quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SAMHAIN - HALLOWEEN



Data: 01 de maio(HS)/31 de outubro(HN)
Nomes alternativos: Halloween, Noite de Saman, Samana, Samaine, Hallowmas, Hallow'sEve
Cor: preto e laranja
Símbolo: Caldeirão, Jack o' lantern (lanternas de abóboras)
Deuses: velhos, da morte, Deuses do sacrifício e sabedoria, principalmente Saman, o Deus Celta da morte
Cristais: obsidiana, turmalina negra, ônix
Alimentos: tortas, bolos, maçãs e milho
Bebidas: vinho, champanhe, chás de ervas e flores
Frutas: abóboras, maçãs, ameixas e romã
Incenso: menta, maçã, sálvia, noz-moscada, heliotrópo




A palavra “Samhaim” é uma palavra celta que se deriva de “Samana, o Deus da Morte" . Considerada como a noite de todas as almas, é quando as fronteiras entre o mundo físico e o espiritual se abrem, permitindo a comunicação entre eles. É o tempo ideal para nos comunicarmos com nossos mortos. O sentido do Hallowenn é nos sincronizarmos com quem já partiu para enviar-lhes mensagens de amor e paz. Os nomes das pessoas que já se foram devem ser queimados no Caldeirão, mas nunca com sentimento de tristeza, pois nós Wiccanos, sabemos que, aqueles que perdemos nesta vida, irão renascer e, um dia, iremos nos encontrar novamente nesta jornada de evolução. NÃO ESQUEÇA de colocar as tradicionais máscaras de abóbora com vela dentro nos quadrantes. Antigamente as pessoas colocavam essas abóboras na janela para espantar os maus espíritos e os duendes que vagavam pela noite do Samhain .
É também,quando a Deusa se despede do Deus Cornífero, que deixa o mundo físico para se tornar a semente de seu próprio renascimento em Yule (próximo Sabbath).
Esta data marca o início e o fim do calendário Celta (ano-novo). É, portanto, uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo ano e conseqüentemente novas esperanças. Devemos comemorar com muito ponche, bolos e doces.
A cor deste Sabbath é negro, sendo que o altar deve ser adornado com muitas maçãs, o símbolo da Vida Eterna.




RITUAL SAMHAIN


MATERIAL:
Vela Preta
Caldeirão
Água Mieral
Abóbora, maçã, romã e ameixa
Ponche e Doces
Trace o círculo de proteção e erga o altar. Acenda a vela preta e coloque-a dentro do caldeirão; coloque água até a metade do comprimento da vela. Em torno do caldeirão coloque as frutas próprias para Samhain.
Recite uma mensagem aos deuses esquecidos e aos mortos. Inicie a festa servindo todos os alimentos típicos para a ocasião.
Ao encerrar, feche o círculo de proteção.


CONSAGRAÇÃO DE INSTRUMENTOS


Acenda as velas e o incenso. Trace o círculo de pedras. Apóie o instrumento sobre o pentagrama, ou em uma tigela com sal. Toque-o e diga com a ponta do punhal mágico e diga:
“Eu o consagro, ó punhal de aço (ou vara de madeira), para limpá-lo e purifica-lo para que me sirva dentro do Círculo de Pedras. Em nome da Deusa Mãe e do Deus Pai, eu te consagro.Envie a energia de proteção do instrumento, livrando-o de qualquer negatividade. Apanhe-o e borrife sal sobre ele, passe-o em meio a fumaça do incenso, através da chama da vela e borrife-o com água, chamando pelos Espíritos da Pedras para consagra-lo.
Erga aos céus o instrumento e recite:
EU o carrego pelos Antigos: pela Deusa e pelo Deus onipotente: pelas virtudes do Sol, da Lua e das Estrelas: pelos poderes da Terra, do Ar, do Fogo e da Água, para que eu obtenha tudo o que desejo por meio de vocês. Consagre isto com seus poderes, ó Antigos.

Obs: as palavras usadas neste rito baseiam-se em “A Chave de Salomão”.