terça-feira, 16 de setembro de 2008

AS Fadas e os Animais

As fadas são partes integrantes da natureza e são capazes de se comunicar com esse vasto reino, sejam animais, plantas ou outros seres encantados. Mas seu poder pode ir muito além e podem adotar qualquer forma corpórea, seja uma flor, uma planta, uma árvore, um ser humano ou um animal, entretanto quase sempre escolhem aquela a qual mais se identifica. Nos mitos greco-romanos e dos celtas, quase sempre se transformavam em lobo, cavalo, urso, serpente, cisne, foca, todos os animais muito familiares para esses povos.

Uma lenda muito conhecida, afirma que a Constelação da Ursa Maior foi, em um tempo distante, uma ninfa dos bosques chamada Calisto. Zeus, Senhor dos Deuses, se apaixonou por ela e para protegê-la da ira da Deusa Hera, sua esposa, primeiro a transformou em uma ursa e posteriormente em constelação. Outras fadas, sobretudo as aquáticas, tinham a virtude de transformar-se em gigantes serpentes, enquanto que em alguns mitos celtas aparecem com o aspecto de cisne, nadando placidamente sobre as águas.

A partir do século XII-XIII, e sempre seguindo a tradição, se tem notícia de fadas que tomam a forma de javalis, cervos, cabras, falcões, águias, animais paradigmáticos de uma civilização mais aristocrática e aficionada pela caça. Também certos animais domésticos, como os cachorros e gatos, foram considerados animais que mantinham contato com o mundo feérico. Os gatos, em particular, eram considerados elfos, mas havia um gato feérico em Highlands, o "Cait Sidt".


Os gatos são importantes, pois transmutam a energia negativa de qualquer lugar, mas também detectam qualquer presença estranha, mesmo aquelas que o olho humano não é capaz de enxergar.

Cães negros, cavalos e pôneis são encontrados na história de Elidor de Giraldus Cambrensis. Exemplos de cavalos feéricos são o perigoso Each Uisge, os Kelpies, o Cabyll Ushtey, o Trash e o Shock. Todos eles possuem o poder de trocar de forma. Os cavalos utilizados pelas fadas aparecem constantemente nas lendas dos seres feéricos heróicos, sempre que há uma cavalgada das fadas, das quais participam.

Os cães negros são animais selvagens mais comuns na Inglaterra, porém existem muitos cães monstruosos: o Barguest, o Gally-Trot, o Mauthe Doog e o Shock. Os cães feéricos domésticos mais conhecidos são Bran e Sceolan, os cães de caça de Finn e o Cu Sith.

O gado feérico era menos feroz que os cavalos feéricos selvagens, como a Vaca Parda de Kirkhan que tinha caráter benéfico. O touro-elfo era um visitante que trazia a boa sorte a qualquer rebanho. Havia entretanto, fantasmas ferozes como o grande Touro de Bagbury. Sua história se encontra no livro de Burne e Jackson, "Shropshire Folk-Lore", (pp. 108-111).

Entre outras diversas classes de animais, os mais famosos eram o povo das focas, os "Selkies" e "Roane". Certas trutas e salmões eram considerados animais feéricos e inclusive alguns insetos. O conjunto das Ilhas Britânicas é rico em zoologia feérica.

As fadas são vistas freqüentemente montando todo o tipo de animais, de cavalos à caracóis.

OS Feitiços Animais


Da relação entre as fadas e os animais há um assunto fascinante: os feitiços. Contam as lendas de poderosos feitiços que levavam belas damas a ter uma dupla existência: damas estas que, de dia se convertem em falcões e outras que se convertem em cisne à noite.

Também há histórias similares entre os homens, sendo a mais conhecida a do mito do lobisomem. Todas essas lendas estão no inconsciente coletivo e não deixam de ter um antigo encanto.

Para acrescentar um pouco de magnetismo animal a tua magia feérica consulte a lista abaixo, criada pela autora Sirona Knight em seu livro "A Magia de las Hadas", para conhecer as qualidades mágicas dos animais e insetos:

ABELHA: Cumprir com tuas tarefas, ter continuidade, trabalhar em harmonia com a natureza, comunicar-te com os demais, atrair as fadas aladas e a paz no mundo.

ÁGUIA: Inspiração feérica, valentia, sabedoria, poder criador, mensagens e presentes feéricos, ver a situação em conjunto e desenvolver um agudo pode de observação.

ARANHA: Fertilidade, novos começos, manter o equilíbrio, criar tua rede pessoal em tua vida, desenvolver tuas habilidades para sonhar na magia feérica.

BORBOLETA: Transformação, metamorfoses, transmigração, troca de forma, renascimento, aceitar tuas visões e sonhos, mudar-te para lugares novos e representar e ajudar com as mensagens e visitas dos seres feéricos alados.

CÃO: Desenvolvimento da lealdade, companheiro de Magia Feérica, proteção do lar e da família, amizade, companheirismo, sentidos aguçados, habilidade de seguir rastros, desenvolvimento da percepção intuitiva, integridade.

CORUJA: Aprender a discernir, conhecer a diferença entre a verdade e a mentira, transformação, confiar em tua primeira impressão, desenvolver as habilidades intuitivas e Magia da Lua.

CAVALO: Companheiro da Magia Feérica, inspiração divina, expansão da percepção, rapidez, transmutação, fortaleza e aprender a usar o poder corretamente.

CISNE: Graça, eloqüência, adivinhação, sonhos feéricos, transformação, despertar do poder mágico, atrair os seres feéricos da Água e do Ar.

OVELHA: Fertilidade, novos começos, manter o equilíbrio, ganhar segurança em si mesmo, prosperidade e abundância.

CERVO: Desenvolvimento da compaixão, bondade, amabilidade, atuar com cautela, encanto pessoal crescente, prender a estar sempre alerta e harmonizado com a Natureza. As qualidades do cervo macho são a ascendência, a linhagem, a força, a valentia, a Magia Feérica para o Amor e honra.

COLIBRI: Graça, eloqüência, adivinhação, sonhos feéricos, transformação, despertar o poder mágico, atrair os seres feéricos da Água e do Ar.

CORVO: Desenvolvimento da intuição, Magia da Lua, adivinhação, percepção expandida, visitas e mensagens dos seres feéricos do Ar, poder mágico.

FOCA: Desenvolvimento da intuição, confiança em tuas reações viscerais, trocar de forma, encanto, encantamento, ascendência e atrair os seres feéricos da Água.

FORMIGA: Aprender a estar aqui, no presente, no momento, desenvolver a paciência, a humildade, trabalhar em tua comunidade, planificar, estabelecer metas e atrair os seres feéricos da Terra.

GALINHA: Alcançar metas pessoais, abundância, prosperidade e proteção do lar e das posses materiais.

GANSO: Agilidade, inteligência, astúcia, sigilo, segredos, vigilância, perseverância, transformação, troca de forma, desenvolvimento das habilidades psíquicas e o companheiro ideal para a Magia Feérica.

GAVIÃO: Adivinhação, predição, ver a situação em seu conjunto, resistência e expansão da percepção.

GAIVOTA: Ir muito além da imaginação, seguir com a corrente, oportunidades, mensageiros feéricos divinos, atrair os seres feéricos do Ar e da água.

GRILO: Boa sorte, cura, harmonia, trabalhar em sintonia com a natureza, desenvolver tua voz e talento para o canto e fazer as coisas no momento mágico adequado.

FALCÃO: Rapidez, poder mágico intenso, percepçãp, desenvolvimento das habilidades psíquicas, responder a perguntas, presentes e orientação feérica, percepção expandida e troca de forma.

LARGATIXA: Sonhos lúcidos, cura, troca de forma, mistério, visões, expandir a percepção e valentia. A salamandra nos ensina a usar a paixão para a criatividade, desenvolvimento da energia pessoal, descobrimento de talentos ocultos.

LIBÉLULA: Troca de percepção, expanção da percepção, ter sonhos lúcidos, transmigração, desenvolvimento de habilidades mágicas e mensagens, saudações e orientação dos seres feéricos alados.

LEBRE (COELHO): Magia feérica da fertilidade, amor, renascimento, boa sorte, desenvolvimento de habilidades nas artes criativas, surpresas e atrai as fadas aladas.

LOBO: Desenvolvimento dos sentidos, lealdade à família. constância, sonhos proféticos, novas formas de fazer as coisas, resistência e arte da invisibilidade e astúcia.

RAPOSA: Camuflagem, desenvolvimento dos teus poderes de observação, astúcia, perseverança, resistência e velocidade.

RATÃO: Ocupar-te com o êxito dos pequenos detalhes, invisibilidade, desenvolvimento da concentração.

RENA: Desenvolver novas habilidades, desfazer-se de maus hábitos, mandar e tristeza embora, predizer o tempo e atrair chuva, atrair das fadas da Água, novos começos e renovação.

SALMÃO: Regeneração, profecia, adivinhação. Sabedoria dos seres feéricos da água, e sonhar com o reino das fadas.

TOURO: Fertilidade, poder pessoal, troca de forma, força mágica, alcançar objetivos, romper barreiras, valentia. Os touros feéricos ajudam o rebanho a se desenvolver bem.

UNICÓRNIO: Beleza, amor, amizade, conhecer o lado amável da vida, desenvolver habilidades mágicas e psíquicas, sabedoria oculta e sonhos com o reino das fadas.

VACA: Apreciar aos demais, criar harmonia, cura, honra, prosperidade, sustento da família.