quinta-feira, 14 de junho de 2012

Alquimia na Cozinha




Toda Bruxa que se preze tem seu caldeirão. E é na cozinha que acontece a grande alquimia...
As Bruxas foram assim estereotipadas, sempre junto do caldeirão a ferver, pois ao lidar com as plantas e outros elementos da Mãe Natureza, sempre estavam às voltas com a cozinha... O fogo, a água, a mistura dos elementos e ingredientes, que iam se transformando em deliciosas receitas.
Toda Bruxa é cozinheira. A cozinha é o seu maior templo, o seu lugar especial, onde pode se desligar do mundo e concentrar-se, fazendo suas poções e feitiços, usando o que a terra lhe oferta e produzindo delicias como agradecimento. Tudo aquilo que a  Terra nos dá é sagrado e mágico, e uma faca de pão  não  é  mais  nem  menos  que  um athame tradicional. Qualquer objeto que é usado no dia-a-dia fica impregnado com a sua energia através do seu uso contínuo e pode ser utilizado num trabalho mágico.

No ato de transformar o alimento estamos também nos transformando. A energia, de nossos pensamentos, acumula-se nas mãos e passa para o alimento. Quando se cozinha, temos os elementos nas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria. Transformamos o trigo em pão, o vinho em vinagre, a rosa em geléia.  O ato de cozinhar com rituais é o meio mais eficaz na feitura de feitiços. Temos uma varinha mágica nas mãos e devemos utilizá-la com sabedoria. Não se deve cozinhar com raiva, nem tristeza, nem cansaço. Ao vir da rua, não vá para o fogão! Tome um banho, retire as energias vindas de fora, queime um incenso, relaxe, inspire amor e só então, busque as panelas.

No mexer de uma simples colher de pau, estamos penetrando na grande espiral da vida, e a cada volta da colher podemos enxergar mais claramente nosso caminho. Quando se está traçando a espiral, nossos movimentos entram em harmonia com nossa respiração, o equilíbrio se faz, e magicamente nos transportamos pelos ares.  Na feitura do feitiço três ingredientes não podem faltar: Amor, Intuição e Concentração. Mentalize apenas coisas boas, direcione seu desejo e mexa carinhosamente os alimentos.

Com o calor do fogo, sentimos próximos os tempos onde éramos os sacerdotes e sacerdotisas dos templos, onde ensinávamos aos homens a sutileza da caça e onde observávamos os ciclos da lua. A cozinha nos traz os mistérios da delicadeza, onde voltamos a ser Amazonas como Circe, Lilith, e por intermédio dela faremos renascer o Deus Cornífero, e juntos, semearemos os campos. Essa cozinha cibernética de hoje, num passe de mágica terá a cara de cozinhas medievais onde gnomos moram em velhos potes esquecidos. As ervas penduradas exalarão o aroma da feiticeira e o ato de cozinhar será uma grande bruxaria...

Os mistérios que levam ao conhecimento de nossos Deuses e rituais, a beleza de Hécate a gentileza de Perséfone, podemos encontrar em qualquer livro de bruxaria. Mas os pequenos segredos, os feitiços, o poder mágico de certos ingredientes, esses não estão disponíveis em prateleiras. É preciso sentir!

De todos os ingredientes o mais importante é o Amor. Em grandes e generosas porções adicionadas à uma receita com uma pitada de intuição, eis o grande segredo! A alquimia do cozinhar é uma das experiências mais fortes na velha arte da Bruxaria.
Aqui as receitas dessa bruxinha, bem como as de outras tantas bruxas amigas, colaboradoras, que me enviam suas artes culinárias. São doces, salgados, pratos fáceis e gostosos, como na história de João e Maria, onde a bruxa exercia o fascínio em sua casa de doces...
Cada prato, feito com amor, pitadinhas de carinho, leva muito de nós mesmos. Ao cozinhar, para si ou sua família, tenha em mente apenas coisas boas. Sua energia é o ingrediente principal da receita.

Faça uma oração de sua preferência sobre o alimento a ser consumido, isso melhora a absorção energética e a saúde. Agradeça à Mãe Natureza, sempre!

Aproveito para colocar também alguns segredinhos domésticos, que facilitam a vida da bruxa moderna.

A cozinha da Bruxa deve ser limpa, arejada, agradável. Ter sempre à mão os ingredientes e utensílios necessários, tanto para a receita, como para a purificação, limpeza e para o clima pertinente a uma bruxa. Alguns utensílios são necessários para a cozinha da bruxa: panelas de ferro ou cerâmica, colheres de pau, vidros de todos os tamanhos e formas, rolhas, potes, ervas penduradas na parede e a vassoura da bruxa, um incensário, arruda, manjericão e muito alecrim.

Uma cozinha de Bruxa deve ter plantas, flores, vasinhos. Para proteger você e sua cozinha, cultive um vaso de aloe vera em uma janela ensolarada da cozinha. Essa planta alivia a dor provocada por queimaduras e arranhões, basta cortar gentilmente um talo maduro, agradecendo à planta pelo sacrifício, e espalhar o gel no local machucado. Vasos com pimentas são bastante decorativos, charmosos e protegem, anulando energias desfavoráveis. Pequenos vasinhos com ervas, além do charme natural, são refrescantes e os temperos estão fresquinhos e sempre à mão.

Procure ter na cozinha alguns cristais e pedras semi-preciosas. Lave-os sempre para evitar os resíduos de gordura e poeira. Além da beleza, os cristais irão renovar a energia da cozinha, mantendo sempre uma atmosfera agradável.

Mantenha réstias de alho e cebola penduradas em local visível, decoradas a seu gosto, elas protegem o aposento durante o ato de cozinhar, e ficam muito bonitas.

Prefira colheres de pau, panelas de ferro, madeira ou barro, e guarde vidros e potes para armazenar, preparar e conservar suas ervas, condimentos e alimentos. Use sua intuição e criatividade decorativas! Toques de beleza são um carinho que contagia positivamente o ambiente.

Mantenha um incensário na cozinha, e utilize incensos enquanto cozinha magicamente. Este é um dos mais poderosos instrumentos de bruxaria e deve ser utilizado. Incenso de alecrim é muito bom para eliminar energias desfavoráveis quando se inicia o processo mágico de cozinhar.

E, claro, mantenha sempre sua vassoura mágica na cozinha, utilizando-a para limpar todo o aposento antes de realizar qualquer prato mágico.

Mas e as asas de morcego, rabo de escorpião e patas de urubu? Existe uma lenda que diz que os bruxos não queriam que os conhecimentos da sua Arte caíssem em mãos erradas, por isso colocaram coisas tenebrosas para que as pessoas tivessem nojo ou medo e não usassem esse conhecimento para o mal. Então, usaram coisas esdrúxulas pra denominar alguns ingredientes. Vejamos alguns:

      Asa de Morcego: Pimenta do reino
      Barriga de Sapo: Pepino
      Beijo da Sereia: Sal
      Coração de Boi: Tomate
      Elfos Negros: Chá preto
      Lágrimas de Moça: Cebola
      Moscas Mortas: Uvas passas
      Olho de Sapo: Azeitona
      Ossos Moídos: Farinha de trigo
      Pêlos de Unicórnio: Açúcar
      Penas de Fênix: Louro
      Pernas de Aranha: Alecrim
      Rabo de Escorpião: Salsa ou coentro
      Saliva de Dragão: Vinagre de vinho
      Sangue de Moça Virgem: Vinho tinto
      Terra de Túmulo: Chocolate

No armário da cozinha temos guardada uma quantidade surpreendente de ingredientes mágicos. Muitas ervas e temperos que usamos para cozinhar tem associações mágicas, vamos conhecer algumas:


• Alecrim: Cura, amor.

• Alho: Proteção, purificação.

• Canela: Prosperidade, felicidade no ambiente doméstico.
• Casca de Limão: Diminui a negatividade, cura.
• Cebolinha: Proteção, absorção de más vibrações.
• Cravo-da-Índia: Proteção, para acabar com as fofocas.
• Endro: Segurança.
• Hortelã: Calmante, harmonizador e ajuda a dissolver a raiva.
• Louro: Fortuna, fartura e sorte.
• Manjericão: Dinheiro, sorte.
• Orégano: Traz a beleza e aumenta o poder de sedução.
• Pimenta-malagueta: Poder, sucesso.
• Salsinha: Purificação, proteção.
• Sálvia: Sabedoria.
• Tomilho: Melhora a saúde

Faça de sua cozinha o seu espaço mágico. Dentro de suas possibilidades crie uma aura de tranqüilidade, harmonia e beleza. Impregne sua cozinha de Amor e revele a Bruxa que existe em você!

Fonte: caldeiraodeyaya