terça-feira, 17 de maio de 2011

O Grande Segredo de Cozinhar



Alquimia dos alimentos aroma, sabor e magia...


Entendemos por bruxa de cozinha alguém que manipula a energia que a rodeia através de velas, ervas, pedras semi-preciosas, cordas ou os seus próprios cozinhados. A prática de magia de cozinha é portanto relativamente simples e desprovida de teatralidade ou grandes cerimónias.
A maioria das bruxas de cozinha honra e celebra os festivais tradicionais adotados por Gardner no sentido de rituais adaptando a energia presente do festival associado aos produtos frescos da época celebrada para efectuar transformações na sua vida prática. Assim, a Bruxa não irá celebrar épocas de colheitas realizadas, a não ser que se espelhe o que se passa no seu jardim ou canteiros. Pode e deve utilizar energias associadas aos festivais, como a vinda da Primavera e o renascer das flores para potenciar projectos na sua vida pessoal que podem nada ter de agrícola, e energia que faz a Terra renascer pode-nos dar forças para iniciar um livro, planear um negócio, uma página de internet e etc.


Para a bruxa de cozinha, tudo aquilo que a Terra nos dá é sagrado e mágico, e uma faca de pão não é mais nem menos que um athame tradicional. O que afirma é que um objecto que é usado no nosso dia-a-dia fica impregnado com a sua energia através do seu uso contínuo e pode usá-lo em trabalho mágico.


No ato de transformar o alimento estamos também nos transformando. A energia, de nossos pensamentos, acumula-se nas mãos e passam para o alimento. O ato de Cozinhar com rituais, é o meio mais eficaz na feitura de feitiços. Temos uma varinha mágica nas mãos e devemos utiliza-la Com sabedoria. Não se deve cozinhar com raiva.


No mexer de uma simples colher de pau, estamos penetrando na grande espiral da vida, e a cada volta da colher podemos enxergar mais claramente nosso caminho.Quando se está traçando a espiral, nossos movimentos entram em harmonia com nossa respiração, O equilíbrio se faz, e magicamente nos transportamos pelos ares. Com o calor do fogo sentimos próximos os tempos onde éramos as sacerdotisas sos templos, onde ensinávamos aos homens a sutileza da caça e onde observávamos os ciclos da lua. Na feitura do feitiço três ingredientes não podem faltar: Amor,Intuição e Concentração.


Essa cozinha cibernética de hoje, num passe de mágica terá a cara de Cozinhas medievais onde gnomos moram em velhos potes esquecidos. As ervas penduradas exalarão o aroma da Feiticeira e o ato de cozinhar será uma grande bruxaria...
Os mistérios que levam ao conhecimento de nossos Deuses e rituais, a beleza de Hécate a gentileza de Perséfone, podemos encontrar em qualquer Livro De Bruxaria. Mas os pequenos Segredos, os feitiços, o poder mágico de certos ingredientes, esses não estão desponíveis em prateleiras.


De todos os ingredientes, o mais importante é o Amor. Em grandes e generosas porções adicionadas á uma receita com uma pitada de intuição, eis o Grande Segredo!
Consideramos a alquimia do cozinhar uma das experiências mais fortes na velha arte da Bruxaria. Quando se cozinha temos os elementos nas mãos, fazemos o supremo feitiço da transmutação da matéria. Transformamos o trigo em pão, o vinho em vinagre, a rosa em geléia. A cozinha nos traz os mistérios da delicadeza onde voltamos a ser amazonas como Circe,Lilith, e por intermédio dela faremos renascer o Deus Cornífero, e juntos, semearemos os campos.


Alguns utensílios são necessários para a Cozinha Da Bruxa. Panelas de ferro ou cerâmica, colheres de pau, vidros de todos os tamanhos e formas, rolhas, potes, ervas penduradas na parede e a vassoura da bruxa, um incensário, arruda, manjericão e muito alecrim.

Ervas úteis na Cozinha:


Salsa, Basil, Manjericão, Orégano, Cominho,Aipo Em Pó,Hortelã,
Tominho,Mirra,Louro,Segurelha,Manjerona,Sálvia,Verbene,Estragão,
Alfaveca,Cardomomo, Camela, Cravo Alho, Pimentas,Hissopo,
Dill, Artemísia, Coentro,Alecrim,Anis,Erva-Doce,Sementes De Girassol,
Sementes De Papoula Urtiga, Mostarda, Noz-Moscada,Curry,
Pétalas De Rosa Secas, Folhas De Morango,Folhas De Laranjeira, Folhas de Maracujá, Raiz de Ligústica,Raiz De Acelga, Raiz De Alface,Raiz De Ginseng, E Semantes de Coentro.
Acácia- Suas Flores São Usadas No Transe E Também Em Feitiços Amorosos.
Agrimônia- Folhas E Flores São Utilizados Para Desfazer Encantamentos.
Amêndoa- Usada Como Perfume. Suas Folhas São Usadas Nos Transes.
Angélica- Como Licor É Poderoso Filtro Contra Espíritos E Negatividade
Anis- Filtro Contra Espíritos Negativos.
Arnica- Poderoso Energizante.
Artemísia- Usada Como Talismã.
Assafétida- Usada Para Proteção.
Beladona- Alucinógeno.
Briônia- Usada Em Poções Amorosas.
Canela- Erva De Efeito Tranquilizante.Protege A Casa e é muito eficaz para atrair Dinheiro.Café- Combate A Negatividade E Acalma Adolecentes.sta Pensamentos Negativos.
Camomila- Usada Como Tranquilizante.
Cânfora- Bálsamo.
Chicória- Fortificante Das Amizades E Traz Dinheiro.
Canela- Estimulante Sexual.
Cravo- Tem Opoder De Conservar Amores.
Dente-De-Leão- Usado Como Sachê.
Aneto- Usado Pera Proteger A Casa.
Ênula- Campana-Filtro Amoroso.
Erva-Moura- Remédio Para Os Orgãos Sexuais. e Junto com a mirta em incenso é um poderoso Incenso contra miasmas Astrais.
Coroa De Cristo- Usada Para Proteção.
Erva-Doce- Traz Coragem E Vida Longa.
Feijão- Símbolo De Fertilidade E De Proteção contra o mal.
Figueira-Traz Fertilidade E Honras.
Gerânio- Ajuda Na Concretização De Desejos.
Gengibre- Elixir Da Longa Vida
Girassol- Traz Paz E É Muito Eficaz Na Aquisição De Bens.
Íris- Estimula A Clarevidencia.
Jasmim- Chá Afrodisiaco.
Lavavda- Poderoso Filtro Afrodisíaco
Louro- Atrai Bons Fluidos
Lírio- Usada Nos Encantamentos De Reconciliação.
Lima- Usada Para Proteção
Lótus- Propicia Clarividencia.
Macela- Proporcionam Sonhos Tranquilos
Maçã- Usada Em Encantamentos Amorosos
Manjerona- Usada Para Obter Um Sono Tranquilo.
Menta- Refresca O Espírito.
Mirra- Estimulante Sexual.
Mil-Folhas- Contra O Medo.
Murta- Condutor Das Entidades Do Astral.
Morango- Usada Nos Encantamentos Afetivo Sexuais.
Noz-Moscada- Muito Eficaz Para Atrair Dinheiro. Alegra o Ambiente e ajuda em Crises de Depressão.
Oliva- Energizante.
Patcholi- Estimulante Sexual
Rosa- Estimulante Sexual
Tomilho- Para Um Sono Sossegado
Verbena- Para Proteger O Ambiente.
Violeta- Filtro Amoroso.


Fonte: Canto das fadas