terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Enfeites de Yule

Hoje vamos falar dos tradicionais enfeites de yule. Sem dúvida alguma, o ritual de Yule é um dos mais bonitos rituais da roda do ano. É algo bem familiar que nos pede reflexão e claro, unidade.

É o momento de festejar o renascimento, quando as coisas finalmente se renovam e podemos enfim, festejar a volta do menino Sol que renasce em meio a escuridão tão intensa dos últimos dias. Os dias vão se tornando mais longos e a alegria da vida renovada nos abraça… Por isso é um momento de festa, celebração, porque todas as coisas a nossa volta estão se transformando lentamente.


A árvore de Yule reuni todos os elementos naturais: os quatro elementos, o Sol e a Lua, as estrelas, as velas (que hoje foram substituídas pelas luzes piscantes) e os presentes que serão dados aos amigos porque presenteá-los é uma forma de presentear aos Deuses.

Ps. Vale lembrar que a prática da grande arte nos pede que esses presentes seja algo feito por nós. É claro que você pode comprar se assim o desejar, mas se puder fazer algo (por mais simples que seja) será muito melhor porque é a sua energia em ação naquele objeto e isso sim faz toda a diferença.

A guirlanda de Yule é outro enfeite comum a Grande Arte porque são a porta de entrada dos Deuses, razão pela qual, em geral, são colocadas nas portas, como sinal de boas vindas…

Simbolicamente as guirlandas são “adorno de chamamento” e são utilizadas nos solstícios de inverno como convite para que os Deuses venham a morar em nossas casas durante o período das sombras, nos fazendo companhia e nos abençoando…

Você pode usar a sua criatividade para fazer sua guirlanda, lembrando que o importante é o sentimento na hora de fazê-la, afinal, voce está convidando os Deuses para estar com você em sua casa durante um período de tempo e isso é sem dúvida alguma motivo de alegria e felicidade.

Então, lembre-se de sempre ter em mente os dizeres “que os senhores da arte e da magia sejam bem vindos entre nós” e diga isso em voz alta quando colocar a guirlanda na porta de entrada de sua casa.
Enfeitando a mesa para a Ceia, como usar um galho seco sobre a mesa (puro e simplesmente) com algumas velas ao redor e pronto.

E você, como irá decorar sua casa nesse Yule?



Por Lu Guedes
Fonte:A casa do Mago