Vasos com pimentas são bastante decorativos, charmosos e protegem, anulando energias desfavoráveis. Pequenos vasinhos com ervas, além do charme natural, são refrescantes e os temperos estão fresquinhos e sempre à mão.

Procure ter na cozinha alguns cristais e pedras semi-preciosas. Lave-os sempre para evitar os resíduos de gordura e poeira. Além da beleza, os cristais irão renovar a energia da cozinha, mantendo sempre uma atmosfera agradável.

Mantenha réstias de alho e cebola penduradas em local visível, decoradas a seu gosto, elas protegem o aposento durante o ato de cozinhar, e ficam muito bonitas.

Prefira colheres de pau, panelas de ferro, madeira ou barro, e guarde vidros e potes para armazenar, preparar e conservar suas ervas, condimentos e alimentos. Use sua intuição e criatividade decorativas! Toques de beleza são um carinho que contagia positivamente o ambiente.

Mantenha um incensário na cozinha, e utilize incensos enquanto cozinha magicamente. Este é um dos mais poderosos instrumentos de bruxaria e deve ser utilizado. Incenso de alecrim é muito bom para eliminar energias desfavoráveis quando se inicia o processo mágico de cozinhar.

E, claro, mantenha sempre sua vassoura mágica na cozinha, utilizando-a para limpar todo o aposento antes de realizar qualquer prato mágico.

Mas e as asas de morcego, rabo de escorpião e patas de urubu? Existe uma lenda que diz que os bruxos não queriam que os conhecimentos da sua Arte caíssem em mãos erradas, por isso colocaram coisas tenebrosas para que as pessoas tivessem nojo ou medo e não usassem esse conhecimento para o mal. Então, usaram coisas esdrúxulas pra denominar alguns ingredientes. Vejamos alguns:

      Asa de Morcego: Pimenta do reino
      Barriga de Sapo: Pepino
      Beijo da Sereia: Sal
      Coração de Boi: Tomate
      Elfos Negros: Chá preto
      Lágrimas de Moça: Cebola
      Moscas Mortas: Uvas passas
      Olho de Sapo: Azeitona
      Ossos Moídos: Farinha de trigo
      Pêlos de Unicórnio: Açúcar
      Penas de Fênix: Louro
      Pernas de Aranha: Alecrim
      Rabo de Escorpião: Salsa ou coentro
      Saliva de Dragão: Vinagre de vinho
      Sangue de Moça Virgem: Vinho tinto
      Terra de Túmulo: Chocolate

No armário da cozinha temos guardada uma quantidade surpreendente de ingredientes mágicos. Muitas ervas e temperos que usamos para cozinhar tem associações mágicas, vamos conhecer algumas:


• Alecrim: Cura, amor.

• Alho: Proteção, purificação.

• Canela: Prosperidade, felicidade no ambiente doméstico.
• Casca de Limão: Diminui a negatividade, cura.
• Cebolinha: Proteção, absorção de más vibrações.
• Cravo-da-Índia: Proteção, para acabar com as fofocas.
• Endro: Segurança.
• Hortelã: Calmante, harmonizador e ajuda a dissolver a raiva.
• Louro: Fortuna, fartura e sorte.
• Manjericão: Dinheiro, sorte.
• Orégano: Traz a beleza e aumenta o poder de sedução.
• Pimenta-malagueta: Poder, sucesso.
• Salsinha: Purificação, proteção.
• Sálvia: Sabedoria.
• Tomilho: Melhora a saúde

Faça de sua cozinha o seu espaço mágico. Dentro de suas possibilidades crie uma aura de tranqüilidade, harmonia e beleza. Impregne sua cozinha de Amor e revele a Bruxa que existe em você!

Fonte: caldeiraodeyaya


Na Cozinha da Bruxa

saude-ervasaromaticas-istockphoto


Ervas

Como preparar Remédios em Casa

Tipos de chá:

A preparação de chás é a forma mais simples e tradicional do aproveitamento das ervas.
Infusão: Ferver a água em uma vasilha e derramá-la sobre as ervas em outro recipiente.
Em seguida, coloca-se a tampa e deixa o chá descansar (abafado) por 10 min antes de coar
1 xíc. - 150ml de água
4 a 5 g de erva seca (1 colher de sopa)
8 a 10 g de erva fresca (2 colheres de sopa)

Decocção: Processo usado para raízes, cascas, sementes e folhas duras. Coloca-se as
plantas num recipiente com água fria. Leva-se a mistura ao fogo e deixa-se cozer por 10 a 20 min.

Tisana: Coloca-se a água para ferver e quando ela entra em ebulição, acrescentam-se as ervas, que devem permanecer na água fervendo por uns 5 min. Ao apagar o fogo, abafa-se e deixa descansar por alguns min. Depois é só coar.

Maceração:Deixam-se as ervas de molho em água fria por certo tempo: de 10 a 12 horas para as folhas, flores e sementes: e de 16 a 18 horas para as hastes, cascas e raízes picadas. A vantagem do processo está no aproveitamento dos sais minerais e vitaminas contidas em certas ervas.

Cataplasmas:
Aplicações de ervas sobre uma parte externa do corpo machucada, inchada ou dolorida.

Ervas frescas: Aplicadas na parte afetada, sem preparação prévia.

Ervas secas: Colocadas no interior de um saquinho e aplicadas frias ou quentes. Indicados para câimbras, nevralgias, dores de ouvido, etc.

Em pasta: As ervas devem ser socadas atá formarem uma papa, que deve ser aplicada diretamente, ou entre dois panos, no local afetado.

Compressas: Cozinham-se as ervas indicadas até obter um líquido bem forte (3 a 4 vezes mais forte que o de um chá). A seguir mergulha-se um pano no líquido, que, depois de torcido, é aplicado na parte dolorida ou afetada.

Banhos: Fazer um chá forte como o das compressas e misturar na água da banheira. No chuveiro, após o banho, derrama-se o chá no corpo, do pescoço para baixo.

Todas as ervas usadas na cozinha para temperar são também usadas como chás digestivos.
Portanto, depois do almoço, não tome café, abuse dos chás!!!

Indicações:

Aftas: tanchagem, malva, jaborandi, saião, sálvia.
Alergia(pele): chapéu de couro, calêndula, dente de leão, bardana.
Antibióticos naturais: tomilho, tanchagem, cavalinha, dente- de- leão, arnica.
Bronquite/pneumonia: alfavaca, guaco, poejo, assa peixe, tanchagem.
Calmantes: camomila,erva doce, erva cidreira, erva de S. João, valeriana, melissa, alfazema.
Cicatrizantes: babosa, confrei, arnica.
Circulação(varizes, caimbras): mil-en-rama, hamamélis, centelha asiática, alecrim.
Cistite: cavalinha, quebra- pedra.
Coração: manjericão roxo, alecrim, erva cidreira, babosa, hortelã, bardana.
Digestão: funcho, alecrim, losna, boldo.
Diuréticos: cavalinha, quebra-pedra.
Enxaqueca: sálvia, alfazema, melissa, patchuli, mil-en-rama, artemísia.
Expectorantes: guaco, alfavaca, poejo, hortelã, menta, assa-peixe.
Febres: camomila, alfavaca, guaco, mil-en rama.
Fígado: boldo, losna, dente-de-leão, picão, carqueja.
Garganta(inflamação e rouquidão): tanchagem, gengibre, malva, alfavaca, guaco.
Gastrite: malva, tanchagem, melissa, bálsamo.
Gases intestinais: funcho, coentro, alecrim, erva cidreira.
Menstruação abundante: cavalinha, mil-en-rama.
Menstruação difícil: artemísia, mentrasto, alfazema, sálvia, raiz de salsa.
Ovário/útero: raiz de salsa, tanchagem, cavalinha.
Tpm: melissa

Plantas que Curam

Sou apaixonada por ervas...elas nos oferecem um mundo de sensações e possibilidades. De aromas, formas e sabores variados, elas são, acima de tudo, simples e ao mesmo tempo grandiosas em seu poder medicinal, cosmético, culinário, mágico e tantos outros. Cuidam do corpo e da alma. Gosto muito de usá-las para embelezar e harmonizar a casa, compondo bonitos arranjos.
São conhecidas desde a antiguidade por seu grande poder curativo. E, através da história, vêm sendo usadas na fabricação de remédios, combatendo pestes, higienizando, conservando, temperando e como importantes ingredientes dos mais variados sortilégios...
O herbalismo é um conhecimento milenar que passou de geração a geração e ainda é muito significativo em nossos dias.
As ervas são sutis, agem sem alarde, discretamente e a longo prazo. As mais comuns e modestas
costumam ser as mais preciosas. Dizem que as que nascem espontaneamente, em nossos quintais, são as de que mais precisamos.
Assim, independentemente das inúmeras maneiras em que são usadas, elas sempre são plantas que harmonizam, protegem e curam.
São as estrelas maiores da minha horta e do meu jardim!

Malva (malva sylvestris)

Gênero:feminino - Planeta: marte - Elemento: água

Originária da África do Sul. No séc. XIX começou a ser cultivada em Grasse, sul da França, e logo tornou-se moda. Existem várias espécies da planta, com os mais diversos perfumes, espalhadas por todo o mundo.
É anti-rugas, anti-inflamatória, emoliente, adstringente e excelente para o tratamento das vias respiratórias. Hidrata, protege e suaviza a pele. É usado também em gargarejos para os machucados da boca e das gengivas.
Simboliza a proteção para a saúde e os relacionamentos. Dentro de casa, evitam discussões, aumentam o carinho, o amor e a paz da família.

Alecrim (rosmarinus officinalis)

Gênero: masculino - Planeta: sol - Elemento: fogo

É uma planta linda e cheirosa, de origem mediterrânea. Seu nome latino -rosmarinus- significa " o orvalho que vem do mar", porque perfumavam as praias onde cresciam espontaneamente.
É amplamente usada na farmácia, na cosmética, na cozinha e tem o poder da purificação. Era usado nas guirlandas das portas, nas grinaldas das noivas, nos enterros para dar paz aos mortos e queimado como incenso para santificar igrejas e purificar hospitais.
É a erva da amizade e da alegria. Altamente estimulante, fortifica, energiza e protege. É bom para os rins, equilibra a pressão arterial, alivia dores reumáticas e auxilia na digestão, além de combater a depressão. Nada como um banho de alecrim para restabelecer a alegria.
Na cozinha vai bem com quase tudo. Dos ensopados ao bolo de fubá, exalando seu perfume doce e fresco pela casa.

Orégano (origanum vulgare)

Origem: Mediterrâneo Propriedades: Tônico das funções do aparelho digestivo, dos nervos e da circulação. Sudorífico.

É uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.
Origem
Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
Utilização na culinária:
É um ingrediente insubstituivel na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Sálvia (salvia officinalis)

Gênero: masculino - Planeta: júpiter - Elemento: fogo 

É originária do Mediterrâneo. Seu nome latino significa "salvar", por isso os povos antigos diziam que o homem que cultiva a sálvia em seu jardim não precisa pensar na morte. Está associada a longevidade e até a imortalidade. Na mitologia, aparece sempre como um escudo contra mau-olhado e olho gordo.
É tônica, estimulante, estomacal e digestiva. Estimula o miocárdio (músculço do coração). Atua no sistema nervoso e na uretra, combatendo corrimentos. É também descongestionante das vias respiratórias, muito usada para as inflamações da garganta e exerce um poder tonificante sobre o fígado. Cura aftas, fortifica as gengivas e clareia os dentes (esfregar as folhas nos dentes).
Na cosmética, como boa regeneradora das células, é também rejuvenecedora. Anti rugas, estrias e flacidez. É muito usada como restauradora dos cabelos castanhos.
Na culinária, é excelente tempero para carnes brancas, omeletes, massas e queijos. Tem aroma muito penetrante e deve ser usada com moderação.
Suas folhas conservadas em vinho eram mascadas para estimular a memória, a longevidade e afastar as tristezas. Também era utilizada nos quartos dos doentes para purificar o ar. Em função de suas propriedades era chamada pelos romanos de erva sacra.
Para que o seu desejo se torne realidade, escreva-o em uma folha de sálvia e durma com ela debaixo do travesseiro.

Manjericão (ocimum basilicum)

Gênero: masculino - Planeta: marte - Elemento: fogo

É uma planta de origem indiana. Era consagrada a Krishna e Vishnu. A palavra latina -basilicum- significa "próprio para a casa de um rei". Tem o poder da prosperidade e deve ser plantada na porta de casa.
O manjericão nasce, propaga-se e enfeita o jardim sem maiores trabalhos. Suas folhas são ovaladas e seu perfume lembra o cravo. É ligeiramente sedativo (combate enxaqueca e gastrite), digestivo, descongestionante e usado em gargarejos e bocejos para aftas (chá morno).
Muito usado na cozinha italiana, é o protagonista do famoso molho pesto. Combina bem com saladas, queijos, carpaccios, peixes e frutos do mar. Ingrediente importante quando se quer seduzir alguém.
Em cultos antigos e ainda hoje, é associado à fecundidade e à paixão. Na Itália é um símbolo do amor e na Índia é levada pelos mortos, como passaporte para o céu, em sua última viagem. E, devido a força guerreira de marte, também estimula a coragem.

Cavalinha (equisetum arvensis)

Gênero: feminino - Planeta: saturno - Elemento: terra

A cavalinha é um dos seres mais antigos do planeta. Data do período Paleozóico e chegava a 10m de altura por 2m de diâmetro. Hoje é uma miniatura de sua ancestral e lembra um bambuzinho. Mas, já encontrei cavalinhas bem grandes, perto de casa, numa área bem alagada, à beira do riacho.
Possui um enorme teor de sílica, além de ser rico em cálcio, ferro, magnésio, sódio e outros. É eficaz contra a dor de cabeça, equilibra a pressão arterial, regenera os tecidos, combate a osteoporose, acne e espinhas e trata os cabelos danificados.
É um dos símbolos da fertilidade, perfeita para compor lindos arranjos e enfeitar nossas casas. Quem quer engravidar deve colocá-las no quarto.

Melissa (melissa officinalis)

Gênero: feminino - Planeta: lua - Elemento: água 

É originária do mediterrâneo e tem um delicado sabor de limão.
Acalma, abaixa a febre e é anti-stress. Combate a tpm, dor de cabeça, depressão, gastrite e vertigens. Usado em bochechos para melhorar o hálito.
Na culinária é usado nas carnes brancas, sobremesas e sucos de fruta.
É a erva indicada para pessoas que estão sempre em segundo plano e a serviço dos outros. Tem o poder do amor e da cura.
Para encontrar um novo amor carregue sempre folhinhas da erva nos bolsos ou nas bolsas.

Lavanda (lavandula vera)

Gênero: masculino - Planeta: mercúrio -Elemento: ar 

Erva de origem européia, mas tão aclimatada no Brasil que chega a crescer até espontaneamente em alguns locais. Também conhecida como alfazema.
A palavra -lavanda- em latim significa "lavar" e antes de ser amplamente usada nos cosméticos, já fazia parte da vida dos romanos em seus famosos banhos.
É antisséptica, antimicrobiana, sudorífera, digestiva. Combate enjoos, dor de cabeça, insônia, enxaqueca, labirintite e tontura. O óleo de lavanda é usado nas juntas doloridas de artrite e reumatismo.
Representa pureza, castidade, longevidade e felicidade. Dormir sobre alguns ramos da erva acaba com a depressão e seu banho limpa o corpo, purifica e dá serenidade ao espírito.
Tem o poder mágico de ajudar pessoas com dificuldade em desabrochar seus talentos. Protege e traz equilíbrio.

Hortelã Pimenta (mentha piperita)

Gênero: masculino - Planeta: mercúrio - Elemento: ar

Seu perfume é inconfundível e, apesar das centenas de tipos existentes, suas propriedades são comuns a quase todas. É originária do Mediterrâneo e adorada pelos árabes, indianos e americanos. É a variedade mais comum e encontrada em todo o Brasil.
Para os árabes é uma erva quase sagrada, sendo considerada a mensageira da amizade e do amor.
Alivia cólicas, dores de cabeça e musculares. É usada também para baixar febre, combater gripes e resfriados, dores de garganta, problemas no fígado e sobretudo como calmante e digestivo.
Suas folhinhas refrescantes dão vida a comidas árabes, cordeiros, porcos, molhos, geléias, doces e sucos de frutas.
Em alguns países do Oriente Médio sempre se recebe os hóspedes com uma xícarta de chá de hortelã, forte, quente e bem doce. Simboliza a hospitalidade.
Shakespeare se refere a ela junto com a lavanda e o alecrim, como estimulante para cavalheiros da meia idade. E, segundo a sabedoria popular, ela limpa o ambiente, atrai dinheiro e prosperidade.

Mirra ( balsomodrendon myrrha)

Originária da África. Foi um dos três presentes que os reis magos deram a Jesus, em reconhecimento de sua divindade. Na antiguidade, ela era tão valiosa quanto o ouro. Seu aroma agradável e persistente, perfumava os corpos, as roupas e os ambientes, numa época de condições precárias de higiene.
Já fazia parte dos perfumes utilizados pelos gregos e ainda hoje é muito importante neste setor. Tem o poder de fixar qualquer aroma além do seu. Por isso, está presente na fórmula de muitos perfumes.
É expectorante, broncodilatadora, descongestionante, antisséptica poderosa e cicatrizante. Uma compressa feita com mirra, cura feridas de cama.
Tem o poder de encaminhar os espíritos. O que faz dela também uma erva de proteção.
Uma infusão de mirra e alecrim é um ótimo banho de descarrego. Mas, atenção: Nunca tome seu chá. É muito tóxico.

Capuchinha (tropaeolum majus)

Gênero: feminino - Planeta: marte - Elemento: fogo

É originária do Peru e do México. Foi levada a Europa pelos descobridores e logo fez sucesso com suas flores que vão do amarelo ao vermelho vivo. Guarda a energia do sol e do fogo.
Os indígenas das montanhas peruanas há séculos já conheciam e usavam as suas propriedades medicinais. É expectorante, depura o sangue, é rica em vitamina c e deve ser mastigada ao primeiro sinal de gripe. Combate a queda de cabelo e estimula o crescimento.
Na culinária, suas folhas e flores são usadas nas saladas. Tem um sabor fresco e picante, semelhante ao do agrião. Como é comestível sua flor decora bem qualquer prato.
É muito encontrada nas encostas das montanhas, mas também pode ser cultivada em vasos, jardins e canteiros, desde que receba sol diretamente durante 4 horas por dia.
Era conhecida pelos antigos feiticeiros como um escudo invisível de proteção. Plantá-la em volta da casa afasta as influências negativas.

Calêndula (calendula officinalis)

Gênero: masculino - Planeta: sol - Elemento: fogo

É originária do sul da Europa. Desenvolve-se melhor em solo fértil e exposta a bastante sol. As flores das espécies mais cultivadas são muito variadas e, em geral de cor amarela e alaranjada. Era chamada pelos antigos de "noivinha do sol".
Protege e desintoxica o fígado, combate a tpm e regula a menstruação. É usada também em contusões, distensões, feridas e para pés fatigados.
Mas, é nas doenças da pele e na cosmética que ela mostra todo o seu potencial. É antiinflamatório, cicatrizante e hidratante. Indicada para peles e cabelos secos.
Simboliza o amor e tem o poder mágico de nos trazer sonhos que mostram o futuro. Uma guirlanda de calêndula na porta, impede a entrada de qualquer tipo de mal, e quem quiser que os sonhos se tornem realidade é só colocar um buquê debaixo da cama.

Babosa (aloe vera)

Gênero: feminino - Planeta: lua - Elemento: água

Suas folhas grossas e suculentas têm cheiro forte e são dispostas de tal forma que se assemelha a uma roseta.
Sua mucilagem vem sendo usada há milênios para curar ferimentos e conservar a beleza da pele e dos cabelos. Cura também queimaduras de sol e de fogo e ainda restaura a pigmentação natural da pele e dos cabelos. Além disso, é anestésica e destrói as bactérias. Para peles muito secas, a mucilagem deve ser misturada com um pouquinho de óleo de germe de trigo.
Protege e traz sorte. Deve ser colocada dentro de casa e principalmente na cozinha, na janela, perto do fogão, pois tem o poder mágico de evitar queimaduras.
É a planta da longevidade e também rejuvenecedora.

Cebolinha (allium shoenosprasum)

Gênero: masculino - Planeta: marte - Elemento: fogo

Sua origem é a china,mas no séc. XVI já era encontrada nos jardins de ervas da Inglaterra, e foram os ingleses que a trouxeram para o novo mundo.
As folhinhas parecem um capim fino, são ocas e não gostam de facas e tesouras. Devem ser cortadas suavemente com os dedos.
É uma erva muito aromática e amplamente usada na culinária.
Simboliza a proteção e tem o poder do exorcismo. Ramos de cebolinha afastam as doenças do corpo, as cobras e os mau-olhados.

Salsa (petroselinum hortensis)

Gênero: masculino - Planeta: mercúrio - Elemento: ar

É originária da Europa Meridional e foi trazida para o Brasil no início da colonização. O seu nome científico petros(pedras) elinum (salsa), faz referência a sua predileção por terrenos pedregosos.
É excelente para os rins, evita a formação de pedras, acalma os nervos, ajuda a digestão e é uma poderosa fonte de cálcio e vitamina c.
Na cosmética, sua infusão é usada para poros abertos, olhos inchados, acne juvenil e sardas. Aliás, todas as ervas que são boas para os rins melhoram a pele porque são purificadoras do sangue, logo rejuvenecedoras. Deixa os cabelos sedosos e dóceis, favorecendo o ondulado.
Têm o poder da purificação. Conta-se que era usada pelas bruxas como um dos ingredientes da poção mágica para voar. Alguns textos dizem que elas preparavam um bálsamo para untar o corpo -sobretudo as zonas erógenas- com a finalidade de produzir alucinações; outros, que esfregavam com salsa a fálica vassoura dos seus vôos noturnos.
Na culinária, dispensa comentários, pois é conhecidíssima em todo o mundo. Forma com a cebolinha uma dupla insuperável e inseparável.

Funcho (foeniculum vulgare)

Também conhecida como erva-doce. Se originou nas regiões próximas ao mediterrâneo. Gosta de lugares bem iluminados e com luz solar direta.
Calmante, relaxante, digestiva, eliminadora dos gases, diurética, age contra insônia e náuseas e fortalece a vista. Seu uso estimula a dilatação dos capilares, aumentando a circulação cutânea e é recomendado a gestantes e lactantes, pois atua como estimulante lácteo.
Na culinária, tempera bem peixes e sopas. Também é usada na fabricação de licores e seu bulbo acrescenta um sabor especial às saladas.
Não combina com nenhuma outra planta, por isto, deve ser plantada separadamente.

Saião (kalanchoe brasilienses)

É originária do México e largamente distribuída no Brasil, como planta ornamental e medicinal. Pode ser cultivada em vasos.
É indicada como diurético, para afcções da pele (coceiras, irritações, dermatites e eczemas), picadas de insetos, queimaduras simples, calmante da tosse, cicatrizante (estomacal e intestinal), inflamação e dores de ouvido e nevralgias.

Erva cidreira (Melissa officinalis)

 É um excelente calmante dos nervos, alivia inflamações e dores. As infusões de erva cidreira são sedativas e tonificantes do coração e do cérebro; é estimulante e antiespasmódico; alivia depressões nervosas.

Propriedades Medicinais
Apresenta inúmeras propriedades medicinais muito úteis, tais como: anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores.
A cidreira, conforme já concluíram diversos estudos, apresenta muitas propriedades bastante úteis e não revelam qualquer efeito secundário relevante para a saúde.
Pode usar as folhas da erva-cidreira para fazer chá, adicionando 4 colheres de sopa de folhas da planta para cada litro de água e procure beber durante o dia. É uma excelente forma de combater os nervos, é estimulante, antiespasmódico, alivia depressões nervosas, dores de cabeça, dor de ventre, dor de ouvidos e dor de dentes. Apresenta também outros benefícios, tais como, nevralgias, reumatismo e facilita a oxigenação das células cerebrais.
A título de curiosidade, já o povo dizia que o chá de erva-cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.
Pode também, usar esta planta externamente na pele para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente. Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.
O óleo essencial da planta é por vezes utilizado para a aromaterapia (ramo da fitoterapia que se baseia nos aromas que as plantas podem provocar ao indivíduo). Pode relaxar, utilizando um chá mais forte (cerca de 8 colheres de chá de erva por cada litro de água) e misture com a água da banheira.
A mulher beneficia ainda mais com, porque é uma aliada na regulação das menstruações, ajuda a tranquilizar e relaxar em casos de cólicas, apresenta efeito tônico no útero e pode também auxiliar em casos de esterilidade.
Além de todas estas vantagens que a erva-cidreira nos traz, existe uma contra indicação, sobretudo para pessoas que sofram de problemas de tiroide. Para pessoas com este problema e que têm por hábito tomar medicação diária devem evitar ao máximo a cidreira, porque pode reduzir ou tirar o efeito do medicamento.
A planta é cada vez mais usada para fins comerciais, uma vez que a sua procura tem vindo a aumentar em toda a Europa e a sua cotação tem vindo a aumentar consideravelmente.

Mil-em-ramas (achillea millefolium)

Gênero: feminino - Planeta: vênus - Elemento: água

É originária da Europa. Também chamada de mil-folhas, aquiléia,milefólio e erva-de-carpinteiro. É uma planta de clima subtropical, aprecia o calor e resiste bem a seca.
Sua denominação latina vem da lenda de que Aquiles curou suas feridas usando esta planta durante a guerra de Tróia. Desde a antiguidade é usada para estancar o sangue de feridas de guerra, fato que lhe atribui também o nome de"Herba militaris".
Alivia distúrbios gastrintestinais, baixa febre, estimula o apetite, trata a trombose, estanca hemorragias externas e internas. É antiinflamatório, antialérgico, antiespasmódico, antisséptico e trata as hemorróidas.
Deve ser plantada na horta, pois aumenta o óleo essencial das outras ervas e atrai os insetos benéficos, como as joaninhas.
Na cosmética é usada em loções para a pele oleosa, para combater a calvície e a queda de cabelos.
É empregada na indústria alimentícia como ingrediente básico na fabricação de licores e aromatizantes e suas folhas, bem novinhas e tenras, podem ser usadas nas saladas.
Os chineses utilizavam seu caule para fazer consultas de I-Ching, que também era conhecido como "Oráculo do caule de Mil-Folhas". Os celtas a usavam para adivinhar o clima e os pensamentos dos outros. E dizem que colocada debaixo do travesseiro, induz a sonhos com seu grande amor.

Guaco (mikania glomerata)

É originária da América do Sul e cresce bem desde a Bahia até o Rio Grande do Sul.
É antisséptico das vias respiratórias, expectorante, anti-asmático, antigripal, anti-reumático, combate a febre e é cicatrizante.
No campo é muito usado contra picadas de cobras e insetos venenosos, por isto é também chamada de erva-de-cobra.
Não pode ser usado por mulheres com menstruação abundante, pois provoca o aumento do fluxo.

Tomilho (Thymus vulgaris)

Esta plantinha de sabor picante e único é indispensável na horta doméstica, podendo ser plantada em vasos e jardineiras, muito embora prefira ser plantada diretamente nos canteiros. Suas folhas pequenas podem ser utilizadas frescas ou desidratadas no tempero de carnes em geral, sopas, pizzas e molhos a base de tomate ou queijo. Sua folhagem de textura delicada e floração abundante, a torna interessante no jardim, onde pode ser aproveitada como bordadura em caminhos ou em densos maciços. Encaixa-se perfeitamente em jardins de estilo italiano e jardins rochosos. Também é utilizada por entusiastas da arte do Bonsai, adquirindo o aspecto de minúscula árvore rapidamente.
Indicações: Diarréias, verminoses, disenteria, cansaço, infecções, afecções da pele, afecções respiratórias, reumatismo.
Propriedades: Anti-espasmódica, anti-hemíntica, anti-séptica, digestiva, estimulante, cicatrizante, espectorante, afrodisíaca, anti-reumática.
Partes usadas: Folhas, ramos e flores.

Sabugueiro (sambucus nigra)

É originária daEuropa, Ásia e África do Norte.
Suas folhas são usadas para fazer um chá emagrecedor, e maceradas em vinagre, são boas para os calos. São também usadas a entrecasca (casca mediana do caule) e as flores, sempre secas, nunca frescas.
Diminui a ansiedade, combate a febre, é analgésico para dores em geral, estimulante da sudorese, sarampo, catapora, varíola, gripes, bronquite e dermatoses (chá das flores).
A maceração e compressa fria das flores atenuam as olheiras e manchas da pele.
A infusão de entrecascas picadas é diurética, combate o reumatismo (artrite e gota), nefrite e cálculos renais.
O sabugueiro quando cultivado junto a outras plantas de hortas e jardins, atrai os pulgões, não permitindo que ataquem as outras plantas.

Boldo (coleus barbatus)

É estimulante, digestivo, combate a azia e a ressaca, aumenta a secreção biliar e elimina a uréia. É tonificante do fígado e uma compressa feita com suas folhas alivia dores. Quando for usado por via oral, deve ser macerado em água fria. O sabor é bem amargo, mas faz muito bem.

Arruda (ruta graveolens)

Gênero: masculino - Planeta: marte - Elemento: fogo

É originária do sul da Europa e muito cultivada em vasos e jardins. Tem coloração verde amarelada e flores amarelas que se reunem em umbelas.
É uma poderosa erva de proteção e deve ser plantada na porta de casa. É usada para benzer crianças, traz felicidade e favorece as visões nas leituras dos oráculos. Muitas pessoas colocam um raminho atrás da orelha para afastar o mau olhado.
Sua infusão é usada para tratar a sarna, lavar feridas e os olhos, graças ao seu poder antisséptico.
Uso também na limpeza da casa para afastar os insetos, principalmente as aranhas. Mas, desaconselho a ingestão do chá, pois em excesso pode ser tóxico.
Tem o poder da força mental.


Manjerona (Origanum majorana L.;Majorana hortensis M.)

Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a manjerona, também conhecida como amáraco.

A mitologia grega faz referência à manjerona como a erva preferida de Afrodite, a Deusa do amor, que a teria usado para curar as feridas de Enéias. Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal. Usada na Antigüidade como afrodisíaco, também apresentava propriedades relaxantes: o poeta Virgílio destaca seus poderes para favorecer um sono repousante e tranqüilo. O responsável pelas propriedades medicinais da manjerona é seu princípio ativo, constituído por tanino e óleo essencial, que garante o efeito expectorante e digestivo. Na forma de chá, a erva pode ajudar no tratamento contra o reumatismo e todas as formas de artrite. A inalação feita com a erva ajuda a eliminar o muco nas gripes e resfriados, prevenindo sinusites. Na cosmética caseira, a planta é usada em banhos relaxantes e como tônico capilar. Na aromaterapia, sua fragrância suave e calmante aquece e reconforta, daí sua ação benéfica sobre o sistema nervoso. O óleo essencial atua positivamente no metabolismo e nos órgãos genitais.

Com tantas virtudes fitoterápicas e aromáticas, a manjerona acabou chegando à cozinha. E com boas razões, pois a erva enriquece o sabor dos alimentos e ainda estimula os processos digestivos. De odor penetrante, sabor quente e levemente picante, a manjerona pode substituir o tomilho (ou ser combinada com ele) em algumas receitas, sendo o condimento preferido para temperar assados, molhos para carnes, costeletas, etc. Nas pizzas e molhos de tomate, cumpre com louvor a função do orégano. É preciso observar, porém, que a manjerona é mais doce e perfumada que estas ervas.
Dicas de cultivo:Luminosidade: sol pleno, principalmente em locais de clima frio.
Solo: leve e rico em matéria orgânica 
Adubação: recomenda-se a adubação orgânica, mas pode-se aplicar de forma moderada, fertilizantes químicos ricos em fósforo (P) e nitrogênio (N). 
Regas: sempre quando o solo se apresentar seco na superfície. 
Melhor época para o plantio: por sementes o ideal é na primavera, por estacas de galhos pode-se plantar em qualquer época do ano.