terça-feira, 10 de julho de 2012

Lammas ou Lughnasadh


"Lugh, Deus do sol e do fogo
Lammas, nas primeiras horas
De sacrifício e morte
A nova vida lá.
Nós dançamos, fazemos a festa
Nós abençoamos nossos alimentos
Nós cobrimos a mesa com folha de carvalho
Bebendo suco e comendo frutas.
Deméter e Ceres estão no
O sol viaja mais para o sul
Para continuar a descer aqui "


Lammas é conhecido como a festa da primeira colheita. Outros nomes são Lughnasadh, a primeira colheita, festa do milho, Ceresalia, Elembious, Festa de Cardenas, Equinócio de Outono, a primeira colheita.
Como mencionado, Lammas, é uma festa de colheita ou a primeira colheita, a Terra por sua bondade. Da mesma forma, ele honrou o casamento divino e os deuses do sol. Ela comemora e homenageia o casamento e a fertilização entre o Deus do Sol (a Lugh irlandês) e a Deusa Eriu (uma velha que se tornar jovem de novo).

Também trouxeram sacrifícios aos deuses do sol. Este festival é o primeiro dos três festivais de colheita, que seriam Lammas, Mabon e Samhain. Lammas representa a luz de desvanecimento do sol, assim também a morte e o sacrifício de Lugh. E é através desse sacrifício, que nós temos a abundância da colheita para desfrutar. A crucificação cristã se assemelha a ela. A morte e o sacrifício de trazer nova vida. O ciclo é eterno. Lugh voluntariamente sacrifica sua vida para que o ciclo da vida, morte e renascimento (semeadura, cultivo e colheita) iria passar. Ele passa por um ritual de morte e renascimento. Lughnasadh é um nome celta, lembra a tristeza de Lugh, neste dia, porque ele deixa para trás sua vida para a colheita. Lammas é um nome saxônica que significa pão e é a festa do pão. Estes dois nomes indicam que é um momento agradável para comemorar e lembrar a passagem de Deus e do ano.
Segundo uma lenda celta, Lugh decretou que todos os anos, no início da época de colheita, deve ser realizada uma festa memorável em honra do seu bosmoeder,Tailtiu.

Tailtiu foi a nobre dama dos Fir Bolg. Depois de seu povo, Tuatha de Dannan, ser derrotado, ela recebeu permissão para colher uma densa floresta, com o objetivo de crescer grãos lá. Ela morreu de exaustão durante esta tentativa.
A legenda tem-enterrado sob um monte grande com o seu nome no lugar onde a primeira festa do Lughnasadh era celebrado na Irlanda, o Morro da Tailte. Durante esta reunião havia jogos e competições. E havia uma grande festa preparada com os primeiros frutos da safra de verão.

A ortografia moderna irlandesa Lúnasa, Agosto i8s nome em gaélico irlandês. Lughnasadh, uma velha ortografia, geralmente é usado para nomear a estação do festival é celebrado em torno de 01 de agosto no hemisfério norte (02 de fevereiro no hemisfério sul. Em Gaélico Escocês, este dia é conhecido como Lunasda ou Lunasdal). Este é o tempo que um descanso após o trabalho árduo dia marca um momento de estoque até o sol do verão benfeitor produziu. É um momento de comemorar e aproveitar o resultado do nosso trabalho diário. É um tempo de análise, transformação e avaliar os preparativos para os próximos tempos escuros quando olhamos para trás em relação ao ano e ao vivo na safra de verão. Nós vivemos do que conseguimos e somos gratos por aquilo que temos. É um tempo para compartilhar com os outros a abundância e o que colhemos com o nosso semear, tanto positivos como negativos. Lughnasadh nos dá a oportunidade para pensar no que poderia ter sido melhor e o que correu bem e o que pode ser continuado.

Folclore

Lughnasadh foi celebrada entre outros através da exposição de artesanato. As pessoas mostraram a sua habilidade.
Um ritual tradicional foi a roda de fogo. A roda foi manchada com alcatrão e desça definido, então a roda de fogo rolou ladeira abaixo. Este anunciou o fim do verão e era um símbolo do Deus do sol na sua descida.
Você pode encontrar o mesmo significado em A Roda da Fortuna do Tarot. A roda-roda em movimento indo para cima e para baixo em um lado para o outro lado, onde estamos vivenciando é o resultado da nossa colheita.

O Grão

Em Lammas,  usava-se os primeiros pés de milho para tecer figuras, bonecas (um grão ou graanpop menina). Dos frutos que eram consumidos no ritual, plantava-se as sementes. O pão era cozido, os primeiros frutos eram colhidos, havia canto, dança e jogos. A casa era decorada com frutas.

Acreditava-se que o corte do feixe de milho passado traria desgraça, uma vez que representavam Graangod. Portanto, os colhedores de uma vez jogou sua foice na direção do feixe passado, para que ninguém sabia quem havia matado o Graangod.
A última espiga de pão de milho era cozida e representava abundância. Outra era feita de um graanpop como um símbolo da Mãe Terra, que eles decorados com fitas vermelhas de Cerridwen, a Deusa Mãe celta.
Outro uso foi queima da palha. As cinzas foram espalhadas pelos campos, de modo que a força do trigo ira para a próxima safra. Normalmente, o grão da palha misturada com as sementes de novo com a mesma finalidade. 

A boneca ficava todo o inverno pendurado acima da lareira.

Os cristão (São Pedro) usaram desta tradição, mas colocando um pão sobre o altar, como um símbolo dos primeiros frutos. Este pão então era abençoada pelo padre.

Correspondências

Ervas e plantas de arroz, milho, ginseng, eucalipto, açafrão, acácia, milho, mirtilo, girassol, aloé, carvalho, murta, trigo, incenso Heidebloem, lavanda.

Altar decorado com bonecos de grãos, nozes e frutas.

Incenso urze, calêndula, benjoim, sândalo, aloés, citrino.

Cristais peridoto, olivina, quartzo rosa, aventurina, berilo, ônix, olho de tigre, âmbar.

Deuses  todos os Deuses Pai, todos os Deuses da colheita, Athtar (Ásia Menor), Bes (egípcio), Bran (galês), Dagon (Ásia Menor), Ebisu (japonês), Ghanan (Maya), Howtu (chinês), Liber (Roman), Lono (polinésia), Liew (galês), Lugh (irlandês), Neper (egípcio), Odin (Norse), Xochipilli (asteca).

Deusas  todas as deusas mãe, todos os deusa da colheita, Aine (irlandês), Ashnan (Mesopotâmia), Cabiria (Ásia Menor), Ceres (romana), Chicomecoatl (asteca), Damia (grego), Demeter (gregos), Freya (nórdica), Habondia (Celtic), Ishtar (Babilônia), Alpa Mama (Inca) Morgay, (Inglês), Perséfone (grego). Qocha Mana (Hopi), Robigo (Roman), Selu (Cherokee) Tailtiu, Taillte (irlandês), (País de Gales e da Escócia), chá (irlandês), Tuaret (egípcio), Zara Mama (Peru).

Cores todas as cores pastel, verde, dourado, amarelo-escuro, vermelho, laranja, marrom claro, branco.

Alimentos e Bebidas milho, nozes, auto-colheita de frutas, pão, mel, maçã, maçãs, arroz, frutas, carne, vinho de sabugueiro, cerveja, chá de ervas, alface, ameixa.

Animais bode, galo, bezerro.

Cheiro eucalipto, lavanda, canela, cedro, alecrim.

O que pode fazer (Lughnasadh)

* fazer bonecas de milho
* cuidados extra das plantas
* colheita de frutas
* trilhas naturais
* comer coisas com base na massa de pão
* círculo com talos de milho
* pétalas e coletar plantas
* pão eventualmente sob a forma de um homem
* bênção dos alimentos
* sacrifício, maus hábitos ou coisas que você não quer na sua vida, em símbolos para jogar no fogo
* comer milho ou pipoca
* compartilhar sua colheita com outras pessoas, isso pode ser de várias maneiras: um dom, uma mão amiga, um ouvido atento
* tentar fazer festa ao ar livre, este é um partido perfeito para celebrar ao ar livre
* decorar seu altar ou torta com talos de milho
* sabor das ervas em um buquê e amplamente Lammas ouvi-lo com água benta

Rito para Lammas / Lughnasadh

Abençoe um pão caseiro e colocá-lo no meio do círculo.
Pegue um remo e dizer estas palavras:
"Veja aqui, a primeira colheita de grãos e cozer o pão primeiro.
É o pão da vida, é a semente da vida.
Sejamos gratos, para o início da colheita,
E rezemos por comida para todos ".
Quebre o pão em pedaços, pegue o remo com uma mão e um pedaço de pão na outra e meditar sobre o processo que o outro é.
Quando terminar, você come o pão.
Manter um pedaço para fora como um sacrifício para as migalhas terra.