segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bruxaria Hereditária



A Bruxaria é envolta em mistérios, mas a maioria desses mistérios são folclores que cada um de nós leva adiante. Os cristãos dizem que aqueles que não são batizados em sua fé são pagãos e uma criança pagã é uma alma perdida. Os desenhos da Disney mostram bruxas que voam em vassouras e cozinham crianças no caldeirão. Curiosamente as bruxas são velhas e com verrugas na ponta do nariz…

Mas a Bruxaria é algo muito simples, é parte integrante de toda mulher e de todo homem que em algum momento quer um cantinho pra si com características peculiares. Você busca por uma posição confortável de um determinado móvel e escolhe um lugar específico porque sabe que irá se sentir bem ali ao ler um livro, revista ou jornal. Eu por exemplo gosto de poder olhar para o quintal quando escrevo e ver os desenhos de nuvens…

Há aqueles que gostam de cozinhar e sabem muito bem como suas cozinhas devem ser: há quem prefira fogão elétrico, a lenha ou a gás. Armários antigos, modernos. Panelas de barro, ferro…


Muitas pessoas gostam de jardim e passam horas inteiras cuidando de flores, árvores e transformam suas casas num pequeno “bosque”. Tudo muito agradável, com um banquinho de madeira onde pode se sentar e ouvir o canto do pássaro.

Existe coisa melhor que sentir a energia da terra, do ar, do fogo e da água num momento que é só seu?

Pois bem, tudo isso que citei aí em cima é parte integrante da Bruxaria. Coisas que aprendemos no decorrer de uma vida e que passamos de geração em geração…

Quem de nós não conhece uma erva capaz de curar uma dor de cabeça, dor de estômago ou que simplesmente seja capaz de adoçar as lembranças?

Quem de nós não conhece um tempero especial para dar mais sabor a carne, aos legumes? A gente sempre tem aquele segredinho que vem de algum lugar que ajuda na hora de preparar os nossos pratos…

E isso sem falar naquelas sensações que despertam com a gente e te diz “hoje não é um bom dia para sair de casa” – “melhor levar o guarda chuva que vai chover”… Tudo isso é sensibilidade, coisa da alma, da pele…

Tudo isso é bruxaria.

Mas você pode pensar, mas as Bruxas amam a Deusa e o Deus e você não ama? Nunca olharam para a Lua admirando sua beleza e se sentiram renovados? Nunca olharam para o sol e sentiram a intensidade desse astro em sua pele?

A Bruxaria não é a mesma que está em livros fantásticos e em filmes exagerados. É tudo muito simples e agradável. É você levantar pela manhã, lavar o rosto e sentir saudades de coisas antigas, vividas ao lado de seus pais, avós… Coisas agradáveis que te ensinaram muito…

Ps. E para aqueles que dizem ateus não têm fé, lembre-se que os ateus acreditam em si mesmo e para isso também é preciso fé.

Blessed be!





Fonte:acasadomago.wordpress.com

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ritual para Aprimorar e Aumentar os Poderes Psíquicos




Realize esse ritual pagão para aprimorar os poderes psíquicos três dias antes da lua cheia e, preferivelmente, quando ela estiver nos signos astrológicos de Câncer, Peixes ou Escorpião.
Comece preparando um chá mágico bem forte de artemísia ou mil-folhas (ervas que estimulam os sentidos psíquicos) e ascenda 13 velas votivas de cor púrpura para ajudar a atrair as influências psíquicas.

Tome o chá e olhe fixamente para um espelho mágico, uma bola de cristal ou uma pirâmide de cristal enquanto entoa três vezes o seguinte encantamento:

“EU TE INVOCO, OH ASARIEL, ARCANJO DE NETUNO E GOVERNANTE DOS PODERES DA CLARIVIDÊNCIA. EU TE PEÇO QUE ABRAS O MEU TERCEIRO OLHO E QUE ME MOSTRES A LUZ OCULTA. PERMITA-ME VER O FUTURO. PERMITA-ME VER O PASSADO. PERMITA-ME PERCEBER OS DIVINOS REINOS DO DESCONHECIDO. PERMITA-ME COMPREENDER A SABEDORIA DO SAGRADO UNIVERSO. ASSIM SEJA.”

Após isso, relaxe, respire lentamente e se concentre para abrir o Terceiro Olho. Não permita que pensamentos negativos contaminem a sua mente.
O terceiro Olho, chakra invisível localizado no centro de sua testa, acima do espaço entre as sobrancelhas, é a ponte de poder mais elevada do corpo humano, da visão sobrenatural e da clarividência.


Fonte:Gato mistico

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

LITHA


Primeiro dia do verão (Solstício do Verão).




Em 2010, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 21/Dez às 14h47min (Horário de Brasília, não considerando o Horário de Verão).

O Solstício do Verão (ou Meio do Verão, Alban Hefin ou Litha), também conhecido como Dia de São João, na Europa, marca do dia mais longo do ano, quando o Sol está no seu zênite. Para os Bruxos e os Pagãos, esse dia sagrado simboliza o poder do sol, que marca um importante ponto decisivo da Grande Roda Solar do Ano, pois, após o Solstício do Verão, os dias se tornam visivelmente mais curtos.

Em certas tradições wiccanas, o Solstício do Verão simboliza o término do reinado do ano crescente do Deus Carvalho, que é, então, substituído pelo seu sucessor, o Deus Azevinho do ano decrescente. (O Deus Azevinho reinará até o Sabbat do Inverno do Natal, o dia mais curto do ano.)

O Solstício do Verão é uma época tradicional, em que os Bruxos colhem as ervas mágicas para encantamentos e poções, pois acredita-se que o poder inato das ervas é mais forte nesse dia. é o momento ideal para as divinações, os rituais de cura e o corte de varinhas divinas e dos bastões. Todas as formas de magia (especialmente as do amor) são também extremamente potentes na véspera do Solstício do Verão, e acredita-se que aquilo que for sonhado nessa noite se tornará verdade para quem sonhar.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, cerveja e hidromel.

Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Cores das velas: azul, verde.
Pedras preciosas sagradas: todas as pedras verdes, especialmente a esmeralda e o jade.
Ervas ritualísticas tradicionais: camomila, cinco-folhas, sabugueiro, funcho, cânhamo, espera, lavanda, feto masculino, artemísia, pinho, rosas, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia e verbena.


MOMENTOS DURANTE O DIA (RITUAL DE LITHA)





Esse Sabbath atua como um portal feérico e portanto, há momentos específicos do dia para ser realizado. Dentro da sombra e a luz existe uma interação que se filtra a todos os aspectos da vida. No filme "Lady Falcão", o mago malvado fazia que, durante o dia, o homem aparecia como ele mesmo, porém a dama aparecia como ave, e somente à noite, a dama era ela mesma e o homem tornava-se lobo. No tempo real, suas imagens humanas jamais se encontravam, exceto naqueles breves momentos em que não havia escuridão nem luz: ao amanhecer e ao entardecer. Esses são, portanto, os momentos mais propícios para ver com mais facilidade os seres feéricos e comunicar-te com eles.

Ainda, se para esse ritual desejas coisas físicas, materiais, deves realizar teu ritual dirigido ao deus Sol, justamente na hora da saída do astro rei, ou ao entardecer, justo quando se põe. Porém, se desejas satisfazer assuntos emocionais ou espirituais, então deves te dirigir a Deusa Lunar. Podes fazê-lo antes que o Sol saia ou depois que se oculte.

TEMPO DE PURIFICAÇÃO

Tradicionalmente esse é o momento de purificação, por isso acendemos fogueiras para saltar sobre elas ou sobre o caldeirão para lograrmos proteção, fertilidade, saúde, etc. Outro costume é queimarmos símbolos com os quais desejamos nos purificar.

Saudemos então ao Deus Luminoso em seu dia de glória e devemos pedir que com seu poder purifique nosso ser e para ainda que nos seja possível compreender que tudo que nasce também deve morrer. E assim como deve morrer, há de renascer.

AUTO-LIMPEZA

É importante a auto-limpeza antes de ser realizado esse ritual. Os procedimentos podem consistir em um banho com sal ou ervas, ungir o corpo com óleos, praticar meditação profunda, etc. Eu prefiro um banho de imersão em ervas de alecrim. Outra técnica muito efetiva é deixar a fumaça de um incenso de sálvia passar por todo o corpo, tentando visualizar sempre as energias negativas se desprendendo e indo embora.

É importante frisar que, a purificação não é para retirar demônios de nosso corpo, mas sim para extrair energias negativas que absorvemos de pessoas ou lugares que mantivemos contato.

LIMPEZA DO ESPAÇO RITUAL

Esse procedimento também é de extrema importância, pois os lugares acumulam bolsas de negatividade e estas energias podem ser muito perturbadoras para o nosso ritual. Inicie a limpeza com uma vassoura física e depois purifique o local com sua vassoura mágica de bruxa. Não há necessidade de sua vassoura mágica tocar o solo, no entanto, deves visualizar as energias negativas ou qualquer outro tipo de desordem sejam varridos e limpos pela vassoura.

Outra forma de limpeza é espalhar tão somente sal ou misturado com tomilho ou sálvia. Também pode ser usado água salgada para lavar o chão. Também podes simplesmente queimar uma erva com qualidades purificadoras como por exemplo: mirra, sálvia, tomilho ou erva doce.

PREPARAÇÃO DO RITUAL

Esse ritual deve ser preferencialmente realizado em um espaço aberto, num grande jardim, num parque, numa fazenda ou num bosque, que tenha água próximo (fonte, lago, rio). Prepare antes coroas de flores para ornamentar a tua cabeça e a de teus acompanhantes e use ramos de artemísia ou flores de girassol para fazer o círculo (sempre em número ímpar).

Prepare uma jarra com água e limão ou hidromel para o ritual. Podes acrescentar rodelas de limão ou folhas de menta ao suco. Faça sempre com antecedência uma lista de todo material que precisará, pois depois de traçado o círculo esse não pode ser quebrado.

Antes do rito, prepare um tipo de saquinho com uma gase (pode somente enrolar) onde colocarás ervas como: lavanda, camomila, erva-de-são-joão ou vebena. Enquanto introduz as ervas, despeje mentalmente todos os seus problemas, dores, angústias e doenças enquanto o constrói. Depois ate-o com uma fita vermelha e deixe-o sobre o altar.

O caldeirão deve estar próximo ao altar, de preferência na posição sul, e em uma localização que nos permita pularmos sobre ele.

Podemos acrescentar um segundo caldeirão que deve conter água até sua metade, já que com a chegada do verão também chegam as chuvas. Mas esse é optativo!

ALTAR

Quando for montar seu altar, ele deve firmar-se geograficamente no centro de quatro direções: norte/sul, leste/oeste. As tradições variam quanto aos elementos ou símbolos que devem ser usados para representá-las. A título de exemplo, o no meu altar instalei a terra ao norte, o fogo ao sul, o ar no leste e água no oeste. Isso, porque, minha casa fica exatamente na posição oeste do rio Guaíba.

O mais importante é que os quatro elementos estejam representados em seu altar. Um modo de representá-los é: com uma pedra para a terra, uma vela para o fogo, incenso para o ar e um cálice de água (elemento água). O pentagrama ou pentáculo deve ser colocado no centro, sempre com a ponta posicionada para cima, apontando o norte. Acima dele coloque o porta incenso. A sua esquerda ponha uma vela preta e à direita, uma vela branca. Essas velas servem para direcionar a energia. Nós Bruxas, acreditamos que a energia entra pela esquerda e sai pela direita. Não se esqueça que a cor preta atrai energias, absorvendo todas as cores da luz. Já a cor branca, reflete todas as cores e funciona como um transmissor, irradiando a energia oriunda do altar.

Uma vela vermelha também deve fazer parte do altar e deve ser colocada à direita (posição do Deus), para representar o Deus solar.

Também é providencial colocarmos itens de proteção em nosso altar, como um coral negro ou sal marinho.

O altar deve ser montado antes de traçarmos o círculo, pois não se pode transpô-lo depois de traçado.

O círculo tradicional usado pelas Bruxas tem o diâmetro de 3 metros. Para traçá-lo necessitamos de uma bússola que nos informe onde fica o norte magnético, pois é a partir desse ponto que iniciamos o seu traçado.

TRAÇANDO O CÍRCULO E DANDO INÍCIO AO RITUAL

Para dar início a um ritual, em primeiro lugar devemos traçar um círculo mágico. Não esqueça, o nosso círculo será traçado utilizando ramos de artemísia ou flores de girassol.

Os círculos são lugares poderosos para realizar trabalho espiritual e curativo. Num círculo encontramos os Deuses e em alguns rituais atraímos para baixo o poder do Deus e da Deusa, e assim nos convertemos neles.

Ao organizar um círculo mágico, purificamos primeiro o espaço que usaremos com os quatro elementos de terra, ar, fogo e água. Caminhamos ao redor da área (sentido horário) que se tornará o círculo mágico levando conosco uma tigela de sal e água (representando a terra e água) e um incensório (representando o fogo e o ar).

Enquanto percorra a trajetória do círculo no sentido horário, dizendo:

"Pela água e pela terra, pelo fogo e pelo ar, pelo espírito, seja esse círculo amarrado e purificado como desejamos. Assim seja!"

Volte ao altar e deposite a tijela de sal e água e o incensário em seus respectivos lugares.

Depois empunhando seu cetro ou o athame, caminhe na direção dos ponteiros do relógio em redor do círculo três vezes, dizendo:

"Faço esse círculo para proteger-nos de todas as forças e energias negativas e positivas que possam surgir para nos causar danos.Encarrego esse círculo de atrair unicamente as mais perfeitas, poderosas, corretas e harmoniosas forças e energias que sejam compatíveis conosco. Faço esse círculo para servir de espaço sagrado entre os mundos, um lugar de perfeito amor e de perfeita confiança. Assim seja!"

Retorne ao centro do altar e diga:

"Esse é um tempo que não é tempo e um lugar que não é um lugar. Estou entre o umbral de dois mundos, ante ao véu dos mistérios. Que os Deuses me protegem e me guiem nessa travessia mágica."

EXORCISMO DA ÁGUA

Colocar o recipiente com água sobre o pentagrama e a ponta do athame na água e diga:

"Em nome da Deusa, eu te exorcizo Água e conjuro para fora de ti toda a impureza, para que seja um elemento de purificação e proteção em meu círculo. Bendita sejas!"

BENÇÃO DO SAL

Colocar o sal sobre o pentagrama e a ponta do athame no sal e dia:

"Em nome da Deusa eu te limpo, para que toda a impureza saia de ti e para que sejas um elemento de purificação e proteção de meu círculo. Bendito sejas!"

BENÇÃO DO FOGO

Colocar a vela vermelha sobre o pentagrama, acendê-la e colocar a ponta do pentagrama nela. Depois fale:

"Em nome do Deus eu te bendigo Fogo para que seja um elemento de purificação e proteção de meu círculo".

BENÇÃO DO AR

Colocar o incensário sobre o pentagrama, acender o incenso e esperar que comece a esfumaçar. Em seguida diga:

"Em nome do Deus eu te bendigo, traga-me teu amor e proteção para este círculo".

CONSAGRANDO O ALTAR

"Este é o momento de iniciar a consagração de meu altar.

porque esta é a hora de magia se manifestar.

Pelos poderes dos quatro elementos,

Com este feitiço os objetos vão se encantar.

Consagro-te pentagrama mágico,

Com o seu símbolo envolvido pela energia da Terra.

Consagro-te incensário mágico,

Com seu incenso consumido pela força do ar.

Consagro-te cálice mágico,

Com seu líquido embebido pela virtude da água,

Consagro-te castiçal mágico,

Com a vela queimada pelo poder do fogo.

Consagro-te caldeirão mágico,

Com seu interior armazenando o vigor do éter.

Consagro-te altar mágico,

Para que emane as energias corretas para o meu caminho.

Que assim seja, que assim se faça!"

Passa-se a fumaça do incenso sobre o altar e depois deve-se borrifar gotas de água salgada por todos os objetos. Bebe-se um pouco do conteúdo do cálice.

CHAMANDO OS GUARDIÕES

Agora é o momento de invocar os guardiães dos portais para que protejam as portas elementais de teu espaço sagrado. Eles vigiam os umbrais de cada uma das Quatro Direções e permanecerão ali até que o libertes. Para invocá-los é necessário se posicionar em frente a cada ponto cardeal. Nesse ritual vamos começar pelo LESTE, pois essa é a posição onde nasce o sol.

"Com o amor perfeito e a confiança perfeita,

Iniciaremos a abertura dos portais dos elementos"

LESTE:

Dirija-se ou olhe para a posição Leste de teu círculo e faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos do Ar. São as sílfides aladas que as vezes estão rodeadas de um radiante esplendor, e os seres feéricos do tempo, como as fadas do vento, que influem nas tormentas e possuem asas que são bem maiores que seus corpos. Enquanto te fundes com esses seres, diga:

Guardiões do Leste, generosas fadas do Ar,silfos e sílfides;

Paralda, rei dos elementais do Ar,

Protegei a a porta da Torre de Observação Leste,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões do AR sejam bem-vindos!

Se desejar pode acender uma vela amarela para representar esse portal e colocá-la no altar na posição leste.

SUL:

Olhe ou vá até a posição Sul de teu círculo, faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos do Fogo. São os espíritos do Fogo e as Salamandras que representam o poder destruidor e criador do fogo. Cada vez que se acende o fogo, está presente um ser feérico do dito elemento. Enquanto te fundes, fale:

Guardiões do Sul,generosos seres feéricos do Fogo, as Salamandras,

Djinn, rei dos Elementais Fogo,

Protegei a porta da Torre de Observação Sul,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior

Guardiões do FOGO, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela vermelha.

OESTE:

Olhe ou vá até a posição Oeste de teu círculo,faça soar por três vezes o sino e funde-te com os seres feéricos da Água. São os seres feéricos da água salgada como os merrows; os trasgos brincalhões e ativos, e as vezes com um aspecto muito similar ao humano, com pés e mãos palmeados. Os seres feéricos da Água, como as ondinas são muito belos e encantadores. Vivem em charcos, rios e lagos. Enquanto te fundes com os seres feéricos da Água, diga:


Guardiões do Oeste, generosos seres feéricos da Água, merrows e ondinas,

Nicksa, rei dos elementais da Água,

Protegei a porta da Torre de Observação Oeste,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões da Água, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela azul.

NORTE:

Olhe ou vá até a posição Norte de teu círculo, faça soar o sino por três vezes e funde-te aos seres feéricos da Terra. São seres da parte subterrânea e da superfície da Terra, como as dríadas, que são altas; os espíritos verdes e marrons das árvores; os seres feéricos dos jardins e dos bosques, que são pequenos, possuem asas e gostam de música e dança; os gnomos que são baixinhos, enrugados e vivem debaixo das rochas; os leprechauns e os brownies. Os seres feéricos da Terra vivem as árvores, na vegetação alta e na base de árvores velhas. Enquanto te fundes com esses seres, fale:

Guardiões do Norte, generosos seres feéricos da Terra, gnomos, duendes e os sidhe,

Ghob, rei dos elementais da Terra,

Protegei e vigiai a porta da Torre de Observação Norte,

e vigiai esse círculo e tudo que há em seu interior.

Guardiões da Terra, sejam bem-vindos!

Pode acender uma vela verde.

INVOCANDO A DEUSA

Rainha e Mãe dos Deuses e dos homens, eu te convoco ao meu círculo para que presencies meu ritual, protejas meu círculo e me preencha com teu amor. Mãe Bendita, Danann, Brigith, Cerridwenn, Aine, Ísis, Astarte, Hécate, Deméter, Perséfone, Innana, Lilith. És a Deusa de múltiplos nomes e és a Guardiã dos mistérios de Eleusis e dos segredos femininos. Compareça eu peço, com seu raio de poder em meu círculo.

Bem-vinda sejas!

INVOCANDO O DEUS

Deus e Pai, eu te convoco ao meu círculo para que presencies meu ritual, protejas meu círculo e me preenchas com teu amor. Lugh, Cernunnos, Dagda, Osíris, Hades, Hórus, Baal, Apolo, Hermes, Anúbis, Dumuzz. Tu és o Guardião do Templo e que cuidas da tradição, que fertiliza a terra e que morre a cada ano na primavera. Compareça eu peço, com todo o seu poder em meu círculo.

Bem-vindo sejas!

O Círculo está selado pelo poder dos Deuses e dos Guardiões. Que eles me guiem e me protejam!

Depois fique em pé em frente ao altar e com o athame erguido para cima diga:

Eu celebro o ápice do verão com ritos místicos.

Ó Grande Deusa e Deus,

Toda a natureza vibra com suas energias

E a Terra é banhada com calor e vida.

Esse é o momento de esquecer problemas passados;

Agora é hora da purificação.

Ó ígneo Sol,

Queime o que é inútil,

O que machuca,

O mal,

Com seu poder onipotente.

Purifique-me!

Continue dizendo:

Que cessem todas as penas!

Que cessem todas as disputas!

Esse dia é para viver!

Dou graças a Deus Mãe e ao Deus Pai,

Pela riqueza e bondade da vida!

Se você está realizando esse ritual em meio a natureza, é muito importante construir uma fogueira (sempre ao sul) para queimar os saquinhos com ervas. Caso isso não seja possível, deves acendê-lo na chama da vela vermelha e depois deixar queimar dentro do caldeirão. Sempre coloco dois caldeirões em meu altar, para ser usado em uma situação como esta.Os saquinhos, para relembrar, simbolizam todos os seus problemas, dores, angústias e doenças.

Quando estiver queimando diga:

Eu os elimino pelos poderes da Deusa e do Deus!

Eu os elimino pelos poderes do Sol, da Lua e das Estrelas!

Eu os elimino pelos poderes da Terra, do Ar, do Fogo e da Água!

Faça uma pausa, observando as dores e os sofrimentos sendo queimados. Diga então:

Ó Generosa Deusa, Ó Generoso Deus,

Nessa noite mágica de Litha,

Peço que tragam para minha vida muita felicidade

E me ajudem a me conectar

com as boas energias

suspensas no ar encantado da noite.

Eu agradeço!

Faça uma parada para refletir. Sinta a energia da Natureza fluir através de você. Visualize a luz dourada divina entrando pelo seu chakra coronário e invadir todo seu corpo. Conecte-se com a Deusa e o Deus. Permaneça refletindo por uns 10 minutos, depois inicie a celebração de seu banquete.

Esse ritual é ideal para prática de qualquer tipo de magia, como as para o amor, proteção e cura. Mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade, convide os participantes para pular a fogueira ou acenda uma vela vermelha dentro do caldeirão e faça todos pularem três vezes sobre ele para renovar as energias.

Depois é hora de iniciar o banquete. Coloque então os suco, o vinho, ou a bebida que irá servir sobre o pentagrama e diga:

"Senhor da Colheita, Senhora da Fertilidade, bendigam esta bebida que lhes apresento em sua honra".

Suspenda com as mãos, um a um os pratos de oferendas com os alimentos, dizendo:

"Senhor da Colheita, Senhora da Fertilidade, bendigam esses alimentos que lhes apresento em sua honra".


DESFAZENDO O CÍRCULO (DESPEDIDA DOS DEUSES )

Grande Deusa lhe rendo graças por ter comparecido ao meu círculo e compartilhado comigo este ritual. Feliz Retorno e Feliz Reencontro! Apague a vela do lado da Deusa (vela preta).

Deus Solar lhe rendo graças por ter comparecido ao meu círculo e compartilhado comigo desse ritual. Feliz Retorno e Feliz Reencontro! Apague a vela do lado do Deus (vela branca ou vermelha).

DESPEDIDA DOS GUARDIÕES

"Com o amor perfeito e a confiança perfeita,

Iniciaremos a nossa despedida dos guardiões"

Começando pelo norte, agora no sentido anti-horário, apague a vela (se acendeu uma para representar esses guardiões), bata o sino uma vez e diga:

NORTE:

Bata o sino uma vez e fale:

Guardiões do Norte, generosos seres feéricos da Terra, gnomos, duendes e os sidhe,

Ghob, rei dos elementais da Terra,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

OESTE:

Bata o sino uma vez e diga:

Guardiões do Oeste, generosos seres feéricos da Água, merrows e ondinas,

Nicksa, rei dos elementais da Água,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

SUL:

Bata o sino uma vez e fale:

Guardiões do Sul,generosos seres feéricos do Fogo, as Salamandras,

Djinn, rei dos Elementais Fogo,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Benditos sejam!

LESTE:

Bata o sino uma vez e diga:

Guardiões do Leste, generosas fadas do Ar,silfos e sílfides;

Paralda, rei dos elementais do Ar,

Agradecemos vossa presença e vossa proteção

e nos despedimos com paz e amor no coração.

Que assim seja! Benditos sejam!

Depois que já tiver te despedido dos guardiões feéricos, chega o momento de levantar o Círculo. Faça-o suspendendo teu athame ou tua varinha em tua mão de poder, iniciando pelo ponto norte e caminhando lentamente anti-horário, dizendo:

"O Círculo está desfeito, mas não quebrado.

Que a paz e o amor encham nossos corações

Alegres nos encontramos, alegres nos despedimos

e alegres voltaremos a nos encontrar!

Que assim seja!"

Agora bata palma três vezes com as mãos.

O ritual está encerrado.


Fonte:sarahcrowmlycan.blogspot.com

Rituais Simples para o Dia-a-Dia



Ser bruxa(o) é um modo de vida. Não é simplesmente realizarmos rituais no dia dos sabbats e na Lua Cheia, somente. Para ser um(a) bruxo(a), você deve viver como uma, então a conexão com as divindades é permanente e ocorre todo o tempo.

Aqui, apresentamos um pequeno compêndio de atividades que podem ser realizadas no seu cotidiano, facilitando a sua conexão com os Deuses. É claro que são apenas sugestões e as formas de se fazer isso são infinitas, postareis mais coisas sobre o assunto em breve.

- Uma boa maneira de limpar o seu altar é lavando seus cristais, deixando-os submersos em água de chuva, fonte ou mesmo água comum com algumas gotas de limão e sete gotas de essência de eucalipto ou pinheiro. Depois exponha-os à luz do sol ou da lua, defume-os com incenso de sálvia ou mirra. Medite a respeito da arrumação de seu altar e troque ou acrescente tudo o que for necessário.

- Você pode organizar um altar para se conectar ao deus Pan, reverenciando-o em si (se você for homem) ou em seu parceiro (se você for mulher). Prepare um altar com pinhas, chifres ou cascos de animais, galhos de pinheiros e cachos de uvas. Queime incenso de almíscar, acenda uma vela verde, brinde com vinho e dance ao som de flautas.

- Quando for limpar a casa, faça como nossos ancestrais, arejando roupas e calçados, espanando as teias da estagnação e a poeira do passado. Arrume seus armários, desfazendo-se do que não usa mais. Abençoe seus utensílios de limpeza (vassouras, espanadores, aspirador, baldes) para que possam limpar não só a sujeira física, como também a astral. Finalize com uma oração para sua própria limpeza psíquica e energética.

- A runa Ingwaz é o facho de luz que ilumina e abre um novo caminho. Mentalize-a, ao nascer do sol. Veja-a como um portal de entrada para a luz, abrindo uma nova fase em seu desenvolvimento pessoal e crescimento espiritual. Projete nesse portal o seu projeto ou objetivo, iluminado e renovado pela luz solar. Assuma um novo compromisso para consigo mesma e peça ajuda à luz maior para cumprir com sua responsabilidade.

- Quando tiver que enfrentar algum desafio em algum dia, medite e procure visualizar a deusa celta Maeve, com seu cabelo ruivo e uma tiara e segurando nas mãos uma espada e um escudo. Pergunte aos seus pássaros mensageiros o que precisa combater em sua vida e como fazer isso.

- Dedique-se a si mesma em um dia de primavera. Enfeite a sua casa com flores, acenda velas vermelhas e incenso de rosas no seu quarto ou banheiro. Tome um banho revigorante com essência de rosas ou jasmim e vista uma roupa rosa ou vermelha. Realce sua beleza da forma que está acostumada e medite um pouco, invocando a energia do amor para a sua vida. Depois saia para se divertir, sozinha ou acompanhada.

- Antigamente, as mulheres limpavam e enfeitavam as fontes com guirlandas de flores e fitas, em Roma. reverencie vôcê também os espíritos e as deusas das águas. Procure um local onde haja uma fonte, rio, lago, mar ou cachoeira. Sente-se confortavelmente e contemple a superfície da água até atingir um estado profundo de relaxamento. Conecte-se aos espíritos e às deusas da água, dizendo-lhes quais são seus problemas ou suas dúvidas. Aguarde até perceber alguma imagem ou mensagem refletida na água. Agradeça oferecendo-lhes flores, perfume ou moedas. Leve um pouco dessa água para purificar seus cristais e outros objetos de seu altar.

- Conecte-se á força das árvores abraçando uma, fundindo-se com seus galhos e raízes, recebendo seu vigor. Deixe uma oferenda como uma moeda, fitas coloridas em laço, frutas ou um pouco de cereal. Neste dia, plante uma árvore ou uma planta e responsabilize-se por cuidar dela. Procure sensibilizar outras pessoas para proteger e evitar a destruição das florestas e matas.

- Escolha um símbolo pessoal (mandalas, ferradura, alho, figas, runas) e coloque-os nas portas e janelas como proteção, invocando seus guardiães espirituais.

- Inicie um calendário menstrual, observando a relação do seu período mensal com a fase da Lua. Quanto mais você se afinar com as energias lunares, mais seu ciclo menstrual se tornará regular e harmônico.

- Prepare uma bebida para atrair abundância e boa sorte para a sua vida. Bata no liquidificador leite com estes setes ingredientes: nozes, damascos, côco ralado, maçãs, amêndoas, aveia e mel. Reúna um grupo de amigas e façam um pequeno ritual, queimando incenso de lírio e acendendo sete velas brancas, pedindo a ajuda da deusa Anna Perenna em suas vidas. Compartilhem da bebida e ofereçam um pouco para a Deusa, junto com um pedaço de pão fresco e alguns lírios brancos, perto de um canteiro com flores brancas.

- Crie um ambiente favorável com música, velas e incensos e medite, abrindo o seu coração e pedindo à Deusa alguma imagem ou mensagem para a sua fase atual, orando para o seu fortalecimendo interior e crescimento espiritual. Termine agradecendo pela luz e o amor de sua presença.

- Para homenagear a deusa Cerridwen, queime verbena em seu caldeirão, acenda uma vela verde e amarre uma fita verde em uma árvore frutífera. Faça uma pequena visualização, transportando-se, mentalmente, para a sua morada. Peça-lhe um gole de seu caldeirão mágico e a bênçãos para suas atividades ou projetos criativos.

- Faça um pequeno ritual para homenagear as fadas. Vista-se de verde, acenda uma vela verde e um incenso de flores, enfeite seu altar com flores silvestres e folhas verdes e coloque uma música com flautas. Ofereça-lhes um cálice com vinho, brindando antes para a deusa Aine. Agradeça as energias benéficas das fadas na manutenção da vegetação e peça-lhes que protejam sua propriedade, suas plantas e seus animais. Comunique-se mentalmente com elas, procurando perceber sua manifestação. depois leve uma oferenda de flores e vinho para algum bosque, amarrando uma fita verde em alguma árvore.

- Acorde cedo e faça uma prática de revitalização e harmonização. Saúde o sol direcionando seus primeiros raios para os seus centos de poder no corpo. Ore por sua saúde e vigor físicos. Visualize algum novo projeto ou desejo sendo iluminado e favorecido pelas energias cósmicas do céu e do sol, materializando-se na Terra. Desperte o fogo que existe em você e enfrente de maneira corajosa as nuvens escuras e os inimigos.

- Conecte-se ao seu guardião, reverenciando-o de acordo com sua fé e conhecimentos. Peça-lhe proteção, abertura de caminhos e força para vender os obstáculos de sua vida. Consulte algum oráculo para uma orientação específica ou prepare alguma defesa para si como um talismã, patuá, amuleto ou runa de proteção.

- Honre as deusas dos grãos fazendo um bolo ou pão. Coloque enfeites de espiga de milho e trigo e faça uma oração de agradecimento pelo seu sustento. Agradeça à Mãe Terra e a todos os seres elementais. Peça para que jamais lhe falte sustento e lembre-se de todas as pessoas que passam fome no mundo, mentalizando soluções para o sofrimento. Leve um pedaço do bolo ou pão e deixe como oferenda em uma árvore, junto com uma espiga de milho e uma fruta. Ofereça-os como gratidão às deusas dos grãos e assuma o compromisso de ajudar as crianças carentes ou abandonadas.

- Acenda uma vela azul e um incenso de jasmim, coloque uma música suave e mentalize uma nuvem azul envolvendo todo o planeta. Concentre-se naquelas áreas que estão em conflito. Peça pela paz no mundo. Emita vibrações de cooperação e compreensão, sem procurar soluções específicas, apenas afirmando a intenção de paz.

- Ofereça à deusa Juno uma vela rosa ou vermelha e um figo coberto com mel, toda vez que precisar conversar com o seu parceiro ou precisar de ajuda no relacionamento. Peça-lhe ajuda para encontrar compreensão para ambos.

- Renove suas energias preparando um banho com essência de pinheiro. Faça uma massagem com óleo de bétula e medite sobre a maneira pela qual você nutre o seu corpo, mente e espírito. Invoque a Grande Mãe e ofereça-lhe flores brancas, leite e mel, pedindo harmonia, saúde e proteção.

Fonte:Bruxaria.net

As Bruxas de Salem



Na minha cidade ninguém foi queimado em fogueira. As bruxas eram enforcadas ou esmagadas sob pesadas pedras. As vinte pessoas executadas em Salem sempre pareceram um pequeno número quando comparado aos milhões que sofreram na Europa mas, proporcionalmente, os mortos, os que ainda estavam presos e os acusados mas ainda não detidos formavam uma considerável percentagem da população numa área escassamente povoada.
Foi uma verdadeira histeria. Gente de todos os setores da vida tinha sido acusada: um pastor graduado por Harvard e dono de uma grande propriedade rural na Inglaterra; o mais rico armador e proprietário de navios mercantes em Salem; o capitão John Alden, filho de John e Priscilla, os lendários amantes da colônia de Plymouth; até a esposa do governador da colônia de Bay. Ninguém estava seguro.


Tudo começou na cozinha do Reverendo Paris, onde Tituba, uma escrava de Barbados, entretinha a filha do Reverendo e suas amiguinhas durante os frios meses do inverno de 1691.
As meninas perguntaram a Tituba, que conhecia métodos de adivinhação, como seriam seus futuros maridos, uma preocupação normal da maioria das meninas que rondavam a puberdade.
Com o passar do tempo, as meninas começaram a ter desmaios, acessos de melancolia, adotavam posturas e gestos insólitos, e tinham visões. (Uma geração depois, em Northampton, Massachusetts, o mesmo tipo de comportamento entre jovens levaria o Reverendo Jonathan Edwards a declarar que estava ocorrendo uma' 'aceleração' , espiritual, e assim começaria o primeiro' 'Grande Despertar" na história do revivescimento religioso americano.) Na aldeia de Salem, esse mesmo comportamento foi interpretado por líderes eclesiásticos como obra do diabo.
Foram tomados depoimentos em audiências públicas durante os meses seguintes, nas quais as meninas e outras que tinham começado a ser também afligidas pelo mesmo comportamento (que se convertera numa" coqueluche" entre as adolescentes) acusaram membros adultos na comunidade de as perseguirem e atormentarem. Elas tinham fantasias bizarras de pessoas em tudo o mais respeitáveis que estariam envolvidas em atividades sinistras com o diabo.
Quando o inverno cedeu o lugar à primavera, infortúnios naturais foram associcados ao diabo através de certos habitantes da aldeia. De acordo com as teorias da época, o diabo só podia operar através de alguém com a cooperação dessa pessoa. Alguém que tivesse feito um pacto com o diabo. Alguém que fosse uma "Bruxa".
Foram feitas acusações, pessoas detidas, inquéritos abertos, e no começo da primavera as prisões estavam superlotadas. Depois a coisa propagou-se. Foram descobertas' 'bruxas" em Beverly, Topsfield, Andover, Ipswich, Lynn e virtualmente em todas as cidades e aldeias do Condado de Essex.
Na realidade, houve em Andover mais prisões do que em Salem. As autoridades de Boston enviaram representantes para conduzir os julgamentos.
Os primeiros julgamentos começaram em junho, e Bridget Bishop foi enforcada depois de ter ficado encarcerada desde abril. Os acontecimentos sucederam-se com rapidez. Em julho, Rebecca Nurse, Sarah Good, Elizabeth How, Sarah Wild e Susanna Martin foram enforcadas.
Os julgamentos de agosto consideraram culpados John Willard, John e Elizabeth Proctor, George Jacobs, Martha Carrier e o Reve- rendo Géorge Burroughs. Todos foram executados, exceto Elizabeth Proctor, que estava grávida e teve sua execução suspensa até nascer o bebê.

Os julgamentos de setembro mandaram para a forca Martha Cory, Alice Parker, Ann Pudeator, Mary Esty, Margaret Scott, Mary Parker, Wil- mot Reed e Samuel Wardwell. O marido de Martha Cory, Giles, teve morte por esmagamento sob o peso de pedras.
E quando esse hediondo verão terminou, mais de uma centena de pessoas estavam ainda aguardando julgamento, e várias centenas mais tinham sido acusadas.
Finalmente, cabeças mais frias começaram a predominar. Increase Mather pregou em Cambridge que a questão de provas aceitáveis como evidência de "Feitiçaria" assentava-se em bases muito duvidosas e precárias, sobretudo a noção de evidência espectral, ou a habilidade do diabo para assumir a forma de alguém na comunidade.
Embora não negando que o diabo podia assumir a forma de um homem ou de uma mulher, era bastante difícil' 'provar" que ele ou ela tinha efetuado o pacto inicial com o diabo. Não podia o diabo assumir igualmente a forma de uma pessoa inocente? Algumas pessoas estavam começando a pensar que sim.
Finalmente, Increase Mather argumentou ser preferível deixaruma "Bruxa" escapar à execução do que dar a morte a dez pessoas 'inocentes'. Seus argumentos levaram a melhor e a caça às Bruxas cessou pouco depois.
Uma questão que freqüentemente vem à tona acerca das 20 pessoas executadas e as centenas acusadas é a seguinte: Eram elas realmente Bruxas?
Os dados históricos são escassos. Estou certa de que algumas ou muitas delas, como suas congêneres na Europa, ainda retinham muitas das práticas da Velha Religião: ervas, poções especiais, adivinhação, técnicas de cura natural. Algumas podem ter até celebradoas antigas datas festivas naturais.


Sabemos que colonos do Massachusetts em Marymount erigiram um Maypole (o mastro enfeitado da festa da primavera) no começo do século. Mas a questão sobre se eram devotos da Deusa ou não nunca foi apurada. Havia certamente Bruxas entre seus ancestrais, mas elas próprias podem não ter sido Bruxas na acepção de serem nossas correligionárias. A maioria dessas pessoas era, provavelmente, de cristãos devotos.
Não obstante, penso que devemos reivindicá-ias como Bruxas. Certamente morreram pela nossa liberdade. Recusaram-se a admitir que tivessem cometido qualquer crime. (É interessante assinalar que nenhuma das que confessaram praticar a Feitiçaria foi enforcada. Declararam-se arrependidas e foram readmitidas na comunidade. Também poderíamos indagar se aquelas que confessaram eram realmente Bruxas ou o fizeram para salvar a própria vida. Muita coisa se perde nas páginas da história.)
Se as vítimas da caça às Bruxas em Salem e cidades vizinhas não eram bruxas, então o Museu da Bruxa, situado a algumas quadras de minha casa, não é realmente sobre Feitiçaria, e os visitantes que o percorrem aos milhares todos os anos não estão realmente aprendendo a verdade sobre quem somos ou o que praticamos.
Durante anos, as Bruxas de Salem protestaram a esse respeito junto à Administração do Museu e conseguimos finalmente que os turistas fossem alertados para isso. O que os visitantes aprendem em seus giros pelo museu não é a religião da Deusa, mas o que podeacontecer a uma comunidade cristã que sucumbe a um medo irracional do diabo e projeta essa imagem maléfica em membros da própria comunidade.
À medida que o século XVIII avançava, as pessoas foram ficando mais céticas a respeito de Feitiçaria. O espírito da época - a racionalidade do Iluminismo - convenceu as pessoas de que essa magia era embromação e de que quem a praticava estava cedendo à auto-sugestão.
A nova era, também era mais cética sobre a religião em geral e menos zelosa em perseguir os não-crentes. A ira que tinha alimentado as caças às Bruxas aquietou-se. Em 1712, a última pessoa condenada por Feitiçaria era executada na Inglaterra, embora as leis antibruxaria permanecessem teoricamente em vigor até o século XX.
Na Escócia, a última execução teve lugar em 1727 e as leis foram revogadas em 1736. E claro, por toda a Europa e na América houve julgamentos e execuções esporádicas. Na Hungria, em 1928, por exemplo, os tribunais absolveram uma família que tinha espancado uma anciã até a morte por suspeita de bruxaria.


Com ou sem as leis e as autoridades civis ou eclesiásticas para apoiá-Ias, as pessoas continuaram molestando Bruxas e, com freqüência, causando-lhes sérios danos físicos.
Certa vez, um fotógrafo perguntou-me se eu estaria disposta a posar para uma foto ao lado do túmulo do Juiz Hathorne, um dos magistrados que perseguiu Bruxas em Salem nas cidades vizinhas no século XVII. Eu concordei e agora, sempre que olho para a foto, digo ao Juiz Hathorne e seu bando: "Nós sobrevivemos. Ainda estamos aqui."

Autora: Laurie Cabot (uma bruxa de Salem)Trecho retirado do livro 'O Poder da Bruxa'

A Lenda do Nome Mágico


Contam os mitos egípcios que há muito tempo atrás, quando os Deuses e os homens já existiam, governou no mundo um poderoso Deus. Ninguém conseguiu descobrir o seu verdadeiro nome, pois ele transformava-se continuamente para não ser reconhecido. Ele era possuidor de muitas formas, nomes e aparências, e por isso era conhecido pelo nome de Deus Oculto.
Um dia a Deusa Isis decidiu desvendar esse segredo e utilizou a sua sabedoria e Magia para realizar o tal feito. Isis sabia que o Deus Oculto era o condutor da barca do Sol. E assim, numa iluminada manhã, Ela seguiu o barqueiro e descobriu que ele caminhava pelos céus ate desaparecer nos confins do mundo, a Oeste.
No dia seguinte, Isis esperou onde o Sol se punha, e quando o Deus oculto parou para descansar, a Deusa esperou que o seu suor pingasse de sua face e o misturou ao barro, formando uma massa com a qual modelou uma serpente venenosa...
No dia seguinte, quando o Deus novamente saiu para percorrer o firmamento com a sua barca, Isis soltou a serpente mágica, e quando o Deus Oculto parou para descansar ao meio-dia, foi picado por ela.
O Deus começou a gritar clamando por todos os Deuses, chamando-os para que viessem cura-lo. Uma delas foi Isis, a Senhora da Magia e conhecedora de todos os venenos das serpentes.
Ao chegar na presença do Deus Oculto, Isis perguntou o que tinha acontecido e ele respondeu:
- Eu fiz tudo o que existe, de mim, dependem o dia e a noite. Eu criei os homens e os animais, mas jamais tinha visto uma serpente igual como essa.
Isis então olhou profundamente nos olhos do Deus e disse: - Diz-me, Deus soberano, qual é o teu verdadeiro nome?
O Deus Oculto gritava com tanta dor e exclamou:
- Muitos são os meus nomes. Eu sou o Deus do céu, Atum, o Deus do não ser. Somente o meu pai me chama pelo meu verdadeiro nome. Ele deu-me esse nome para que ninguém pudesse me enfeitiçar com Magias e assim se apoderasse da minha eterna sabedoria.
Isis não se dava por vencida e insistia:
- Qual é esse verdadeiro nome, então, aquele que teu pai te deu?
O Deus Oculto não dizia o seu nome verdadeiro de maneira nenhuma. E cada vez mais os seus gritos ecoavam entre os mundos. No entanto, nenhum Deus intervinha. Isis insistiu mais uma vez:
- Diz-me, Deus Oculto, qual o teu verdadeiro nome, e eu ajudar-te-ei com as minhas palavras mágicas. Meu encantamento só será eficaz se me revelares o teu nome secreto. Com um feitiço lançado com o teu nome secreto, poderei para sempre retirar o veneno do teu corpo.

O Deus não aguentava mais de tanta dor e sussurrou no ouvido da Deusa:
- Meu nome secreto é Rá. Este é o nome que meu pai me deu.
Na mesma hora, um poderoso encantamento saiu dos lábios de Isis e o corpo de Rá ficou livre do veneno.
A Deusa curou-o, mas Rá pagou o preço. Isis passou a exercer poder eterno sobre Ele. E, assim, Isis tornou-se superiora a todos os outros Deuses.

Fonte:Gato Mistico

Vida Pagã



Como Aterrar sua Energia


Aterrar a energia é uma das técnicas básicas da bruxaria. Toda vez que despertarmos o poder, seja através de rituais ou de dança, ele deve ser aterrado, para que não fiquemos “elétricos” com a energia gerada.

Deite-se no chão e relaxe. Coloque as palmas das mãos no chão e sinta todo o seu corpo relaxado. Sinta o poder da Terra nutrindo você. A Terra está puxando sua energia sobressalente, para que você volte à neutralidade e à tranquilidade.

Simplesmente relaxe e deixe que a energia flua através de você. Sinta a sua energia se espalhando pela Terra, onde ela será purificada e renovada. Relaxe mesmo, deixe a sua mente divagar por aí. Quando se sentir absolutamente tranquilo, pode se levantar lentamente.

Fonte: Bruxaria.net

terça-feira, 9 de novembro de 2010

2º CONGRESSO DE WICCA & PAGANISMO


A MAIOR FEIRA PAGÃ DA AMÉRICA LATINA NO RJ

Visite a maior Feira Pagã da América Latina que acontecerá durante os dias de realização do 2º Congresso de Wicca & Paganismo no RJ.

Livros, Cds para rituais, objetos ritualísticos, Instrumentos Mágicos, estátuas para altar, oráculos e muito mais...

A ENTRADA DA FEIRA É GRATUITA

Espalhe a notícia para os seus amigos e familiares, pois todos podem visitá-la!!!

Local:
2º CONGRESSO DE WICCA & PAGANISMO NO RJ

Endereço: Hotel Golden Park Rio - Rua do Russel, 374 - 6º andar Glória Tel.: 21-2555-2700

Dias e horário de visitação:Sexta, Sábado e domingo, dias 12, 13 e 14 de Novembro 2010, das 10h às 18h

Mais Informações:

http://www.congressodewicca.com.br/

sábado, 6 de novembro de 2010

Witch Clubhouse - 11 Anos



Feliz Aniversário!!!

Um Compromisso Pagão


Eu sou um pagão e me dedico a canalizar a energia espiritual do meu eu interior para ajudar e curar-me e aos outros.
Eu sei que eu sou parte do todo da natureza.
Posso crescer na compreensão da unidade de toda a Natureza.
Que eu sempre ande em equilíbrio.
Que eu possa sempre estar atento à diversidade da natureza, bem como a sua unidade e possa sempre ser tolerante
com aqueles cuja raça, aparência, sexo, orientação sexual, cultura e outras formas são diferentes das minhas.
Que eu possa usar a Força com sabedoria e nunca usá-la para a agressão nem para fins malévolos.
Que eu nunca á use para restringir o livre-arbítrio do outro.
Que eu possa estar sempre conscientes de que eu crio minha própria realidade e que eu tenho o poder dentro de mim para criar positivamente na minha vida.
Que eu sempre possa agir de maneira honrosa:
Ser honesto comigo mesmo e com os outros, mantendo a minha palavra, sempre que tenho dado, cumprindo todas as responsabilidades
e os compromissos que assumi com o melhor da minha capacidade.
Permitam-me sempre lembrar que tudo o que é enviado sempre retorna ampliada para o remetente.
Que eu possa ser sempre forte e comprometido com meus ideais espirituais em face da adversidade e negatividade.
Que a Força da Terra retire toda maldade em meu caminho e transforme-a positivamente.
Que a minha Luz Interior brilhe tão fortemente que forças malignas não poderão sequer abordar minha esfera de existência.
Que eu sempre cresça no interior da Sabedoria e Entendimento.
Que eu possa ver cada problema e encará-lo como uma oportunidade de desenvolver-me espiritualmente em resolvê-lo.
Que eu possa agir sempre por amor a todos os outros seres neste planeta - a outros seres humanos, às plantas, aos animais, aos minerais,
aos elementais, aos espíritos, e para outras entidades.
Que eu possa estar sempre consciente de que a Deusa e o Deus estão em todas as suas formas habitando em mim e que esta divindade é
refletida através do meu próprio interior, meu espírito pagão.
Que eu sempre canalize o Amor e a Luz no meu ser.
Assim seja!

Fonte:Gato mistico

A Bruxaria Hoje



As Bruxas e a Wicca Hoje

Quando falamos em bruxas, a primeira imagem que a pessoa associa é aquela mulher velha, feia, nariguda, que tem um gato preto como única companhia e faz todo tipo de feitiço capaz de prejudicar quem quer que seja. Essa é a bruxa que a Igreja Católica nos impôs na Idade Média. Qualquer mulher que vivesse sozinha, fosse solteira, ou ainda, que tentasse aprender a ler e a escrever era considerada bruxa. Vejam que absurdo!

E naquela época, as mulheres tinham que saber um pouco sobre a cura, sobre ervas, elas é que faziam os partos, pois os homens eram proibidos de tocar no corpo das mulheres. E como não podiam se instruir, muitos bebês morriam, sendo a parteira, muitas vezes acusada de ter matado a criança devido a um pacto com o demônio... Qualquer coisa fora do que era considerado normal já fazia com que suspeitassem de alguém. E o final de milhares de mulheres foi a morte na fogueira. A maioria, inocentes, eram mulheres comuns: parteiras, curandeiras, solitárias.... Foi uma face muito triste da Idade Média.

Entretanto, mesmo com a perseguição implacável da Igreja e da Inquisição, as antigas tradições e costumes continuaram a ser transmitidos oralmente, de geração a geração. Por causa disso, muita coisa se perdeu, e não podemos dizer que a Wicca que temos hoje é a mesma de séculos atrás. Aliás, Wicca é um termo moderno para designar a Arte, a Bruxaria de hoje, porém sua essência é a mesma da antiga religião. A história da bruxaria vai muito mais além, chega até o início dos tempos (leia mais em "Paganismo" e "Wicca"), quando os homens viviam em completa harmonia com os ciclos da natureza.

E, hoje, vendo a situação em que se encontram as pessoas, muitos de nós começamos a perceber que há algo de errado; buscamos um sentido para nossas vidas, e então nos deparamos com algo que estava meio esquecido e apagado com o tempo, mas que agora começa a ressurgir: a Wicca.

Hoje já existem muitos livros e sites na internet que falam sobre o assunto, porém não se pode acreditar e seguir à risca tudo o que eles dizem. Muitas pessoas querem se tornar bruxas de um dia para o outro, simplesmente porque acham "legal", ou porque a Wicca é algo que está "virando moda". Ser bruxa não é apenas ter um altar em casa, usar um pentagrama pendurado no pescoço, e ter todos os instrumentos que são usados como símbolos. Ser bruxa é um estado de espírito, é algo muito mais profundo e antigo. É preciso sentir com o coração, amar a natureza, tentar se sintonizar com ela e viver em harmonia com o mundo, com as pessoas. É querer fazer sempre o bem, não importando a quem.

Muitas pessoas acham que na Wicca, as bruxas fazem rituais de magia negra. Isso é uma idéia errada, pois a Wicca trabalha apenas com a magia branca, jamais fazendo algo que vá prejudicar alguém. Inclusive, a principal lei da Wicca é a seguinte: "Faça o que quiseres, desde que não prejudiques o outro". Porém, se há pessoas mal-intencionadas que usam o poder para prejudicar alguém, há uma outra lei da Wicca, a Lei Tríplice, que diz: "Tudo o que fizeres voltará a ti multiplicado por três". Ou seja, se a pessoa fizer algo de ruim, ela receberá em dose tripla o que fez. Se ela fizer coisas boas, somente coisas boas voltarão para elas e ainda multiplicadas por três! Essas são as leis da Wicca, que devem ser seguidas por quem deseja viver em paz consigo mesmo e com os outros.

Os bruxos de hoje reúnem-se em grupos chamados coven, onde realizam os rituais de adoração à Deusa, e também os rituais que marcam as passagens das estações, tentando seguir um calendário que esteja de acordo com os ciclos da natureza. Entretanto, não é obrigatório fazer parte de um coven, há muitos bruxos que preferem trabalhar sozinhos, cada um escolhe o que achar melhor para si. Muitos bruxos também estão diretamente ligados a movimentos de proteção ao meio ambiente e aos animais, pois tudo o que faz parte do mundo e da natureza é considerado sagrado e deve ser preservado.

Enfim, como pode se ver, bruxos ou bruxas são pessoas normais, como qualquer um. Não há nada que os diferenciem dos outros, a não ser a consciência da vida em harmonia com a natureza, que muitas pessoas hoje não possuem. Qualquer um pode se tornar bruxa, basta sentir-se como tal. Não é necessário ter um altar em casa, ou todos os instrumentos, como dizem os "manuais", o importante é sentir. Faça da natureza seu mais belo altar. Ame a natureza, sintonize-se com ela. A verdadeira bruxa não precisa dizer quem é, nem carregar símbolos para se diferenciar; a verdadeira bruxa descobre-se através de seus mais puros e sinceros sentimentos que afloram de dentro de seu coração.

Valores Matrifocais

As grandes religiões atuais são baseadas em figuras e princípios masculinos. Deus, sacerdotes, teólogos e a maioria dos santos, profetas e iluminados são homens ou são figurados como homens. Grandes religiões como a Cristã, Islâmica e Judaica confrontam-nos com uma longa sucessão de figuras paternas e de valores patriarcais. Esta ênfase do masculino estende-se a todos os domínios da sociedade ocidental: a inteligência analítica, o raciocínio linear, a frieza e o controle de sentimentos, a força física, a capacidade de domínio são valores mais considerados do que a intuição, a beleza, a compreensão e a capacidade de exprimir e partilhar sentimentos. Durante séculos ou mesmo milênios, sobretudo na civilização judaico-cristã, os valores femininos foram relegados para um segundo plano, chegando mesmo a serem identificados com o mal, com o demônio. Esta situação deixou as pessoas, principalmente nos países protestantes, cujas Igrejas não incluem o culto de Maria ou dos santos, sem uma referência feminina, sem algo que defendesse, apoiasse e permitisse a expressão dum conjunto de sentimentos que dificilmente se encaixa numa religião patriarcal.

O Paganismo propõe-se recuperar a complementaridade entre homem e mulher, entre macho e fêmea, simbolizados na dupla Deus e Deusa, que não são superiores um ao outro, mas que se complementam. Dentro do Paganismo a Wicca dá à Deusa um papel preponderante, quer nas suas práticas quer nos seus mitos, criando assim o seu principal símbolo e mostrando a sua importância fundamental quer para as mulheres quer para os homens:

"A importância do símbolo da Deusa para as mulheres não pode ser subestimada. A imagem da Deusa inspira-nos, mulheres, para que nos olhemos como divinas /.../Através da Deusa, /.../podemos passar para além das vidas estreitas e constrangidas e tornar-nos completas. A Deusa também é importante para os homens. A opressão dos homens no patriarcado governado por Deus - Pai é talvez menos óbvia mas não menos trágica que a das mulheres. Os homens são encorajados a identificarem-se com um modelo que nenhum ser humano pode emular com sucesso: a serem mini-governantes de estreitos universos."Nos países protestantes onde dificilmente há lugar para a expressão dos valores femininos e onde não existe qualquer figura feminina com caráter sagrado, esta perspectiva matrifocal da Wicca, contribui para a sua divulgação tanto junto dos homens como das mulheres. Segundo a "Wiccan Rede" holandesa "Muita gente é atraída pelo papel da mulher na Arte. Claro que as mulheres saúdam a oportunidade de se envolverem ativamente num movimento espiritual - e os homens vêem a Arte como uma oportunidade excelente para exprimirem a sua feminilidade" (Starhawk, "The Spiral Dance", cap.1 ).

Este envolvimento tem aspectos curiosos, pelo menos nos EUA, onde foi dado um grande impulso ao Paganismo quando, nos anos 70, grupos de feministas radicais começaram a participar ativamente no movimento. As feministas, cuja atividade era essencialmente política e que até aí mantinham uma atitude de desconfiança em relação aos valores religiosos, começaram a aliar as ações com objetivos de transformação político-social com vista a uma maior igualdade entre os sexos a aspectos mítico -simbólicos. Para isso, nada melhor que uma religião centrada numa Deusa e em que os valores e símbolos femininos são os mais importantes. Esta junção entre política, feminismo e Paganismo é exposta em "Dreaming the Dark", de Starhawk.

Existem igualmente diversos grupos e tradições de homossexuais, quer masculinos quer femininos, que encontraram na Wicca um lugar onde podem exprimir livremente as suas sensibilidades, com total aceitação pelos membros da restante comunidade. Esta participação é considerada importante pelo seu grande contributo em termos de uma abertura a novas idéias e a sensibilidades sociais minoritárias. Embora a grande maioria dos Wiccans seja heterossexuais que exprimem o ênfase especial dado à polaridade entre a Deusa e o Deus, há entre os membros desta religião uma grande necessidade de encontrar novas respostas e novas perspectivas para o papel dos sexos nas nossas sociedades - relativamente a este último aspecto e num clima de aceitação e respeito pela diferença enquadram-se aqueles que têm uma atitude diferente da que foi estabelecida pela sociedade em geral.

A Consciência Ecológica

Sendo a Wicca uma religião da natureza, não é de espantar o seu interesse pelas questões ambientais. Seja este interesse manifestado duma forma pública, através da colaboração com movimentos ecologistas e da participação em manifestações de defesa das espécies ou do meio ambiente, ou em privado tomando forma ritual ou mágico-simbólica, ele existe sempre como parte imprescindível da religião Pagã. Os Wiccans sabem que "...quanto mais se sintonizarem com o ambiente em que vivem e trabalham (...) mais significativa se tornará a sua religião, mais efetivo será o seu trabalho psíquico, maior a sua contribuição para o bem-estar e saúde de Gaia (*) e mais realizadas e integradas estarão elas como seres humanos" (Farrar, The Witches Way"). Este envolvimento com a natureza ultrapassa muito as formas profanas em que se faz normalmente a abordagem dos problemas ecológicos, transpondo o assunto para um nível em que a preservação da natureza/Gaia não tem apenas um interesse enquanto base material da vida humana, mas adquire uma dimensão sagrada, uma importância de per si que pode justificar mesmo o sacrifício de alguns interesses e benefícios humanos. No inquérito realizado em 1985 nos EUA por Margot Adler (Drawing Down the Moon", Apendix I) , diversas pessoas referiram que chegaram à Wicca através do seu interesse por questões ecológicas ou através do seu envolvimento com a natureza no seu dia-a-dia. O Paganismo interpreta com maior profundidade estas questões ecológicas, uma vez que considera a natureza e qualquer dos seus elementos tão sagrados como o Deus ou a Deusa. O respeito pela natureza é assim um valor intrínseco e fundamental no Paganismo. Esta visão distancia-se de uma visão bíblica, na qual, ordenando Deus ao Homem que domine toda a terra e todas as criaturas viventes, pode justificar assim indiretamente a depredação que esse mesmo Homem tem feito dos recursos naturais.

Os Pagãos não têm , no entanto, um tipo de visão apaixonada e irreal dos problemas do ambiente. São cidadãos urbanos ou rurais, conscientes dos problemas que assolam o mundo de hoje, que têm pela vida e pela humanidade um apreço tão grande como pela restante natureza. Os indivíduos que vão parar à Wicca, através ou não do seu desejo de intervir na salvaguarda da Terra, são pessoas que considerem o Homem e todas as outras criaturas viventes bem como os espaços onde habitam como sagrados. O seu esforço é portanto dirigido simultaneamente no sentido da salvaguarda da natureza e no melhoramento da condição humana.

Na bibliografia consultada encontram-se diversas descrições e sugestões de rituais, práticas mágicas e ações ecológicas praticadas individualmente ou em grupo. Em "Dreaming the Dark" é feita uma descrição expressiva de como as diversas abordagens política, religiosa, mágica e pessoal se conjugam numa mesma ação específica, como no caso da contestação à construção duma central nuclear numa zona sísmica da Califórnia: diversos Pagãos protestaram publicamente em manifestações e além disso recorreram a rituais mágico - religiosos, para reforço do protesto.

(*) Gaia é uma divindade que representa a Terra Mãe. É também um nome recentemente utilizado para designar a Terra como organismo vivo total

O Individualismo Religioso

A Wicca é uma religião em que não existem livros sagrados, nem profetas a justificá-los, hierarquia ou dogmas. Não faz apelo a uma fé única e exclusiva, não tem mandamentos e promove acima de tudo o respeito e a diversidade. Não é também um sincretismo religioso porque vários sincretismos são possíveis. É uma escolha pessoal para aqueles que sentem que a sua percepção do sagrado não só não se enquadra nos esquemas tradicionais como é algo demasiado individual para se sujeitar a conjuntos de regras e crenças que outros determinaram. As poucas regras existentes na Wicca têm um caracter essencialmente funcional e são vistas não como mandamentos duma qualquer divindade ou profeta iluminado, mas como simples normas de relacionamento entre pessoas que partilham interesses comuns. São apenas alguns princípios genéricos ligados a valores ecológicos e individuais de largo consenso e à liberdade de expressão da religiosidade como é sentida e recriada por cada um. O seu espírito está bem patente na regra básica "Faz o que quiseres desde que não faças mal", a única que todos os membros da Wicca procuram seguir

Esta diversidade exprime-se nas práticas de diferentes pessoas ou grupos. Encontramos indivíduos que se assumem como monoteístas, politeístas, panteístas, e adeptos de tradições para quem apenas a Deusa é importante, ao lado de outras que dão o maior ênfase à polaridade, aos rituais e nomes de divindades retirados de todas as religiões conhecidas (e por vezes mesmo de obras fantásticas), nas mais variadas combinações cujos membros se relacionam num clima de aceitação e harmonia. Nas grandes reuniões, como o Pagan Spirit Gathering realizado anualmente no Winsconsin (EUA) onde se juntam algumas centenas de pessoas, o relacionamento pauta-se por respeito e aceitação. Durante uma semana realizam-se dezenas de rituais e workshops das mais diversas tradições sem que haja o mais leve atrito «teológico». Pelo contrário, o que se nota é uma constante curiosidade pelas crenças e rituais alheios e o desejo de partilhar e conhecer diferentes vivências religiosas.

A Wicca tem a sua maior implantação nos países Anglo-saxônicos, onde a longa tradição democrática e o Protestantismo permitem um maior individualismo. Para além de práticas individuais, os Pagãos agrupam-se em pequenos núcleos, tradicionalmente de 13 pessoas, cada qual com as suas regras e tradições; ainda se podem juntar em grandes encontros. Nestes encontros estendem-se ao campo religioso os princípios de liberdade de expressão e de associação já há muito aplicados noutros setores da sociedade. Ao contrário de outras religiões e de outras organizações não existe aqui uma estrutura hierárquica nem uma autoridade central.

Panorama Atual do Neo-Paganismo

É difícil termos uma estimativa do número de praticantes da Wicca. Sendo uma religião baseada em pequenos grupos ou mesmo em praticantes solitários, com poucas, ou nenhumas, relações formais entre si, não existe nenhum organismo central que possua esse tipo de dados. Além desta descentralização, ainda temos que contar com o fato de muitas pessoas não se sentirem à vontade para reconhecer publicamente a sua prática. Com efeito, a Wicca quando designada por Bruxaria ainda é confundida com as práticas das bruxas das aldeias, geralmente tidas como malévolas. Fala-se imediatamente de adoração do diabo, invocação dos mortos, estranhas rezas para efeitos suspeitos ou práticas pouco ortodoxas. Estas atitudes de rejeição tendem a mudar embora lentamente em países com uma razoável implantação da Wicca e poucas tradições de bruxaria, como é o caso dos E.U.A. Noutros países, como em Portugal, em que as condições são precisamente as opostas, estas atitudes negativas mantêm-se. Neste contexto pensamos que é mais simples uma pessoa apresentar-se como pertencente a uma das muitas religiões e «seitas» cristãs existentes, ou como agnóstico, do que como Bruxa(o).

As estatísticas existentes acerca da comunidade pagã são feitas internamente e baseiam-se principalmente em questionários difundidos em encontros e festivais, e através de organizações de intercâmbio ou de livrarias e lojas do ramo. Apenas conseguimos obter dados destas fontes respeitantes aos EUA e Reino Unido. Noutros casos recolhemos dados através de um inquérito elaborado por nós e enviado a várias organizações e indivíduos da comunidade pagã e cujos resultados utilizamos como estimativas ou indicadores gerais da implantação desses grupos. Em muitos países, apenas sabemos da existência do movimento devido ao aparecimento de livros e jornais pagãos, mas não nos foi possível a recolha de mais elementos. Passamos assim a um breve resumo dos dados de que dispomos sobre a implantação do Paganismo:

µ EUA - Em 1985 estimava-se que existissem entre 50 e 100.000 pessoas que se assumiam como fazendo parte do movimento pagão. Este número correspondia a um crescimento explosivo em relação aos números calculados sete anos antes. Calcula-se que o livro "The Spiral Dance" tenha estado na origem da formação de centenas de novos grupos (Adler, M., ed.1986).

µ Reino Unido - O número de pessoas ligadas ao ocultismo em geral era de cerca de 250 mil em 1989, das quais 67% manifestavam um sério interesse ou um forte empenhamento no Paganismo e 68% um grau de interesse semelhante na Bruxaria.

µ Irlanda - Não obtivemos nenhuma informação sobre o número de praticantes, embora nos pareça que esse número não deva ser desprezível. Na Irlanda é também a sede da "Fellowship of Isis", organização pagã de intercâmbio que conta com 12.000 membros em 76 países. Vive neste país um conhecido casal de Pagãos, os escritores Janet e Stewart Farrar, cujas obras servem de «manual» para um sem número de grupos em todo o mundo e que fazem frequentes declarações públicas. Estes escritores estão neste momento prestes a publicar um trabalho que inclui uma estimativa do número de Pagãos a nível mundial.

µ Holanda - De acordo com informações recolhidas no jornal "Wiccan Rede" existem cerca de 800 Pagãos na Holanda. O movimento pagão começou de forma visível em 1979 com a publicação deste jornal, que refere um crescimento do número membros desde essa data e à medida que aumenta a quantidade de literatura disponível em holandês.

µ França - Não nos foi fornecida qualquer informação pela "Wicca Française", a única organização pagã francesa de que tivemos conhecimento. e que afirmam Ter dependências na Grã-Bretanha, U.S.A., Irlanda, Holanda, Bélgica, Suíça, Alemanha e Espanha.A Wicca Française tem algumas particularidades que pensamos ser excepção dentro da Wicca, como uma liturgia comum para todos os associados, em latim, bem como um centralismo e secretismo que parecem não se encontrar nos restantes grupos da Wicca.

µ Outros países - Conseguimos algumas informações de Pagãos não inseridos em organizações, da Alemanha, Itália e Finlândia que são as seguintes: existência de algumas centenas de Wiccans e alguns milhares de Pagãos na Alemanha, cerca de 5000 na Itália e algumas dezenas na Finlândia. Note-se que estes números são calculados a partir de dados recolhidos particularmente. Ainda não foi possível contatar qualquer grupo em Portugal, embora saibamos já da existência de filiados portugueses em organizações internacionais de intercâmbio.

No inquérito que elaboramos pedimos informações ligadas às profissões e estratos sociais dos quais provêm estas pessoas. As informações de que dispomos apontam para uma predominância de quadros técnicos, universitários, profissionais ligados às diversas áreas de saúde, artistas, professores e indivíduos pertencentes a diversas profissões liberais entre as pessoas atraídas pelo Paganismo. Esta tendência é especialmente marcada em países com fraca implantação Pagã, tornando-se menos evidente quando o movimento se alarga. Numa carta proveniente dum casal holandês afirma-se que "...no princípio, o fato de se ter de saber inglês determinava o tipo de pessoas que se envolviam na Arte." Com efeito, esta pode ser uma das explicações possíveis para a nossa constatação anterior visto que a maioria da literatura disponível sobre a Wicca é escrita em inglês, e é nos países de língua não-inglesa que a tendência apontada é mais forte.

Parece que os Pagãos têm hábitos de leitura e interesse por várias manifestações artísticas independentemente do seu grau de escolaridade, já que sendo o Paganismo uma religião sem hierarquias nem mestres, é indispensável que cada indivíduo, cada grupo, faça as suas investigações, as suas recolhas de mitos e rituais que o ajudam a orientar o seu caminho. Também parecem ter interesse por manifestações artísticas, tentando exprimir através delas a sua religiosidade, construindo objetos rituais, compondo músicas, fazendo fotografia, etc. de modo a (re)criar o seu mundo religioso e a respectiva simbologia.

Do ponto de vista político-social, verificamos que os Pagãos tendem a adotar posições pouco conservadoras. Por exemplo, nos EUA nos anos 70 houve uma aproximação entre a Wicca e movimentos feministas e ambientalistas inicialmente mais virados para a ação política do que para a religião. Parece ter havido uma adesão de indivíduos pertencentes a este quadrante político-social ao Paganismo, provavelmente por considerarem ser esta uma outra via de oposição aos valores tradicionais e porque a procura de novos valores sociais, de novas atitudes políticas não lhes bastavam tendo necessidade de enquadrar esses novos valores num campo mais vasto de uma nova cosmo visão. Pensamos que o caráter individualista desta nova proposta religiosa, por não obrigar a normas e sentimentos religiosos rígidos, dando liberdade de expressão a cada indivíduo, contribuiu para a sua divulgação.

"A antiga religião da Deusa oferece um poder de transformação que poderia quebrar as barreiras espirituais e políticas entre o indivíduo e a sociedade" (Starhawk, "Dreaming the Dark").

*Observação: "Valores matrifocais", "A consciência ecológica", "O individualismo religioso" e "Panorama atual do neo-paganismo" foram retirados da tese de pós-graduação "Sociologia das Religiões e Pensamento Religioso", de uma bruxa de Portugal.

O Perfil de uma Bruxa

Não existe um traço característico que identifique uma bruxa. Ela pode ser jovem, velha, loira, morena, magra, gorda, feia ou formosa.... Pode-se apenas notar a maneira pela qual ela sorri por causa do sol e da chuva ou como seus olhos brilham ao admirar o vôo das gaivotas ou o movimento sinuoso de um gato. Ela ama a natureza e vive sentindo, muito mais do que pensando ou imaginando .

É gente de conteúdo interno que transcende a compreensão medíocre, simplória. É gente que tem idealismo na alma e no coração, que traz nos olhos a luz do amanhecer e a serenidade do ocaso. Admira paisagens, escuta o som dos ventos. Mexem com ervas e chás, são primitivas e avançadas ao mesmo tempo. Cultuam as sagradas tradições como forma de perpetuar as leis que regem o universo, passando de geração para geração a fonte renovadora da sabedoria milenar. São fortes e valentes, ao mesmo tempo humildes e serenas. É gente que fica horas olhando as estrelas, tentando decifrar seus mistérios, e sempre conseguem.

É uma mulher bonita e fascinante também como pessoa, porque seu espírito é único, vivo e misterioso. Adora a vida em todas as suas formas, reza para deuses esquecidos, embora sempre vivos, e sente-se como uma rainha. Ajuda com palavras gentis, vinga-se se é ofendida, mas perdoa com arrebatamento. Não aceita imposições, mas quase sempre se impõe, às vezes abertamente, às vezes com astúcia... é um espírito livre e aprecia a liberdade alheia.

Pode ser caprichosa ou perseverante, porém é sempre sábia e consciente de sua magnitude e de seu desmedido poder. Enfurece-se com o mal feito injustamente embora possa ser impiedosa e cruel ao buscar seus objetivos. Usa sempre o seu poder, não pode evitar.

Segue a natureza e seus ensinamentos, a Lua é sua companheira, e as estrelas falam com ela. Ser Bruxa significa viver e agir na própria essência, antiquíssima e imorredoura, seguindo aquela Luz Divina que é a primordial faísca da alma.

A Lei do Poder

1- O Poder não deve ser usado para gerar danos, males ou para controlar os outros. Mas, se surgir a necessidade, o Poder poderá ser usado para proteger sua vida ou a de outros;

2- O Poder só é utilizado conforme as necessidades;

3- O Poder pode ser utilizado para seu próprio benefício, desde que ao agir desta forma não prejudique ninguém;

4- Não é sábio aceitar dinheiro para utilizar o Poder, pois ele rapidamente controla o que recebe. Não seja como os de outras religiões;

5- Não utilize o Poder por motivo de orgulho, pois isto desvaloriza os mistérios da Wicca e da magia;

6- Lembre-se sempre de que o Poder é um dom sagrado da Deusa e do Deus, e não deve jamais ser mal usado ou abusado.


Objetivos de um(a) Bruxo(a)

1- Conheça a si próprio;

2- Conheça sua Arte (Wicca);

3- Aprenda;

4- Aplique seus conhecimentos com sabedoria;

5- Atinja o equilíbrio;

6- Mantenha suas palavras em boa ordem;

7- Mantenha seus pensamentos em boa ordem;

8- Celebre a a vida;

9- Sintonize-se com os ciclos da Terra;

10- Respire e alimente-se corretamente;

11- Exercite o corpo;

12- Medite;

13- Honre a Deusa e o Deus.

A Arte das Bruxas

O Trabalho mágico de uma Bruxa ou Bruxo exige seriedade e quatro características básicas:

1 - SABER

a) Conhecer a si mesmo;
b) Conhecer sua arte: * Saber o que fazer;
* Saber como fazer;
* Saber quando fazer;
* Saber quando não fazer.
c)O que você quer realizar: * Especificar bem o que você vai fazer;
* Criar um sigilo com as palavras.
d)Trabalhar com moderação.

2 - QUERER

a) Acreditar em você mesma;
b) Acreditar na divindade;
c) Acreditar em suas habilidades;
d) Acreditar na abundância do Universo;
e) Ter a vontade de praticar de novo e de novo;
f) Habilidades de meditação: * Praticar visualização;
* Praticar relaxamento;
* Praticar um estado alterado de consciência;
* Praticar para ser capaz de fazer rápido e certo
g) Ter em mente com muita clareza o porque você quer realizar essa operação mágica;
h) Observar se sua vontade está corretamente direcionada: * Observar se não vai influenciar negativamente outra pessoa;
* Observar os aspectos de não prejudicar ninguém;
* Usar uma ferramenta adivinhatória para checar se seus planos são válidos, se está numa boa hora de pô-los em prática.

3 - OUSAR

a) Ter a coragem de mudar as circunstâncias;
b) Ter a coragem de controlar seu ambiente;
c) Ser responsável por suas ações;
d) Escolher o melhor curso de ação para o trabalho a ser feito.

4 - CALAR

a) Aprender a manter a boca fechada antes do trabalho;
b) Aprender a manter a boca fechada enquanto espera pelos resultados;
c) Aprender a manter a boca fechada depois do trabalho: * Proteger sua confiança;
* Proteger sua reputação;
* Proteger sua energia.


Quem são as Bruxas Hoje?

Quem são as Bruxas hoje em dia? O que elas fazem e onde se escondem?

Não, elas não se escondem. Quando as pessoas ouvem a palavra Bruxa, logo se lembram daquela velha imagem da senhora verde com nariz grande e uma verruga, mexendo em um caldeirão.

Existem bruxas e bruxos. A Bruxaria não é um ofício exclusivamente feminino. Usa-se mais o termo “bruxa” por simples convenção.

As bruxas e bruxos são pessoas normais, como você. Trabalham, têm filhos, obrigações, dívidas, problemas financeiros e amorosos. Antigamente, quando havia perseguição, é óbvio que elas(es) viviam escondidas(os), para evitar a morte. Hoje em dia, ainda há o preconceito com relação às bruxas e aos bruxos, mas é muito menor do que antigamente. Isso se dá principalmente pelo fato de as(os) bruxas(os) irem à público se defender das mais freqüentes acusações, como as de fazer pactos com o demônio ou comer criancinhas. Pura superstição popular. As pessoas costumam temer o que não conhecem bem, e é isso o que acontece com relação à Bruxaria.

Organizamos aqui duas listas com informações bastante precisas sobre a Bruxaria hoje em dia. Aconselhamos a todos que queiram conhecer um pouco mais nossas crenças que leiam este compêndio antes de mais nada:

O que as Bruxas e Bruxos NÃO fazem:

- Bruxas não fazem pacto com o diabo.
- Bruxas não reverenciam, adoram ou celebram a entidade conhecida como diabo ou satã.
- Bruxas não usam fetos abortados em rituais.
- Bruxas não renunciam ao Deus cristão, apenas acreditam em outra forma de divindade.
- Bruxas não são sexualmente anti-convencionais.
- Bruxas não fazem uso de drogas rituais.
- Bruxas não forçam ninguém a fazer algo que não queiram.
- Bruxas não querem converter o mundo para a sua religião.
- Bruxas não profanam igrejas.
- Bruxas não realizam “missas negras”.
- Bruxas não cometem crimes em nome de sua religião.
- Bruxas não comem criancinhas.
- Bruxas não voam em vassouras.
- Bruxas não são verdes.
- Bruxas não acreditam que sexo seja pecado.
- Bruxas não realizam orgias rituais, pois o sexo é visto como sagrado.

O que as Bruxas e Bruxos fazem:

- Plantam ervas em seu quintal para fins curativos e culinários.
- Conversam e se comunicam com as plantas e animais.
- Celebram a virada das estações do ano.
- Celebram as fases da Lua.
- Relacionam a sua menstruação às fases lunares.
- Honram todos os alimentos, de carnes a vegetais.
- Têm seu corpo como sagrado.
- Sexo por amor e por prazer, por ser algo natural.
- Bruxas acreditam em reencarnação.
- Bruxas honram deuses e deusas.
- Bruxas respeitam todos os seres vivos em igual importância.
- Bruxas repudiam o proselitismo.
- Bruxas servem à Terra.
- Bruxas repudiam qualquer forma de preconceito.
- Bruxas são cidadãs.

Fontes:marged.vilabol.uol.com.br /Bruxaria.net

Ritual para a Purificação do Lar


Com o dia-a-dia, nosso habitat fica impregnado de energias densas, absorvidas no mundo exterior tanto quando pessoas ou ambientes “carregados” entram em contato conosco e permanecem em nossas roupas, objetos e ambientes, como quando criamos ou recebemos formas-pensamentos negativas, que interferem em nossa existência diária sem que as percebamos. Convém fazer este simples ritual de purificação quando sentirmos que há “algo estranho” em nossa vida ou relacionamentos, quando se sucedem acidentes domésticos, doenças inexplicáveis, desavenças, prejuízos financeiros, estado anormal de cansaço, tristeza ou irritação sem motivos. Para esta limpeza, são usados os cinco elementos da Natureza (terra, fogo, ar, água e espírito) da seguinte forma:

1. Prepare uma “vassoura mágica”, amarrando alguns galhos verdes (eucalipto, bambu, fícus), e varra paredes, chão e móveis da casa, iniciando nos fundos e terminando na entrada, mentalizando a retirada das energias negativas (quando terminar, descarte a vassoura);

2. Em seguida abra portas e armários, purificando todos os ambientes e cantos dos quartos com incenso (de preferência, use um que contenha arruda, cânfora e sal grosso), circulando no sentido anti-horário;

3 e 4. Repita o mesmo procedimento com uma vela branca acesa, colocada sobre um prato branco, e com um copo contendo água do mar (ou água com um punhado de sal marinho); ao terminar, toque um sino, visualizando a retirada e o afastamento de todas as energias prejudiciais. Se preferir, ao invés da vela, queimar pastilhas de cânfora em um pote de cerâmica ou uma lata de conserva, colocada sobre um azulejo (deve-se tomar cuidado, pois ela esquenta muito).

5. Como no Universo nada se destrói, apenas se transmuta e é substituído, deve-se atrair energias positivas de proteção, saúde, harmonia, alegria, boa sorte e prosperidade. Para isso, segurando uma imagem sagrada ou um símbolo mágico, percorra todos os cômodos no sentido inverso ao da purificação (da porta de entrada para os fundos), entoando uma oração ou o mantra OM, abençoando cada canto e toda pessoa que mora neste local. Aproveita e coloque atrás da porta um símbolo de proteção. Também pode-se criar um pequeno altar ou um ponto da espiritualidade no canto esquerdo da parede da entrada, colocando-se uma estatueta, imagem, símbolo ou representação da energia divina (divindades, orixás, anjos, santos, amuletos), onde será feita uma oração diária antes de sair de casa, pedindo-se proteção, equilíbrio e sabedoria nas ações e decisões.

Mirella Faur

Exercício para se Lembrar de Vidas Passadas


Na verdade você pode usá-lo para muitas coisas, mas funciona bem para essa finalidade.

Fique em uma posição relaxada, deitada é melhor. Você deve fazer algum exercício para abrir seus chakras. Depois disso, uma vez que você estiver realmente relaxado, imagine que você está ficando menor, que o seu corpo está a diminuir.Então, imagine que você é o seu tamanho normal. Agora imagine que você está ficando cada vez maior, todo o seu corpo é apenas crescimento. Em seguida, novamente de volta ao seu tamanho normal. Cada vez que você for menor ou maior, imagine que você está indo mais e mais para esse tamanho. Quando você está ficando maior e você se sente como se estivesse acima da cidade, acima da Terra, apenas flutuando com as estrelas. Fique lá por um minuto. Basta relaxar e não pensar em nada. Então, quando você está pronto para retornar ao seu tamanho normal
novamente, diga a si mesmo que quando você se mover mais para a terra, assim chegar vai ser em outro momento, em outra vida. Você pode pedir para chegar em uma vida que lhe ajudará nesta. Uma vez que você está de volta ao tamanho normal, tome um minuto e veja o que você sente e os pensamentos que estão ocorrendo em sua cabeça.
Você pode ver cenas ou imagens coisas ou momentos. Não é questão de tentar entender alguma coisa, apenas de ser mais como um espectador. Quando estiver pronto, você torna-se maior novamente. E novamente, quando você estiver flutuando acima da Terra, você diz a si
mesmo que quando retornar ao seu tamanho normal do corpo, você estará de volta em seu próprio tempo, na sua vida presente. Leve o seu tempo para sair dela, relaxado lentamente. Você pode escrever o que se lembrar sobre isso tudo, assim você não esquece depois.

Fonte:Gato Mistico