quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Imbolc




Data: 01 de agosto(HS)/01 de fevereiro(HN)
Nomes alternativos: Imbolg, Imboling, Imbolc, Dia de Brid, Candelária
Cor: vermelho, branco, laranja, amarelo (cores quentes)
Símbolo: velas, bonecas de pano recheadas com ervas, flores brancas
Deuses: Jovens e meninos, Deusas Virgens ou da fertilidade
Cristais: ametista e turquesas
Alimentos: laticínios,bolos de frutas e tortas de maçãs
Bebidas: vinho, suco de morango e tomate
Frutas: maçãs, cerejas e framboesas
Incenso: manjericão e mirra.






Imbolc, quer dizer: dentro do útero. A Deusa encontra-se em vagarosa recuperação pós-parto e acorda com a energia do Sol.
Neste dia,também, homenageia-se Brigit, a Deusa céltica do fogo, Senhora da Poesia, da Inspiração, da Cura, da Escrita, da Metalurgia e das Artes Marciais.
Nesta noite as bruxas colocavam velas cor de laranja ao redor do círculo, e uma vela acesa dentro do Caldeirão. Se o ritual é feito ao ar livre, pode-se fazer tochas e girar ao redor do círculo com elas. A bruxa mais jovem da assembléia pode representar Brigit, entrando por último no círculo para acender com sua tocha, a vela do caldeirão, ou a fogueira, se o ritual for ao ar livre, o que representaria a Inspiração sendo trazida para o círculo pela Deusa. Os membros do coven devem fazer poesias ou cantar em homenagem à Brigit. Pedidos, agradecimentos ou poesias devem ser queimados na fogueira ou num caldeirão em oferenda no fim do ritual.
O Deus está crescendo e se tornando mais forte, para trazer a luz de volta ao mundo.
É hora de pedirmos proteção para todos os jovens. Devemos mentalizar que o Deus está conservando sempre viva dentro de nós a chama da saúde, da coragem, da ousadia e da juventude. O altar deve ser enfeitado com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas.A consagração deve ser feita pelos membros mais jovens do Coven.
Os povos antigos no rigor do inverno, permaneciam a maior parte do tempo, reclusos e aquecidos por fogo de fogueiras. Daí surgiu a necessidade de purificar estes ambientes e as bruxas começaram a realizar rituais para conseguir tal intento. Esta época também é propícia para iniciar novas bruxas.
Imbolc é chamado do Festival das Luzes, e deve-se acender muitas velas (principalmente nas janelas), para iluminar os caminhos do Deus menino.



RITUAL IMBOLC



MATERIAL:
Velas de cores quentes (vermelho, laranja, amarelo)
Flores brancas
Alimentos e bebidas já descritos.
Trace o círculo. Erga o altar. Acenda as velas e ornamente o altar com flores brancas.
Faça um feitiço de auto-purificação.