quinta-feira, 10 de julho de 2008

Saiba Mais Sobre Feng Shui



Aprenda a aplicar energia positiva em sua casa

Uma antiga arte chinesa que busca harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente...

Feng significa Vento e Shui, Água. Sua pronúncia correta é “” fon xuei ””.
A energia que flui como o vento e corre como a água, representa o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários ou moradores.
É do equilíbrio desses dois elementos naturais que resulta a melhor circulação do “CHI”, a energia vital que está em todos nós e nos ambientes.
De acordo com o Feng Shui, a posição da mobília e as cores usadas nas paredes e nos objetos podem contribuir para dar novos “ares” a sua casa. É necessário visar o equilíbrio de cada ambiente do seu imóvel na hora das mudanças.
O ponto de partida para análise deve considerar o aspecto ou área da vida na qual a pessoa está com mais dificuldades.
Decorar sua casa seguindo os preceitos do Feng Shui, além de bons resultados estéticos, traz também, a harmonia do ambiente aliada ao bem estar dos moradores.
A harmonização das áreas mais afetadas, e de todo ambiente, resulta na mudança de energia geral, auxiliando na saúde, prosperidade, oportunidade de trabalho e relacionamento familiar.
Vale ressaltar que não há necessidade de grandes investimentos. A simples mudança de cores, posição dos móveis, objetos e plantas de lugar, pode proporcionar melhor harmonização na maioria das vezes, apenas buscando a proporção dos cinco elementos. Fogo, Terra, Água, Madeira e Metal.

DICAS DE CORES:

As cores estão diretamente relacionadas a cada um dos 5 elementos:



FOGO: Vermelho
TERRA: Amarelo
ÁGUA: Azul
MADEIRA: Verde
METAL: Branco

VERMELHO; Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado apenas em alguns detalhes, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca discussões e explosões de humor.

AMARELO; É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no escritório,quarto de estudo ou da criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

AZUL; É uma cor calmante e traz tranqüilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.

VERDE; É uma cor neutra . Muito cuidado em usar a cor verde em locais que com muito vermelho, pois teremos um local quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.

BRANCO; É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Tome cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza e vazio. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.

Mais algumas cores:

PRETO / CINZA; É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
LILÁS / VIOLETA; Traz tranqüilidade, calma e sossego. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
LARANJA; Em pequenos detalhes, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que deseja estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.

DICAS DE REVITALIZAÇÃO e CIRCULAÇÃO DE ENERGIA :

Prisma De água



O prisma de água é indicado para energizar os ambientes, limpando e revitalizando as energias positivas.
Ele deve ser pendurado em uma janela ou varanda onde bata sol.
O sol, ao bater no prisma, forma e reflete um arco-íris de luz que energiza todo ambiente em seu redor.























Fonte de Água



A fonte de água é indicada para obter energia do som da água, que tranqüiliza e acalma,regulando o elemento “CHI”.
Conjugada com plantas favorece a harmonia das relações interpessoais.
A água deve circular permanentemente, ser trocada e a fonte limpa periodicamente.



Sino de Vento



Indicado para ajudar a “quebrar” a energia “CHI” estagnada.
Além do som melódico e agradável, traz sorte e prosperidade.

Dicas para proteção da energia no ambiente:














ESPELHO BAGUÁ



Coloque um pequeno espelho do lado de fora da porta de entrada, a uma altura de 1.80 m., assim, qualquer pessoa ruim ou energia negativa que entrar no ambiente, o espelho segura.
Limpe o espelho com água benta periodicamente, ou após a saída da pessoa.






Os Ambientes mais Importantes

A Entrada

Conduz o Ch’i entre os diversos compartimentos ou ambientes da edificação.
Se for estreita e obstruída, inibirá a circulação do Ch’i. O primeiro ambiente com que se tem contato ao ingressar numa edificação (ou aquele mais próximo visualmente da porta principal de entrada), irá determinar o estilo de vida dos usuários. Ideal se o primeiro compartimento avistado for um hall amplo, uma sala de estar, uma sala de leitura ou uma biblioteca.

Caso seja um dormitório, os moradores estarão sempre cansados e necessitarão de repouso ao voltar para casa. Se for um banheiro, a saúde e a riqueza sofrerão abalos; se for a cozinha ou sala de jantar, os usuários se nortearão pela comida (assim como os convidados); se for um bar, terão tendência a beber em excesso; caso seja uma sala de jogos, perderão tempo e dinheiro jogando.

O Dormitório
Importante área no Feng Shui, pois aí recuperamos as forças e passamos 1/3 de nossas vidas. O dormitório do usuário dominante da edificação deve posicionar-se o mais distante da porta principal de acesso, preferencialmente na diagonall oposta a ela, de forma que o usuário tenha o máximo de controle sobre o seu destino, além de sentir-se mais seguro, sereno e simbolicamente distante do mundo (Ch’i ) exterior. Quanto mais próximo dela, menos tranqüilidade terá.

Deve posicionar-se preferencial-mente atrás (em relação à rua e ao acesso) do meridiano central da edificação. O posicionamento da cama é de fundamental importância no Feng Shui do dormitório, sendo esta uma das três peças de mobiliário mais significativos nesta técnica.

A cama deve estar localizada na diagonal oposta com a porta de acesso principal, ou seja, deve estar de frente para a porta mas nunca em linha reta com esta (porta=entrada=boca de Ch’i). Desta forma, o usuário terá uma visão mais ampla possível e poderá ver quem entra e sai do compartimento, assegurando assim um fluxo de Ch’i suave e equilibrado para si.

Caso não veja a porta de entrada, deve-se posicionar um espelho que possibilite esta visão. Caso fique de frente com a porta, a linha reta deve ser quebrada com biombo ou bola de cristal. Cama posicionada próxima à porta deixa o usuário consciente dos ruídos de toda a edificação, sendo aplicada a mesma cura acima citada.

Dica Importante:

— No dormitório, o espelho não deve refletir o(s) usuário(s) dormindo.
— As cores pastéis, principalmente tons de verde, azul e rosa, são consideradas ideais para os dormitórios infantis. Contudo, lembre-se que em ambientes pequenos as cores devem ser utilizadas em poucas paredes. Caso contrário, o dormitório aparentará ser menor do que realmente é, oprimindo ainda mais a sensação espacial.
— A porta de acesso ao dormitório é considerada a entrada (ou boca) do Ch’i, que conduz a energia vital para todo o ambiente. Ficar de costas para qualquer porta pode gerar má sorte.
— Caso exista uma janela que receba luz solar, pendure um prisma de água e luz nela, que reproduzirá as cores do arco-íris em movimento por todo o ambiente.
— Nas suítes, cuide para que a porta do banheiro não fique voltada para a cama. Caso isto aconteça, instale um espelho na porta do mesmo, com sua face voltada para o dormitório, sempre lembrando que este não deve refletir quem na cama repousa.
— A cama não deve estar encostada numa parede divisória do quarto com um banheiro ou uma cozinha por onde passe a tubulação hidráulica. Caso não haja outra alternativa de posicionamento, instale um espelho nesta parede.
— O dormitório deve estar sempre arrumado e limpo, com as janelas e portas em perfeito funcionamento (atenção para as portas de dormitórios ou de armários que “rangem” ao abrir), assim como todo o mobiliário. Objetos sem uso, móveis quebrados ou deficientes, roupas que já não servem mais deixadas num canto do armário e outras desordens deixam o Ch’i estagnado. Como conseqüência, alguma área da vida dos usuários poderá ser prejudicada. Além disso, a circulação do Ch’i através de doações daquilo que não se usa mais poderá favorecer futuras oportunidades para o seu filho.

A Cozinha
A cozinha representa as finanças e os alimentos que nela são preparados mantém a saúde. Ela não deve estar localizada muito próxima à porta de acesso principal ou na entrada, tampouco ser o primeiro compartimento a ser visto após o ingresso na edificação, pois os usuário será voltado a alimentar-se com freqüência e as visitas virão para este fim.

Também não deve se localizar no eixo central da edificação, pois neste caso o usuário sofrerá de doenças ao longo do eixo de seu corpo. Única exceção é para o caso de ser uma cozinha ampla e bem ventilada, pois desta forma o usuário terá espaço para avançar nas finanças e na vida, mas mesmo assim instale um espelho na porta de entrada (face externa) da cozinha, a fim de projetá-la para fora do centro da edificação (centro = totalidade do Universo).

Para cozinhas estreitas e mal ventiladas, pendure um espelho atrás e/ou na lateral do fogão, de forma a dobrar simbolicamente os queimadores e o alimento, ampliando ainda visualmente o espaço.

A principal questão na cozinha é o posicionamento do fogão: ele é o aparelho doméstico mais importante no Feng Shui, pois desempenha um papel importante nas finanças. Assim, é fundamental que seja mantido em boas condições e que todos os queimadores sejam utilizados com a mesma regularidade.

Caso o fogão esteja em linha reta da entrada principal, utilize um sino de vento ou uma bola de cristal facetada entre a entrada e o fogão.

Fogões embutidos, confinados e/ou com pouco espaço à sua volta inibem o Ch’i do cozinheiro. Como cura, pode-se espelhar (ou utilizar materiais refletivos, tais como alumínio, aço inox etc.) no seu contorno (perímetro).

Fogões ilhados, com vista para a porta principal, apresentam muito bom Feng Shui. Fogões sob fornos de microondas causam opressão em quem cozinha e nos alimentos, devendo ser totalmente evitado.

A Sala de Jantar e de Estar
A disposição dos móveis na forma do ba-gua (octógomo) é bastante favorável e muito social. Quando o usuário senta no sofá/poltrona/mesa, deve ter visão mais ampla do ambiente. Assim como a cozinha, este ambiente não deve estar localizado próximo à porta de acesso principal.

Se for pequeno, com poucas janelas, instale espelhos nas paredes, duplicando também os pratos e por conseqüência, a riqueza.

Mesas circulares, ovais e retangulares (não compridas) são os melhores formatos. Já as mesas de outras formas ou sem quinas (chanfradas) não dão sorte ( exceto a octogonal= ba-gua, muito favorável).

Se a sala recebe sol por muitas horas do dia, tire partido dele pendurando um prisma de água e luz na janela, que reproduzirá a cura pelas cores do arco-íris que incidirão no ambiente. Outra dica importante é procurar equilibrar de forma harmônica os elementos (madeira, metal, terra, água...).

Seres vivos e plantas estimulam a circulação do Ch’i: cães ou gatos, plantas (mesmo que artificiais, se preferir), quadros (uma vez que o Feng Shui é sempre simbólico), aquários etc..

Um espelho amplia salas menores e ainda estimula a circulação do Ch’i. Caso o agrade, instale grandes espelhos em paredes estratégicas.

O Lavabo/Banheiro
O banheiro, local onde a água (= dinheiro) entra e sai de forma dinâmica (rápida), representa as finanças e as emoções, influenciando diretamente na saúde do usuário.

Por ser um local onde a água desliza com freqüência pelo encanamento, tem a “representatividade” dos “encanamentos” internos e dos usuários. Portanto, deve ser luminoso, ventilado e espaçoso.

O banheiro segue os mesmos princípios da cozinha, sendo que o setor da vida a ser prejudicado caso seja o primeiro compartimento a ser avistado será a saúde (principalmente da bexiga) e as finanças do usuário.

O banheiro no fundo de um longo corredor canalizará o Ch’i pela porta do banheiro, prejudicando os sistemas intestinal, reprodutivo e financeiro. Como cura, deve-se pendurar uma bola de cristal ou uma cortina ou ainda um sino de vento no corredor, para desacelerar o Ch’i (sha=Ch’i acelerado).

O vaso sanitário deve estar sempre tampado, principalmente no ato da descarga, e não deve estar de frente para a porta de acesso, para que o usuário não sofra perdas financeiras, moléstias ou fracassos.

Evite localizar vasos sanitários sobre a área de dormitórios. Se houver, coloque um espelho no teto ou utilize uma fita vermelha que contorne o teto e a parede até alcançar o piso do dormitório, com sua ponta terminando sob a cama.

Dicas

* O compartimento mais próximo do acesso principal de uma casa irá determinar o estilo de vida do usuário. Salas de leitura, salas de estar e de lazer, halls, galerias e vestíbulos são os cômodos mais indicados para a proximidade da porta de entrada principal.

* Cozinhas e banheiros não devem estar localizados no centro da edificação, nem muito próximas da porta principal.

* Todos os ambientes devem estar em boas condições (arrumados e limpos, com as janelas e portas em perfeito funcionamento), assim como todo o mobiliário/peças devem funcionar corretamente e cumprir as suas funções no cotidiano.

Cristais: Fontes que Irradiam Luz e Energia



"Os cristais são utilizados das mais variadas maneiras para proporcionar equilíbrio físico, mental e espiritual. Podem ser colocados em um ambiente como objetos de adorno ou imersos em água pura. Também podem ser expostos sob a ação da luz solar, proporcionando seus efeitos curativos. Servem como meio na busca de respostas durante a meditação.

São cobiçados presentes que representam o amor quando doados de uma pessoa à outra. Usados como jóias, trazem inúmeros benefícios aos usuários, tanto físicos como espirituais. Irradiam constantes e suavemente uma força vital positiva. Os textos orientais declaram que um centímetro de cristal eqüivale à irradiação de um metro de energia, ou seja, atuam como amplificadores.

Cada cristal tem vida própria e apreciá-lo é fazer uma ponte entre o intelecto e o emocional. A influência dos cristais na vida de uma pessoa é uma questão pessoal. O certo é que os cristais combinam com a energia vital dos seres humanos e, além disso, não existem componentes químicos em nosso organismo que não se encontrem na terra, que é o berço dos cristais.

Através deles, criamos mudanças ou manipulamos, de algum modo, as vibrações no campo sutil, além do físico: corpo e ambiente ficam repletos de energia devido a sua capacidade de trazer para o nosso nível as freqüências de vibrações superiores. O que eles podem fazer por nós, é melhorar a qualidade de vida, favorecendo a meditação, curando dores localizadas ou contribuindo para a tomada de uma decisão importante.

Só essas razões, porém, já são suficientes para contemplarmos sua beleza e respeitarmos cada um destes tesouros da terra como parte essencial de toda forma orgânica. As pedras preciosas ou semipreciosas são chamadas de "gemas". Todas as pedras preciosas são gemas, mas em virtude do seu pouco uso na linguagem corrente, usarei as expressões pedras ou cristais. A maioria dos cristais são minerais, rochas de origem orgânica, ou não-minerais como o âmbar, o coral e a pérola.

Existem aproximadamente três mil minerais conhecidos e o número continua crescendo a medida que os pesquisadores fazem novas descobertas. Neste site, descrevo as mais conhecidas, especialmente por seu simbolismo místico."

Cristais e Pedras: fontes naturais de energia. Dependendo do cristal, podem energizar um ambiente ou reter Energias Negativas, bem como ativar uma das áreas do Bagua.
- Exemplo de aplicação: Quartzo Rosa é um ótimo cristal para se ter no quarto do casal, para ativar a Energia do Amor.