terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Festejando YULE



Árvore de Yule (Árvore de Natal)


A árvore de inverno é um costume essencialmente pagão que já dura séculos. Esteve sempre tão impregnado entre os povos antigos que, mesmo após o advento do cristianismo, o costume permaneceu: no hemisfério norte, o Natal é no inverno (dezembro), e a árvore faz parte de todas as tradições natalinas.

Montar e enfeitar uma árvore é uma forma singela de homenagear os elementos e pedir sua proteção. Trata-se de uma representação de todas as árvores sendo honradas por você, portanto capriche.

Materiais necessários para confeccionar a sua árvore:
- um pequeno pinheiro verde
- pequenas bolas coloridas pintadas por você
- símbolos pagãos como sol, lua, estrelas
- pequenas velas

Na noite do solstício de inverno, acenda todas as velas que você colocou na árvore, fazendo um pedido para cada uma acesa.

Cante e dance em volta da árvore, festejando e honrando os espíritos da Natureza e os deuses: a Deusa que é Mãe e o deus que é a Criança da Promessa renascida nesse dia.



Guirlanda de Yule

As guirlandas de Yule tem um significado bem simples – elas são a porta de entrada dos Deuses, razão pela qual, em geral, são colocadas nas portas, como sinal de boas vindas…

Simbolicamente as guirlandas são “adorno de chamamento” e são utilizadas nos solstícios de inverno como convite para que os Deuses venham a morar em nossas casas durante o inverno, nos fazendo companhia e nos abençoando…

A maior parte dos deuses pagãos do Egito aparecem sempre com a “guirlanda” na cabeça – mas por outro lado, a Bíblia não faz qualquer menção ao uso de “guirlanda” no nascimento de Jesus. Só existe uma guirlanda na Bíblia, e esta foi feita por Roma para colocar na cabeça de Jesus no dia da sua morte: uma guirlanda de espinhos que é na verdade o símbolo de escárnio (menosprezo, desacato).

Para confeccionar sua guirlanda, você precisa fazer uso da sua criatividade. Faça uso de cordas, folhagens, arbustos, pinhas, flores, fitas e laços, folhas verdes, frutas, grãos…

Guirlanda de azevinho

uma guirlanda de sempre-vivas com verdes variados de 50 cm
dois fios de chenille preto
11/2 m de fita xadrez vermelha e preta, 6 cm de largura
cola quente, cola de madeira
dez pinhas
seis romãs secas
tesoura ou alicate para cortar arame
folhagem sortida
ramos com frutos: quatro borgonhas
dois ramos de frutos vermelhas, 30 cm cada

Modele a guirlanda de forma mais volumosa, dando uma aparência mais natural. Para fazer o gancho tipo cabide, torça um fio de chenille no laço do topo atrás da guirlanda. Usando aproximadamente 30 cm de fita, forme dois laços de 15cm. Fazendo uso da cola quente cole o laço no lado esquerda da guirlanda. Em seguida vá colando as pinhas, o ramo de romã, as folhagens, os frutos, procurando intercalar de forma que pareça uma espécie de pedaço da natureza na sua porta e pronto…