quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SOLSTÍCIO DE INVERNO ou YULE



Data: Por volta de 21 junho(HS)/por volta de 21 de dezembro(HN)
Nomes alternativos: Yule, Retorno do Sol e Dia de Fionn
Cor: vermelho, verde, dourado, branco
Símbolo: sempre viva, tronco de árvores
Deuses: recém nascidos, Deusas Triplas e Virgens
Cristais: rubi, granada, olho de gato
Alimentos: bolos de frutas, nozes e pães variados
Bebidas: vinho quente e frio, e champanhe
Frutas: uvas, maçãs, melões e ameixas
Incenso: Mirra, Absinto, Pinus, Almíiscar, Selo de Salomão, Hera, Escamônea, Estoraque e Incenso de Igreja.


Obs: estes incensos são usados tanto para o Equinócio de Outono como para o Solstício de Inverno. É usado na entrada de Sol em LIBRA, o primeiro dia do Outono e em CAPRICÓRNIO,o dia mais curto do ano, quando renasce da escuridão para trazer de volta a Primavera.
Se comemora o nascimento do novo filho da Deusa, o Deus Cornífero renovado e forte. No Hemisfério Norte, Yule é comemorado na época de natal, com quase o mesmo significado que da festa cristã.
As bruxas pedem proteção, coragem e novas oportunidades. São enfeitadas árvores como pinheiro ou carvalho, pendurando frutas pequenas, guirlandas de folhas e saches de ervas aromáticas (muito parecidas com as árvores de natal).
É interessante acrescentar que a maioria dos feriados cristãos, tem correlação com os pagãos, sendo que o último tem procedência bem mais antiga. Ex: Samhaim , a noite das almas (dia das bruxas), os católicos transformaram em “Noite de Todos os Santos”, e assim por diante...





RITUAL DE YULE

MATERIAL

Árvore de Yule (Pinheiro)
Velas vermelhas
Alimentos e bebidas descritas acima
Iniciar traçando o círculo de proteção e monte o altar. Coloque a árvore no centro do círculo e acenda as velas vermelhas em homenagem ao Deus Cornífero que acaba de renascer. Neste dia faça um feitiço de proteção.
Feche o círculo de proteção.