quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Ritual de Samhain para Praticantes Solitários


Preparação do Ritual

A primeira coisa a ser feita é arrumar o altar para a celebração deste sabbat. Você pode dispôr diversos itens relacionados ao sabbat Samhaim, entre eles:

- fotos de seus ancestrais
- maçãs, nozes e romãs
- velas pretas e cor de laranja
- pães de milho ou de trigo
- incenso de alecrim, mirra, artemísia ou musgo

Decore seu altar com folhas e flores de outono, se desejar algo bem bonito. No centro do altar, você pode colocar um cristal ou uma tigela de contemplação.

Coloque o seu caldeirão sobre o altar e disponha as velas. A vela laranja, representando o Deus, deve ficar à sua direita, e a vela preta, representando a Deusa, deve ficar à sua esquerda. Esta correlação é bastante usada por muitos wiccanos.

Purifique-se da maneira que achar mais conveniente. Um banho é bastante adequado, assim como a unção e bênçãos com óleos aromáticos e a purificação do local ritual com o incenso que você escolher.

No dia do ritual, é comum cada bruxa preparar um prato com alimentos e uma vela acesa, como oferenda aos seus parentes que já morreram. Passe um tempo recordando a memória de amigos e parentes que já se foram, olhando fotos, lendo cartas ou simplesmente se lembrando de determinados acontecimentos.

Realizando o ritual

Coloque a sua maçã perto da vela laranja e a romã perto da vela preta. Lance o círculo mágico da forma que você já está acostumado e faça a seguinte invocação (pode variar para algo mais pessoal, se desejar, ou manter esta estrutura):

Hoje o véu que separa os mundos está mais finos. Nossos ancestrais estão perto de nós, podendo nos visitar e nós a eles. Que a Deusa Anciã e o Deus das Sombras possam abençoar todos eles e a nós.

Com muita humildade, realizo este ritual de Samhaim.

Acenda as velas da Deusa e do Deus e então diga:

Com muita humildade eu convido meus ancestrais a estarem junto comigo neste ritual. Peço àqueles que gostem de mim que estejam presentes, se assim desejarem. Hoje é uma noite especial, cheia de magia, e celebro neste ritual todos aqueles que partiram para o Outro Mundo, o reino do eterno verão.

Que este rito seja agradável para todos os que já se foram. Que todos sejam abençoados.

É interessante fazer uma meditação de respiração para relaxar e sentir as energias no círculo. Você pode entoar cânticos sagrados, se assim desejar.

Concentre-se em seu caldeirão e medite sobre as suas características. Permita-se um longo período; esta é a noite mais longa do ano para contemplação. Contemple as velas também. Medite sobre sua vida, seus atributos, ou o que desejar. Em seguida, diga:

O caldeirão é o ventre da Mãe Terra; o ventre dos fins e recomeços.

Agora é hora de aproveitar este tempo mágico e realizar um rito de Samhaim. Há vários costumes tradicionais, mas aqui apresentamos a tradicional queima de pedidos.

Pegue um pedaço de papel e escreva tudo o que você quer afastar de sua vida. Acenda-o na vela preta e deixe-o queimar no interior do caldeirão.

Pegue então outro pedaço de papel e escreva tudo o que você deseja atrair para a sua vida. Não custa repetir: cuidado com o que você pede! Seja bastante específico/a, já que as palavras têm poder. Acenda-o na vela laranja e deixe-o queimar no caldeirão também.

Junto com as cinzas, coloque um punhado de alecrim. Mexa a mistura, dizendo:
Para que o novo eu possa ter,
O velho tem que morrer,
Pelos poderes da Vida, da Morte e do Renascimento,
Eu saúdo os espíritos desta noite de Samhaim.

Coloque um pouco de álcool no caldeirão (bem pouco – tome cuidado) e então ponha fogo. Olhe para as chamas e mentalize todos os seus desejos e as maneiras como pode conseguir realizá-los.

Com o seu athame, abra a romã, coma algumas sementes, enquanto pensa em todas os aspectos negativos de sua vida que quer eliminar. Coloque algumas sementes no fogo.

Em seguida, pegue a sua maçã na mão e diga:

Esta é a fruta da vida…

Corte-a no meio:

… Que é morte. Eis a fruta da morte, que é vida.

Perceba como as sementes em seu interior formam um pentagrama perfeito. Então coma a maçã. Contemple este mistério da vida e da natureza e em seguida jogue um pequeno pedaço no fogo também. Mentalize com força tudo o que você deseja atrair de positivo para a sua vida.

Com uma colher de pau, mexa o conteúdo do seu caldeirão dizendo:

Tudo o que é negativo, se torna positivo;
Tudo o que me faz mal, agora me faz bem;
Tudo o que adoece, agora me cura;
tudo o que era ódio, se transforma em amor.

Beba um pouco do vinho e despeje um pouco dentro do caldeirão, fazendo uma oferenda aos deuses. Então diga:

Ofereço este vinho à Deusa e ao Deus, assim como a todos os meus ancestrais.

Com o seu bastão, toque o pão e diga:

Consagro este pão em nome dos antigos. Que você traga saúde, sucesso, prosperidade e amor.

Coma um pedaço do pão.

O rito está finalizado. Entoe algumas canções para os deuses, se assim desejar, ou dance suas músicas pagãs preferidas, danças espirais, ou simplesmente leia algumas invocações, poemas etc.

Agradeça gentilmente a presença de seus ancestrais e diga-lhes que é hora de ir embora (este procedimento é obviamente importante). Agradeça igualmente os deuses e, quando desejar, encerre o círculo.

Deposite o resto dos alimentos e as oferendas no seu jardim ou embaixo de alguma árvore.

Autor: Luazul
Fonte: bruxaria.net