quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Flores para seu Jardim Mágico



" Se você desejar ter um canto do seu jardim especialmente mágico, plante nele uma flor extraordinária chamada selo-de-salomão, que tem flores brancas que parecem cera. Plante também a íris, ou flor-de-lis, a "flor da luz", símbolo da inspiração; e, se conseguir, plante a verbena verdadeira (verbena officinalis) e a arruda ou "erva da graça". Essas duas últimas são as favoritas das bruxas italianas...Não será possível ter um jardim mágico a menos que você tenha algumas plantas da Deusa da lua, a senhora da magia. A maioria das plantas que têm flores totalmente brancas é regida pela Lua, especialmente aquelas que exalam seu perfume ao anoitecer." - Doreen Valiente, Natural Magic


Verbena Verdadeira
A verbena é uma herbácea que forma um arbusto que pode chegar de 60 a 90 cm de altura, e que floresce no verão. É muito utilizada por diversas funções, e muito conhecida através das essências e varetas de incensos. Nas práticas mágicas é associada a Vênus e ao elemento Água. Muito usada pra praticas com finalidades de amor, abundancia e concórdia. Diz-se que em Roma antiga ela era sagrada e que trazia bom presságio. Muito usada para decoração de espaços sagrados ou que fossem usados pra festividades. Muito usada também para purificação de pessoas como de casas e de altares. As coroas eram entrançadas com as verbenas floridas. Outras culturas que utilizavam muito eram os Celtas e os Germânicos.

Arruda
Considerada uma planta muito poderosa e mágica e usada em diversas finalidades, desde para o amor como pra proteção, descarrego. Um costume antigo na Grécia era das mulheres usar um raminho da arruda na orelha pra afastar energias negativas. Usada também próximo aos muros das casas, pois acreditava-se que ao exalar seu perfume afastava energias e coisas ruins.

Iris
A flor-de-lis é simbolo de poder e soberania, assim como de pureza de corpo e alma. Um simbolo usado em praticas para reconciliação. Muito associada a Deusa Iris. No egito era cultuada nos templos de Karnak.  E no Japão é conhecida como Ayame. Na França, era o simbolo de Luiz VII, de onde supostamente venha seu nome: Fleur de Loius ou Fler-de-lis.

Selo-de-Salomão
Associada ao Rei Salomão, que diz a lenda que adquiriu seu simbolo depois que descobriu as propriedades medicinais desta planta. Descobriu seu "poder". Ela é usada em rituais da roda dos Sabbats neo pagãos.. para confeccionar as guirlandas e coroas de flores.Muito usada também para proteção e exorcismo.

Fonte: Caminhando com Lobos