quinta-feira, 18 de junho de 2009

CORNUCÓPIA



A cornucópia, ou chifre tradicional da abundância, é um símbolo da generosidade, boa colheita e tem implicações mágicas bem-definidas. O próprio chifre é um símbolo fálico, representante do sagrado masculino. O interior do chifre simboliza o útero, especialmente quando está cheio de generosidade da terra fértil, representando o sagrado feminino. A cornucópia é também chamada de corno da fartura, usada originalmente pelos gregos como decoração.

O equinócio de outono acabou se tornando o “Dia de Ação de Graças”, com basicamente as mesmas funções. Assim, é muito apropriado usarmos a cornucópia como símbolo em nossos altares e lares.
Como fazer uma cornucópia?
Você pode fazer ou comprar uma cornucópia. Encha o chifre com frutas, grãos e moedas, de forma que eles sejam derramados sobre o altar. Some outros artigos mágicos, como folhas de carvalho ou bolotas, avelãs ou cartas de tarô, todos relacionados ao período deste equinócio.
Ou você pode fazer uma cornucópia de papel, que é mais fácil. Enrole um papel razoavelmente rígido na forma de um cone, fixando as extremidades com fita adesiva. Apoie-a de lado e enche-a com frutas, doces e pequenos adereços. Decore-a com fitas, rendas, papel metálico e coloque-a como centro de mesa.

Pequenas cornetas ou cones podem ser feitos do mesmo modo e usados como lembranças do sabá ou decoração de árvores.

Corno da Abundância


Para enfeitar a sua mesa de festas, rituais e sabbats, Fica aqui uma receita maravilhosa de um corno da abundância em Pão.





Para Realizar o Corno da Abundância vai precisar de:

Para a Massa:

750g de farinha

Meio copo de leite

3 Colheres de sopa de Óleo

40g de sal fino

¾ De colher de levedura em pó diluído em agua morna

3dl de agua

1 Ovo batido, para pincelar o corno da abundância no final.

Material:

1 Rolo de papel de alumínio.

1 Pincel de cozinha

1 Rolo de massa

1 Faca fininha para cortar a massa em tiras, (uma faca de rodinha das pizzas serve perfeitamente!)

Numa Terrina misture 750g de farinha, meio copo de leite, 3 colheres de sopa de óleo, 40g de sal fino, a levedura previamente diluída em água morna e vá mexendo e acrescentando aos poucos os 3dl de água. Deve ficar com uma massa flexível, caso fique muito pegajosa e agarre as mãos acrescente um pouco de farinha. Amasse bem e deixe repousar 30 minutos.

Aqueça o forno a 180º. Barre uma placa de forno com cerca de 75cm de altura e 45 de largura.

Corte duas folhas grandes de papel de alumínio para obter uma superfície de 75cm por 45 de largura, se necessário sobrepondo-as.

Dobre a folha em dois enrole-a diagonalmente formando um cone oco, (a forma do corno da abundância), cerca de 45cm com a ponta de 15cm aproximativo.

Faça umas bolas com o papel de alumínio e preencha o corno para lhe dar forma e o solidificar.

Uma vez esta esteja resistente, dobre a ponta do seu corno da abundância ligeiramente curvado para cima.

Com o rolo da massa estique a massa na mesa corte em tiras com cerca de 1 cm de largura. Comece a coloca-las no seu molde, começando na ponta mais pequena. Para unir o fim de uma tira com o princípio da outra, pincele um pouco de ovo e aperte as duas partes. Quando chegar ao fim do corno, guarde 3 tiras de massa e faça uma trança que vai colocar para rematar o corno.

Se lhe sobrar massa pode fazer decorações e aplicar no corno como folhas flores etc. pincele tudo com o ovo para lhe dar uma cor bem dourada.

Deixe coser 45 minutos retire do forno e deixe arrefecer.

Uma vez frio retire o aluminio e é só dar asas a imaginação e encher consoante as épocas e o seu gosto, pode recheá-la de fruta, frutos secos, flores, tudo de seu agrado para criaruma ambiente mágico e lindo de se ver!

Boas Festas!