segunda-feira, 15 de setembro de 2008

FADAS DO FOGO


Nada nem ninguém pode negar a importância do fogo e da luz na existência do homem. O fogo está presente em toda a história do homem a modo de rito, e a ele se faz referência em todas as civilizações. Para os gregos foi o titã Prometeu quem entregou o fogo ao homem, que havia roubado do Monte Olimpo. Os gregos tinham seu deus do fogo, Hefesto e os gregos tinham Vulcano; os indígenas brasileiros pregavam sua importância com a dança do fogo e suas lendas; os astecas rendiam culto ao deus do fogo Xiuhtecuhtli, enquanto que os celtas adoravam a Deusa Brigit, Deusa do Fogo e do Lar.

O rito do fogo ainda faz parte de nossas vidas e continua presente em muitas de nossas celebrações. Acendemos velas em distintas cerimônias religiosas: para alcançarmos uma graça, para pedirmos proteção ao nosso anjo da guarda, para honrarmos os mortos, etc. Celebramos com fogos artificiais, datas festivas como o Ano Novo, aniversários, eventos esportivos, entre outros. Recebemos o inverno com as fogueiras de São João e muitas são as festas que tem como protagonista o fogo.

O fogo simboliza o fim de uma etapa e o nascimento de uma nova, a destruição e a esperança. De modo consciente ou inconsciente, o fogo faz parte da nossa natureza. O fato de que o fogo esteve presente em culturas tão dispares como os nossos indígenas, os gregos, os egípcios e os celtas, nos faz pensar que é algo inerente à vida, que podemos fluir de seu poder. E o mesmo ocorre com as fadas, que não puderam escapar ao poder do fogo. Nesse mágico mundo são três as fadas associadas a este elemento: as Salamandras ou Fada do Fogo, as Limníades ou Fadas da Luz e os Dedos de Luz.

SALAMANDRAS OU FADAS DO FOGO

Com o nome "Salamandra" se conhece as Fadas do Fogo, pois essa é a forma como se apresentam. Entre todas as fadas são as mais respeitadas e as mais antigas. Conta-se que as salamandras estavam presentes na origem do universo e já eram respeitadas pelos deuses. Quando Prometeu, o titã da mitologia grega encarregado junto com Epimeteu de criar a humanidade, entregou aos homens como dom o fogo, foi castigado duramente por Zeus. A ira tão desproporcional de Zeus se justifica porque, junto com o fogo, Prometeu estava entregando a fonte de poder e de domínio, a sabedoria.

As Fadas do Fogo se manifestam em cada fogo que se acende, em cada pequena chama. Podem apresentar-se de duas maneiras, em forma de chama, ou em forma de salamandra, de lagartixa e podem adotar qualquer tamanho, desde pequenas chamas até fogos que arrasam a árvore mais alta do bosque. Não é de estranhar que as fadas tenham escolhido a salamandra para ser sua forma animal, pois o movimento desta muito se assemelha a forma de uma chama. O animal salamandra, quando colocado perto de uma fonte de calor, segrega um líquido que lhe permite durante algum tempo suportar altas temperaturas.

As relações entre as salamandras e o homem não tem sido muito satisfatórias, pois essas, conscientes de seu poder, se mostram inacessíveis ao contato humano. Quando se sentem importunadas ou julgam que o homem está interferindo em negócios que não lhe dizem respeito, os castigam com queimaduras ou incêndios.

Há quem diga que as salamandras têm contato com o mundo além túmulo, o que daria sentido ao feito de se acender velas para os mortos. Para os vivos as salamandras concedem sabedoria e força de espírito, enquanto são poucos os mortais que podem presumir que as fadas do fogo lhes deram estes presentes. Para invocá-las, basta acender um fogo ou uma pequena vela e pronunciar uma oração de boas vindas.

As Fadas do Fogo também podem apresentar-se com a forma humana com asas longas, estreitas e transparentes e medem cerca de 3 milímetros de altura. Elas são encontradas em torno de fogueiras, vulcões, mananciais de água quente e borbulhante. Elas vivem em grupos em torno de cem e fazem todas as coisas de forma conjunta. Obtêm seu sustento dos gases e vapores que saem dos fogos e dos lugares quentes, e se pode vê-las em grupos sobre as chamas, dançando e cantando enquanto se alimentam dos eflúvios metafísicos do fogo.

Essas fadas também são conhecidas por "Chama do Mago" e "Guardiões do Sul". Trabalhar com a salamandra te ajudará a desenvolver e fortalecer teu lado intuitivo.

COMO CAPTURAR UMA FADA DO FOGO

A melhor época para se apanhar uma Fada do Fogo é entre Samhain (31 de outubro) até o dia 5 de novembro. Acenda uma fogueira tomando as precauções necessárias e acrescentando quantidades iguais de pétalas de primaveras (flor) secas, folhas de louro e folhas de mirto (Myrtus communis) dos pântanos. Enquanto as ervas queimam e crepitam passe um coador de metal rapidamente sobre o alto da fogueira e deixe-o de boca para baixo na terra. As Fadas do Fogo ficarão presas dentro dele e você poderá pedir três desejos, prometendo soltá-las. Levante então o coador e as deixe ir, pois elas voarão e procurarão tornar realidade seus desejos.

AS LIMNÍADES

A palavra "limníade" provem da palavra grega "lygno", que significa "luz, tocha", ou da palavra "lygnía", "candelabro". Segundo essa origem se poderia traduzir "limníade" como "as que iluminam". As limníades são ninfas muito pequenas, como vagalumes, que se vê nos campos em forma de esfera de luz. Embora sejam diminutas podem aumentar de tamanho, porém quanto maiores se tornam menor é sua luminosidade, por isso o homem sempre que as vê quando são pequenas, como pequenas ninfas envoltas em um arco de luz.

Diferente das salamandras, as limníades gostam do contato com os humanos e se deixam ver freqüentemente. Adoram sair a noite para brincar e dançar em grupo e permanecem pelos bosques até o amanhecer. Dizem que a luz que emitem as limníades tem um poder hipnótico e, se encontram um homem em seu caminho, se divertem atraindo-o para ela. Quando o homem despertar do poder que emana na luz nunca sabe onde se encontra.

DEDOS DE LUZ

Como se fosse uma criança de cinco anos e com a ponta dos dedos luminosos, assim se apresentam as fadinhas conhecidas como "dedos de luz". Dizem que são muito travessas e brincalhonas e que roubam os objetos entre risos. As atrai tudo o que reflete muita luz, como o ouro e os brilhantes. São muito rápidas, não há quem as veja quando estão roubando. Elas se desculpam de sua má fama dizendo que só tomam "emprestado", entretanto é bem conhecida a pouca memória dessas fadas, pois quando deveriam devolver o que tomaram "emprestado" é pouco provável que se lembrem onde guardaram o objeto.

São muito caprichosas e fazem o que podem para alcançar seus propósitos. Quando não conseguem ficam muito nervosas e seus dedos desprendem muitíssima luminosidade. Os homens conseguem vê-las quando estão nesse estado, por causa da luz que emitem. Alguns foram até queimados e inclusive atiram longe o objeto que elas desejam.